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Com gratidão,
Brasilreef
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Fotos - Malasia
- Marcelo Faustino
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Fotos - Malasia
Olá pessoal,
Há tempos não posto nada por aqui, ando com a vida no trabalho bem corrida e fica faltando tempo para tudo, inclusive compartilhar com vcs a beleza do fundo do mar.
Aqui algumas fotos feitas durante as férias na Malasia, no mar de Celebes, do ladinho da Indonésia.
Espero que gostem.
Esse é o link direto para a galeria:
http://www.pbase.com/faustm/kapalai_2010_sub
Essa última eu sei que vcs vão gostar, fiquei tão emocionado que esqueci de "abrir" os flashs, mas valeu o registro!
Nome do lugar: Coral garden, justo não?!?!
http://www.pbase.com/faustm/image/131658856
http://www.pbase.com/faustm/image/131658793
[]'s
Há tempos não posto nada por aqui, ando com a vida no trabalho bem corrida e fica faltando tempo para tudo, inclusive compartilhar com vcs a beleza do fundo do mar.
Aqui algumas fotos feitas durante as férias na Malasia, no mar de Celebes, do ladinho da Indonésia.
Espero que gostem.
Esse é o link direto para a galeria:
http://www.pbase.com/faustm/kapalai_2010_sub
Essa última eu sei que vcs vão gostar, fiquei tão emocionado que esqueci de "abrir" os flashs, mas valeu o registro!
Nome do lugar: Coral garden, justo não?!?!
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Editado pela última vez por Marcelo Faustino em 08 Jan 2011, 16:40, em um total de 1 vez.
Marcelo Faustino
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Re: Fotos - Malasia
só consegui ver as fotos direto no site, e são lindas demais, parabéns pelas fotos, e quando precisar de alguem para carregar o equipo é só chamar rsssss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
- Marcelo Faustino
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Re: Fotos - Malasia
Ohh meu amigo, muito obrigado...
Não faria isso com vc, chamaria vc com todo prazer para ser dupla e compartilhar a camera!
[]s
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Re: Fotos - Malasia
aqui onde estou morando não tem uma unica pedra para mergulhar em volta rsss é só areia e a água é cor de rio, mas é só sair 1,5km para fora que já é linda, mas não tem onde mergulhar, até hoje não entrei no mar rsssss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia
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Re: Fotos - Malasia
The best.
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia
- Renato Vidal
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Re: Fotos - Malasia
Sensacional, fique aqui babando. rsss
Essa aqui foi a minha preferida.
http://www.pbase.com/faustm/image/131658792
Parabéns mesmo.
Essa aqui foi a minha preferida.
http://www.pbase.com/faustm/image/131658792
Parabéns mesmo.
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Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com
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- Marcelo Faustino
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Re: Fotos - Malasia
Olá pessoal, bom dia.
Valeu a visita e as palavras.
Renato, o pessoal do aquarismo acaba sempre gostando mais dos hardcoral!
Eu tenho algumas preferidas tb.... risos
[]s
Valeu a visita e as palavras.
Renato, o pessoal do aquarismo acaba sempre gostando mais dos hardcoral!
Eu tenho algumas preferidas tb.... risos
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Marcelo Faustino
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Re: Fotos - Malasia
http://www.pbase.com/faustm/image/131658706
Gostei muito da serie, principalmente esta.
Gosto de fotos de equilibrio e proporção, e sem ruido, bela lente e que agua.
no setup aparece:
Nikkor 105mm Micro VR (em qual foto vc usou esta lente, qual foi o criterio?)
Tokina Fish-eye 10-17mm (fotos abertas certo, cardumes por exemplo?)
Sigma 17-70mm Macro (quando vc usou esta lente, qual foi o criterio)
Subsee Closeup dry +10 Subsee Closeup dry +10, isto é um unico filtro de close-up 10! ??? em qual lente vc optou por montar?
