🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Qual é a circulação ideal ?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Leandro de Sousa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 46
Registrado em: 08 Jul 2009, 10:48
Apelido: Leandro S.S
Localização: Osasco - SP

Qual é a circulação ideal ?

#1 Mensagem por Leandro de Sousa »

Caros amigos,

Estou com uma duvida persistente em minha cabeça... rsrs

Qual é a circulação ideal para um reef de 100 litros, ou nano de 50 litros, ou mega reef de 500 litros. Pois tenho um aqua com display de 100 Litros e uso: 1 bomba de 630 L/h + SB de 1000 L/h (essa tem na parte de baixo, tipo um regulador da potência de 400 a 1000 L/h, no caso estou usando 1000 L/h ?

Abraços !
Leandro S.S
Osasco - SP

Avatar do usuário
Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 22 Jun 2009, 01:49
Apelido: Junio
Localização: Belo Horizonte
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Qual é a circulação ideal ?

#2 Mensagem por Júnio Melo »

Não existe fórmula mágica. Depende do display, dos corais que quer ter, da qualidade e do tipo de fluxo da bomba.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

Avatar do usuário
Leandro de Sousa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 46
Registrado em: 08 Jul 2009, 10:48
Apelido: Leandro S.S
Localização: Osasco - SP

Re: Qual é a circulação ideal ?

#3 Mensagem por Leandro de Sousa »

Júnio, Obrigado pela postagem.

No meu aqua tenho atualmente um peixe sargento, uma coloniazinha de Palitoanthuz, e em breve terei também Green Hairy Mushroom, Carpet Brown, colonia de Zoanthus e Xenia Pom Pom.

Abraços.
Leandro S.S
Osasco - SP

Avatar do usuário
Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 22 Jun 2009, 01:49
Apelido: Junio
Localização: Belo Horizonte
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Qual é a circulação ideal ?

#4 Mensagem por Júnio Melo »

Corais moles e softs não precisam de uma circulação muito forte. coloca umas 5 a 10X o volume q tá bom.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

Avatar do usuário
Leandro de Sousa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 46
Registrado em: 08 Jul 2009, 10:48
Apelido: Leandro S.S
Localização: Osasco - SP

Re: Qual é a circulação ideal ?

#5 Mensagem por Leandro de Sousa »

Júnio,

Ok, agora entendi, no meu aqua de 100 Lts. atualmente tem uma circulação de 1630 L/H. considero então uma boa circulação para os corais que pretendo colocar.

Muito obrigado pela dica. :D

Abraços.
Leandro S.S
Osasco - SP

Avatar do usuário
erick camargo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2493
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:48
Apelido: Derick
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 32 vezes
Recebeu Curtir: 75 vezes
Contato:

Re: Qual é a circulação ideal ?

#6 Mensagem por erick camargo »

Leandro, achei isso na internet e vale a pena dar uma lida.


Movimentação da água

Publicado Abril 7, 2009


A movimentação da água no aquário é de fundamental importância para a troca de gases, prover oxigênio, transportar alimento para animais sésseis (Organismos que não possuem capacidade de locomoção, vivem fixos, associados ao substrato), remover sujeira e facilitar a remoção de nutrientes entre os sistemas de filtragem.
O mínimo “turnover” deve ser de 10 vezes o volume de água do aquário ou seja para um tanque de 100 litros precisaria no minimo movimentar 1000 litros/hora; normalmente em aquários mistos fica ao redor de 20 a 25 vezes, mas para um tanque só de sps a movimentação fica ao redor de 40/50 vezes ou mais, tudo depende se o substrato ficar no lugar!
Geralmente quando a água flui ao redor do coral cria uma fricção aumentando a sua viscosidade, basicamente a água fica mais espessa e acaba criando uma área de estagnação ao redor do coral obstruindo a sua habilidade de difusão, literalmente se envenenando. Mais fluxo, melhor.
Os peixes não tem essa mesma necessidade devido a sua mobilidade.
Obviamente não podemos direcionar um fluxo de água diretamente sobre um coral porque isso poderá não ser apreciado por ele até levando-o á morte.
Outro ponto são as rochas vivas; elas precisam que a água flua ao seu redor para que as bactérias façam o seu trabalho.
A superfície da água também deve ser movimentada para realizar a troca de gases com a atmosfera.
Normalmente as “powerheads” é a opção mais barata para a movimentação da água do aquário; criam um bom fluxo laminar se posicionadas adequadamente.
As bombas de fluxo difuso ( c/ hélice ) tem fluxo forte e natural, benéfico para todos os animais do tanque (uma ótima opção).
Os “wavemaker” produzem fluxo laminar randômico; as powerheads são ligadas a ele que eletrônicamente liga/desliga as mesmas fazendo a água fluir em diversas direções. Nem todas as bombas aguentam ligar/desligar continuamente e queimam, seguramente a maxijet pode ser usada para esta finalidade.
Os closed loop tambem é uma opção muito usada para a movimentação da água porém exige planejamento (furação do vidro) antes da sua colagem, mais detalhes precisaria ser pesquisado na Web.
As bombas inteligentes tipo Vortech e Tunze são controladas por um módulo exclusivo e são capazes de produzir “ondas mecânicas harmônicas” ou seja são progressivas, estão relacionadas a transmissão de energia e não de materia, de um ponto a outro. Um típico exemplo são as ondas humanas produzidas nos estádios de futebol, o efeito coletivo é o pulso. Este tipo de bomba d’água é o mais realístico efeito de onda que podemos reproduzir no aquário e peixes e corais por natureza estão mais adaptados a este tipo de fluxo d’água. Uma opção para quem tem $$, o preço delas é salgado.
Boa movimentação de água e água de qualidade é absolutamente obrigatório em um tanque de reef.
Não menospreze estes fatores!
Compre a melhor bomba que o seu orçamento permitir.
Os animais do seu aquário estão acostumados com forte movimentação da água, faça o melhor e mais próximo do que eles estão acostumados na natureza.
Seu tanque parecerá mais real, especialmente com o balançar dos corais moles de um lado para o outro e vice-versa.
Imagem
"Copiar uma idéia é plágio, várias idéias é pesquisa"

CONTATO:+55 11 998 764 727 / onemorerick@gmail.com

Fabio Castanho
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 87
Registrado em: 08 Jul 2009, 20:11
Apelido: Peixe
Localização: São Paulo
Curtiu: 10 vezes

Re: Qual é a circulação ideal ?

#7 Mensagem por Fabio Castanho »

bom artigo!! :D

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”