🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

preocupado com Hepatus

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Jeferson Taboni
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 12
Registrado em: 27 Jan 2021, 11:41
Apelido: JeffyTaboni
Data de Nascimento: 24 Abr 1989
Cidade: Palhoça
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

preocupado com Hepatus

#1 Mensagem por Jeferson Taboni »

Olá Senhores(as)
Comprei um aquario de um amigo meu que estava se mudando e nao teria mais espaço no novo endereço e também pelo que vi ele ja não estava mais dando a atenção necessaria ao Aquario consequentemente aos peixes.
Pois bem fiz o transporte dele pra minnha casa levei todos os animais e também toda agua do aquario, para tentar minimizar ao maximo o impactos nos animais.
Acontece que um Saifim acho que é assim qeu se escreve acabou falecendo infelizmente nesse transporte.
Agora a Hepatus qeu tinha nesse aquario está estranha e estou preocupado com ela mas não sei o que fazer desde que montei o aquario ela se escondeu, sai as vezes mais logo volta a se esconder nas pedras do aquario, fica la paradinho no fundo do aquario, as vezes ate acho que morreu de tão parada e sempre no canto dele atras das pedras. Montei ele no novo endereço domingo passado.
O que pode ser? Normal? se não for normal o que posso fazer?

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: preocupado com Hepatus

#2 Mensagem por Arnaldo Doi »

bom dia

TESTES!!!

faça testes... verifique principalmente amonia... deve ter bagunçado bem os parametros da agua, e parametros se verificam com testes... faça-os, rapido!

Qual o seu nivel de conhecimento do aquarismo marinho?? já teve um antes?

Jeferson Taboni
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 12
Registrado em: 27 Jan 2021, 11:41
Apelido: JeffyTaboni
Data de Nascimento: 24 Abr 1989
Cidade: Palhoça
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: preocupado com Hepatus

#3 Mensagem por Jeferson Taboni »

Arnaldo Doi escreveu:bom dia

TESTES!!!

faça testes... verifique principalmente amonia... deve ter bagunçado bem os parametros da agua, e parametros se verificam com testes... faça-os, rapido!

Qual o seu nivel de conhecimento do aquarismo marinho?? já teve um antes?

Sim fiz os testes iniciais a unica coisa mais fora por enquanto e salinidade. comprei um de amonia também para verificar aquele da seachem ainda está apontando como seguro.
Não nunca tive aquário marinho antes, tenho tido ajuda do meu cunhado que tem aquario marinho e tem me ajudado bastante.

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: preocupado com Hepatus

#4 Mensagem por Arnaldo Doi »

certo amigo,

tem um post nesse endereço: viewtopic.php?f=45&t=14986
qdo puder, dá uma lida, é um guia para iniciantes

vamos pressupor q os parametros estejam ok... o peixe ficar escondido pode ser de adaptação.. tb tenho um peixe (um tang, mesma familia desse hepatus) , que vive escondida, pq é medrosa... ela se alimenta? na mudança, os peixes podem ficar um dia, até dois , sem alimentar..mais q isso pode ser preocupante

qto está de densidade?? a faixa ideal é entre 1023 e 1025

e o pH ?

faça uma descricao bem detalhada do seu aquario, fica dificil darmos um pitaco assim, no escuro.. descreva os equipamentos, marcas, se está funcionando bem, etc

qdo vc achar que precisará fazer muitas suplementações, ou tiver que comprar removedores diversos para corrigir determinados parametros, lembre-se que pode fazer uma simples tpa... mas faça uma tpa bem feita!! a agua, de preferencia, passada em um bom filtro, e o sal de boa qualidade.

Jeferson Taboni
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 12
Registrado em: 27 Jan 2021, 11:41
Apelido: JeffyTaboni
Data de Nascimento: 24 Abr 1989
Cidade: Palhoça
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: preocupado com Hepatus

#5 Mensagem por Jeferson Taboni »

Arnaldo Doi escreveu:certo amigo,

tem um post nesse endereço: viewtopic.php?f=45&t=14986
qdo puder, dá uma lida, é um guia para iniciantes

vamos pressupor q os parametros estejam ok... o peixe ficar escondido pode ser de adaptação.. tb tenho um peixe (um tang, mesma familia desse hepatus) , que vive escondida, pq é medrosa... ela se alimenta? na mudança, os peixes podem ficar um dia, até dois , sem alimentar..mais q isso pode ser preocupante

qto está de densidade?? a faixa ideal é entre 1023 e 1025

e o pH ?

faça uma descricao bem detalhada do seu aquario, fica dificil darmos um pitaco assim, no escuro.. descreva os equipamentos, marcas, se está funcionando bem, etc

qdo vc achar que precisará fazer muitas suplementações, ou tiver que comprar removedores diversos para corrigir determinados parametros, lembre-se que pode fazer uma simples tpa... mas faça uma tpa bem feita!! a agua, de preferencia, passada em um bom filtro, e o sal de boa qualidade.


