🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

orientaçao para sistema de resfriamento

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
joao.paulo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 292
Registrado em: 31 Out 2010, 15:32
Apelido: JP
Cidade: sao paulo
País: brasil

orientaçao para sistema de resfriamento

#1 Mensagem por joao.paulo »

pessoal, mais uma vez preciso de orientaçao,,,, tudo aqui ta quase,, rsrrsrs :-D a primeira coisa que eu gostaria de saber é se um filtro de linha da conta de todos os aparelhos ou se existe alguma forma de ligar tudo?......... agora o mais dificil pra eu entender é a questao do resfriamneto da agua... sei que existem as ventuinhas,,, onde compre-las? (imagino que na santa ifigenia) agora quantas e que tamanho?,,, e a duvida maior: como funciona, como elas ligam? imagino que seja um sensor na agua (um termostato?????) enfim, preciso de ajuda para a montagem do sistema de resfriamento..................alguem tem dicas??????????..(ja ja começo a postar algumas fotos mesmo sem agua),,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
muito obrigado mais uma vez,,,
abraço a todos
JP

Avatar do usuário
ThiagoBG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 293
Registrado em: 23 Nov 2010, 17:39
Apelido: Thiago Goncalves
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - SP

Re: orientaçao para sistema de resfriamento

#2 Mensagem por ThiagoBG »

As ventoinhas podem ser as de PC mesmo. Aqui no meu Nano de 54L eu uso 2 ventoinhas (cooler) de processador (8x8). Elas podem ser ligadas com fonte 12v, só precisa prestar atenção na quantidade de ampéres que a fonte tem e quantas ventoinhas vai ligar, pra não queimar a fonte. Esistem os microventiladores 110v, mas são mais caros.

Dica: Normalmente, coolers de processador (geralmente 8x8) tendem í ser mais fortes que os de gabinete (geralmente 12x12). Tenta achar informações como Fluxo de Ar deles.

Como meu irmão trabalha com informática, liguei logo numa fonte de PC que dá pra ligar ventoinhas que não acaba mais. Para acionar, tem um cara que vende no Mercadolivre um termostato para resfriamento.

Link Aqui!
Imagem

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: orientaçao para sistema de resfriamento

#3 Mensagem por Valter Pereira »

Boas João Paulo.

Seguinte.. Procura no filtro de linha quantos amperes suporta cada tomada e o fio dele.. ai é só não ultrapassar.
Aqui no forum tem a venda um painel elétrico, onde vc liga tudo do aquário e comanda por chaves Liga/Desliga... Como eu tenho noções de elétrica, eu fiz o meu painel em uma tarde, é tranquilo.

Quanto ao resfriamento, existe coolers próprios para aquário, porém, custa mais de 100 reais cada.
Vc pode montar com coolers de processador como sugeriu o Thiago, usando fonte de pc ou transformador para 12v para ligar os coolers.
Na Carelle vc encontra microvendiladores 12x12cm, 110/220v, na faixa dos R$30,00. Encontra tmb controlador de temperatura, que vc programa para ligar os coolers ou termostatos a uma determinada temperatura.
Ex: Ao chegar nos 27° liga os coolers, desliga ao chegar no 26,5° e nos 26° liga o termostato, desligando no 26,5°.
Fica um bom controle, variando minimamente.

Basicamente é isso...
Qualquer dúvida, estamos aew!

Abráss..

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: orientaçao para sistema de resfriamento

#4 Mensagem por Celso Suguimoto »

Qual tamanho do aquario q tá montando ?

Aqui eu uso dois ventiladores de geladeira em um aquario de 410 litros com 2 HQI de 250W (esquenta pacas). Essa vc encontra na Alameda Glete ou em casas que trabalham com peças para geladeira.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: orientaçao para sistema de resfriamento

#5 Mensagem por Alessandro Lima »

Sobre o painel, da uma olhada nesse tópico.
viewtopic.php?f=29&t=5218&hilit=Painel+de+controle

O meu resfriamento ta sendo plnejado para trabalhar com 5 ventuinhas, mas ai depende da sua nescessidade, onde vc mora, faz muito calor? quais as medidas do aquario, é tampado? existem alguns fatores que vc deve pensar pra bolar seu sistema de resfriamento.

