🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Cultivo de macro algas no marinho

Bate Papo
Responder
Mensagem
Autor
Robertto Junior
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 0
Registrado em: 08 Mar 2021, 20:48
Apelido: Betinho
Data de Nascimento: 28 Ago 2003
Cidade: Vila velha
País: Brasil

Cultivo de macro algas no marinho

#1 Mensagem por Robertto Junior »

Olá bom dia
Essa é minha primeira interação aqui no fórum e gostaria de tirar algumas com o pessoal mais experiente, sempre achei algumas macro algas bonitas e interessantes por suas colorações variada, alguém sabe como mantê-las com sucesso e saúde ? E também gostaria de saber os peixes que oferecem risco para elas, desde já agradeço por quem disponibilizar seu tempo ajudando o novato aqui

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Cultivo de macro algas no marinho

#2 Mensagem por Renato Vidal »

Beleza Robertto, fique a vontade sim, para compartilhara experiências, tentativas acertos e também erros rss


Estamos todos juntos na construção de um hobby cada vez mais agradavel.



Bem, existe sim aquários marinhos com foco em algas, mas geralmente com objetivo de alguma experimentação ou desenvolvimento de uma biota bem específica, porque o colorido dos corais acabam sendo bem mais impressionantes que o das algas, e sim, existe muitas variedades e cores nas algas também.

Penso que, assim como um plantado doce, luz, e nutrientes como fosfatos, silicatos e nitratos são necessários para elas crescerem muito.

[imagem]http://farm8.staticflickr.com/7014/6623462041_d0c17954ab_b.jpg[/imagem]
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Cassiano Kurz
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 85
Registrado em: 21 Nov 2020, 20:29
Apelido: Cassiano Kurz
Data de Nascimento: 17 Dez 1987
Cidade: Joinville
País: Brasil
Localização: Pomerode
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Cultivo de macro algas no marinho

#3 Mensagem por Cassiano Kurz »

Eu particularmente acho muito legal um mix de reef e macro algas. se parar para pensar.. Isso é muito mais próximo do fundo do mar. Mas é um conceito.. Pouco ortodoxo.

No Brasil a unica macroalga que encontro é chaetomorfa. As demais só fora do país tu acha lojas vendendo alguma coisa.

Eu gostaria muito de achar a caulerpa principalmente a taxifolia porém.. Simplesmente não existe.

Inclusive o guia de reefs da Sera, prega essa doutrina de macro algas como um grande controle de nutrientes. O que nada mais é do que um "refúgio" dentro do display.

Um grande porém das macroalgas é a fase sexual delas. Honestamente nunca aprofundei muito no tema, mas é um evento em que elas - se não estou errado e até onde me lembro - por stress ou algum outro fator liberam uma quantidade cavalar de nutrientes nocivos aos peixes (amônia, nitrito e etc) que pode matar tudo que existe no aquario se não controlado rápido. Se não me engano as algas ficam com umas bolinhas de ar envolta e quando começam estourar, daí deu ruim. Se não me engano, uma poda regular previna este tipo de evento.
-mas de novo, posso estar ruim de memória. Mas como nunca achei elas, nunca mais parei pra ler e aprender. [emoji16]




Enviado de meu G8142 usando o Tapatalk

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Cultivo de macro algas no marinho

#4 Mensagem por Humberto Jr. »

Cassiano Kurz escreveu:No Brasil a unica macroalga que encontro é chaetomorfa. As demais só fora do país tu acha lojas vendendo alguma coisa.

Eu gostaria muito de achar a caulerpa principalmente a taxifolia porém.. Simplesmente não existe.

É possível conseguir outras algas sim, mas são relativamente caras, sai na faixa de 20-25 reais cada porção.
Num fornecedor costuma ter alguns tipos, dentre elas:
ALGA CHAETOMORPHA
CACHO DE UVA
CAULAERPA VINHO_MUDA
CAULERPA PROLIFERA
CAULERPA RASTAFARI
CODIUM AZUL
CODIUM PALMA_MUDA
CODIUM PINHEIRO_MUDA
CODIUM ROXO
CODIUM VERDE
CODIUM VINHO
ORELHA DE ELEFANTE
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Daniel San
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 491
Registrado em: 26 Jan 2013, 12:29
Apelido: Daniel San
Data de Nascimento: 05 Dez 1977
Cidade: São Paulo
País: BR
Recebeu Curtir: 59 vezes

Re: Cultivo de macro algas no marinho

#5 Mensagem por Daniel San »

Cassiano Kurz escreveu:Eu particularmente acho muito legal um mix de reef e macro algas. se parar para pensar.. Isso é muito mais próximo do fundo do mar. Mas é um conceito.. Pouco ortodoxo.




No mar aonde tem recife não tem algas e aonde tem algas há poucos corais

Responder

Voltar para “CHAT”