Logico sem a pretenção de querer aprender de prima, nem vai dar, eu preciso de muiito tempo para compreender.
Que dicas você daria para quem vai tirar sua 1ª sub.
Gostei muito da serie, principalmente esta.
Gosto de fotos de equilibrio e proporção, e sem ruido, bela lente e que agua.
no setup aparece:
Nikkor 105mm Micro VR (em qual foto vc usou esta lente, qual foi o criterio?)
Tokina Fish-eye 10-17mm (fotos abertas certo, cardumes por exemplo?)
Sigma 17-70mm Macro (quando vc usou esta lente, qual foi o criterio)
Subsee Closeup dry +10 Subsee Closeup dry +10, isto é um unico filtro de close-up 10! ??? em qual lente vc optou por montar?
Logico sem a pretenção de querer aprender de prima, nem vai dar, eu preciso de muiito tempo para compreender.
Que dicas você daria para quem vai tirar sua 1ª sub.
Dimensionando o UV
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- Marcelo Faustino
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Re: Fotos - Malasia
Olá Mauro,
Obrigado pela visita!
O ruído baixo e/ou inexiste é fruto de baixos ISO, em 90% das fotos utilizei o ISO200 que é nativo da D90, mas nos mergulhos feito em Sipadan tinham uma particularidade, saíamos as 05:30h do Hotel rumo a ilha,esse trajeto dura mais ou menos 20 minutos, caíamos na água ainda sem sol, só com os primeiros raios, o que me fez no início do mergulho usar ISO400 para conseguir captar melhor os detalhes sem deixar a água muito escura.
Esta foto foi feita em ISO400 e a bola amarela no quadrante esquerdo são os primeiros raios de sol, o White Tip foi a 'cereja do bolo', mas foi um um lance de sorte, não vi que estava no meio do cardume, atrás de mim estava um breu só:
http://www.pbase.com/faustm/image/131658777
Qto ao setup de lentes usadas, é que subi as fotos em lotes, e para não ter que alterar 'uma a uma' eu fiz uma macro que faz isso de maneira generalizada, mas vou arrumar direitinho.
Se vc rolar a página onde estão as fotos bem lá para baixo, tem o exif, o único problema são as fotos que constam como 17mm, pq essa distância focal é coberta por duas lentes, tanto a fish-eye 10-17 e a sigma 17-70. As macros todas foram feitas com a micro 105 VR.
Destrinchando o frango, as fotos que são nitidamente de seres pequenas, sem exceção foram feitas com a 105 micro, e algumas com a adição do filtro closeup +10, esse filtro é utilizado exclusivamente com a lente 105, mas a grande vantagem dela é que é uma lente 'úmida', ou seja, ela vai por fora da caixa estanque e pode ser colocada e tirada a cada foto, é muito versátil, um exemplo de foto feito com a lente macro + o subsee:
http://www.pbase.com/faustm/image/131658812
http://www.pbase.com/faustm/image/131658837
http://www.pbase.com/faustm/image/131658742
As fotos que estão com exif inferior a 16mm fora todas feitas com a fish-eye.
Já a lente Sigma é o que chamo de coringa, pois é grande-angular, mas como um grande diferencial, que além poder fazer grande angulares quando a água propicia uma visibilidade elatb foca a na ponta do domo, isso me ajuda muito e lhe dá a opção de fazer fotos cluseups enchendo o quandro com um peixe sapo.
Esse galeria inteira foi feita com a lente sigma:
http://www.pbase.com/faustm/manta_point_2010
Então uso essa lente quando caio na água sem saber o que vou ver, ou o briefing não foi conclusivo, pela versitilidade eu consigo cobrir não da melhor maneira, mas de alguma forma mesmo consigo retratar!
