🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

tratamento de planarias com mebendazo resultados positivos!!

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Marco Doretto

tratamento de planarias com mebendazo resultados positivos!!

#1 Mensagem por Marco Doretto »

galera tenho visto em alguns foruns tratamento de planarias com o medicamento com o principio ativo mebendazol alguem ja fez ja testou? hoje vou começar em aquario separado esse teste vou colocar agua do aquario pricipal uma muda de coral e muiitas planarias vamos ver no que da !!!!!
Editado pela última vez por Marco Doretto em 11 Mai 2011, 19:52, em um total de 1 vez.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: tratamento de planarias com mebendazol???

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Já usei uns tres tipos destes anti- helmínticos, em um aquario teste cheio de planárias

Nada de significativo verifiquei.

Onde você leu sobre o tema deve ter se mostrada uma metodologia/criterios etc, você se lembra?
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: tratamento de planarias com mebendazol???

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

O generico do flatworm exit é sulfato de quinina...

Mebendazol um dos principios ativos do Fluke Tabs, que é usado pra AEFW q é um tipo de platelminto, nao sei se funciona pra planarias comuns

Imagem

Proprietary: NO
Ingredient: PHOSPHONIC ACID (2,2,2-TRICHLORO-1-HYDROXYETHYL)-DIMETHYL ESTER
Ingredient Sequence Number: 01
NIOSH (RTECS ) Number: TA0700000
CAS Number: 52-68-6
OSHA PEL: None
ACGIH TLV: NIC-1 (V); A4 BEI

Proprietary: NO
Ingredient: MEBENDAZOLE, (METHYL-5-BENZOYL-BENZIMIDAZOLE-2-CARBAMATE)
Ingredient Sequence Number: 02
NIOSH (RTECS) Number: EY8600000
CAS Number: 31431-39-7
OSHA PEL: NONE
ACGIH TLV: NONE
TWA: NONE
[left][left]

Proprietary: YES
Ingredient: ANTHELMINTIC
Ingredient Sequence Number: 03
OSHA PEL: NONE
ACGIH TLV: NONE
TWA: NONE
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Marco Doretto

Re: tratamento de planarias com mebendazol???

#4 Mensagem por Marco Doretto »

Celso Suguimoto escreveu:O generico do flatworm exit é sulfato de quinina...
bom gente nao lebro em q site eu li se foi em um forun mais la tinha tratamento de 3 dias com esse medicamento oq fiz agora as 18:00 dia 10/05/2011
foi pegar sentenas de planarias com agua do aquario mais um kenia e coloquei em um aquario pequeno apenas com um skimmer funcionado vamos ver oq da se der certo vou colocar o passo a passo ok
Mebendazol um dos principios ativos do Fluke Tabs, que é usado pra AEFW q é um tipo de platelminto, nao sei se funciona pra planarias comuns

Imagem

Proprietary: NO
Ingredient: PHOSPHONIC ACID (2,2,2-TRICHLORO-1-HYDROXYETHYL)-DIMETHYL ESTER
Ingredient Sequence Number: 01
NIOSH (RTECS ) Number: TA0700000
CAS Number: 52-68-6
OSHA PEL: None
ACGIH TLV: NIC-1 (V); A4 BEI

Proprietary: NO
Ingredient: MEBENDAZOLE, (METHYL-5-BENZOYL-BENZIMIDAZOLE-2-CARBAMATE)
Ingredient Sequence Number: 02
NIOSH (RTECS) Number: EY8600000
CAS Number: 31431-39-7
OSHA PEL: NONE
ACGIH TLV: NONE
TWA: NONE
[left][left]

Proprietary: YES
Ingredient: ANTHELMINTIC
Ingredient Sequence Number: 03
OSHA PEL: NONE
ACGIH TLV: NONE
TWA: NONE

Marco Doretto

Re: tratamento de planarias com mebendazol???

#5 Mensagem por Marco Doretto »

bom galera apos 4 horas de testes com o medicamento ja aparecen alguns planarias enrroladas nao sei se estao mortas mais nao se mechem e algumas enrrolas e algumas na parte de baixo do skimmer enrroladas e paradas vamos aguardar mais 1 dia e posto resultados

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: tratamento de planarias com mebendazol???