Abraços.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Renan Kfouri
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 621
Registrado em: 31 Ago 2010, 09:56
Apelido: XaPeToNeS
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo, SP
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: orientaçao para sistema de resfriamento

#6 Mensagem por Renan Kfouri »

Aqui uso um ventilador de geladeira, como o Celso, em um Reef de 200 lts, geralmente não varia mais que .3 massss nesses dias de calor chegou a variar .6, de qualquer forma acho que dá pra levar!

Avatar do usuário
fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 709
Registrado em: 20 Mai 2010, 14:09
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
Cidade: Sao paulo
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: orientaçao para sistema de resfriamento

#7 Mensagem por fabio simoes »

Antes de falar de resfriamento, precisa informar qual o tamanho do aquário e que iluminação vai usar....

como dito, ventiladores de geladeira (R$ 30,00 na al. glete) e casas de peças de geladeira seguram muito melhor que coolers de computador.

o ideal mesmo é usar um chiller.

abraços

joao.paulo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 292
Registrado em: 31 Out 2010, 15:32
Apelido: JP
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: orientaçao para sistema de resfriamento

#8 Mensagem por joao.paulo »

pessoal, eu estava esperando um email avisando das respostas e nao recebi,,, achei estranho e entrei no forum pra dar uma olhada e vi esse monte de respostas........... MUITO OBRIGADO A TODOS MAIS UMA VEZ!!!!!!!!!!
amanha cedo vou ate o centro pra ver o que vai se encaixar melhor aqui,,,, como falei antes, ja ja começo a postar fotos do meu projeto,,,,,,,,,, nesse final de semana vou viajar pra praia e pretendo aproveitar pra garimpar alguma rocha nos cantos das praias................................................ OBRIGADO MAIS UMA VEZ!!!!!!!!
ABRAÇO A TODOS!!!!!!!!
JP

Avatar do usuário
Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 640
Registrado em: 09 Out 2009, 15:50
Apelido: Zinho
Localização: Jacareí - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: orientaçao para sistema de resfriamento

#9 Mensagem por Flávio Wyinz »

João, com relação as ventiladores acho melhor você utilizar os de geladeira ou um ventilador 12X12 bivolt, pois os cooler's de 12V podem não aguentar.
No meu 1º aquário utilizai os cooler's de 12V 8X8 e "abriram o bico" rapidinho.
Hoje eu utilizo 4 ventuinhas (ventisilva) de 12X12 220V na tampa.
Mantenho meu aquário em 26,5°C sem problema.
Utilizo um COEL TLZ11 para acioná-los com diferença de 0.3°C
Abraço.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: orientaçao para sistema de resfriamento

#10 Mensagem por Alessandro Lima »

joao.paulo escreveu:nesse final de semana vou viajar pra praia e pretendo aproveitar pra garimpar alguma rocha nos cantos das praias...


Só lembrando que a extração de rochas esta proibida, sem ser hipocrita e dizer que não pegaria vou dizer apenas cuidado... :)
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

joao.paulo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 292
Registrado em: 31 Out 2010, 15:32
Apelido: JP
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: orientaçao para sistema de resfriamento

#11 Mensagem por joao.paulo »

Alessandro Lima escreveu:
joao.paulo escreveu:nesse final de semana vou viajar pra praia e pretendo aproveitar pra garimpar alguma rocha nos cantos das praias...


