🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Adeptos da quarentena: eles existem? Eles praticam?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Adeptos da quarentena: eles existem? Eles praticam?

#1 Mensagem por Robson Sandrini »

Olá,

Muita gente sofre - peixes e outros animais do sistema sofrem mais ainda - com parasitas e doenças introduzidas no aquário por novos habitantes. O fato poderia ser minimizado com a prática da quarentena. Tem gente impaciente, tem gente que acha besteira, tem gente que não tem espaço e tem gente que é chata mesmo (eu não confio em quarentena de loja, sou chato mesmo). Entonces eu queria saber:

1) Você pratica quarentena? Se não, pq? Se sim, como?

2) Para os que praticam quarentena com corais (aí eu entro em território desconhecido), se você existe (haha), como procede?

3) Você acha que a quarentena pode ser mais um fator estressante para o organismo e é dispensável? (O organismo é retirado do seu habitat ou cativeiro, vai pra bateria da loja, vai pra quarentena e depois vai pro aquário... parece peixe de cigano).

4) Você acha que tostines é fresquinho pq vende mais ou vende mais pq é fresquinho?

Abraços,

R.

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Adeptos da quarentena: eles existem? Eles praticam?

#2 Mensagem por Fernando Duso »

Estou iniciando no aquarismo marinho no doce eu não tinha quarentena, no marinho acho que é quase que obrigatório.

Vou fazer a quarentena num aquario de 40l, sem substrato, um skimmer DIY ou um filtro com perlon, iluminação e aquecimento.

A dos corais também fico no aguardo por uma resposta.

Eu acho que cada movimentação com o peixe o deixa estressado, mas em aquário de rochas vivas maturado com vários peixes dentro, imagina 6 meses de aquário montado, ta começando a fica bom introduz um peixe novo e contamina os outros, começa a desandar tudo perde peixe contamina o aquário , peixe que morre dentro do aquário e voce não consegue tira, aumenta a carga biológica e no final 6 meses colocados fora.

Sobre o tostines faço outra indagação, por que biscoito e não monoscoito ou triscoito.

A resposta é simples basta separar a palavra biscoito, bis= coito aposto que ate quem não gosta de biscoito vai passa a olhar com outros olhos rsrsrs .

Avatar do usuário
Jesse Barcelos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 176
Registrado em: 29 Jun 2009, 22:45
Apelido: barcelo
Localização: Franca

Re: Adeptos da quarentena: eles existem? Eles praticam?

#3 Mensagem por Jesse Barcelos »

Uma vez montei um aqurio de quarentena, comprei um Coerelos e coloquei lá depois de 2 meses eu tirei ele e coloquei no aqua, depois de 4 dias ele morreu de ictio
eu fasso quarentena de corais , só que eu acho que não adianta muito não
Eu acho que a quarentena é indispensavel , pra voce não crrer o risco de , perder os peixes que voce já tem

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Adeptos da quarentena: eles existem? Eles praticam?

#4 Mensagem por Matias Gomes »

nunca quarentenei nada, é iso é um grande erro, mas manter outro sistema para isso não é todos que podem
olha esse topico
viewtopic.php?f=2&t=668&start=0&hilit=snail
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
James Torres
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 138
Registrado em: 11 Fev 2010, 20:38
Apelido: James Bond
Localização: Ibirá - SP

Re: Adeptos da quarentena: eles existem? Eles praticam?

#5 Mensagem por James Torres »

Acho que a pratica da quarentena devia ser prioridade para nós aquaristas ...
Como ainda não montei meu marinho vou falar sobre minha pratica de quarentena com doces ... plantados
Depois de quebrar a cara um montão de vezes aprendi o dever de casa , quarentena neles...rsrsrssss
Galéra pensa só , o aquário estabilizado , peixes super felizes , plantas crescendo e derrepente tudo é jogado na lata do lixo por colocar-mos um peixinho ou plantinha , ou coral contaminado ....
Meu aquario já teve surto de ICTIO , praga de CARAMUJOS que não acabava mais , sanguessuga querendo chupar meu sangue ...rsrsrssssss ... etc
Tem uma loja aqui perto de minha cidade que tudo que vende lá vem com alguma doença ou praga , é jogar no aquário e começa a contaminar os outros peixes e morre tudo ...
Então agora que ta tudo estabilizado meu discus super gordos e felizes só se eu for louco de colocar algo lá dentro sem fazer quarentena ...
Sei da dificuldade de montar outro sistema só pra fazer quarentena , mas no aquarismo as vezes o barato sai caro ...

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Adeptos da quarentena: eles existem? Eles praticam?

#6 Mensagem por Robson Sandrini »

Fernando_Duso escreveu:A dos corais também fico no aguardo por uma resposta.

Bota o banquinho do lado do meu.

