🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

BOYU XTR

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Responder
Mensagem
Autor
Rafael Lawson
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 68
Registrado em: 13 Jan 2014, 15:19
Data de Nascimento: 18 Jan 1980
Cidade: Rio de Janeiro/ RJ
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

BOYU XTR

#1 Mensagem por Rafael Lawson »

Prezados,

Depois de quase 1 ano pesquisando no fórum, eis que surge meu nano reef.

Um BOYU MT-50 comprado usado e beeem adaptado.

O tempo teve a ver com a pesquisa e com o custo total, né?

Ele já veio com iluminação led que eu acabei trocando...

Iluminação inicial:

Imagem

Vivendo e aprendendo... Queimei uns leds azuis e precisei adquirir outros...
Dissipador novo:

Imagem

Imagem

A tampa ficou como eu queria, mas não tinha muita entrada de ar...
Resultado? Tirei a tampa.

Dei um jeito de colocar os coolers na beirada pra testar a temperatura.
Moro no Rio, em Jacarepaguá e acreditem: é quente!

Imagem

Alguém teve que se #@$&%, os japas =)

Imagem

Temperatura estável; prova de conceito, ok!
A essa altura, painél elétrico com COEL 11, sensor de nível e água fria pros kinguios =)

Em paralelo, mais adaptações: base de eggcrate pra regular a altura do skimmer, needle wheel e cloro nas rochas:

Imagem

Formão e martelo, rochas quebradas:

Imagem

Um pouco de durepoxi e bastante suor, saiu o layout:

Imagem

Imagem

Imagem

Colei acrílicos pretos nas laterais pra prender os coolers com firmeza:

Imagem

Colocando tudo nos seus devidos lugares, faltando a água salgada:

Imagem

Santo painel elétrico:

Imagem

Por dentro da caixa de reposição:

Imagem

A divisão do sump traseiro ficou assim:
Primeira câmara, filtragem química, física e biológica no media basket da Intank:

Imagem

Imagem

Skimmer e aquecedor em cima da base de eggcrate na segunda:

Imagem

Sensor de nível, de temperatura, mangueira da água de reposição, retorno e compartimento para chaeto com lâmpada submersa na terceira:

Imagem

Imagem

Tudo no seu devido lugar:

Imagem

Imagem

Imagem

Cobertura sob medida, alimentador automático posicionado:

Imagem

Bagunça organizada de fios e nobreak pro retorno:

Imagem

Imagem

Horas fazendo água RO/ DI:

Imagem

Enfim, cheio:

[BBvideo 640,480]https://www.youtube.com/watch?v=sZCDjvVF7uI&feature=youtu.be[/BBvideo]

Espero que gostem e que sirva de inspiração para os próximos, assim como os aquários de vocês serviram de inspiração pra mim!

Ciclando desde 02/12/14;

Sem mais,

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: BOYU XTR

#2 Mensagem por Wellington Salles »

Lawson,

Ficou muito bom essas adaptações ... Gostei bastante do aquascaping!!!

Percebi que já tem até dosadora, tá bem Completinho...

Já calculou quantos litros evaporam por dia? Outra coisa percebi que ele fica ao lado da janela, não recebe luz do sol direto?!

Abração.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Avatar do usuário
Abilio Machado
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 390
Registrado em: 10 Jan 2014, 16:28
Apelido: Neto
Data de Nascimento: 05 Ago 1979
Cidade: Florianópolis
País: Brasil
Localização: Floripa - SC - Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 14 vezes

Re: BOYU XTR

#3 Mensagem por Abilio Machado »

Muito bom seu projeto, tenho certeza que vai servir de referencia para outros aquaristas.

Abraço e parabéns pelo capricho.

