🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Alga (musgo) verde... Maléfico?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 302
Registrado em: 30 Ago 2010, 23:29
Apelido: Daniel
Cidade: Araraquara
País: Brasil
Localização: araraquara, sp

Alga (musgo) verde... Maléfico?

#1 Mensagem por dletieri »

Olá pessoal...
Desde a segunda semana de montagem do meu aqua (viewtopic.php?f=25&t=4836) notei que começou a se formar uma alga tipo musgo, verde escuro, em cima de uma RV. Ele cobre as algas roxas... e sai facilmente se raspado com a unha ou outra coisa dura...
Isto é algo ruím? Bom? Neutro?
Que que eu faço para acabar com ele? (se for algo indesejado)

Aproveitando... tem uma parecida com ele também, só que é meio bordô lllllllllllll... E esta? é má?

Obrigado!
Editado pela última vez por dletieri em 14 Set 2010, 14:56, em um total de 1 vez.
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: Alga (musgo) verde... Maléfico?

#2 Mensagem por Valter Pereira »

Seguinte... eu acho que se vc colocar esse item do link no aquario vc terá problemas.. com ambos icon_bangin

Brincadeira..


Então cara.. parece ser alga marrom, normal no inicio de qualquer aquário..
Quanto tempo faz que seu aquário está montado?
Qual iluminação vc usa?
Qual foi o tempo da ciclagem? Como está a circulação? Como estão os parâmetros?

Passa um pouco mais de informações para podermos acompanhar...

Abráss

dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 302
Registrado em: 30 Ago 2010, 23:29
Apelido: Daniel
Cidade: Araraquara
País: Brasil
Localização: araraquara, sp

Re: Alga (musgo) verde... Maléfico?

#3 Mensagem por dletieri »

KKKKKKK... Pronto, editei!

Valter Pereira escreveu:Então cara.. parece ser alga marrom, normal no inicio de qualquer aquário..


Aquelas "cabeludinhas" ou aquelas "limbosas" não... até tem um pouco, mas não é o X da questão....

Valter Pereira escreveu:Quanto tempo faz que seu aquário está montado?


Um mês... desde 10/08/2010...

Valter Pereira escreveu:Qual iluminação vc usa?


Duas fluorescentes Brancas e duas Actinicas

Valter Pereira escreveu:Qual foi o tempo da ciclagem? Como está a circulação? Como estão os parâmetros?


10 dias, coloquei uma mudinha de coral (com uma rv, para trazer a biota...)

1200 l/h + 600l/h

Tudo OK, com excessão do nitrito (ou nitrato... não lembro icon_frusty ) que não estava zerado, mas não estava alarmante também....
RA estava baixa, mas repondo agua com Kalk acho que já deve estar estável numa boa medida...

Não tenho os testes aqui, antes de começar a popular o aqua o Gustavo da Aquashop (São Carlos) fez pra mim... (por falar nisto, depois da TPA preciso ver se consigo mais uma cortesia destas! kkk)
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: Alga (musgo) verde... Maléfico?

#4 Mensagem por Valter Pereira »

Cara.. na terceira foto, parece ser uma valonia de fundo.
Se der pra tirar a rocha e arrancar ela dali é melhor agora, que parece ter pouco. Com cuidado pra não estourar a bolha e com isso multiplicar essa praga.
Tem uma outra filamentosa na foto depois do ouriço (que eu tmb acho lindo) q é bom arrancar tmb. Se puder tirar foto da tal alga verde musgo seria melhor.

Alias... seu Mush é um Green Tonga. O meu em alguns meses passou de um do tamanho do seu pra 3 um pouco maior que o seu.

dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 302
Registrado em: 30 Ago 2010, 23:29
Apelido: Daniel
Cidade: Araraquara
País: Brasil
Localização: araraquara, sp

Re: Alga (musgo) verde... Maléfico?

#5 Mensagem por dletieri »

Ela aparece ao lado do GSP... na outra pedra, proximo a aquela que parece uma mudinha de cebolinha (de orta.... kkkk)
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

Avatar do usuário
Andre Varella
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 539
Registrado em: 23 Nov 2009, 17:43
Apelido: Varella
Localização: São Carlos / SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Alga (musgo) verde... Maléfico?

