🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Problema com zoanthus...

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Diego Munhoz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 961
Registrado em: 05 Out 2010, 07:02
Apelido: di.straido
Cidade: São paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Vila Maria
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Problema com zoanthus...

#1 Mensagem por Diego Munhoz »

Fala pessoal, tudo bem?

Não sei o que pode estar acontecendo no meu aqua... os zoanthus que eu tenho estão perdendo a coloração verde e ficando marron, estão ficando bem feinhos, pra falar a verdade.

Esses dias eu peguei umas mudas com o Celso e elas estavam lindonas mesmo, mas aos poucos elas estão perdendo a coloração e ficando meio marrons e amareladas, assim como os outros...

Alguém sabe me dizer o que pode estar acontecendo?


Eu tenho quase 3w/L de iluminação de PL e uso como suplemento o Reef Complete da Seachem, que vem com cálcio, magnésio e estrôncio e também o AquaVitro Fuel, que é um complemento vitamínico para os corais.

Estou com problema no Ph, ele não sobre de jeito nenhum, está em 8.0 e meu nível de cálcio está um pouco baixo também, por volta de 360mg/L... não sei se esses fatores podem influenciar ou não na coloração dos corais, mas estou preocupado!!!


Se alguém puder me ajudar eu agradeço imensamente.


Muito obrigado


Abraços

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Problema com zoanthus...

#2 Mensagem por Renato Vidal »

Apesar de zoanthus serem corais bem resistentes, na maioria dos casos, não possuem vida longa.


Por incrivel que pareça, em casa, os que adquiriram tonalidades mais bonitas, estavam longe das lampadas (2 hqi 250).

Em que posição do aquário eles estão e qual a circulação e iluminação nesse ponto?
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Problema com zoanthus...

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

Fala Diego,

Vc nao tá com algum problema de temperatura ?

Estou com problema no Ph, ele não sobre de jeito nenhum, está em 8.0 e meu nível de cálcio está um pouco baixo também, por volta de 360mg/L


Qto está sua RA ? Usa o teste da Alcon... ele é baratinho e relativamente preciso
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Diego Munhoz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 961
Registrado em: 05 Out 2010, 07:02
Apelido: di.straido
Cidade: São paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Vila Maria
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Problema com zoanthus...

#4 Mensagem por Diego Munhoz »

Renato, putz nem me fala uma coisa dessas, hahahahahah, são os corais que eu mais gosto, tá doido, hahahahaha... mas não é isso não, os corais na casa do Celso são fantásticos, por exemplo, bateu aqui e deu caca!!!


Façla Celso... o aqua está mantendo em 25º 26º... um dia só que chegou aos 28º, foi na segunda, se não me engano... ainda não comprei o cooler.

Sobre a RA, puro vacilo mesmo, eu esqueci totalmente de comprar esse teste... mais tarde um pouco precisarei ir aos Correios, vou comprar o teste e coloco aqui o resultado!!!


Brigadão pessoal...

Estou bastante preocupado porque hoje chega um lote de zoas bem diferentes aqui que eu fiz troca com um colega de fórum...

Aparentemente os corais estão bem, eles estão bem abertos, mas tem esse problema da coloração... depois eu faço umas fotos e posto pra vocês verem a diferença!!!

Avatar do usuário
Renan Kfouri
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 621
Registrado em: 31 Ago 2010, 09:56
Apelido: XaPeToNeS
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo, SP
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Problema com zoanthus...

#5 Mensagem por Renan Kfouri »

Zoanthus é meio doido mesmo, os meus estão todos saudáveis, mas vira e mexe aparece um ou outro esquisito.

A iluminação não está vencida? Verificou se não tem planárias ou aiptasias incomodando eles, sei lá?

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: Problema com zoanthus...

#6 Mensagem por Valter Pereira »

Diego.. qual a sua rotina de tpa?
Usa agua natural ou sal sintético? Qual a marca?

Avatar do usuário
Eiji Yoshimura
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 12 Nov 2010, 19:05
Apelido: Eiji
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Butantã
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Problema com zoanthus...