Agora dicas é Mauro, primeira é cutir o mergulho e saber fazer o approaching tranquilo, por isso só já renderá boas fotos, o segundo passo é ter uma câmera com controles manuais, pois como a iluminação natural é filtrada pela água a ambiente como todo é "escuro" para o que a camera entende como ideal do ponto de vista de fotometria, se a camera for automatica, ela fatalmente, ou subirá demais o ISO gerando um ruído muito grande, ou ainda, além de subir o ISO vai deixar a velocidade mais lenta e borrar os assuntos.
Uma camera com controles manuais vc consegue trabalhar melhor extraindo o potencial da cena, para trazer as cores de volta que foram filtradas pela água, precisa fazer uso do flash, o que gerará backscatter, ae que entra no segundo step comprar um flash "externo".
Depois disso é praticar, praticar e se divertir!
:o)
Claro, que isso tudo de forma reduzida, tem muito a se falar sobre...
[]s
Obrigado pela visita!
O ruído baixo e/ou inexiste é fruto de baixos ISO, em 90% das fotos utilizei o ISO200 que é nativo da D90, mas nos mergulhos feito em Sipadan tinham uma particularidade, saíamos as 05:30h do Hotel rumo a ilha,esse trajeto dura mais ou menos 20 minutos, caíamos na água ainda sem sol, só com os primeiros raios, o que me fez no início do mergulho usar ISO400 para conseguir captar melhor os detalhes sem deixar a água muito escura.
Esta foto foi feita em ISO400 e a bola amarela no quadrante esquerdo são os primeiros raios de sol, o White Tip foi a 'cereja do bolo', mas foi um um lance de sorte, não vi que estava no meio do cardume, atrás de mim estava um breu só:
http://www.pbase.com/faustm/image/131658777
Qto ao setup de lentes usadas, é que subi as fotos em lotes, e para não ter que alterar 'uma a uma' eu fiz uma macro que faz isso de maneira generalizada, mas vou arrumar direitinho.
Se vc rolar a página onde estão as fotos bem lá para baixo, tem o exif, o único problema são as fotos que constam como 17mm, pq essa distância focal é coberta por duas lentes, tanto a fish-eye 10-17 e a sigma 17-70. As macros todas foram feitas com a micro 105 VR.
Destrinchando o frango, as fotos que são nitidamente de seres pequenas, sem exceção foram feitas com a 105 micro, e algumas com a adição do filtro closeup +10, esse filtro é utilizado exclusivamente com a lente 105, mas a grande vantagem dela é que é uma lente 'úmida', ou seja, ela vai por fora da caixa estanque e pode ser colocada e tirada a cada foto, é muito versátil, um exemplo de foto feito com a lente macro + o subsee:
http://www.pbase.com/faustm/image/131658812
http://www.pbase.com/faustm/image/131658837
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As fotos que estão com exif inferior a 16mm fora todas feitas com a fish-eye.
Já a lente Sigma é o que chamo de coringa, pois é grande-angular, mas como um grande diferencial, que além poder fazer grande angulares quando a água propicia uma visibilidade elatb foca a na ponta do domo, isso me ajuda muito e lhe dá a opção de fazer fotos cluseups enchendo o quandro com um peixe sapo.
Esse galeria inteira foi feita com a lente sigma:
http://www.pbase.com/faustm/manta_point_2010
Então uso essa lente quando caio na água sem saber o que vou ver, ou o briefing não foi conclusivo, pela versitilidade eu consigo cobrir não da melhor maneira, mas de alguma forma mesmo consigo retratar!
Agora dicas é Mauro, primeira é cutir o mergulho e saber fazer o approaching tranquilo, por isso só já renderá boas fotos, o segundo passo é ter uma câmera com controles manuais, pois como a iluminação natural é filtrada pela água a ambiente como todo é "escuro" para o que a camera entende como ideal do ponto de vista de fotometria, se a camera for automatica, ela fatalmente, ou subirá demais o ISO gerando um ruído muito grande, ou ainda, além de subir o ISO vai deixar a velocidade mais lenta e borrar os assuntos.