Avatar do usuário
erick camargo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2493
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:48
Apelido: Derick
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 32 vezes
Recebeu Curtir: 75 vezes
Contato:

Re: BOYU XTR

#4 Mensagem por erick camargo »

Interessante hein Lawson,

Gostei e já me vi muitas vezes nesses projetos Prof Pardal.. curti a luminária suspensa...
Parabéns!
Imagem
"Copiar uma idéia é plágio, várias idéias é pesquisa"

CONTATO:+55 11 998 764 727 / onemorerick@gmail.com

Avatar do usuário
Alex Zabalia
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1829
Registrado em: 16 Abr 2013, 10:49
Apelido: Alex Zabalia
Data de Nascimento: 21 Dez 1986
Cidade: Limeira
País: Brasil
Localização: Limeira
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 123 vezes

Re: BOYU XTR

#5 Mensagem por Alex Zabalia »

parabens pela grandeza de detalhes num aquario pequeno, ta show !!!!

Rafael Lawson
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 68
Registrado em: 13 Jan 2014, 15:19
Data de Nascimento: 18 Jan 1980
Cidade: Rio de Janeiro/ RJ
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: BOYU XTR

#6 Mensagem por Rafael Lawson »

Prezados,

Primeiro vou agradecer os comentários e incentivos dos mais experientes; obrigado!

Em seguida, as respostas:

Wellington: o aquário fica perto da janela, mas tanto a janela quanto a persiana ficam fechadas durante o dia quando eu e minha esposa estamos no trabalho. Portanto, não pega luz nenhuma.

Sobre a evaporação, eu calculo uns 10-12 litros por cada 7-10 dias. Quando enchi o tanque, contei 67 litros reais...

Programei o Coel para 26,4 +- 0,2. Aí, comprei um termômetro de mínima e máxima e meço a temperatura de manhã, antes de sair e a tarde quando eu volto. Durante 14 dias (6 a 20 de dezembro) variou entre 26,3 e 28 graus.

Não fiz nenhum tratamento estatístico desses dados ainda, haha. Mas, claramente, a faixa de normalidade fica entre 26,5 e 27,5.

Tenho 2 Aquatek Fan de 4 coolers cada com inclinação de 45 graus apontados para o centro do aquário:
http://aquatek-california.com/cooling-fan-series/

Mas, a criatividade e o bicho carpinteiro me fizeram trocar 1 dos 4 coolers de cada conjunto, de 2000 pra 4000rpm. Resultado, encomendei mais 4 e pretendo ficar com 3 cooler de 80mm rodando à 4000 rpm de cada lado =)

Do dia 24 até hoje, ou seja, com essa alteração nos coolers a temperatura variou de 26,3 até 27,8 graus... Estou satisfeito, mas quero melhorar ou pelo menos diminuir os tempo das máximas...

Por fim, as perguntas:

Vocês não acham que eu já deveria ter algas? Verdes, marrons, petecas, alguma coisa!

Sei que preciso fazer os testes de água, tenho aqui em casa: pH, amônia, nitrito, nitrato, fosfato, cálcio, magnésio, kh e preguiça... Mas, vou fazer os testes ainda esse ano, prometo!

Estou ciclando o aquário há quase 25 dias e tenho mantido as lâmpadas ligadas; circuito branco (6 cree led cool white e 2 bridgelux true violet de 3w) por 8 horas e o azul (10 cree led royal blue de 3w) por 6 horas dentro do fotoperíodo branco.

Fiz o ciclo completo de 14 dias do Microbacter 7, da Brightwell, conforme instruções do fabricante e ainda colocava um pouco de ração de peixe a cada 3-4 dias para dar comida às bactérias e admirar a circulação de água que ao meu ver ficou bem bacana e distribuída =)

Está legal esse fotoperíodo de oito horas?

Só ontem, resolvi deixar o skimmer ligado pra ver quanto tempo demora para encher o copo...

Posso colocar a equipe de limpeza e o kit de microvida sem algas no aquário e alimentá-los com ração de peixe? Fico pensando se seria uma boa, pois acredito que a esmola vicia o cidadão e desestimula o trabalho =)

Abraços,

Rafael Lawson
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 68
Registrado em: 13 Jan 2014, 15:19
Data de Nascimento: 18 Jan 1980
Cidade: Rio de Janeiro/ RJ
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: BOYU XTR

#7 Mensagem por Rafael Lawson »

Fala Erick, vou postar umas fotos da luminária que na verdade é um dissipador anodizado suspenso com correntes de vaso de planta presos em mãos francesas.

