🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Alimentando nossos Peixes

Se quiser dividir um artigo com os colegas o local é esse, esteja livre para discutir com o colega sobre artigo que ele postou.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Isabela Vistue
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 395
Registrado em: 19 Jun 2009, 20:35
Apelido: Isa
Localização: São Paulo/SP

Alimentando nossos Peixes

#1 Mensagem por Isabela Vistue »

Uma das maiores preocupações dos aquaristas sem dúvida é saber se a alimentação de seus peixes está sendo adequada, tanto na qualidade quanto na quantidade oferecida. O mais próximo do ideal, pelo que tenho observado, seriam três ofertas de alimentos: algas oferecidas num clipe preso ao vidro, um alimento caseiro e a ração seca comprada em lojas especializadas.

Temos ainda uma quarta possibilidade, que com certeza será apreciada pelos peixes: uma concha (eu costumo usar vôngole) - abra a concha sem cozinhar, lave em água corrente, congele por 48 horas antes de colocar no aquário, descongele e enxágue novamente. Esta concha já deve satisfazer os carnívoros, mas ainda podemos oferecer a eles camarão, mariscos em geral, artêmias vivas, alimentos congelados e secos importados, como mysis ou krill. Alguns onívoros vão “roubar” este alimento também.

Imagem

Os alimentos devem ser alternados com frequência, a fim de oferecermos a maior diversidade de nutrientes possível.

A variedade de misturas caseiras que se pode fazer é bem grande, e não se deve seguir uma receita única. Alguns exemplos de alimentos que podemos utilizar: camarão, mexilhão, vôngole, lula, etc; junto com vegetais, algas secas ou em pó, brócolis, espinafre, ou qualquer combinação. Para dar consistência o ideal é usarmos Agar Agar (que é feito a partir de algas marinhas), mas temos um substituto natural e mais econômico: gelatina incolor em folhas. Se a mistura tiver muito camarão, é preciso usar maior quantidade de Agar Agar, porque a cabeça do camarão possui uma enzima que inibe a capacidade de solidificação.

Imagem

Alguns ingredientes que devemos evitar em alimentos feitos em casa: peixes marinhos (por serem muito oleosos), alimentos processados (cozidos, enlatados, marinados, alimentos com aditivos), carne vermelha, miúdos, milho, trigo, açúcar, doces em geral, etc.

O alimento preparado para peixes de água doce é diferente do preparado para peixes de água salgada, pois as necessidades nutricionais são diferentes nos dois casos.

Com exceção dos tangs, que comem quase exclusivamente algas, o excesso de fibras também deve ser evitado.

Não existe fórmula exata, nem receita perfeita mas, com bom senso, podemos variar a alimentação de nosso aquário, tornando a dieta mais rica e garantindo a boa saúde de nossos animais.

Chego a arriscar que meus peixes gostam de “brincar” com a alga, pois assim que coloco no aquário, eles começam num frenesi beliscando e puxando a alga, até que ela se solte do clipe. Então brincam pelo aquário “roubando” pedaços um dos outros. E meus tangs, herbívoros por natureza, assim como meu blênio macaco, se fartam com vôngole como se eu finalmente tivesse descoberto o que eles realmente gostam de comer!

Da alimentação que oferecemos aos nossos peixes depende a vida saudável que eles vão ter. Um animal saudável defende-se de infecções, se cura delas e adquire mucosas que servem de barreira protetora. Não podemos esquecer que fatores externos também interferem diretamente na saúde de nossos animais e geram estresse, dentre eles: qualidade da água, tamanho do aquário, parâmetros da água, etc.

Os alimentos são processados para obter energia. Alguns nutrientes são obtidos diretamente da alimentação, alguns são produto de reações químicas e produzidos pelos próprios animais. Os peixes precisam para sua sobrevivência:

Proteínas
Carboidratos
Gorduras
Vitaminas
Elementos Traços
Água e Oxigênio

Proteínas: são dos nutrientes mais importantes, e os cientistas estudaram como os peixes as obtém. As proteínas são construídas a partir da combinação de blocos de aminoácidos. São conhecidos cerca de 23 tipos destes elementos, dos quais 10 são exigidos pelos peixes marinhos. São considerados os 10 aminoácidos essenciais, os peixes dependem da variedade de alimentos que fornecemos a eles (da correta fonte proteica) para que consigam extrair estes aminoácidos essenciais. Um peixe que obtém suas proteínas por comer outros peixes é um peixe carnívoro. Um peixe que obtém através de proteínas vegetais, é herbívoro. E finalmente um peixe que obtiver proteínas de carne e produtos vegetais, é onívoro. Este conhecimento é essencial para o aquarista poder decidir o alimento adequado para qualquer peixe.