#6 Mensagem por Mauro Becker »

DEixe um TPA preparada para uma emergÊncia e sinfone todas que você puder.

Geralmente ao morrerem as planarias intoxicam a agua do aquario.

E claro, registre a quantidade do produto usado como por exemplo x mg para cada x litros, o tempo do tratamento, suas observações etc

Aguardo os resultados ( e que sejam positivos)
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Marco Doretto

Re: tratamento de planarias com mebendazol???

#7 Mensagem por Marco Doretto »

bom galera hoje dia 11 de maio as 7:00 da manha n tinha nenhuma planaria no aquario nenhuma mesmo todas, nao sei se o skimmer as triturou mais nao tinha nenhuma mais uma coisa q notei o skimmer estava com uma cor horrivel e com um cheiro muiiito ruim pior q o normal e uma sujeira q nao é aquela cor de azeitona estava mais puchado pro vermelho ou laramja nao sei, minha esposa ate perguntu meu oq tem ai as maos da elisa samudio de tanto fedo, hoje assim q chegar vou pegar mais uma planarias e colocar na mesma agua nao vou testar meu meu aqua ainda, e outra a muda de kenia q coloquei esta normal nao parentava nenhum dano ok ate mais.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: tratamento de planarias com mebendazol???

#8 Mensagem por Mauro Becker »

Bom

Cuidado e metodologia, ok

Faço votos de sucesso, mas seja rigoroso, eu acho que vale a pena verificar, densidade, amonia, pH e coisas que achar pertinente
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: tratamento de planarias com mebendazol???

#9 Mensagem por Celso Suguimoto »

Qual a dosagem q vc usou ?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Marco Doretto

Re: tratamento de planarias com mebendazol???

#10 Mensagem por Marco Doretto »

Celso Suguimoto escreveu:Qual a dosagem q vc usou ?

Eu peguei cerca de 10 litros de agua do propio aquario coletei muiiitas planarias nao sei quantas mais muiitas umas 200 coloquei no aquario soltei as planarias deixei elas grudarem nas paredesdo aquario e nas bombas esperei uns 10 minutos depois disolvi 2 comprimidos de 100 mlg e com a propia agua do aquario eliegui o skimmer. so isso
Gostaria q alguem podesse fazer esse mesmo teste ok pra gente discutir sobre o assunto pra ver se nao foi apenas uma conhecidecia ou sorte sei la

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: tratamento de planarias com mebendazol???

#11 Mensagem por Celso Suguimoto »

Entao...eu ja usei ascaridil (levamisol) para o tratamento de AEFW... o principio é parecido, mas o tratamento é fora do aquario... nao sei como os demais animais reagiriam.. pra corais aparentemente nao sentem...

Agora planarias comuns nao ficam apenas sob os corais por isso banhos profilaticos nao resolvem.... talvez como medida para evitar q entrem no aquario, mas como tratamento de uma infetacao tenho um certo receio, mesmo pq a dosagem é cavalar
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Marco Doretto

Re: tratamento de planarias com mebendazol???

#12 Mensagem por Marco Doretto »

bom galera acabei de chegar em casa fui ate o aquario q coloquei as planarias foi oq vi hoje de manha antes do trabalho nenhuma planaria, mais dentro do skimmer cheio delas mortas, oq vou fazer agora coletar mais uma remessa dentro do aqua e colocar dentro do mesmo aquario vamos ver no que da, e o mais importantre a kenia q coloquei continua firme sem nenhuma mudança ok ja ja posto mais alguma coisa ate mais.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#13 Mensagem por Celso Suguimoto »

Marco a presença de planarias num aquario é um tipo de "bioindicador", se elas estao presentes é pq existe excedente de materia organica q estao consumindo.

Esse tipo de medicacao como Interceptor (contra Red Bugs) e/ou tropical Marine Pro Coral Cure, ou Betadine ou Levamisole, ou Fluke Tabs (Red Bug) sao tratamento preventivos, mas em forma de banhos nos corais, ja que esses tipos de parasitas infestam os corais... planarias comuns ficam no substrato e vidro tbem.... entao nao creio q vc consiga faze-los no reef principal... pra corais esses medicamentos nao fazem mal... mas com ascaridil até flatworm morre.