#6 Mensagem por Andre Varella »

Vc esperou muito pouco tempo para povoar seu aquario.... um mês não é quase nada.
Outra coisa.... vc está suandoq ue tipo de água na reposição e nas tpa? Algas no começo são normais , mas como o colega disse, essas maiores vc deve retirar. Verdes e marrons vão nascer nas rochas e vidros, mas se vc não usar água de qualidade, boa iluminação, skimmer bom ou muita troca parcial, sempre terá problemas com algas.
O que vc disse ser alga meio bordô, se ela sair passando o dedo é coisa ruim... muito ruim... cianobactéria..... dá uma psquisada aqui que vai achar bastante coisa sobre o tema. Se não sair com o dedo é alga calcárea... boa, mas creio que não seja. Coloca uma foto dessa p ver direito.

dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 302
Registrado em: 30 Ago 2010, 23:29
Apelido: Daniel
Cidade: Araraquara
País: Brasil
Localização: araraquara, sp

Re: Alga (musgo) verde... Maléfico?

#7 Mensagem por dletieri »

Andre Varella escreveu:Vc esperou muito pouco tempo para povoar seu aquario.... um mês não é quase nada.
Outra coisa.... vc está suandoq ue tipo de água na reposição e nas tpa? Algas no começo são normais , mas como o colega disse, essas maiores vc deve retirar. Verdes e marrons vão nascer nas rochas e vidros, mas se vc não usar água de qualidade, boa iluminação, skimmer bom ou muita troca parcial, sempre terá problemas com algas.
O que vc disse ser alga meio bordô, se ela sair passando o dedo é coisa ruim... muito ruim... cianobactéria..... dá uma psquisada aqui que vai achar bastante coisa sobre o tema. Se não sair com o dedo é alga calcárea... boa, mas creio que não seja. Coloca uma foto dessa p ver direito.


Olá André
Sei que não esperei o suficiente... Agua é deionizada... Reposição e tpa....
A bordô tem em dois lugares.... um deles sai no dedo (esfregando meio forte...) e a outra, só se forçar com a unha...
Não conseguí fotos boas... Amanhã com luz natural tento fazer outras...

Abs...
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

Avatar do usuário
Matheus Mendes
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1748
Registrado em: 23 Nov 2009, 11:48
Apelido: Matck
Localização: Guarulhos-SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Alga (musgo) verde... Maléfico?

#8 Mensagem por Matheus Mendes »

Procura por CIANOBACTÉRIA no google, acho que seu problema é isso (a alga bordô no caso).
A cabeluda pode ser derbesia ou filamentosa. Tem que ver tbm.


Abraços !!!!

dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 302
Registrado em: 30 Ago 2010, 23:29
Apelido: Daniel
Cidade: Araraquara
País: Brasil
Localização: araraquara, sp

Re: Alga (musgo) verde... Maléfico?

#9 Mensagem por dletieri »

Pronto... acho que é o melhor que consigo fazer com minha camera!!!

[thumbnail]http://www.expertsolucoes.com.br/images/aqua/algas.JPG[/thumbnail]
Foto em tamanho real
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Alga (musgo) verde... Maléfico?

#10 Mensagem por Renato Vidal »

Sim, voce tem uma infestação de algas.

Não é questão de serem boas ou más, algas são algas, e em um aquário para corais, elas atrapalham, não só pelo visual, mas também incomodam os corais, que acabam não se desenvolvendo e até morrendo.


As algas surgem por excesso de nutrientes para elas, excesso de alimentação, excessos de nitratos (sistema ainda ciclando) qualidade da água tanto para reposição (doce) quanto para fazer as TPAs, falta de alguém que se alimente delas.

Regule o skimmer para o máximo de eficiencia.
Melhore a circulação no display, evitando zonas mortas, onde o acumulo de sujeira favorece as algas.
Coloque uma equipe de limpeza, com paguros, nishis snail, turbo snail e astreas.
Tente colocar (mais para frente) um peixe algueiro, também ajuda muito (tem um blenio que é bom nisso).


Boa sorte.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 302
Registrado em: 30 Ago 2010, 23:29
Apelido: Daniel
Cidade: Araraquara
País: Brasil
Localização: araraquara, sp

Re: Alga (musgo) verde... Maléfico?

#11 Mensagem por dletieri »

Alguém sabe me dizer qual blenio que é bom nisto?
Eu pensei em ter um pseudochromis bicolor... Ele dá pra ter com um blenio? O YT come algas destas?
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”