Gostei muito do resultado também, mas foi o que me deu mais trabalho. Quando estava aprendendo a soldar os leds e os contatos elétricos soltavam toda hora que eu pendurava ela, a minha vontade era tacar tudo na parede, hehe.

Ficou muito legal, sim! Fiquei orgulhoso, estou aprendendo umas coisinhas DIY =)

Ontem mesmo, furei a tampa da caixa de reposição com a serra copo e acertei com uma lixa em formato de pedra porosa que comprei na casa de material de construção aqui perto de casa.

Imagina, eu e meu pai furando, lixando e serrando e a família da minha esposa chegando pro almoço de Natal... Rolou um puxão de orelha, mas ficou bem bom, haha.

Abraços,

Rafael Lawson
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 68
Registrado em: 13 Jan 2014, 15:19
Data de Nascimento: 18 Jan 1980
Cidade: Rio de Janeiro/ RJ
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: BOYU XTR

#8 Mensagem por Rafael Lawson »

Prezados,

Seguem as fotos da luminária e as mais recentes adaptações do meu BOYU.

Comprei um pedaço de acrílico preto de 10mm, fiz 3 furos com a furadeira pras mangueiras do balling irem direto na caída de água e outros maiores com a serra copo para dar passagem aos fios dos equipamentos que ficam no filtro traseiro:

Acrílico furado e cortado:

Imagem

Os furos maiores da esquerda são pra mangueira de reposição de água doce e pro pregador que a deixa segura no lugar.

Quis que a tampa fosse opaca para melhorar a condição de vida das chaeto que ficarão na terceira câmara do sump.

A tampa no lugar:

Imagem

Algumas fotos com pedaços da mangueira do RO/DI (azuis) pra dar dimensão de como ficou certinha a coisa:

Imagem

Imagem

Imagem

Agora, algumas fotos da luminária.

Como tinha comentado antes, comprei um dissipador anodizado de 30X10cm, os leds azuis, as lentes e a pasta com o Tiago da Cree Led:
http://www.creeled.com.br/dissipadores/ ... 4x25x300mm

Colei os leds e lentes com pasta e soldei tudo umas 200 vezes até ficar bom, mas pula essa parte.

Fiz furos na lateral para prender a corrente de vaso de planta. Tive que cortar o primeiro elo de cada corrente pra ele entrar no furo. Aí, coloquei duas mãos francesas na parede e pendurei a gambiarra:

Imagem

Imagem


Fiz mais quatro furos no dissipador e coloquei aqueles prolongadores de alumínio que se usam para pendurar vidros e espelhos nas paredes de forma que pudesse fazer uma proteção de acrílico pros leds:

Imagem

Continuo sem ter feito os testes de água, acho que vão ficar pra 2015...
Consequentemente, o balling também ficará pra 2015, hehe:

Imagem

Imagem

Por fim, fica uma imagem com os corais que quero cultivar nesse tanque, será que cabe isso tudo?

Imagem

Desculpem aí, continuo tirando fotos com o tablet, haha.

Felicidades e boas entradas à todos!

Patricky Marcos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 29 Abr 2014, 13:09
Apelido: Patack
Data de Nascimento: 11 Set 1994
Cidade: Florianópolis
País: Brasil

Re: BOYU XTR

#9 Mensagem por Patricky Marcos »

Parabéns pelo reef, ta ficando muito bom mesmo, acompanhando o projeto de perto, tenho um boyu também,
e achei muito legal essas adaptações....

