Página 1 de 1

"Efeito boate" na iluminação led DIY

Enviado: 01 Abr 2019, 09:55
por ccabraljr
Bom dia pessoal.
Voltei ao hobby após uns três anos parado, no final de semana fiz uma luminária para meu novo aquário. Utilizei Leds cree de 3w e 5w com lentes de 60 graus.
Não fiquei muito satisfeito com o resultado. É notório uma alteração na luminosidade decorrente da movimentação da superfície da água, dando a impressão das lampadas estarem piscando.
Utilizava anteriormente HQI nos meus aquários antigos e não notava muito esse problema.
Alguém conseguiu resolver este problema? Será que se colocar um difusor (acrílico jateado), iria ajudar a diminuir esse "efeito boate"?

Re: "Efeito boate" na iluminação led DIY

Enviado: 01 Abr 2019, 10:43
por Ivan Rose
ccabraljr ... não sei qual a altura de instalação da sua luminária, porém lentes de 60° normalmente se usa quanto esta altura ultrapassa os 25cm em relação a superficie da água, ou quando a coluna d’água é maior que 60cm, caso contrário pode utilizar lentes de 90°... as lentes difusas já existem no mercado, a superfície delas tem aparência de uma pequena colmeia, isso ajuda a diminuir o efeito de reflexo vítreo na água, que na minha opinião não é um problema, pelo contrário, desejado por muitos aquaristas, pois replica o que se vê nos recifes de corais.

Re: "Efeito boate" na iluminação led DIY

Enviado: 01 Abr 2019, 11:30
por ccabraljr
Ola Ivan,
Optei pelas lentes de 60 graus devido ao aquário ter 70 cm de altura.
Achei que o efeito ficou muito perceptível, não sei se acontece da mesma forma nas outras luminárias, Não tive oportunidade de ver muitos aquários com esta iluminação, na época que tinha aquário as luminárias leds não eram tao comuns.
Andei vendo videos no youtube e parece que as outras luminárias possuem a mesma característica, mas por filmagens não dá para ter certeza.

Re: "Efeito boate" na iluminação led DIY

Enviado: 01 Abr 2019, 15:11
por Yuri Machado de Barros
vc fala das "glitter lines".............isso se dá porque a fonte luminosa é ponrtual.......como o Sol....as HQI...e os LEDs..........já as T5 não são pontuais e esse efeito de "glitter lines" é bem menor........

mas isso é benéfico aos corais...........eu li estudos sobre os efeitos positivos das "glitter lines"...........


o problema com qualquer iluminação é a qualidade do espectro..........e a intensidade (PAR)...........se estiver desregulado.......não funciona mesmo........


primeiro vc deve escolher os LEDs........que coincidem com os 2 picos do PAR..........chamado de PUR.......o primeiro pico à 435nm(Azul -UV)......e o segundo pico à 675nm (Vermelho).......na porcentagem de 15-20 % de vermelhos.......

a intensidade.......tem de ser precisa......entre 200-400 micromols.......medidos com um medidor de PAR.........abaixo de 200 micromols não começa a fotossíntese.......e aos 400 micromols a fotossíntese é interrompida........

então a regulagem do PAR é fundamental.......

dá uma olhada nesse teste dessa luminária.......olhe os valores de PAR.......nuca excedendo os 400 micromols.......


e também olhe a composição de LED´s azuis-UV e vermelhos...........a porcentagem........


https://www.youtube.com/watch?v=-TvQQYAkSOo&t=12s