Uma camera com controles manuais vc consegue trabalhar melhor extraindo o potencial da cena, para trazer as cores de volta que foram filtradas pela água, precisa fazer uso do flash, o que gerará backscatter, ae que entra no segundo step comprar um flash "externo".
Depois disso é praticar, praticar e se divertir!
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Re: Fotos - Malasia
Exchangeable image file format
A vida é um constante aprendizado, me de um tempo, estou comparando suas informaç~es com as imagens. Estou compilando, se conseguir assimilar um pouquinho já estarei contente.
Uma coisa já percebi, vou ter que rever muiiito sobre o uso de cada lente e das velocidades a serem ponderadas, por exemplo a primeira foto do link 1/80s e não percebi nenhum borrão, eu teria optado facilmente por maiores velocidades, não por minha causa, mas por prever o movimento do cardume, já vi que que não. Obvio, tem a questão do conhecimento prévio e da pratica (me faltam os dois).
Hummm...
Estou com uma bateria de perguntas que podem tornar o tópico exaustivo e de interesse apenas de um rs, assim tentarei ponderar e me conter, mas gostaria fazer mais uma pergunta(dividida kkk) agora, é sobre o uso do flash.
1.1 Comparativamente falando o flash é unipontual na foto sub assim como na foto seca com uma única fonte de flash, por exemplo o flash embutido. (a luz parte do observador apenas)
Eu nunca vi uma foto sub, excluindo as macros, usando mais de um ponto de flash ou se preferir o ponto do observador mais um segundo ponto(terceiro etc.) para retirar sombras ou destacar diferenciadamente outros elementos. Isto existe ou não há equipamento com capacidade de acesso remoto tipo RF ou IV para o disparo remoto?
1.2 E ainda comparativamente, em seco uso flash até uns 5 metros e olhe lá, exceto se mais de um flash comandados, mas na água que é 600x mais densa, com risco de suspensão, há uma regra simples para aplicar o flash, tipo distâncias superiores a 4 metros nem use o flash, ou coisa parecida?
1.3 No seco eu controlo a potência do flash, tipo carga de 60%, nas fotos sub(macro imagino) se faz uso deste recurso?
1.4 Acho que já sei a resposta mas farei mesmo assim, o flash anelar, não é usado em macro sub, simplesmente por não existir. Alias não vejo o anelar faz muito tempo, caiu em desuso, foi substituído por estes dois flash pequenos e retangulares, estes são chamados de TWIN?
Cheguei a fazer muita foto com dois flash FRATA, montados em um suporte em V, nesta configuração do TWIN, o problema que não consegui resolver foi sincronizar o disparo.
E para terminar:
SHOW de mergulhos e fotos, é FERA.
A vida é um constante aprendizado, me de um tempo, estou comparando suas informaç~es com as imagens. Estou compilando, se conseguir assimilar um pouquinho já estarei contente.
Uma coisa já percebi, vou ter que rever muiiito sobre o uso de cada lente e das velocidades a serem ponderadas, por exemplo a primeira foto do link 1/80s e não percebi nenhum borrão, eu teria optado facilmente por maiores velocidades, não por minha causa, mas por prever o movimento do cardume, já vi que que não. Obvio, tem a questão do conhecimento prévio e da pratica (me faltam os dois).
Hummm...
Estou com uma bateria de perguntas que podem tornar o tópico exaustivo e de interesse apenas de um rs, assim tentarei ponderar e me conter, mas gostaria fazer mais uma pergunta(dividida kkk) agora, é sobre o uso do flash.
1.1 Comparativamente falando o flash é unipontual na foto sub assim como na foto seca com uma única fonte de flash, por exemplo o flash embutido. (a luz parte do observador apenas)
Eu nunca vi uma foto sub, excluindo as macros, usando mais de um ponto de flash ou se preferir o ponto do observador mais um segundo ponto(terceiro etc.) para retirar sombras ou destacar diferenciadamente outros elementos. Isto existe ou não há equipamento com capacidade de acesso remoto tipo RF ou IV para o disparo remoto?