Imagem

Existe uma outra forma de acabar com planarias q é matando elas de fome usando pergamanato de potassio, mas acho arriscado pra quem nao está acostumado com o produto
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#14 Mensagem por Mauro Becker »

Aí abrindo o livro proibido da alquimia aquariana.


E o peroxido de hidrogênio, solução de Lugol, neomicina, icon_iCo01
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Marco Doretto

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#15 Mensagem por Marco Doretto »

bom galera fiz loucura add 1 comprimido diluido nao aquario ok por incrivel q pareça mais 95% das planarias morrerao meu skimmer ficou um lixo, mais alguns corais sentirao muiiito muiito mesmo nao sei nem se vao aguentar as xenias as kenias e xenias blue e cloves parece q queimarao esat atrofiados nao estao mortos pois se mechem, oq fiz foi trocar 25% da gua uma boa levantada na poeira e planarias mortas add 1 ampola de biodigest e 1 ampola de biomtim vamos ver se elas reagem ate mais, mais q matei muiiitas planarias matei!!!!!

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#16 Mensagem por Mauro Becker »

Bom pelo resultado é tiro e queda icon_yes



Sifone urgente todas as planárias que for possível e impossível, não deixe no aquario



Sobre os corais fica dificil afirmar se foi o remédio ou se foram as toxinas das planarias mortas (este te avisei lá em cima)

Mesmo os flat worm exit da vida já avisam para um previo sifonamento estas pequenas, acho que este é seu problema, uma intoxicação monstro. faça uma sequÊncia de TPA (pelo visto já esta fazendo ) e use um carvão ativado.

Durante a TPA aproveite para sifonar oq for possivel de planaria.

Acho que você vai ter sucesso na recuperação integral dos corais , bom pelo menos eu espero, tudo depende da intencidade e tempo de exposição.

Curioso é que já testei e com uns tres tipos de remédios/marcas e nada de concreto verifiquei, pode ser a dosagem mesmo.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#17 Mensagem por Mauro Becker »

:?:

E então?
como esta o aquario?
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Marco Doretto

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#18 Mensagem por Marco Doretto »

Mauro Becker escreveu::?:

E então?
como esta o aquario?

bom Mauro as xenia e uma kenia morrerao mesmo, mais os mossh ricordea trumpet zoanthus os peixes naa sofrerao estao perfeitos por incrivel q pareça tinha ate uma aptacias q morrerao tambem, cara vc q tem muiito mais experiancia q eu gostaria muiiito vc analizase esse medicamento pois vale a pena nao me arrependo pelo teste pois poderei dar inicio seila de uma boa pequesquisa deste equipamento pelos nosso amigos do forun ok mais cara agradeço a atençao.
bom o remedio é o belmirax 10mlg

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#19 Mensagem por Mauro Becker »

SAlve


Fico muito agradecido pelo voto de confiança, mas nem sou assim tão experiente mas vou iniciar um periodo de testes com o principo ativo que você citou, no caso do Belmirax é o Mebendazol já citado pelo Celso em post acima.

Hoje vasculhei as gavetas e encontrei um dos remedios testados, o Zolben 400 mg de principio Albendazol (deve ser coisa de patente). Falta chegar o remedio e encontrar planárias.

Vamos ver se encontramos algo relevante.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Marco Doretto

Re: tratamento de planarias com mebendazo resultados positiv

#20 Mensagem por Marco Doretto »

Mauro Becker escreveu:SAlve


Fico muito agradecido pelo voto de confiança, mas nem sou assim tão experiente mas vou iniciar um periodo de testes com o principo ativo que você citou, no caso do Belmirax é o Mebendazol já citado pelo Celso em post acima.

Hoje vasculhei as gavetas e encontrei um dos remedios testados, o Zolben 400 mg de principio Albendazol (deve ser coisa de patente). Falta chegar o remedio e encontrar planárias.

Vamos ver se encontramos algo relevante.

fico no aguardo valeu

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”