Então amigo ela tem se alimentando sim tenho feito diversas porções por dia pra ir poder acompanhando eles e ela esta se alimentando..
posso estar imaginando coisas mais quando estou proximo do aquario me parece que ela se esconde mais, tenho deixado minha esposa alimentar os peixes com ela a hepatus chega a subir na coluna de agua e se alimenta me parece melhor..

Sim fiz uma TPA ja no dia da mudança do aquario e estou programando outra ja pra este final de semana, irei alterar mais 20 litros do aquario.
A salinidade dela está em 1028 e estou adicionando agua doce aos poucos todo dia um pouco pra baixar essa salinidade.
Outra pergunta que hora seria melhor ligar a iluminação do aquario tenho feito isso ao meio dia. e desligo por volta das 8 da noite.
A descrição do aquário te passo certinho mais tarde.

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: preocupado com Hepatus

#6 Mensagem por Arnaldo Doi »

Jeffy, talvez a dona hepatus queira tricotar um pouco com sua esposa, não dá pra fazer isso com vc do lado, né?

Às vezes, até o jeito que a gente se posta na frente do aquário faz os peixes se comportarem diferente. Um braço estendido, e os peixes já sabem que vão rangar... ficar sentado de frente, eles ficam mais a vontade, se exibindo, nadando de um lado pro outro. Se eu fico de pé na frente do aquario, as vezes eles ficam ariscos. Pelo menos comigo é assim, no meu aquario. Então, não ligue, os peixes marinhos tem muita personalidade. E se ela está se alimentando, isso é um otimo sinal. Apenas verifique se ela está com manchas, pintas ou se a barriga apresenta-se murcha.. Hepatus é herbívoro, alimente-a com nori, acelga, escarola, além dos tradicionais flocos, artemias, pelets..

Uma maneira de fazer um peixe medroso ou timido se soltar, é colocar um outro peixe, sabidamente mais extrovertido, que goste de nadar pelo aquario todo. A hepatus é a unica habitante do aquario?

O fotoperiodo pode ser até maior.. Eu ligo minhas luminarias às 11:30, e desligo à meia noite.. mas a "rampa" para cada cor é diferenciada. 11:30 eu só ligo as UV/violetas... depois vem as azuis... depois vem as brancas, e por ultimo, a colorida (verde/vermelho). No desligamento , é o inverso.

Jeferson Taboni
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 12
Registrado em: 27 Jan 2021, 11:41
Apelido: JeffyTaboni
Data de Nascimento: 24 Abr 1989
Cidade: Palhoça
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: preocupado com Hepatus

#7 Mensagem por Jeferson Taboni »

Arnaldo Doi escreveu:Jeffy, talvez a dona hepatus queira tricotar um pouco com sua esposa, não dá pra fazer isso com vc do lado, né?

Às vezes, até o jeito que a gente se posta na frente do aquário faz os peixes se comportarem diferente. Um braço estendido, e os peixes já sabem que vão rangar... ficar sentado de frente, eles ficam mais a vontade, se exibindo, nadando de um lado pro outro. Se eu fico de pé na frente do aquario, as vezes eles ficam ariscos. Pelo menos comigo é assim, no meu aquario. Então, não ligue, os peixes marinhos tem muita personalidade. E se ela está se alimentando, isso é um otimo sinal. Apenas verifique se ela está com manchas, pintas ou se a barriga apresenta-se murcha.. Hepatus é herbívoro, alimente-a com nori, acelga, escarola, além dos tradicionais flocos, artemias, pelets..

Uma maneira de fazer um peixe medroso ou timido se soltar, é colocar um outro peixe, sabidamente mais extrovertido, que goste de nadar pelo aquario todo. A hepatus é a unica habitante do aquario?

O fotoperiodo pode ser até maior.. Eu ligo minhas luminarias às 11:30, e desligo à meia noite.. mas a "rampa" para cada cor é diferenciada. 11:30 eu só ligo as UV/violetas... depois vem as azuis... depois vem as brancas, e por ultimo, a colorida (verde/vermelho). No desligamento , é o inverso.


Pode ser elas querem tricotar e eu fico ali empatando a conversa rsrs;
Show de bola amigo sobre a rampa de iluminação estou com problemas na luminaria que veio com o aquario ela faz as rampas mais nao consigo configurar pois os botoes mais e menos estão estragados pelo menos parece nao consigo configurar por eles.
Sobre a alimentação da Hepatus e so colocar esses vegetais na agua? ou devo ter algum cuidado antes?
Dentro d aquario tem um occelaris(nemo) e a donzela e um peixe balão pelo que vi no google.

