🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

tratamento de planarias com mebendazo resultados positivos!!

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#41 Mensagem por Mauro Becker »

A concentração do produto é algo a se preocupar e muito, como foi comentado a diferença de remedio e veneno é a concentração.

As TPAs reduzem bem a quimica diluida no aquario, há de se considerar também a capacidade de oxidar ou de se reduzir estes elementos, mas sem muita consideração as dinamicas quimicas do sistema ei fiz uma tabela simples para se avaliar a interferÊncia de uma TPA de 10% em um aquario de 100 litros.

Assim principiei que havia supostamente um elemento dissolvido em todo volume de agua do aquario e a cada 10% de agua trocada eu reduzuria sua concentração original em 10%.

Se na primeira troca o elemento estava em 100% - 10%, sua concentração original seria reduzida para 90%
na 2ª TPA de 90% do original diluido iria de 90% para 81% (90-10%)
na terceira de 81 para 72,9%
na 4ª para 65,61%
na 5ª para 59%
na 6ª para 53,14%
na 7ª para 48%

è claro que isto não leva em consideração inumeros fatores, serve apenas para ilustrar o quanto uma TPA pode fazer efeito ok:Marco

De fato acredito que todos animais de classe proximas devam ser afetados por este principio ativo, razão de conseguir se determinar a devida concentração, que pode ser bem suave para um tratamento prolongado.

O remédio esta em minhas mãos acredito que desde segunda, me faltam as planárias, preciso conseguir as doações.

De uma olhada na tabela anexa, isto pode lhe dar uma ideia de quanto o remédio ainda esta presente no aquario. Oq de certa forma justifica a mortalidade dos vermes espaguet.

UNs saches de carvao ativado podem colaborar também ok.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Mauro Becker em 19 Mai 2011, 15:09, em um total de 2 vezes.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#42 Mensagem por Celso Suguimoto »

Marco se os fireworm e spaghetti ainda estao morrendo é pq existe concentracao do produto suficiente para esta-lo fazendo provavelmente.

Qual a dose q vc usou no aquario ?

Eu peguei cerca de 10 litros de agua do propio aquario coletei muiiitas planarias nao sei quantas mais muiitas umas 200 coloquei no aquario soltei as planarias deixei elas grudarem nas paredesdo aquario e nas bombas esperei uns 10 minutos depois disolvi 2 comprimidos de 100 mlg e com a propia agua do aquario eliegui o skimmer. so isso
Gostaria q alguem podesse fazer esse mesmo teste ok pra gente discutir sobre o assunto pra ver se nao foi apenas uma conhecidecia ou sorte sei la


Achei essa referencia num blog... q é da dosagem q o pessoal de água doce usa

Químicos

Vermífugos veterinários e para uso humano se mostraram eficientes em eliminar planárias sem afetar os outros animais do aquário, mas todo tratamento deve ser feito com cuidado pois as doses são muito pequenas e qualquer erro pode levar a um desastre. É importante ressaltar que no caso de apresentações em comprimido em que a dose precise ser fracionada é mais seguro esmagá-lo e dissolvê-lo para depois fracionar. Pois o princípio ativo pode não estar distribuído e corre-se o risco de usar uma fração sem princípio ativo nenhum. Em todos os tratamentos convém dosar novamente depois de alguns dias, pois os ovos são resistentes.

O vermífugo menbendazol para uso humano em comprimidos de 100mg foi usado com sucesso, sendo que a dose efetiva foi de 1 mg por litro, repetida a cada 12 horas por 3 dias. Esta concentração não afetou os camarões.

O princípio ativo flubendazol mostrou ser eficiente, segundo uma de minhas fontes, a apresentação adequada a ser usada em aquários é em pó, aplica-se 0.2 grama por 100 litros de água.

Outro remédio utilizável é o fenbendazole, de nome comercial Panacur ®, vermífugo para cães. Segundo a experiência descrita em uma das minhas fontes, uma dosagem de 0,6ppm é eficiente contra hidras e planárias, sem afetar outros animais ou o filtro biológico. Para atingir essa dosagem usa-se aproximadamente 0.1 grama para 40 litros. O efeito é rápido, bastando uma aplicação para matar os adultos.


http://www.sekaiscaping.com/2009/06/pla ... ciosa.html

A diferença entre o veneno e o remedio as vezes está na dosagem
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Marco Doretto

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#43 Mensagem por Marco Doretto »

Bom dia Celson tudo bem ai e ai alguma novidade cara, entao o meu teste foi uma catastrofe ate meu zoahtos esta mal cara sei nao mais acho q vou perder todos corais rsrsr vou ter q começar tudo d novo rsrsrs mais valeu o teste se algum amigo ai quiser fazer alguma doaçao rsrsrsrsr vou gostar d mais rsrsrsrs valeu galera.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#44 Mensagem por Celso Suguimoto »

Por aqui tranquilo...

