🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

PROBLEMAS COM ÍCTIO E TESTE DO PRODUTO HERBTANA

Responder
Mensagem
Autor
Deniel
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 03 Nov 2014, 08:31
Apelido: Deniel
Data de Nascimento: 08 Mar 1990
Cidade: Rio Verde
País: Brasil

PROBLEMAS COM ÍCTIO E TESTE DO PRODUTO HERBTANA

#1 Mensagem por Deniel »

Primeiramente, sou novo no aquarismo marinho. Então tudo de acontece no aquário é novidade para mim. Desde semana passada estou enfrentando alguns problemas no meu aquário. vou tentar explicar o mais detalhado o possível e caso alguém tenha alguma informação, por favor me ajude.

Meu aquário está montado da seguinte forma:

Equipamentos
- Aquário principal com aproximadamente 250L
- Sump separado na parte inferior com aprox. 50L
- Iluminacão com duas calhas de LED. Não lembro a especificação.
- Skimmer Reef Octopus NWB-110 In Sump
- Bomba de recalque 3.500L/h
- Bomba de circulação Jebao WP10
- Filtro UV
- Caixa de reposição com aguá de RO/DI com aprox. 40L

O aquário está montado há mais ou menos 45 dias.

Na primeira semana, o aquário ficou ciclando e inseri somente paguros e turbo snails. Coloquei também um acelerador de microbiologia (Brightwell Microbacter7). Após uma semana, fiz os testes de Amônia e NO3, tudo zerado. Então comprei um ocellaris e um camarão bailarino e coloquei no aquário. Então aguardei mais 7 dias. Nenhum dos dois apresentou problema. Então coloquei mais 1 casal de ocellaris e 1 Yellow Tang. Mais 7 dias e tudo normal(As algas marrons apareceram e sumiram e as verdes começaram). O próximo foi um Hepatus Blue Tang e alguns corais (kriptonita, leather, carpet e cloves). Tudo continuou em ordem mais uns 7 dias. Aí começaram os problemas.
Semana passada (Quarta feira) notei que o hepatus apresentava algumas bolinhas brancas pela manhã. No fim do dia todas tinham sumido. Achei que não apareceriam denovo. Mas na quinta feira ele amanheceu com muitas bolinhas brancas e um dos ocellaris também com algumas. Pesquisei bastante no fórum e fui na loja que estou acostumado a comprar. As orientações foram: Reforçar alimentação(já usava ração a base de alho) e utilizar o produto HERBTANA. Vi que o produto não cura o íctio, mas aumenta as chances de os peixes conseguirem recuperar. Vi também que o produto não prejudica corais e outros invertebrados. Pra completar a situação, eu já havia encomendado duas anêmonas (bbt rose e haiti), então não tive como aguardar para inseri-las.

Seguem os relatos após utilizar o HERBTANA:

Dia 1

Desliguei o skimmer, e inseri o produto a noite. Percepções iniciais: IMEDIATAMENTE todos os corais sentiram o produto. Leather, Cloves e Carpet fecharam totalmente.Aclimatei as anêmonas e inseri no aquário. Desliguei a iluminação e fui dormir.


Dia 2

Assim que liguei a iluminação, já percebi diferenças nos peixes. O ocellaris estava livre dos pontos brancos e o hepatus estava com menos da metade do dia anterior. Sobre os corais: Kriptonita está com a cor diferente, o verde ficou mais claro. Leather não abriu nada, Cloves abriu normalmente e o Leather abriu parcialmente. A BBT estava um pouco menos encolhida e a Haiti estava totalmente aberta e andou um pouco no substrato. O dia terminou com ambos os peixes sem nenhum ponto branco.

DIA 3

Ambos os peixes continuam sem pontos brancos, alimentando bastante e com as cores muito bonitas. Os corais também seguiram a mesma linhas. Kriptonita está mais claro ainda, Leather não abriu mais nada desde que comecei o tratamento, Carpet também quase não abre mais e o Cloves continua normal. Agora o que aconteceu com umas das anêmonas é um mistério total. A BBT se soltou mais um pouco. A Haiti DESAPARECEU. Procurei em todos os cantos. Não encontrei nenhum sinal dela. E percebi vários pedaços transparente de 2mm pra menos na água. A única coisa que consegui pensar é que ela entrou na bomba de circulação, mas é muito estranho ela ter desintegrado dessa forma, não sobrando nenhum pedaço grande. Fiquei bem curioso sobre como isso pode ter acontecido. Foi a minha primeira baixa desde que montei o aquário.


DIA 4

Novamente, todos os peixes estão sem bolinhas brancas, exceto o HEPATUS. Mesmo nele, é visível que cada dia que passa ele amanhece com menos e elas estão cada vez menores e mais fracas. Quase imperceptíveis. O problema é que estou preocupado com os corais, principalmente o leather. O único que parece não sentir o produto é o cloves. A BBT rose também está demorando pra abrir totalmente. Me pergunto se também não é por causa do HERBTANA. Assim que o dia terminar continuo o relatório.

