🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Kalkwaseer na caixa de reposição???

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
daniel ferracini
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 21
Registrado em: 23 Jun 2009, 17:49
Apelido: Daniel
Localização: Jaú-SP

Kalkwaseer na caixa de reposição???

#1 Mensagem por daniel ferracini »

Pessoal boa noite,.......

tenho uma duvida.... posso colocar kalkwaseer na agua de reposição do aquario...... pq nao estou mais aguentando ter que preparar toda noite agua com hidroxido de calcio e deixar gotejando..... ja to quase desistindo........

quanto de hidroxido por litro?????

abraço a todos!!!!

Rafael A. Gregati
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 184
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:08
Apelido: rafael
Localização: Botucatu, SP

Re: Kalkwaseer na caixa de reposição???

#2 Mensagem por Rafael A. Gregati »

a mesma quantidade que voce faz pra despejar toda noite! rsrs

inconvenientes do que quer fazer:

- vai ser dosada durante o dia (pode alterar pH)
- bóias mecânicas (de caixa de água) podem entupir, ou pior, travar aberta, pois a solução deixa muitos resíduos alí na passagem
Abraços

Diego da Silva Manoel
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 50
Registrado em: 28 Jul 2009, 17:01
Apelido: Diego S Manoel
Localização: Araras - SP

Re: Kalkwaseer na caixa de reposição???

#3 Mensagem por Diego da Silva Manoel »

como o colega acima disse temos tais problemas

e tem mais uma coisa, pode me corrigir se eu estiver errado

mas o kallwasser deve ser novo, pois ele vai interagir com o gas carbonico da atmosfera e se tornar em um composto insoluvel (carbonato de calcio)

ae tem que ver o quanto que vc vai fazer, para não deixar por exemplo 4 dias la o kall morgando no tanque de reposição.

Mas enfim vamos supor que vc faça a quantidade que sera usada no dia

repetindo o que foi dito acima, e considerado como maior inconveniente é o pH da solução que vai ir pro aquario

Avatar do usuário
Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 22 Jun 2009, 01:49
Apelido: Junio
Localização: Belo Horizonte
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Kalkwaseer na caixa de reposição???

#4 Mensagem por Júnio Melo »

skardon escreveu:mas o kallwasser deve ser novo, pois ele vai interagir com o gas carbonico da atmosfera e se tornar em um composto insoluvel (carbonato de calcio)

Perfeito!
O carbonato de cálcio (CaCO3) decanta (aquele pó branco no fundo) e não solubiliza mais.

Outro problema, ainda mais grave, é que colocando kalk na água de reposição, se a sua boia trava (eclusa adora fazer isso), toda aquela solução com pH altíssimo vai pra dentro do seu aquário. Mais de uma vez li relatos de pessoas que perderam tudo por causa de um desastre desses.

Se você não quer preparar kalk toda noite, pode investir em um reator de nielsen, que evita o contato da solução com o ar, e colocar pelo menos 2 bóias de nível para controlar a entrada (eu uso 3 em série, pra não dar sopa pro azar).
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

vlamir
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 30 Jun 2009, 09:02
Apelido: vlamir
Localização: rio de janeiro

Re: Kalkwaseer na caixa de reposição???

#5 Mensagem por vlamir »

Eu sou partidario de curtir mais os peixes e corais que a manutencao.

Primeiro vc tem que medir o seu calcio e a reserva alcalina. Se ambos estiverem baixos, te recomendo o uso do buffer para levantar os dois parametros.

Feito isso, reponho 01 vez por semana agua adicionada com o hidroxido de calcio.

Quando eu nao dissolvia na agua antes de repor, aconteciam entupimentos, facilmente diagnosticados e solucionados. Agora, nem isso mais.

Eh melhor adotar este metodo do que desistir.

Abcs,

Vlamir.