Só lembrando que a extração de rochas esta proibida, sem ser hipocrita e dizer que não pegaria vou dizer apenas cuidado... :)

Alessandro, vc tem toda razao... obrigado pelo toque............. mas na verdade eu ja tenho aqui uma quantidade quase ideal de RV's de um aqua que desmontei ha uns 15 anos. quero ver se acho alguma só pra completar e talvez trazer alguma micro vida............ mais uma vez te agredeço pela preocupaçao......
um grande abraço
JP

joao.paulo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 292
Registrado em: 31 Out 2010, 15:32
Apelido: JP
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: orientaçao para sistema de resfriamento

#12 Mensagem por joao.paulo »

ThiagoBG escreveu:As ventoinhas podem ser as de PC mesmo. Aqui no meu Nano de 54L eu uso 2 ventoinhas (cooler) de processador (8x8). Elas podem ser ligadas com fonte 12v, só precisa prestar atenção na quantidade de ampéres que a fonte tem e quantas ventoinhas vai ligar, pra não queimar a fonte. Esistem os microventiladores 110v, mas são mais caros.

Dica: Normalmente, coolers de processador (geralmente 8x8) tendem í ser mais fortes que os de gabinete (geralmente 12x12). Tenta achar informações como Fluxo de Ar deles.

Como meu irmão trabalha com informática, liguei logo numa fonte de PC que dá pra ligar ventoinhas que não acaba mais. Para acionar, tem um cara que vende no Mercadolivre um termostato para resfriamento.

Link Aqui!

legal Thiago, valeu pelas dicas mas quero te fazer uma pergunta: vc esta usando esse termostato? se sim, o que vc me diz? pegunto porque achei la na florencio de abreu um controlador de temperatura por 20 reais a mais mas esse tem um display digital que te mostra a temperatura ... me pareceu bem complexo para programar e alem disso nao sei se o fato de me mostrar a temperatura medida muda alguma coisa ja que com certeza terei um termometro em algum lugar do aqua... se vc estiver usando, vou comprar esse que vc me passou o link..........
obrigado!!!
abraço
JP

Avatar do usuário
ThiagoBG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 293
Registrado em: 23 Nov 2010, 17:39
Apelido: Thiago Goncalves
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - SP

Re: orientaçao para sistema de resfriamento

#13 Mensagem por ThiagoBG »

Eu comprei um recentemente. Antes eu deixava as ventoinhas ligadas direto e o termostato/aquecedor... Quase não variava a temperatura, mas estava forçando as ventoinhas demais.

Sobe o contolador, não tenho tido o que reclamar hehe
Imagem

joao.paulo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 292
Registrado em: 31 Out 2010, 15:32
Apelido: JP
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: orientaçao para sistema de resfriamento

#14 Mensagem por joao.paulo »

ThiagoBG escreveu:Eu comprei um recentemente. Antes eu deixava as ventoinhas ligadas direto e o termostato/aquecedor... Quase não variava a temperatura, mas estava forçando as ventoinhas demais.

Sobe o contolador, não tenho tido o que reclamar hehe

mas o que vc comprou é o que vc me indicou?

abraço!!!!

mauricio nogueira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 779
Registrado em: 30 Jun 2009, 09:25
Apelido: mauricio_Nogueira
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: orientaçao para sistema de resfriamento

#15 Mensagem por mauricio nogueira »

Vcs usam os ventiladores soprando em direção a agua né?

abraço

joao.paulo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 292
Registrado em: 31 Out 2010, 15:32
Apelido: JP
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: orientaçao para sistema de resfriamento

#16 Mensagem por joao.paulo »

mauricio_an escreveu:Vcs usam os ventiladores soprando em direção a agua né?

abraço

mauricio, todos os que vi ate hoje eram assim como vc descreveu, soprando em direçao a agua...
abraço!!!

Avatar do usuário
ThiagoBG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 293
Registrado em: 23 Nov 2010, 17:39
Apelido: Thiago Goncalves
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - SP

Re: orientaçao para sistema de resfriamento

#17 Mensagem por ThiagoBG »

É esse mesmo que te indiquei que eu comprei.

Sobre a posição, são virados para a água que eu uso, sim. Aqui eu fiz um furo redondo na tampa, no tamanho da hélice do micro-ventilador e parafusei direto na tampa do aqua.
Imagem

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”