Jesse Barcelos escreveu:Uma vez montei um aquario de quarentena, comprei um Coerelos e coloquei lá depois de 2 meses eu tirei ele e coloquei no aqua, depois de 4 dias ele morreu de ictio

Bom, Coerelos é um caso complicado, sensível pra caramba (estatisticamente falando). Tenho dois amigos que perderam mais de um (mas conheço gente que os mantém sem problemas). Ainda bem que não é um peixe caro pros parâmetros marinhos (pq pro meu bolso é). Mas choque físico ou químico na transição quarentena x aquário pode debilitar ou matar o peixe. Na minha opinião quarentena de 8 semanas é longa demais, mesmo os parasitas encistados têm um ciclo de 6 semanas. Só se houver parasita marinho com ciclo maior... aí minha ignorância me cala. Para um peixe que não apresenta absolutamente nenhum sintoma de parasitismo morrer em quatro dias eu não culparia o íctio. O peixe pode desenvolver sintomas leves de parasitismo que podem passar despercebidos durante a quarentena (eu uso lupa... é, eu sei, eu sou doente) isso ocorre muito com aquarista inexperiente (não to dizendo que seja seu caso). Por vezes o peixe tem colonização parasitária apenas (ou inicialmente) nas guelras, se está comendo bem e tem um sistema imune competente, não chega a desenvolver sintomas (mas está colonizado, ou seja, o parasita está lá). Então vc não vê insuficiência respiratória nem deterioração de tecidos mas quando joga o coitado no aquário, além dos estressores já mencionados, ele ainda pode ser perseguido ou agredido pela turma de valentões da nova vizinhança. Lá se foi a imunocompetência, dê boas vindas aos sintomas. Aí a sua quarentena falhou (e vc é o melhor monitor dela). Mas, sinceramente, nunca me aconteceu (ainda). Vixi, exagerei, deixa eu ficar por aqui.

James Torres escreveu:(...) Depois de quebrar a cara um montão de vezes aprendi o dever de casa, quarentena neles...rsrsrssss...

É, foi assim que eu aprendi também. Você perde dinheiro, você perde tempo, você perde dinheiro, você perde aquele oscar véu que todos babavam e queriam comprar ao olhar seu aqua, você perde dinheiro. É frustrante. Foram anos de análise e quilos de antidepressivos.... (haha, zueira). Você perde dinheiro... eu já disse isso? (não, eu não resumo o aquarismo ao custo, mas tenho família pra sustentar).

Matias Gomes escreveu:(...) mas manter outro sistema para isso não é todos que podem

Como disse o James, "sei da dificuldade de montar outro sistema só pra fazer quarentena , mas no aquarismo as vezes o barato sai caro." Eu concordo com vc se sua limitação for espaço. Mas se vc colocar na ponta do lápis o prejuízo com mortes e produtos na tentativa de salvar o sistema, a quarentena compensa, ainda mais se tratando de reefs, que é hobby de elite (é sim!) Mas tem cara que é sortudo (não é o meu caso) e a sorte dispensa quarentena.

Matias Gomes escreveu:(...) olha esse topico (...)

Aff... depois dessa vou botar até as bombas em quarentena! Que judiação!

Abçs,

R.

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Adeptos da quarentena: eles existem? Eles praticam?

#7 Mensagem por Matias Gomes »

aqui tem as dicas de quarentena para sps
viewtopic.php?f=23&t=2333
um abraço
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Matheus Mendes
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1748
Registrado em: 23 Nov 2009, 11:48
Apelido: Matck
Localização: Guarulhos-SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Adeptos da quarentena: eles existem? Eles praticam?

#8 Mensagem por Matheus Mendes »

Eu acho que a quarentena, para peixes é indispensavel em casos onde o peixe está magro, ou se você por exemplo comprou um cooperband e que tentar acustuma-lo a comer ração.
Pra corais é otimo, em todos os casos. Evita um munte de praga pro aqua principal !


Abraços !!!

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Adeptos da quarentena: eles existem? Eles praticam?

#9 Mensagem por Robson Sandrini »

Matias Gomes escreveu:aqui tem as dicas de quarentena para sps

Legal, não sabia que dava pra usar o Ascaridil nelas, bom saber. Mas que raios de conta é aquela pra calcular a dose?!!? Li umas 3 vezes e os dois neurônios convulsionaram e desistiram. Matei planárias (de água doce) com mebendazol. Existem comprimidos de 100 mg, usei 1 mg por litro. Fácil de calcular, fracionar e dosar. Não sei como os corais se comportariam mas nos peixes não houve nenhuma baixa. Nem (re)infestação.

Abçs,

R.

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Adeptos da quarentena: eles existem? Eles praticam?

#10 Mensagem por Renato Vidal »

Para peixes, é fundamental, por mais que o peixe tenha sido quarentenado na loja, para entrar no seu sistema, ele tem que se adaptar.

Além da aclimatação, é importante que o peixe se adapte lentamente as outras condições de vida na água do seu sistema.

Então, a quarentena não serve somente para saber se o peixe vai vingar antes de coloca-lo no display, mas também, adapta-lo em um ambiente controlado, sem concorrencia de comida e sem levar as boas vindas, mas também, a adapta-lo as doenças e bactérias pré existentes na água do aquário para que o peixe crie resistencia também.
Então, um aquário quarentena, tem que, além de fortalecer o peixe, receber com regularidade, parte da água que esta no outro sistema, assim, ele se adapta com os micro seres do novo ambiente.


Quanto aos corais, a necessidade de luz da maioria deles, não nos permite ter uma bateria para quarentena, em casa, a preocupação que temos é de lavar o aquári em uma solução da água do display, com um pouco de Program Plus, por coisa de 5 minutos, depois disso, um rápido mergulho na água doce para soltar mais algumas praguinhas.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”