Diego da Silva Manoel
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 50
Registrado em: 28 Jul 2009, 17:01
Apelido: Diego S Manoel
Localização: Araras - SP

Re: Kalkwaseer na caixa de reposição???

#6 Mensagem por Diego da Silva Manoel »

Outro problema, ainda mais grave, é que colocando kalk na água de reposição, se a sua boia trava (eclusa adora fazer isso), toda aquela solução com pH altíssimo vai pra dentro do seu aquário. Mais de uma vez li relatos de pessoas que perderam tudo por causa de um desastre desses.


imagina caixa de reposição no compartimento da bomba de recalque, trava o tanque, cai toda agua com um pH elevadissimo, a bomba suga e joga em cima de todos os corais ...medo O.o''

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Kalkwaseer na caixa de reposição???

#7 Mensagem por Julio Monteiro »

No livro "Das Korallenriffaquarium" de Svein A. Fossa e Alf Jakob Nilsen, eles orientam a fazer a reposição de cálcio em caixa de reposição de água doce, exatamente da forma que você está falando. Toda a água evaporada é reposta com Kalkwasser

Preparação:
- Misturar 1,5 g de Hidróxido de Cálcio por litro em um recipiente - portanto fora da caixa de reposição - e deixar com uma bomba circulando por pelo menos 30 minutos (sem bolhas de ar).
- deixar a solução decantar (pelo menos 2 horas).
- O líquido que fica em cima deve ser colocado na caixa de reposição.

Pré-requisitos:
- Caixa de reposição deve ter tampa para evitar contato demasiado com ar.
- Deve ser possivel retirá-la do local para ser lavada antes de cada nova adição de Kalkwasser

Vantagens do método:
- Reposição de Cálcio
- Manutenção da reserva alcalina, já que os íons OH- vão neutralizar vários ácidos da água, mantendo os HCO3- (reserva alcalina);
- forma "menos cara" de manter cálcio no aquário


Desvantagens:
- Sistema de reposição pode falhar e levar todo o conteúdo para o aquário, saturando o nível de cálcio e elevando bruscamente o PH
- Solução na caixa de reposição dura no máximo 3 dias, pois após esse período a formação do carbonato de cálcio já ocorreu e o nível de cálcio cai para menos que 100 ppm, não sendo útil para mais nada
- Tem que lavar a caixa de reposição toda vez que colocar kalkwasser
- Com kalkwasser chega-se a níveis elevados de cálcio (cerca de 450 ppm), mas alcalinidade no limite inferior (em torno de 6), pois não há reposição de íons HCO3- (que são medidos nos testes de alcalinidade).

Minha opinião pessoal:
- Já utilizei por vários anos dessa forma no meu aquário. O consumo de cálcio no sistema tem que ser alto, para evitar valores muito elevados.
- Há vários riscos envolvidos no método. No meu caso também travou a eclusa uma vez e todo o Kalkwasser foi para o aquário. A água ficou saturada em cálcio (branca que nem neve) e todo o carbonato de cálcio formado precipitou. O nível de cálcio no aquário caiu para 200 ppm e ainda bem, não perdi nenhum peixe ou coral. Tive que usar Bio Calcium para elevar em poucos dias o nível para o ideal.
- Um reator de cálcio é a melhor solução - embora bastante caro.

Abraço

Rafael A. Gregati
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 184
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:08
Apelido: rafael
Localização: Botucatu, SP

Re: Kalkwaseer na caixa de reposição???

#8 Mensagem por Rafael A. Gregati »

um amigo usava assim em caixa com bóia mecanica (essas de caixa de água de privada). o reservatório tinha tampa e ele mantinha sempre bem cheio, e a cada 2 ou 3 dias ele dissolvia mais um pouco de CaOH, naquela agua mesmo, até ficar muito saturado (uma camada alta de pó branco no fundo) daí e ele limpava tudo (1 x por mes).

nunca teve problemas, o reef tinha muita alga calcaria, lindo de ver, funcionou por 2 anos.
Abraços

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”