🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

UV CONTRA ICTIO

Responder
Mensagem
Autor
MARÇAL MELLO
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 02 Dez 2013, 14:21
Apelido: MARCAL MELLO
Data de Nascimento: 18 Abr 1961
Cidade: NITERÓI
País: BRASIL
Localização: NITERÓI RJ
Recebeu Curtir: 4 vezes

UV CONTRA ICTIO

#1 Mensagem por MARÇAL MELLO »

Pelo que pude ler até agora o unico metodo de manter o aqua livre do ictio e do odinium é esterelizar tudo que ponho nele. Se entrar apenas um tomonte pode contaminar tudo novamente.
Estive pensando em colocar, além dos filtros UV(11+24 watt) que já tenho, luzes UV em cima do sump. Como não tenho cultura bacteriana no sump, a minha fica em reservatorio separado, toda a agua do sump ficaria muito mais tempo exposta ao UV. Usaria estas apenas ao sinal do protozoario, matando a maior quantidade possível de tomontes e com isso abrandando a infestação. No normal usaria apenas os UV dos filtros que já tenho. TEm chance de dar certo???
Pensei nisso porque estou sempre mergulhando e coloco muita microvida e algas sempre. Não tem como tratar tudo que entra no aqua e não sou adepto de medicar o aqua inteiro toda vez que tiver com ictio.
obs: QUEM QUISER VER MEU AGUA:
https://plus.google.com/photos/10000508 ... 1823941585
NÃO ADIANTA EXTRAIR "DE FORA" PARA PRESERVAR O NOSSO. PARA OUTROS TAMBÉM SOMOS "DE FORA".
DEVEMOS É USAR O NOSSO COM SABEDORIA, APRENDER COMO PRESERVAR E ENSINAR OS JOVENS A VALORIZAR NOSSA TÃO DESCONHECIDA FLORA E FAUNA MARINHA.

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

#2 Mensagem por Leo Cardoso »

Led/lâmpada de iluminação uv não tem nada a ver com a lâmpada uv dos filtros.

se você poe uma lâmpada uv exposta não vai demorar muito pra ficar cego.
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

MARÇAL MELLO
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 02 Dez 2013, 14:21
Apelido: MARCAL MELLO
Data de Nascimento: 18 Abr 1961
Cidade: NITERÓI
País: BRASIL
Localização: NITERÓI RJ
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: UV CONTRA ICTIO

#3 Mensagem por MARÇAL MELLO »

Eu sei que não posso ficar exposto. ela ficaria dentro do compartimento do sump, fechado. Antes de abrir eu desligaria. É justamente para manter a água mais tempo exposta ao UV.
NÃO ADIANTA EXTRAIR "DE FORA" PARA PRESERVAR O NOSSO. PARA OUTROS TAMBÉM SOMOS "DE FORA".
DEVEMOS É USAR O NOSSO COM SABEDORIA, APRENDER COMO PRESERVAR E ENSINAR OS JOVENS A VALORIZAR NOSSA TÃO DESCONHECIDA FLORA E FAUNA MARINHA.

Avatar do usuário
Priscila C. M. Neill
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 410
Registrado em: 12 Mar 2011, 01:18
Apelido: Priscila
Data de Nascimento: 15 Jun 1989
Cidade: Newcastle
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: UV CONTRA ICTIO

#4 Mensagem por Priscila C. M. Neill »

Filtro UV vai ajudar na luta contra o íctio, mas certamente não ira remover todos os parasitas (em suas diversas fases) to sistema.
*You can't fix stupid*

Brasil Reef
viewtopic.php?f=25&t=20524&start=200

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: UV CONTRA ICTIO

#5 Mensagem por Leo Cardoso »

MARÇAL MELLO escreveu:Eu sei que não posso ficar exposto. ela ficaria dentro do compartimento do sump, fechado. Antes de abrir eu desligaria. É justamente para manter a água mais tempo exposta ao UV.


mas não tem necessidade desse exagero.

use um filtro uv adequado à sua litragem e com o fluxo de água correto pra o q vc quer combater (algas ou parasitas) e deixe ele trabalhar.

ele vai eliminar apenas o q estiver na coluna d'água, então não espere milagres pq substrato e rochas tb abrigam bastante coisa.
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

MARÇAL MELLO
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 02 Dez 2013, 14:21
Apelido: MARCAL MELLO
Data de Nascimento: 18 Abr 1961
Cidade: NITERÓI
País: BRASIL
Localização: NITERÓI RJ
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: UV CONTRA ICTIO

#6 Mensagem por MARÇAL MELLO »

O problema é que não uso o UV no retorno para não prejudicar o fluxo. Capturo a agua na cx do retorno, passa pelo uv e devolvo no ponto anterior que é a cx do skimmer. Para isso tenho dois UV, um de 11w e outro de 24w cada um com uma bomba de 1000l/h. Penso que é o suficiente para uma rotina normal(meu aquatem 600l de agua), mas com um surto acho que com um UV aplicado no sump inteiro as chances do ictio passar por ali na fase natante e retornar ao display vivo são minimas. Como o volume de água que passa no sump é grande, acredito que iria dar uma boa interrompida no seu ciclo, minimizando o surto. Depois desligaria e ficaria apenas com os dois filtros normais. Meu aquario é "aberto", sempre ponho microvida e macroalgas nele e fica impossivel mante-lo sem contaminação.
NÃO ADIANTA EXTRAIR "DE FORA" PARA PRESERVAR O NOSSO. PARA OUTROS TAMBÉM SOMOS "DE FORA".
DEVEMOS É USAR O NOSSO COM SABEDORIA, APRENDER COMO PRESERVAR E ENSINAR OS JOVENS A VALORIZAR NOSSA TÃO DESCONHECIDA FLORA E FAUNA MARINHA.

Avatar do usuário
Tiago Pereira da Silva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 247
Registrado em: 02 Dez 2013, 20:10
Apelido: TiagoPereiraDAsilva
Data de Nascimento: 30 Ago 1982
Cidade: Criciúma/SC
País: Brasil
Localização: Criciúma/SC
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: UV CONTRA ICTIO

#7 Mensagem por Tiago Pereira da Silva »

Creio que o melhor seja fazer uma quarentena para os novos animais, ai sim colocar o filtro uv na quarentena que ira eliminar somente o que vir com os animais.

Responder

Voltar para “Doenças, Parasitas e Pragas Marinhas de aquário”