🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Metodo Vodka x Reator de Fosfato

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Diego da Silva Manoel
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 50
Registrado em: 28 Jul 2009, 17:01
Apelido: Diego S Manoel
Localização: Araras - SP

Metodo Vodka x Reator de Fosfato

#1 Mensagem por Diego da Silva Manoel »

Amigos, estou em duvida nestes aspectos, mais precisamente metodo vodka x Reator de fosfato


Sabemos que ao utilizar skimmers bem ~super dimensionados, começamos a retirar a matéria orgânica do aquario etc., porem temos o Fosfato, em sua forma inorgânica, que não sera tirado pelo skimmer

Agora vem o X da questão

Para controle de fosfatos, podemos utilizar o reator de fosfato, assim como o metodo da Vodka (onde teremos as bactérias etc). Certo.

Agora que vem minha duvida, é possivel considerar um metodo superior ao outro? sim, não? ( claro que temos as tpa, com agua de boa qualidade, que nos ajuda etc)

E em ambos os casos devemos usar os suplementos para os corais tais como Seachem Reef Plus etc, ja que o sistema seria ULNS.

o que eu quero mais saber é o seguinte, pode-se utilizar os dois sistemas juntos, sem que um atrabalhe o outro, para possuirmos um grande eficiência, ou temos que usar apenas 1 sistema?

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Metodo Vodka x Reator de Fosfato

#2 Mensagem por Julio Monteiro »

Olá, Diego,

não conheço o sistema com reator de fosfato, pois nunca utilizei na prática. Como utilizo o sistema zeovit, que considera a colocação de bactérias e alimento para elas (como seria com a vodka), posso fazer algumas considerações "teóricas".

As bactérias são alimentadas pela vodka e tenderão a se multiplicar. Para a multiplicação celular dessas bactérias, elas consomem fosfato, por isso o fosfato abaixa quando se aplica o método da vodka. Com o aumento do número de bactérias, a transformação amônia-nitrito-nitrato-nitrogênio ocorre mais rapidamente.

O reator de fosfato vai concorrer com a multiplicação das bactérias. Na prática, quando colocamos alimentos no aquário, estamos acrescentando fosfato que será utilizado na divisão celular das bactérias.
Se esse fosfato for retirado pelo reator, haverá a limitação da multiplicação das bactérias.

Utilizando os dois métodos juntos, você teria teoricamente 2 métodos capengas.

Qual é o melhor? Pergunta difícil...

Abraço

Gilson Franzoni
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 488
Registrado em: 28 Jun 2009, 20:59
Apelido: Franzoni
Localização: Curitiba PR
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Metodo Vodka x Reator de Fosfato

#3 Mensagem por Gilson Franzoni »

Diego, o reator de fosfato elimina fosfato, o metodo da vodka, faz com que a proliferaçao de bactérias consuma o nitrato e o fosfato. Dessa forma não ha necessidade de reator de fosfato! Quanto ao melhor metodo, me atrevo a dizer que é a vodka, pois faz o trabalho completo!

Diego da Silva Manoel
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 50
Registrado em: 28 Jul 2009, 17:01
Apelido: Diego S Manoel
Localização: Araras - SP

Re: Metodo Vodka x Reator de Fosfato

#4 Mensagem por Diego da Silva Manoel »

Grato as duas respostas
.

A questão que perguntei sobre a eficiência, me esqueci que o metodo vodka elemina o nitrato tambem, neste caso para complementar o reator de fosfato, teriamo que usar um de enxofre mas agora nao vem ao caso.

A duvida era pq fico 4dias fora de casa, ae o reator de fosfato seria mais pratico, mas deixa quieto, vou ficar com o metodo vodka mesmo.

Carlos Toledo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 356
Registrado em: 21 Jun 2009, 18:43
Apelido: Carlos
Localização: Sao Paulo

Re: Metodo Vodka x Reator de Fosfato

#5 Mensagem por Carlos Toledo »

Diego, o reator de fosfato é bom para quem tem apenas problemas com Fosfato...

Se o seu problema for Nitrato e fosfato (acho que no Brasil é a maioria dos casos) a Vodka resolve melhor e é mais barata...

Se não pode dosar sempre (uma vez a cada 4 dias) recomend pensar em um dosador hospitalar....

Avatar do usuário
Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 22 Jun 2009, 01:49
Apelido: Junio
Localização: Belo Horizonte
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Metodo Vodka x Reator de Fosfato

#6 Mensagem por Júnio Melo »

É muito comum nos EUA associar os 2 métodos, do reator e dos suplementos probioticos. E os resultados são muito bons.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Metodo Vodka x Reator de Fosfato

#7 Mensagem por Renato Vidal »

Eu sou suspeito para dizer qualquer coisa.

Sou adepto do método da Vodka já tem bastante tempo.

Mas,

Tudo vai depender do tamanho do problema, rsss

Se o reef esta com nitrato em 50 e com fosfato elevado, voce pode trabalhar com os dois, vai chegar um ponto de equilibrio, nitrato oscilando entre 2 e 5 que, a partir dai, um não vai permitir o trabalho completo do outro.

Fiz isso usando (meu problema era nitrato) reator de enxofre + Vodka. Depois de dois meses, retirei o reator de enxofre e passei a manter somente com a vodka. (parei inclusive a vodka, tem uns 15 dias - para novos testes).
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”