🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Zoas com problemas!

Fórum para discussão de assuntos relacionados a todos os tipos de corais
Responder
Mensagem
Autor
Fabricia Carvalho
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 42
Registrado em: 08 Set 2013, 12:18
Data de Nascimento: 29 Out 1982
Cidade: Maceió
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Zoas com problemas!

#1 Mensagem por Fabricia Carvalho »

Boa noite pessoal!

Estou passando um aperto aqui. Duas colônias minha de zoas, de tipos diferentes de ontem para hoje definharam, fecharam todos os pólipos e percebo uns pontinhos brancos neles e alguns seres andando entre os pólipos. Os outros corais estão bem (GSP, mush vermelho, ricordea e outras duas variação de zoas).
Sei que sem foto fica difícil, mas pela descrição e experiência de vocês tem como me darem uma dica e se tem algum tratamento?

A única variação que houve foi que acrescentei PhosClean da MBreda ontem a tarde, lavei bem o danado até não sair mais aquela água branca dele. Meu TDS estava marcando já 006 e como estou sem tempo pra ir atrás da resina e do carvão resolvi acrescentar pra dar uma segurada, fora isso todos os parâmetros e rotina continuam os mesmos.

Desde já obrigada e até mais!
Imagem

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Zoas com problemas!

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Pode ser o PhosClean, se não me engano ele é a base de alumina. Alguns corais moles sentem o seu uso, leathers principalmente, talvez os zoas tenham sentido
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Fabricia Carvalho
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 42
Registrado em: 08 Set 2013, 12:18
Data de Nascimento: 29 Out 1982
Cidade: Maceió
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Zoas com problemas!

#3 Mensagem por Fabricia Carvalho »

Celso, obrigada por responder,

No caso seria interessante tirá-lo do reef então? Já fiz isso assim que cheguei em casa e como iria fazer a TPA hoje, acho que um pouco da água "contaminada" foi retirada. Será que eles conseguem se recuperar?

Mais uma vez obrigada e até mais!
Imagem

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Zoas com problemas!

#4 Mensagem por Celso Suguimoto »

Recuperar so o tempo vai dizer
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Fabricia Carvalho
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 42
Registrado em: 08 Set 2013, 12:18
Data de Nascimento: 29 Out 1982
Cidade: Maceió
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Zoas com problemas!

#5 Mensagem por Fabricia Carvalho »

icon_cry_smile tomara que pelo menos alguns pólipos se regenerem, muito triste fiquei agora! icon_crybaby
Mais uma vez obrigada Celso.
Imagem

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 988
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Zoas com problemas!

#6 Mensagem por Leonardo Orito »

pontos brancos também podem ser zoapox, tem que verificar direito.

Fabricia Carvalho
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 42
Registrado em: 08 Set 2013, 12:18
Data de Nascimento: 29 Out 1982
Cidade: Maceió
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Zoas com problemas!

#7 Mensagem por Fabricia Carvalho »

Leonardo,

Das três colônias afetadas, duas voltaram ao normal depois da retirada do PhosClean e da TPA, abriram por completo um dia após o acontecido, os pontos brancos acredito que fossem dos próprios zoas. A última colônia abriu hoje (05/06) dois pólipos e está muito debilitada, estou esperando ver o que acontece com ela, não acredito que seja zoapox uma vez que as outras se recuperaram.
Desde já obrigada, até mais!
Imagem

rafael s b s
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 65
Registrado em: 05 Jun 2014, 00:39
Apelido: rafael
Data de Nascimento: 18 Mai 1994
Cidade: Niteroi
País: Brasil

Re: Zoas com problemas!

#8 Mensagem por rafael s b s »

acontece com muita gente, vi muita gente sem saber o que tava de errado e na maioria das vezes era removedores de fosfato que tinha aluminia, acaba tendo uma contaminação. quer retirar fosfato , tira com adição de carbono, produtos que tenha oxido de ferro e ats.

Avatar do usuário
Alex Zabalia
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1829
Registrado em: 16 Abr 2013, 10:49
Apelido: Alex Zabalia
Data de Nascimento: 21 Dez 1986
Cidade: Limeira
País: Brasil
Localização: Limeira
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 123 vezes

Re: Zoas com problemas!