1.2 E ainda comparativamente, em seco uso flash até uns 5 metros e olhe lá, exceto se mais de um flash comandados, mas na água que é 600x mais densa, com risco de suspensão, há uma regra simples para aplicar o flash, tipo distâncias superiores a 4 metros nem use o flash, ou coisa parecida?
1.3 No seco eu controlo a potência do flash, tipo carga de 60%, nas fotos sub(macro imagino) se faz uso deste recurso?
1.4 Acho que já sei a resposta mas farei mesmo assim, o flash anelar, não é usado em macro sub, simplesmente por não existir. Alias não vejo o anelar faz muito tempo, caiu em desuso, foi substituído por estes dois flash pequenos e retangulares, estes são chamados de TWIN?
Cheguei a fazer muita foto com dois flash FRATA, montados em um suporte em V, nesta configuração do TWIN, o problema que não consegui resolver foi sincronizar o disparo.
E para terminar:
SHOW de mergulhos e fotos, é FERA.
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Re: Fotos - Malasia
Vamos lá Mauro, fique a vontade, e nem sempre explicando por net fica fácil de entender, são assuntos complexos, mas eu tento juro! risos
Sim, é verdade, um pouco de feeling ajuda bastante, principalmente no que tange a velocidade, pois ela é o responsável em congelar o movimento, mas para te dar alguma coisa de informação, tente pensar assim:
Uma pessoa sentada conversando com outra calmamente, vc congela usando 1/60, para congelar alguém andando naturalmente vc congela usando 1/120 e alguém correndo com 1/250 (esses são os exemplos que dou no curso básico), usei esses três valores pq um é o dobro da velocidade do outro e fica fácil de decorar, no caso dessa foto que vc cita, do cardume, ele estava nadando muito calmamente (pessoa sentada conversando) e isso me propiciou usar tal velocidade, mas para usar tal velocidade precisei subir o ISO para 400 que é o que costumo usar de máximo em fotos sub.
Agora olhe esta foto:
http://www.pbase.com/faustm/image/131658775
Tem um novo elemento que é um 'borboleta' nele, perfeitamente congelado, agora olhe a próxima:
http://www.pbase.com/faustm/image/131658867
Muitos borboletas entre eu e o cardume, a velocidade é a mesma para todos: 1/80 só que o primeiro está levemente borrado, mas foi a cereja do bolo, o "borrado" hj é uma tecnica bem aceita qdo empregada corretamente, ou, era o que vc esperava da cena, mas o curioso é pq os outros não borraram já que estavam todos nadando juntos? Pq o espaço entre a lente e o primeiro era X, os outros era bem maior (Y), o menor raio faz com que isto ocorra, interessante não? Se tivesse usado 1/60 talvez tivesse ficado mais interessante, mas não deu para pensar muito (como sempre, na foto sub qdo o assunto é cardume).
Vai ficar longo, mas vou tentar ser didático para que o pessoal não fuja e leie até o fim! eh eh eh
1.1 Para as fotos do site, independente de macro ou não sempre usamos dois flashs, para se conseguir determinados efeitos e cobrir (ângulo) toda a lente fish eye, esse é o setup:
http://www.pbase.com/faustm/image/131659240 (macro - braços curtos)
http://www.pbase.com/faustm/image/131659240 (grande angular - braços longos)
Vc até consegue disparar outros flashs a distância, mas vc faz isso via fibra, ou ainda foto-celula, mas o segundo flash no caso da fotocelula precisa "ver" o disparo para o primeiro flash, mas é uma coisa pouco usada pq por se tratar de mergulho, caso alguma dê errado, vc nunca mais verá seu equipamento, e como não temos como controlar a mãe natureza, prefirimos ter os equipamentos próximos e clipados, ou fazer isso em um ambiente todo controlado e em um cenário montado, mas requeriria uma produção digna de um comercial que valesse a pena! ;o) Sendo direto, existe via fibra, mas é muito pouco usual.