Agora eu peço ajuda de alguém que já tenha passado por situações parecidas. Não sei se continuo utilizando o produto ou se termino o tratamento. O skimmer está desligado desde que iniciei o tratamento. E fiquei meio preocupado também com o efeito que a anêmona que foi destruída pode ter nos parâmetros da água.


Agradeço desde já.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: PROBLEMAS COM ÍCTIO E TESTE DO PRODUTO HERBTANA

#2 Mensagem por Radagast »

Seu aquário não ciclou como deveria... talvez o problema teria sido evitado se vc tivesse esperado o tempo indicado.

Deniel
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 03 Nov 2014, 08:31
Apelido: Deniel
Data de Nascimento: 08 Mar 1990
Cidade: Rio Verde
País: Brasil

Re: PROBLEMAS COM ÍCTIO E TESTE DO PRODUTO HERBTANA

#3 Mensagem por Deniel »

Desde o começo eu estava ciente de que poderia haver problemas por não esperar a ciclagem completa.
O que eu quero saber agora é se alguém já utilizou o produto e tem alguma sugestão ou orientação.

Avatar do usuário
erick camargo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2493
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:48
Apelido: Derick
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 32 vezes
Recebeu Curtir: 75 vezes
Contato:

Re: PROBLEMAS COM ÍCTIO E TESTE DO PRODUTO HERBTANA

#4 Mensagem por erick camargo »

Daniel,

Nunca vi sucesso de Herbtana no tratamento de Íctio. (apenas algumas anemonas demoraram pra abrir e perdi uma tridacna pequena, mas não sei se ela estava mal ou se o remédio atacou).
Muito menos subir a temperatura que além de não funcionar no íctio marinho (diferente do íctio de água doce), pode desestabilizar seu aquário prejudicando corais e outros animais.
Íctio não tem nada a ver com aquário "mal ciclado".

Pergunta:
Você aclimatou corretamente seus peixes?
Eles estavam se alimentando bem desde o começo?
Comprou de loja ou de aquarista?

Por mais que esse produto seja formulado com ingredientes naturais, sempre existe a chance de prejudicar (irritar) algum animal dentro do reef.

Abração e espero que alguém que já tenha usado possa dar mais detalhes!
Imagem
"Copiar uma idéia é plágio, várias idéias é pesquisa"

CONTATO:+55 11 998 764 727 / onemorerick@gmail.com

Deniel
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 03 Nov 2014, 08:31
Apelido: Deniel
Data de Nascimento: 08 Mar 1990
Cidade: Rio Verde
País: Brasil

Re: PROBLEMAS COM ÍCTIO E TESTE DO PRODUTO HERBTANA

#5 Mensagem por Deniel »

Boa Tarde Erick,

Respondendo às suas perguntas:

Pergunta:
Você aclimatou corretamente seus peixes? Sim, aclimatei todos eles bem lentamente e com gotejamento de água do aquário.
Eles estavam se alimentando bem desde o começo? Sim. Todos eles sempre se alimentaram bem.
Comprou de loja ou de aquarista? Comprei de um lojista. Mas todos os peixes que comprei já estavam com o lojista há mais de 30 dias. (Comprei os peixes e deixei na loja)

Enfim, já tem 24 dias que fiz essa postagem. As minhas considerações finais são as seguintes:

- O produto HERBTANA não curou o íctio. Mas também não perdi NENHUM peixe ou coral. Todos os peixes estão saudáveis e se alimentando bem. Por isso, recomendo o produto para quem deseja aclimatar os peixes com mais segurança e como tratamento preventivo.
- O HEPATUS, causador do problema, continua com bolinhas brancas pela manhã, mas assim que ligo a iluminação e ele começa a nadar, elas somem. Li bastante relato de pessoas que já ficaram com íctio no hepatus por MESES até desaparecer. Então enquanto os outros peixes estiverem bem, não vou me preocupar mais com isso.
- Percebi também que a temperatura estava oscilando mais do que deveria ao longo do dia. Resolvi o problema. Agora a temperatura está constante entre 26,5ºC e 26,7ºC.
- Outra coisa que descobri é que o coral que parecia estar mais afetado, o Leather Devil's Hand, passa constantemente por fases onde ele se fecha totalmente por muito tempo, até por dias, e depois se abre novamente. Aparentemente ele faz isso para trocar a "pele" e crescer. Então NÃO acredito que ele estava fechado por causa do HERBTANA.
- Depois daquele dia já inclui outros peixes(Incluíndo um ZANCLUS, mesmo contra todas as recomendações), e está tudo normal. Incluí também outros corais e uma estrela vermelha.

Resumindo, sei que meu aquário ainda está em ciclagem e que apressei tudo mais do que deveria. E por este motivo eu estava ciente de que poderia perder alguns peixes ou corais. Mas considerando que a ÚNICA coisa que perdi até agora foi uma anêmona suicida, estou bem satisfeito com o meu início como aquarista.

Responder

Voltar para “Doenças, Parasitas e Pragas Marinhas de aquário”