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: BOYU XTR

#10 Mensagem por Matias Gomes »

bela montagem icon_joia icon_joia
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Rafael Lawson
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 68
Registrado em: 13 Jan 2014, 15:19
Data de Nascimento: 18 Jan 1980
Cidade: Rio de Janeiro/ RJ
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: BOYU XTR

#11 Mensagem por Rafael Lawson »

Prezados,

Primeiro, eu agradeço os seus comentários;
Obrigado pela força!

Quero dizer que estou aqui, só esperando o nitrito descer.
Meço, de 3 em 3 dias, há mais de uma semana e o >&#% continua mais roxo do que o último degrau da tabela...
Tô colocando Microbacter 7, da Brightwell desde o início da montagem conforme instruções do fabricante, há exatos 2 meses e nada de poder inserir os animais ainda.
Tudo bem, paciência...

O tanque está cheio de algas. Começou com marrons e agora tenho algumas verdes. Eu ainda limpo os vidros e a parte traseira, mas cascalho e rochas ficam do jeito que está mesmo:
Imagem

Na semana passada, coloquei uma porção de chaetomorpha no sump traseiro e vamos ver se ela evolui.

Fiz uma adaptação com um pedaço de eggcrate no dispensador do alimentador automático pra comida cair dentro do aquário e não na tampa preta:
Imagem

No lugar:
Imagem

Abandonei a ideia de usar garrafas pet pro balling, elas caiam dentro do móvel.
Comprei vidros de maionese por R$3,99 cada e aí, furei a tampa de rosca e usei uns pedaços que sobraram da mangueira do RO/ DI que é mais pesada. Segue a foto de como ficou tudo dentro do móvel:
Imagem

Detalhe do pote de maionese/ gambiarra:
Imagem

No mais, é aguardar o ciclo do nitrogênio...

Abraços,

Erick da Silva Alberto
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 80
Registrado em: 30 Jun 2015, 11:11
Apelido: Erick
Data de Nascimento: 11 Nov 1989
Cidade: Poá
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: BOYU XTR

#12 Mensagem por Erick da Silva Alberto »

Bela montagem parabéns icon_iCo01 ,atualiza ai pra gente Lawson rsrs, me fala uma coisa quantos LEDs VC usou?

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: BOYU XTR

#13 Mensagem por Rodrigopasqua »

Curioso para saber como está atualmente....
Parabéns

Rafael Lawson
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 68
Registrado em: 13 Jan 2014, 15:19
Data de Nascimento: 18 Jan 1980
Cidade: Rio de Janeiro/ RJ
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: BOYU XTR

#14 Mensagem por Rafael Lawson »

Prezados,

Agradeço o interesse de vocês na montagem.
Tenho aprendido bastante coisa aqui no fórum, na internet e algumas lojas também.

O aquário está bem bacana e eu estou mesmo devendo atualizações.

Os corais atuais são zoas (raspberry, ultra green, red dragon, watermellon, red bambam e blue tubs ) e palys (purple death e nuclear green) e alguns SPS (seriatoropora bird of paradise, montipora setosa e millepora ORA planet red). Os zoas e palys tem de 3-7 polipos e os SPS 2-4 cm, tudo muito pequeno ainda.

Devo receber em breve mudas de armor of god, echinata blue e suharsonoi electric green.

Os bichos que se mexem são uma estrela vermelha, uma BBT verde ponta laranja e um camarão cleaner. Minha equipe de limpeza é bem maneira também e vai aumentar amanhã.

O sistema como um todo está funcionando muito bem, a exceção do alimentador automático que eu não uso.
Tive uns problemas raspando o vidro e quebrando uns corais duros. Dá muita raiva quando isso acontece.
Perdi uma muda de acropora ORA delicat, ela soltou a "pele" e ficou toda branca.

Meu nitrato está um pouco alto (40ppm), mas acho que vou dar um jeito nele com NO3:PO4-X da Red Sea.

Vou viajar amanhã e quando voltar prometo que coloco várias fotos. Agora está tudo bagunçado, até o skimmer está no display, haha.

Forte abraço e mais uma vez obrigado,
Rafael.