1.2 -> Isso vai depender muito da água, em águas limpas vc consegue iluminar até uns 2,0 dependendo do ISO(asa) utilizado, em águas com baixa visibilidade, as vezes 0,5 metro. O cardume lá de cima estava a uns 2,5 e meio, mas como os peixes eram "prata" deu para abusar um pouco nesta distância, no seco como vc bem colocou é bem diferente devido a densidade diferente!
1.3 -> Eu tenho um aperelho que converte o sinal da câmera em TTL para "conversar"com flashs e manter o sincronismo e pico de luz correto, ajuda muito, mas há casos que a câmera não consegue entender e acaba se perdendo na iluminação, nesse momento vc coloca o flash em 'manual' e passa a controlar cada um individualmente, foi o que fiz nesta foto:
http://www.pbase.com/faustm/image/131658677
Te afirmo com toda a certeza que foi a foto mais difícil que fiz nesta viagem, pq uma parte da gorgonia esta sendo iluminada pelo sol, e frontalmente pelos meus flashs em manual, se fosse na época do filme posso dizer que teria acabado com as 36 poses para se conseguir uma foto! risos, mas valeu a pena, todos os elementos que queria estão lá, eternizados e iluminados!
Em macro o TTL responde melhor, mas vira e mexe vc precisar compensar alguma coisa mesmo no TTL, nas Grande algulares onde tem o sol na composição fatalmente vc precisa apelar para o manual:
http://www.pbase.com/faustm/image/131658793
1.4 -> Mauro, existe sim os flashs anelares, o nome só foi 'americanizado' para "ring flash", chique né? Mas voltando a resposta, existe sim para fotosub, mas são caríssimos e tem um "problema", como ele sempre fornece o mesmo padrão de iluminação (uniforme) a mesmisse dele acaba cansando e retira muito da textura de alguns objetos, por exemplo:
http://www.pbase.com/faustm/image/131658766
http://www.pbase.com/faustm/image/131658742
http://www.pbase.com/faustm/image/131658763
O efeito 3D dessas fotos é conseguida exatamente pela posição flashs, o sombreado das partes escuras não seriam possíveis com um flash anelar e ficaria com outro aspecto, mais ou menos assim:
http://www.pbase.com/faustm/image/131658837
Onde tudo é iluminado e não se ganha muito em profundidade.
Com os flashs que temos e como braços articuláveis é possível simular a iluminação de um flash anelar posicionando-os bem próximos a lente, ou para conseguir texturas separando-os bastante e entrando com iluminação mais lateralmente! E ainda se poupa peso e $$$
Virou qse um livro, tentei ser breve, mas é complexo para ser escrito, demonstrando é bem mais fácil, mas faça um teste com duas lanternas num quarto escuro, brinque com elas em algum motivo, vc entenderá facilmente como se comporta a luz!
Grande abraço e vamos para as próximas!
Sim, é verdade, um pouco de feeling ajuda bastante, principalmente no que tange a velocidade, pois ela é o responsável em congelar o movimento, mas para te dar alguma coisa de informação, tente pensar assim:
Uma pessoa sentada conversando com outra calmamente, vc congela usando 1/60, para congelar alguém andando naturalmente vc congela usando 1/120 e alguém correndo com 1/250 (esses são os exemplos que dou no curso básico), usei esses três valores pq um é o dobro da velocidade do outro e fica fácil de decorar, no caso dessa foto que vc cita, do cardume, ele estava nadando muito calmamente (pessoa sentada conversando) e isso me propiciou usar tal velocidade, mas para usar tal velocidade precisei subir o ISO para 400 que é o que costumo usar de máximo em fotos sub.