#7 Mensagem por Eiji Yoshimura »

Diego, pelo que andei pesquisando, corais perdem a cor quando estão a uma temperatura acima do normal para eles.... para conseguirem sobreviver ao metabolismo acelerado, eles soltam as células que os deixam coloridos.... vc disse que está com quase 3w/L, por acaso esse zoa não está mto próximo da flor d'água, o que faria a luz esquentar demais a água na superfície?!?! tira uma foto dele e uma geral do aqua, dando pra identificar o lugar onde ele se encontra....
[font=cursive]O bom filho à casa torna!![/font]

mauricio nogueira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 779
Registrado em: 30 Jun 2009, 09:25
Apelido: mauricio_Nogueira
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Problema com zoanthus...

#8 Mensagem por mauricio nogueira »

cara eu costumo dosar iodo e meus 2 zoanthus estao otimos, mas nao sigo as instruçoes do fabricante nao, eu uso 1 gota diaria, somente isso logo pela manha eu pingo uma gota perto da bomba de recalque, os zoanthus abrem muito, e estao bem coloridos.

de noite quando vou alimentar o suncoral, aproveito e dou uma borrifada de artemina nos zoanthus e na palitoa que agradecem e muito !

eu uso apenas t5 e t8 no meu aquario

abraço

Diego Munhoz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 961
Registrado em: 05 Out 2010, 07:02
Apelido: di.straido
Cidade: São paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Vila Maria
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Problema com zoanthus...

#9 Mensagem por Diego Munhoz »

Pessoal, vou passar os parâmetros do aqua pra vocês terem uma noção melhor do que estou fazendo e de como está a minha água... pelo que pude comprovar está tudo bagunçado.

Estou bastante preocupado porque acabei de receber um lote de corais bem carinhos que peguei de um colega de fórum e não quero perdê-los de jeito nenhum.

Os zoanthus estão abrindo normalmente, estão bem abertos mesmo, o problema é na coloração verde deles... acho que não tem nada a ver, mas o meu Frog, por exemplo, está com um verde fantástico, só os zoas estão assim meio sem graça.

Bem, vamos lá:

Aqua 15L - 13L reais
Iluminação - 2 PL's 18w azul e branca (são novas, comprei não faz nem 2 meses)
Temperatura - 25º a 26º
Skimmer rio nano
Halimeda e rochas vivas

Semanalmente eu doso 3 gotas de Reef Complete e Aquavitro Fuel, ambos da Seachem... não faço isso no mesmo dia, dou uma folga de 2 dias...

Com os testes de água, estou sem o refratômetro, mas faço TPA semanal de água salgada natural que compro em uma loja de confiança, creio que a salinidade não deve estar tão ruim.

Testes:
Amônia - 0
Nitrito - 0

Agora vem o problema:
PH - 7.9
KH - 4dH
CA - 320 mg/L

Pelo que vi está tudo errado, abaixo do indicado...


Vocês podem me ajudar pra eu aumentar esses parâmetros?

Aqui em casa eu tenho um Alkaline Buffer, da Seachem, livre de fosfatos. Uso ele nos aquários dos camarões de água doce.

O Cálcio tem o reef Complete, mas o problema é que tem magnésio e estrôncio junto, não sei se só o cálcio está baixo e os outros altos, não tenho testes pra esses outros indicadores.


Enfim, se puderem me ajudar eu agradeço imensamente!!!


Muito obrigado por tudo que já me deram dicas, de verdade!!!


Um abraço

TPA semanal de 1,5L

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Problema com zoanthus...

#10 Mensagem por Celso Suguimoto »

Provavelmente seu Mg tbem esteje baixo...

Pode ser adaptacao dos corais tbem... Os outros zoas q vc tinha estao normais ou somente os mais novos ?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Diego Munhoz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 961
Registrado em: 05 Out 2010, 07:02
Apelido: di.straido
Cidade: São paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Vila Maria
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Problema com zoanthus...

#11 Mensagem por Diego Munhoz »

Não, todos eles Celso... nos lugares que eu peguei eram mais verdinhos...

E mais zica que não acaba mais...

Pra ajudar, meu skimmer parou de funcionar do nada!!!

Uma beleza mesmo, só porque hoje chegaram um monte de zoas diferentes e caros pacas... é uma fo#* mesmo viu, tá louco!!!

Avatar do usuário
Renan Kfouri
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 621
Registrado em: 31 Ago 2010, 09:56
Apelido: XaPeToNeS
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo, SP
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Problema com zoanthus...

#12 Mensagem por Renan Kfouri »

Bom, se não tiver onde colocar................. icon_assobiando

Brincadeiras a parte, como assim o Skimmer parou do nada? O que está acontecendo?