#9 Mensagem por Alex Zabalia »

acredito que nossos amigos ja te deram uma base do que se fazer né amigo, agora é aguardar e toda vez que tiver duvida, da uma passada aqui no forum e poste sua duvida ou pesquise veja se ninguem ja postou algo parecido, convem mais esperar e sanar sua duvida do que acabar prejudicar o reef pra depois pedir ajuda.


abraços, boa sorte com o aqua, depois posta como foi a recuperação e fotos do teu aqua.

Fabricia Carvalho
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 42
Registrado em: 08 Set 2013, 12:18
Data de Nascimento: 29 Out 1982
Cidade: Maceió
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Zoas com problemas!

#10 Mensagem por Fabricia Carvalho »

Alex e Rafael, obrigada por responder.

Fiz uso da mídia justamente por nunca ter lido nada contra ela e por usar produtos da MBreda e saber da ótima qualidade que os mesmo tem. Não faço nada em meu reef de forma inconsequente ou sem antes pesquisar, infelizmente houve esse problema. Enviei um email pra o pessoal da MBreda e eles me informaram que alguns corais sentem o uso do PhosClean por ele tirar muito rápido o fosfato e o silicato da água causando assim um desequilíbrio nos parâmetros o que pode ser sentido por alguns corais mais sensíveis, inclusive no mesmo email mencionaram que alguns aquaristas incentivam o uso de removedores de fosfato a base de ferro por serem mais lentos e constantes na retirada das substâncias citadas, quando se trata de reefs com corais softs.

Volto a afirmar, não faço nada em meu reef sem antes pesquisar e estudar muito sobre o assunto. Vi muitos relatos de pessoas que utilizaram o produto e não tiveram problema algum, inclusive na minha cidade. Meu sistema está equilibrado, faço testes constantes nele, tenho um tópico no mostre seu aquário, é só vcs darem uma olhadinha lá e verão a saúde do mesmo com cinco meses de montado. Faço TPA's semanais de 15% com água deionizada e sal Red Sea Coral Pro, tenho MPure e algumas vezes coloco Carvão Ativado próprio para marinhos, além de trocar o perlon a cada dois dias. Então como podem ver tomo todos os cuidados possíveis para a manutenção do meu reef.

E Alex, é amiga, sou mulher rsrsrsrs.

Mais uma vez obrigada, até mais!
Imagem

Avatar do usuário
Douglas Almeida
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1152
Registrado em: 27 Mai 2011, 11:42
Apelido: douglasrmds
Data de Nascimento: 15 Abr 1975
Cidade: itanhaem
País: brasil
Curtiu: 165 vezes
Recebeu Curtir: 63 vezes
Contato:

Re: Zoas com problemas!

#11 Mensagem por Douglas Almeida »

A melhor e mais segura midia removedora de fosfato é o RowaPHos pois ele é feito de óxido ferroso e de quebra elimina também os silicatos.
[glow=red]Douglas Itanhaém Reef[/glow]
viewtopic.php?f=25&t=14469

[glow=red]Nova Informática Reef[/glow]
viewtopic.php?f=25&t=17521

Avatar do usuário
Eduardo Villela
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 69
Registrado em: 03 Jan 2014, 17:53
Apelido: Dudu
Data de Nascimento: 22 Jan 1976
Cidade: Niteroi-RJ
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Zoas com problemas!

#12 Mensagem por Eduardo Villela »

Bom dia Fabricia,
Como estão as zoas? Espero que tenham se recuperado!
Estou tendo o mesmo problema que vc. Tenho 4 mini colonias, já perdi uma e as outas os pólipos estão fechando e também percebo pontinhos brancos nelas.
A diferença para o que aconteceu contigo é que não coloquei nada de diferente no aqua, como vc, que colocou removedor de fosfato.
Tenho vários outros corais que estão super bem!!
Todos os parametros estão ok. Na verdade não tenho o teste de fosfato.
Desculpe aproveitar o seu tópico, mas por ser o mesmo problema, achei desnecessário criar outro.
Agredeço muito se puderem me ajudar, pois já perdi uma mini colonia de spiderman, to perdendo uma de babyblackblue, e a de radioativegreen tá começando a ter problemas também. Tenho outra de watermellon que , por enquanto, está bem.

Desde já, obrigado!!!!
Nunca faça com os outros, o que não gostaria que fizessem com você!!!

Responder

Voltar para “Corais para Aquário”