Agora olhe esta foto:
http://www.pbase.com/faustm/image/131658775
Tem um novo elemento que é um 'borboleta' nele, perfeitamente congelado, agora olhe a próxima:
http://www.pbase.com/faustm/image/131658867
Muitos borboletas entre eu e o cardume, a velocidade é a mesma para todos: 1/80 só que o primeiro está levemente borrado, mas foi a cereja do bolo, o "borrado" hj é uma tecnica bem aceita qdo empregada corretamente, ou, era o que vc esperava da cena, mas o curioso é pq os outros não borraram já que estavam todos nadando juntos? Pq o espaço entre a lente e o primeiro era X, os outros era bem maior (Y), o menor raio faz com que isto ocorra, interessante não? Se tivesse usado 1/60 talvez tivesse ficado mais interessante, mas não deu para pensar muito (como sempre, na foto sub qdo o assunto é cardume).
Vai ficar longo, mas vou tentar ser didático para que o pessoal não fuja e leie até o fim! eh eh eh
1.1 Para as fotos do site, independente de macro ou não sempre usamos dois flashs, para se conseguir determinados efeitos e cobrir (ângulo) toda a lente fish eye, esse é o setup:
http://www.pbase.com/faustm/image/131659240 (macro - braços curtos)
http://www.pbase.com/faustm/image/131659240 (grande angular - braços longos)
Vc até consegue disparar outros flashs a distância, mas vc faz isso via fibra, ou ainda foto-celula, mas o segundo flash no caso da fotocelula precisa "ver" o disparo para o primeiro flash, mas é uma coisa pouco usada pq por se tratar de mergulho, caso alguma dê errado, vc nunca mais verá seu equipamento, e como não temos como controlar a mãe natureza, prefirimos ter os equipamentos próximos e clipados, ou fazer isso em um ambiente todo controlado e em um cenário montado, mas requeriria uma produção digna de um comercial que valesse a pena! ;o) Sendo direto, existe via fibra, mas é muito pouco usual.
1.2 -> Isso vai depender muito da água, em águas limpas vc consegue iluminar até uns 2,0 dependendo do ISO(asa) utilizado, em águas com baixa visibilidade, as vezes 0,5 metro. O cardume lá de cima estava a uns 2,5 e meio, mas como os peixes eram "prata" deu para abusar um pouco nesta distância, no seco como vc bem colocou é bem diferente devido a densidade diferente!
1.3 -> Eu tenho um aperelho que converte o sinal da câmera em TTL para "conversar"com flashs e manter o sincronismo e pico de luz correto, ajuda muito, mas há casos que a câmera não consegue entender e acaba se perdendo na iluminação, nesse momento vc coloca o flash em 'manual' e passa a controlar cada um individualmente, foi o que fiz nesta foto:
http://www.pbase.com/faustm/image/131658677
Te afirmo com toda a certeza que foi a foto mais difícil que fiz nesta viagem, pq uma parte da gorgonia esta sendo iluminada pelo sol, e frontalmente pelos meus flashs em manual, se fosse na época do filme posso dizer que teria acabado com as 36 poses para se conseguir uma foto! risos, mas valeu a pena, todos os elementos que queria estão lá, eternizados e iluminados!
Em macro o TTL responde melhor, mas vira e mexe vc precisar compensar alguma coisa mesmo no TTL, nas Grande algulares onde tem o sol na composição fatalmente vc precisa apelar para o manual:
http://www.pbase.com/faustm/image/131658793
1.4 -> Mauro, existe sim os flashs anelares, o nome só foi 'americanizado' para "ring flash", chique né? Mas voltando a resposta, existe sim para fotosub, mas são caríssimos e tem um "problema", como ele sempre fornece o mesmo padrão de iluminação (uniforme) a mesmisse dele acaba cansando e retira muito da textura de alguns objetos, por exemplo:
http://www.pbase.com/faustm/image/131658766
http://www.pbase.com/faustm/image/131658742
http://www.pbase.com/faustm/image/131658763
O efeito 3D dessas fotos é conseguida exatamente pela posição flashs, o sombreado das partes escuras não seriam possíveis com um flash anelar e ficaria com outro aspecto, mais ou menos assim:
http://www.pbase.com/faustm/image/131658837
Onde tudo é iluminado e não se ganha muito em profundidade.