Acho q vc errou na mao pra aplicar esse produto... saia mais barato ter usado o flatworm exit ou o produto do Leonardo dias pra acabar com planarias
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Marco Doretto

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#45 Mensagem por Marco Doretto »

cara concordo kkk mais fazer oq ne na vida so aprendemos com erros rsrsr mais valeu

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#46 Mensagem por Mauro Becker »

Hoje terminei os testes com o Mebendazol

Parti inicialmente para uma super diluição 500mg para 50ml de agua desmineralizada, ou seja cada 1ml teria aproximadamente 10 mg de Mebendazol.

Em 1o litros de agua com planarias adicinei 1 ml da solução, ou se preferir 10mg, seria 1 mg por litro de agua
neste estágio as planarias não foram afetadas de forma notavel, não significa que não estavam sendo afetadas ok
Nesta concentração Xênias morreram depois de 12 horas

Neste mesmo teste retirei o coral desmanchando e inseri mais 1 ml, elevando a concentração para 2 mg de Mebendazol por litro
Neste quadro as planarias ficaram mais estaticas, nao morreram imediatament, depois de 12 horais apareceramalgumas mortas
Nish e neritinas se fecharam (já as devolvi ao aquario vamos ver se há uma recuperação.

Parei os testes

Sim parece que o principio citado tem efeito sobre as planárias, porém outros seres são mais sensiveis ao tratamento, infelizmente pelo pouco feito não parece ser uma solução de facil trato, podendo s efeitos colaterais serem piores que a causa original motivadora do tratamento.

Eu não usaria em um aquario.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#47 Mensagem por Celso Suguimoto »

Esse produto é usado em banho de corais... principalmente SPSs... planarias comuns é sulfato de quinina... que é dificil de encontrar.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Marco Doretto

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#48 Mensagem por Marco Doretto »

Eita q valeu Mauro bacana mesmo é mais eu burro idiota ou louco usou rsrsr perdi sim corais mais meu ate aptacias morrerao rsrsrsr mais nao me arrependo nao agora aprendi so nao deixar elas voltarem rsrsr q nao vou precisar usar esse medicamento rsrsrs, gostei do seu teste Mauro

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#49 Mensagem por Mauro Becker »

A muda de xenia, morreu, desmanchou totalmente as neritinas e nish, parecem que morreram mesmo, e as colonias de xenias do aquario estao todas retraidas, pode ser efeito do ´pouco do agente que entrou no aquario principal.

De praxe, TPA e carvão ativado.

Por hora nada de mais.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Marco Doretto

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#50 Mensagem por Marco Doretto »

é esse medicamento e forte mesmo nao compença valeu mais ja é uma experiencia q pomos compartilhar, entao mauro mais pelo q percebi se o aquario estiver mesmo carregado e so tiver corais duros vc acha q rolaria esse medicamento pois tenho um coral duro aqui ele nem se abalou com o medicamento esta lindao maravilhosos os mush tambem estao otimos a de se pensar oq vc acha ?

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#51 Mensagem por Mauro Becker »

Pelo que me parece todos corais correlacionados a familia dos hidrocorais sao sensiveis a droga

Nao sei se entendi corretamente, mas acho que o celso citou tratamento em sps.

Só pelo fato de interferir na micro fauna, eu nao usaria.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

akira inoue
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 610
Registrado em: 11 Dez 2010, 07:08
Apelido: Akira Inoue
Cidade: sao paulo
País: brasil
Localização: Sao paulo
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#52 Mensagem por akira inoue »

Galera, ainda bem que os foruns existem kkkk

Com a falta de ascaridil, no topico falam do albendazol e mebendazol, usaram levamisol em algum outro teste?

Quais corais tinham nos aquarios? Anemonas, elegance?

Caso nao os medicamentos acima, faltworm salifert ou blue life sao seguros com anemonas, tridacnas, elegance?

Levando em conta a infestacao da praga
---------------------------------------
Akira Inoue
akirainoue@hotmail.com

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”