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Problema com zoanthus...

#13 Mensagem por Celso Suguimoto »

Pra ajudar, meu skimmer parou de funcionar do nada!!!


Quebrou a bomba ?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Diego Munhoz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 961
Registrado em: 05 Out 2010, 07:02
Apelido: di.straido
Cidade: São paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Vila Maria
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Problema com zoanthus...

#14 Mensagem por Diego Munhoz »

Parou do nada... desliguei ele pra poder mexer no aqua e colocar os corais e quando fui ligar novamente qual foi minha surpresa, ele parou de funcionar...

Mexi em tudo quanto foi canto e nada...

Coloquei o filtro externo que estava antes no aqua e amanhã irei na loja pra ver o que vai se resolver!!!

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: Problema com zoanthus...

#15 Mensagem por Valter Pereira »

Meu filtro externo do dulcícola costuma parar assim... eu desencaixo a bomba dele, dou uma limpada e volto pra tomada... uma hora ele volta.

Então Diego... Vc precisa aumentar o ph, o kh e por ultimo o cálcio...
A propria Seachem tem o Reef Buffer, que eleva e fixa o ph em 8,2 ou 8,3 e eleva tmb o kh, até os níveis desejados.

Acredito que iodo ajude na coloração deles.
Mas tente não dosar muita coisa..
sei lá..
Dá um aspecto de que ta fazendo mal... socando quimica lá pra dentro.
rss...

Boa sorte com as crianças.

Abráss.

Diego Munhoz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 961
Registrado em: 05 Out 2010, 07:02
Apelido: di.straido
Cidade: São paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Vila Maria
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Problema com zoanthus...

#16 Mensagem por Diego Munhoz »

Valter, brigadão mesmo pelas dicas...

Vou pesquisar mais sobre o iodo e correr atrás desse buffer.

O que eu tenho é o alkaline buffer, não sei se daria certo ou se teria mesmo de pegar o reef buffer... vou entrar no site da Seachem e procurar sobre os dois produtos...

Abração

Felipe Esteves
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 424
Registrado em: 08 Set 2009, 23:01
Apelido: Felipe Esteves

Re: Problema com zoanthus...

#17 Mensagem por Felipe Esteves »

Cara, acho que deve estar ligado a iluminação... Não sei, é achismo.

Aqui em casa, tenho 1w/l. Os zoas não ficaram marron, pelo contrário. Aquele vermelho pequeno que te mandei as mudas, estão ficando com os cílios verdes!

Diego Munhoz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 961
Registrado em: 05 Out 2010, 07:02
Apelido: di.straido
Cidade: São paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Vila Maria
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Problema com zoanthus...

#18 Mensagem por Diego Munhoz »

Então Felipe, não sei te dizer... não creio que seja pela iluminação pelo fato dela estar forte, entende?

Se tivesse mais fraca, até daria pra entender, mas não é o caso.

Eu não tenho uma lâmpada apenas azul, só aquele led, mas ele nem conta de tão fraco que é... não sei se pode ser isso ou não, uma hora irei acabar comprando uma azul só por desencargo de consciência...

Acho mais provável ser mesmo por algum fator na água, pelo fato dela estar toda bagunçada.

Vou providenciar um Reef buffer, pra tentar subir o Ph e a alcalinidade, como o Valter me indicou e depois o cálcio, aí é dra um tempo aos corais pra ver se isso muda...

O que é engraçado é que sempre que eu mexo no aquário eles voltam com a cor "normal deles, ontem mesmo, colocando as mudinhas novas no aqua eles ficaram todos bem verdinhos mesmo, depois aos pouquinhos vão escurecendo.

Sei lá viu Felipe, mas é engraçado que isso acontece só com os verdes... os vermelhos estão com uma coloração bonita e aquela mudinha que peguei contigo, daquele diferente, a cor está vibrante e bonita pacas... aquela mudinha do verde, abriu e 2 pólipos estão bem verdes mesmo, os outros ainda são pequenininhos e estão ainda pegando a cor

Cara, isso está mesmo um mistério!!!

Hoje vou ver se a loja troca o meu skimmer... deixei no filtro antigo, mas como mexi bastante ontem no substrato estou com meio que medo de alterar alguma coisa com a amônia, sei lá...

Você vai gostar das novidades que eu trouxe pro aqua, pena que está acontecendo esse lance com a cor verde... espero resolver rapidinho.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”