Com os flashs que temos e como braços articuláveis é possível simular a iluminação de um flash anelar posicionando-os bem próximos a lente, ou para conseguir texturas separando-os bastante e entrando com iluminação mais lateralmente! E ainda se poupa peso e $$$
Virou qse um livro, tentei ser breve, mas é complexo para ser escrito, demonstrando é bem mais fácil, mas faça um teste com duas lanternas num quarto escuro, brinque com elas em algum motivo, vc entenderá facilmente como se comporta a luz!
Grande abraço e vamos para as próximas!
Editado pela última vez por Marcelo Faustino em 21 Jan 2011, 17:02, em um total de 1 vez.
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Re: Fotos - Malasia
Gostei muito do "qse livro"
Não serei hipocrita de lhe falar que aprendi tudo, mas muito foi sedimentado, pelo menos na questão do conceito, que entendo ser a chave, a definição de congelamento da imagem e suas velocidades foi muito boa 1/60/120/250, o efeito de borrado x velocidade angular, a questão do flash anelar(ring) x textura, distÂncia de 0,5 a 2,5 para eficiÊncia do disparo.
E as fotos, um show.
Aula gratis.
Obrigado.
Não serei hipocrita de lhe falar que aprendi tudo, mas muito foi sedimentado, pelo menos na questão do conceito, que entendo ser a chave, a definição de congelamento da imagem e suas velocidades foi muito boa 1/60/120/250, o efeito de borrado x velocidade angular, a questão do flash anelar(ring) x textura, distÂncia de 0,5 a 2,5 para eficiÊncia do disparo.
E as fotos, um show.
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Dimensionando o UV
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- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia
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Re: Fotos - Malasia
Opa Mauro,
Fico feliz que vc tenha conseguido pegar as infos.
Se tiver mais alguma fique a vontade, foto é foto, seja sub ou não, os conceitos são os mesmos, só que readequados a realidade da água!
[]s
Fico feliz que vc tenha conseguido pegar as infos.
Se tiver mais alguma fique a vontade, foto é foto, seja sub ou não, os conceitos são os mesmos, só que readequados a realidade da água!
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Marcelo Faustino
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Re: Fotos - Malasia
gostei dessa http://www.pbase.com/faustm/image/131658699
O lugar não podia ser melhor................
E eu gostaria muito de ir no Mt. Kinabalu..........Birdwatch..........e se posssível ver uns Tomistoma.......no lowland.....acho lindo esse bicho............e Raro..........
Borneo é cabuloso........
O lugar não podia ser melhor................
E eu gostaria muito de ir no Mt. Kinabalu..........Birdwatch..........e se posssível ver uns Tomistoma.......no lowland.....acho lindo esse bicho............e Raro..........
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Re: Fotos - Malasia
Olá Yuri,
Sim, o "lado de lá" tem muito o que ser visto e fotografado, mas precisaria de uns 3 anos de viagem...
Essa foto que vc colocou é o pier de embarque para mergulho sem barco (estrutura atrás da anemona)
[]s
Sim, o "lado de lá" tem muito o que ser visto e fotografado, mas precisaria de uns 3 anos de viagem...
Essa foto que vc colocou é o pier de embarque para mergulho sem barco (estrutura atrás da anemona)
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Re: Fotos - Malasia
Não é í toa que Sipadan e redondezas era um dos locais preferidos do Custeau...........