Página 1 de 1

Projeto Móvel Aquário - Qual madeira?

Enviado: 02 Nov 2010, 17:02
por eduamsouza
Boa Tarde Pessoal!!

Tive algumas referências na Internet em alguns modelos de móveis para aquários, mas consegui me identificar mais com um projeto e resolvi desenvolver ele no programa Sketchup 8.0 (segue no link abaixo)

http://www.flickr.com/photos/eduamsouza/5140113363/

Observem que só fiz o esqueleto, onde mais tarde irei colocar o tampo de compensado 20 mm e envolver o móvel com um compensado de 15 mm.

Qual a madeira utilizar para este projeto (esqueleto) ? Minha dúvida no momento seria principalmente esta...

Como não sou expert no assunto de marcenaria, arrisco que talvez se eu usasse "pernas de massaranduba" resolveria o problema, estou certo?

Tenho quase certeza que irei gastar muito $$ para comprar esse material, teria algum outro tipo de madeira mais barata e resistente?

Abraços!!! :)

Re: Projeto Móvel Aquário - Qual madeira?

Enviado: 02 Nov 2010, 20:22
por antonio carvalho
não entendo de madeira! (sai para lá defenssor do arco iris) mais todos que fazem moveis falam que o esqueleto tem que ser massaranduba! ou pau d'arco! e parafuzado! e não pregado! um forte abraço!

Re: Projeto Móvel Aquário - Qual madeira?

Enviado: 03 Nov 2010, 14:28
por mauricio nogueira
vc pode comprar caibros e vigas em lojas de material de construção, telhados e etc.... pegue uma madeira forte (exceto pinus) veja se esta bem plana e nao esta empenada, lixe-a, aplique seladora lixe novamente e mais uma demao de seladora, ai pode montar sem medo.


abraço

Re: Projeto Móvel Aquário - Qual madeira?

Enviado: 03 Nov 2010, 21:16
por Andre Varella
Um detalhe... evite a Peroba... por questão do cheiro desagradável.

Abraço

Re: Projeto Móvel Aquário - Qual madeira?

Enviado: 04 Nov 2010, 20:11
por Celso Suguimoto
O MDF é mais fácil de trabalhar, mas tem que ser formicado inteiro pra nao estufar. Compensado tbem pode estufar... mas ele vai "descolar", mas acho mais seguro do q MDF.

O ideal seria em madeira maciça e compensado naval formicado. $$$

Re: Projeto Móvel Aquário - Qual madeira?

Enviado: 05 Nov 2010, 21:28
por Evandro Hohl
Eu usaria caibro (pontalete) aparado, de 5cm ele vai ficar com 4,5 depois de pronto, escolha as peças cuidadosamente e nao aceite madeira verde.

Olhando seu projeto vejo a seguinte dificuldade, se voce colocar uma trava frontal vertical a 50% do comprimento do movel o espaço que vai sobrar para voce colocar um sump vai ser pequeno, entao eu feria o seguinte.

O berço superior laterais e fundo com madeira 5 x 5, viga frontal com madeira 5 x 7,5 ou 5 x 10 (voce vai entender)
O berço do movel, pé, como no projeto, tudo 5 x 5
Trava vertical do fundo 5 x 5 a 50% do comprimento como no projeto e trava fontral a 1/3 do comprimento do movel da esquerda para a direita assim ela ficaria a 100cm - 5cm = 95 - 30cm = 65cm - 2,5cm da trava = 62,5 - 5cm da lateral direita lhe daria um vão de 57,5cm para entrar com o sump , para esta trava eu usaria caibro 5 x 2,5 peroba rosa ou jatoba, madeiras extremamente dura, fibrosas e nao flexiveis. Se voce utilizar uma viga de 5 x 10 e um tampo de 25mm voce nao vai precisar desta trava caso queira fazer o movel com somente duas portas, eu faria com 3 de 32cm e usaria a trava a 1/4 só para garantir.

Outra opção é fazer as pernas leterais com madeira 5 x 2,5 fazendo um L na lateral o que lhe aumentaria o vao em mais 5cm internamente dentro do movel.

Para o tampo utilizaria MDF ou compessado de 25mm e para as laterais o mesmo só que 10mm.

Lembre-se que o esqueleto deve ser aparafusado e nao pregado pois prego se solta com o tempo devido ao movimento lateral que o aquario possa sofrer, as lateria 10mm podem ser pregadas.

Se voce for de Sampa, em Pinheiros na rua paes leme tem varias lojas que vendem leminas de casca de madeira de varios tipos as quais voce pode colar no movel do lado de fora deixando ele com uma otima aparencia depois de coladas, lixadas e invernizadas é facil de colar a dar acabamento, lixa 600, cola de contato (sapateiro) e um estilete ou gillete.

Para a parte interna do aquario voce ou reveste de formica que da um tremendo trabalho pois a lamina de formica se quebra com tramenda facilidade e é dificil de cortar, ou muito mais facil passa um celante na madeira e pinta com umas 5 demaos com esmalte sintetico branco, vai levar anos para a tinta sair mesmo que ocorram vazamentos ou respingos.

Lembre-se de pintar ou invernizar o movel por baixo, algo que quase ninguem faz e em decorrencia disso a transpiração que ocorre no piso acaba por apodrecer o pé do movel com o tempo. (ja vi um monte de moveis se desmontando por causa disso, principalmente em piso de taco).

Fiz dois moveis assim, uma para um aqua de 2mts e outro igual a este, quebrei a cara na hora de colocar o sump, acabei descobrindo que sump nao dobra pois é de vidro hehehe, por isso a dica da trava a 1/4 do comprimento.

abcs

Re: Projeto Móvel Aquário - Qual madeira?

Enviado: 06 Nov 2010, 20:21
por antonio carvalho
como tem gente que entende de derivado de arvore!

Re: Projeto Móvel Aquário - Qual madeira?

Enviado: 07 Nov 2010, 07:35
por Celso Suguimoto
antonio carvalho escreveu:como tem gente que entende de derivado de arvore!


Aquarista q se dedica bastante acaba aprendendo quimica, marcenaria, eletricidade, biologia, fotografia rs Faz parte do hobby tbem

Re: Projeto Móvel Aquário - Qual madeira?

Enviado: 10 Fev 2020, 10:08
por Diego Paixao
Impressionante o nivel d informações fornecidas pelos colega, sou leigo leigo com marcenaria, mas acredito q só com esse topico conseguiria montar meu próprio móvel......rsrsrsrs

Re: Projeto Móvel Aquário - Qual madeira?

Enviado: 21 Jun 2021, 20:46
por Aquarioemfamilia
Boa noite pessoal!
Fiz um movel e gostaria de compartilhar com vcs como ficou!
[videos] https://youtu.be/mKUS1o2LwVU[/videos]