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: preocupado com Hepatus

#8 Mensagem por Arnaldo Doi »

orra, ta parecendo chat do zap isso aqui?? kkkk

tenta passar um wd ou um limpa contato nesses botões... mas longe do aquario hein??

pra colocar esses vegetais, pendura eles com um prendedor..existem alguns especificos só pra isso a venda nas lojas ou no mercado livre.. eu afanei um prendedor de roupa da patroa e meti uma ventosa, ficou igualzinho e não gastei um tostão :lol:

show de bola, teu aquario tem bastante "gente" já... parabens pela hepatus, é uma bela espécie!

Jeferson Taboni
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 12
Registrado em: 27 Jan 2021, 11:41
Apelido: JeffyTaboni
Data de Nascimento: 24 Abr 1989
Cidade: Palhoça
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: preocupado com Hepatus

#9 Mensagem por Jeferson Taboni »

Vou tentar esse final de semana vou tirar a luminaria desmontar e limpar ela.
Vou colocar vegetais na aqua pra ela entao em mais de um ponto pra forçar ela a dar uma passeada.
Sim tem bastante gente ja eu quero peixes menores mesmo a hepatus e um pouco grande...
estilo palhaço e donzela...
De momento queroestabilizar o aquario e matar as aiptasias que vieram junto.

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: preocupado com Hepatus

#10 Mensagem por Arnaldo Doi »

bom dia jeferson!
e ai, o peixe se recuperou?? qual o tamanho do seu aquario? abraço

Jeferson Taboni
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 12
Registrado em: 27 Jan 2021, 11:41
Apelido: JeffyTaboni
Data de Nascimento: 24 Abr 1989
Cidade: Palhoça
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: preocupado com Hepatus

#11 Mensagem por Jeferson Taboni »

Bom dia Arnaldo
Ontem ela saiu e estava bem ativa, domingo ainda estava um pouco cautelosa mas ontem realmente esta se exibindo no aquario.
Creio que agora ela esta ambientada na nova casa... Ela cavou um buraco entre uma pedra e o fundo do aquario onde se esconde e fiac passando por baixo..

Meu aquario de display tem 100x40x50 em torno de 200 lts.. por enquanto ficarei nesse ate o fim do ano se a hepatus não crescer muito ate la e irei pra um maior depois disso... para dar conforto pra ela...

Tenho mais duas duvidas amigo.. um referente ao SUMP, atualmente meu SUMP ta bem simples esta como estava na casa do meu amigo que peguei o aquario tem oSKimmer umas midias biologicas no compartimento do lado mas so.
Quais outros tipos de filtragem eu poderia adicionar no compartimento pos skimmer e antes do compartimento de recalque?

Outra vou enviar algumas fotos aqui, repara que numa delas esta pegando o SOL da manha no Display tem algum problema?
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
[videos]https://youtu.be/jedOn0Wx9Pc[/videos]

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: preocupado com Hepatus

#12 Mensagem por Arnaldo Doi »

bom dia Jeferson!!

que bitelona de hepatus! muito linda,parabens

em termos de filtragem mecanica, vc pode adicionar um filtro tipo shark bag, ou adaptar alguma caixa com perlon, ajuda bastante na diminuição de particulas em suspensão na agua, diminuindo tb depositos de sujeiras no sump

tb pode adicionar um carvão ativado de vez em quando, vai deixar a agua bem cristalina

existem muitos outros filtros, aí depende muito da situação e necessidades do aquario.. ja ouviu falar em ATS ? Algas chaetomorpha? são opções interessantes tb que podem ser incorporadas no sump e ajudam no controle de algas indesejaveis

ao sump tambem podem ser incorporados reatores... não são exatamente filtros, eles funcionam absorvendo substancias (fosfato, por exemplo) , ou liberando substancias (calcio, por exemplo)... tb tem filtro UV...

sobre todos esses filtros e dispositivos q te falei acima, vc encontra material farto de canais de youtubers brasileiros, pesquisa q tu acha facil !!

sobre o sol no aquario, o q pode acontecer é dar um boom de algas e até aquecimento excessivo.. se não der esses problemas e vc curtir o visual, deixa assim e vai observando .. abraço

Jeferson Taboni
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 12
Registrado em: 27 Jan 2021, 11:41
Apelido: JeffyTaboni
Data de Nascimento: 24 Abr 1989
Cidade: Palhoça
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: preocupado com Hepatus

#13 Mensagem por Jeferson Taboni »

Sim ela e muito linda mesmo, por enquanto manterei nesse aquario mais pro fim do ano ja pretendo aumentar ele...

Vou por um carvao nesse mes seguinte quero deixar a agua mais cristalina e usar um perlon e uma boa ideia foi incorporar nas descidas de agua de um compartimento pra outro. talvez...

Sobre o Sol como é sol da manha acredito que aquecimento nao será problemas talvez algas...

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”