Carboidratos: os peixes não podem produzir seu próprio carboidrato, portanto este nutriente tem que ser supridos através do alimento que oferecemos a eles. Peixes onívoros e vegetarianos podem conseguir carboidrato através de algas. Peixes carnívoros não tem tanta necessidade de carboidratos, esta pouca quantidade eles encontram em sua dieta normal (peixes, camarões, vôngole, etc.).

Gorduras: assim como acontece com o ser humano, um peixe normal não deve ser gordo. Excesso de gordura não é saudável. Este nutriente também não é produzido internamente, tem que ser oferecido na dieta. As gorduras que os animais marinhos necessitam são: ácidos graxos insaturados e Ômega 3.

Vitaminas: as vitaminas são utilizadas pelos peixes, no processamento de carboidratos e gorduras em diferentes produtos para fornecer energia. São elementos muito sensíveis e facilmente destruídos se mal conservados, e quimicamente modificados. A qualidade do alimento fornecido é importante para que a vitamina surta o efeito necessário, caso contrário, estamos dando placebo aos animais.

Elementos Traços: são elementos químicos (metais e semi-metais) presentes em baixa concentração no ambiente, porém alguns deles são considerados essenciais aos seres vivos. Dos cerca de 115 elementos conhecidos, existem nos oceanos 75 elementos traço, dos quais 13 são essenciais aos peixes, ou seja, eles são fundamentais para sua sobrevivência. Estes elementos atuam como catalisadores, ou seja, atuam nas reações químicas dentro dos peixes, transformando nutrientes em energia e vice versa, convertem energia armazenada em energia utilizável. Muitas vezes os elementos traço estão presentes na água. Alguns são ingeridos com os alimentos. Alguns processos empobrecem a presença destes elementos, skimmers, alguns corais, algas e troca parcial de água.

Poderia ficar navegando na Internet e me informar mais e mais, mas acho que já deu pra elucidar um pouco a importância de darmos aos nossos peixes alimentos de boa qualidade e variar o máximo possível. Como eles estão confinados, dependem totalmente do que fornecemos a eles para tirar nutrientes necessários para mais do que sua sobrevivência, para uma vida saudável!

Avatar do usuário
Gabriel Tiol
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1862
Registrado em: 20 Jun 2009, 20:40
Apelido: Gabriel
Data de Nascimento: 25 Fev 1983
Cidade: Campinas - SP
País: Brasil
Localização: Campinas - SP
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Alimentando nossos Peixes

#2 Mensagem por Gabriel Tiol »

Ótimo texto Isabela!! Parabéns!!
As Fotos tb ficaram show!!

Eu tb vario o maximo possivel a alimentação dos meus peixes aqui em casa! Mas com o seu texto agora vai ficar ainda melhor!!!

Abraços
ImagemIts not a hobby...its way of life

Avatar do usuário
Marco Correa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 262
Registrado em: 18 Jun 2009, 12:34
Apelido: Marquinho
Data de Nascimento: 09 Ago 1981
Cidade: Presidente Prudente - SP
País: Brasil
Localização: Presidente Prudente - SP

Re: Alimentando nossos Peixes

#3 Mensagem por Marco Correa »

Olá Isabela,

Parabéns pela bela explicação... Show de bola mesmo... Nota 10...
;)

É importante lembrar no caso dos TANGS que alface não é uma boa opção de alimentação, pois o alface não tem só efeito calmante, mas tb laxante e isso faz com que os peixes que se alimentam de alface não aproveitem muito bem as vitaminas e nutrientes que estão ingerindo de outras fontes devido a diarréia que tem e assim acaba jogando tudo fora, sem falar na coloração que fica opaca e esbranquiçada...

Quando meu aqua estava montado, eu tb diversificava ao máximo a alimentação dos peixes com 4 tipos de rações diferentes (TETRA FLAKES, TETRA SPIRULINA, TETRA COLORS, TETRA GRANULES) variadas 2 tipos pela manhã e outros 2 tipos no final da tarde diariamente, artêmias congeladas 2 vezes por semana e artêmias vivas as vezes, pois aqui em Presidente Prudente não se acha Artêmias vivas todos os dias... No caso dos TANGS (YT e HEPATUS), além das rações e artêmias, alimentava-os tb com chicória todos os dias, já que eles não aceitavam NORI...

Como eu não tinha o clipe pra segurar a chicória, eu a prendia no limpador magnético mesmo, presa por um elástico de costura, assim...

Imagem


Espero ter contribuído com alguma coisa...