David Fameli
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 13 Nov 2014, 09:52
Apelido: Fameli
Data de Nascimento: 03 Fev 1992
Cidade: Santo André
País: Brasil
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: BOYU XTR

#15 Mensagem por David Fameli »

Podia atualizar as fotos ne... lindo aquario!

Rafael Lawson
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 68
Registrado em: 13 Jan 2014, 15:19
Data de Nascimento: 18 Jan 1980
Cidade: Rio de Janeiro/ RJ
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: BOYU XTR

#16 Mensagem por Rafael Lawson »

Prezados,

Depois de muito tempo sem postar nada (muito tempo mesmo), segue uma atualização do meu Boyu.
Continua rodando bem, mas sem peixes.

Recentemente, arrumei a disposição dos acessórios (estava uma zona); caixa de reposição, chiller e no-break fora do móvel de um aquário pequeno que fica na quina da parede.

O projeto inicial não contava com o chiller, e os ventiladores realmente funcionam muito bem mantendo a temperatura o ano todo. Coolermaster, né?
Mas não quis pagar pra ver no verão e achei prudente adicionar um chiller no ano passado.

Daí, com o espaço limitado no sump traseiro coloquei um canister pra levar a água no chiller e trazer de volta pro aquário.
Resultado? Muitas gambiarras...

http://imgur.com/ou4MQyz

http://imgur.com/C5N1HKc

Tive contratempos também, comprei o chiller usado (uma bomba) e foi a maior dor de cabeça; fora a conta de luz.

Daí, nesse mês dei aquela revisão: com troca do condensador (3/4 velho prum 1/5 novo), carga nova de gás, troca do compensado puído por um novo formicado e adição de rodinhas para facilitar a locomoção.

Praticamente fiz um chiller novo e vou testá-lo no aquário em breve;
Já comprei as mangueiras e bolei um esquema pra ser manuseado facilmente à qualquer intervenção no aquário.

http://imgur.com/xYmoXx6

http://imgur.com/vWsYkli

Seguem dois vídeos do aquário em si:

https://youtu.be/uSZY15hVmZk

https://youtu.be/XUXRAGkxnJM

As fotos sumiram rapidamente do post quando comecei ele;
Será que escolhi um site ruim pra hospedar?

Fato é que o primeiro vídeo está aí até hoje e portanto, vamos de Youtube.

Já estou projetando um aquário maior (200-250L), sump lateral, etc.

As rochas compradas e começando a pensar num layout:

http://imgur.com/9jttQut

Já tenho o skimmer também (laranjinha do Basso), dosadora, circulação (Jebao "Gyre") e outras encomendas vindo dos US (reatores TLF 150, raspador Tunze Care Magnet, vávulas "quick disconnect" para o retorno e chiller).

Vai ter muita chaeto no sump, areia da praia no substrato e dessa vez não vou arranhar o vidro usando gillette.

Não sei se uso as rochas da montagem atual, pois vi um verme de fogo no aquário outro dia;
Pelo menos, eu acho que era.
Não pus a mão, haha.

De qualquer forma, o aquário vai sair do escritório pra sala, pois o escritório em breve pode deixar de existir;
Dando lugar ao quarto dos bebês.

A lista atual de animais no aquário é:

2 mini ofiuro (brittle);
1 mini ofiuro (serpent);
24 mini paguro;
6 astrea;
12 snail;
24 nish;
1 anemona bbt rose;
1 frogspawn verde ponta roxa;
1 hammer green;
1 organ pipe branco miolo verde;
1 trumpet bicolor;
1 acanthastrea lord;
1 duncan;
1 trumpet kriptonyte;
1 torch roxo ponta amarela;
1 favia purple green;
8 zoas (red bambam, spider man, tequila sunrise, centro laranja, red dragon, baby black blue, vulcan blood e blue tubs);
7 palys (armageddon, purple death, capitain america, cinnamon, armor of god, nuclear green e mohawk);
mexilhões, chitons, vermes bioturbadores, minipoliquetas, etc.

Abraços,

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”