Abraço a todos,


Marquinho
[dropshadow=blue]Meu reef...[/dropshadow] http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=33302

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Alimentando nossos Peixes

#4 Mensagem por Matias Gomes »

Esse texto é show mesmo, parabéns Isa
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Isabela Vistue
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 395
Registrado em: 19 Jun 2009, 20:35
Apelido: Isa
Localização: São Paulo/SP

Re: Alimentando nossos Peixes

#5 Mensagem por Isabela Vistue »

Um lance que eu acho muito curioso, é que os peixes aprendem a comer.
Quando comprei meu Powder Brown, o amigo que me vendeu disse que picava a nori para oferecer a ele, porque ele nao comia se simplesmente colocasse no clip.
Quando ele já estava instalado......eu dei alga para meus peixes, sentei numa cadeira proxima do aquario e comecei picar nori para oferecer a ele, já que eu queria que ele vivesse tão bem aqui quanto ele vivia lá.
Enquanto fazia isso, levantei os olhos pra olhar pros peixes se alimentando..... quando olhei o Powder Brown tava se acabando na Nori junto com os demais..... rs.... liguei pro antigo dono e disse, acho que pai estraga filho kkkkkkk

Se voce comprar algum peixe que coma alga onde ele estiver, quem sabe vendo o novo comendo, os seus não vão no embalo? :)
é que eu acho a Nori bem prática. Sempre tem estoque aqui em casa :)

Imagem

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Alimentando nossos Peixes

#6 Mensagem por Matias Gomes »

Isa as vezes um peixe se aclimata melhor no meio dos outros, pois vendo todos comer tb faz o mesmo.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Alimentando nossos Peixes

#7 Mensagem por Frederico Ramos »

Lá em casa eu faço uma mistureba usando gelatina sem sabor pra dar liga. Eu uso:

- camarão com rabo mas sem cabeça
- salmão
- lula
- mexilhão
- óleo de fígado de bacalhau
- ova de tainha
- nori picada
- spirulina em pó
- alguma vitamina como vitachem

Depois em congelo em tiras. Pra servir pico em cubos 5x5mm e jogo no aquário. Para os peixes menores eu esfarelo o cubo entre os dedos.

Os palhaços ficam completamente loucos. O meu imperador adora e atualmente até os tangs aprenderam a comer.

Como não faço muito de cada vez, dá pra variar os ingredientes a cada mês.

abraço

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Alimentando nossos Peixes

#8 Mensagem por Matias Gomes »

Fred eu tiraria o salmão, se vc se alimentar de salmão todos os dias vc pode acabar cego por causa da quantidade monstro de antibióticos que eles tem e os corantes artificiais para dar cor na carne, use sardinha ou qualquer outro peixe nacional.
e troque a gelatina pelo Agar Agar http://www.tnh.com.br/detalhes_produto. ... =agar+agar
ele é extraído de algas e dá uma liga mais forte e tem melhores nutrientes, pode comprar via correio, ou procurar em alguma casa de produtos japoneses.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Alimentando nossos Peixes

#9 Mensagem por Frederico Ramos »

Valeu pelo toque Matias :!:

Avatar do usuário
Marco Correa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 262
Registrado em: 18 Jun 2009, 12:34
Apelido: Marquinho
Data de Nascimento: 09 Ago 1981
Cidade: Presidente Prudente - SP
País: Brasil
Localização: Presidente Prudente - SP

Re: Alimentando nossos Peixes

#10 Mensagem por Marco Correa »

Fala Galera Brasil Reef,

Ouvi dizer tb que estão estão conservando muito salmão em formol para que assim a perda seja menor... Isso afeta qualquer um... :shock:



Abraço a todos,


Marquinho
[dropshadow=blue]Meu reef...[/dropshadow] http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=33302

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Alimentando nossos Peixes

#11 Mensagem por Frederico Ramos »

Marco Correa escreveu:Fala Galera Brasil Reef,

Ouvi dizer tb que estão estão conservando muito salmão em formol para que assim a perda seja menor... Isso afeta qualquer um... :shock:



Abraço a todos,


Marquinho


Caraca ! E eu que adoro sushi ! :shock:

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Alimentando nossos Peixes

#12 Mensagem por jose Jorge »

Eu gostaria de fazer uma pergunta sobre o conteúdo estomacal dos Camarões e dos Bivalves que costumamos alimentar os Peixes.............

Teria algo nocivo nestes elementos ?

Seriam eles responsáveis pela HLLE......Head and Lateral Line Erosion ?

Bactérias ?

Responder

Voltar para “Artigos”