🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Fitas de led para projeto de plantado

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Vinicius Franco
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 10 Mar 2015, 12:15
Apelido: Vinicius
Data de Nascimento: 30 Dez 1987
Cidade: Bauru
País: Brasil
Localização: Bauru - SP

Fitas de led para projeto de plantado

#1 Mensagem por Vinicius Franco »

Boa noite pessoal, estou montando um plantado e o ultimo detalhe, um dos mais importantes se nao o mais importante é decidir pela iluminação.
as T8 estão mais próximas da minha realidade, entretanto não é muito sustentável tendo em vista as trocas periódicas devido ao desgaste.
A partir disso, depois de ler muito defini pelo investimento em uma iluminação composta por leds,
temos 1000000 de opçoes no mercado, e uma delas é as fitas de led e tambem um projeto que vi aqui no forum (Luminaria de Led (132W- 44 Leds 3w)? do felipe leite.

as fitas e os conjuntos que optei foram os seguintes:

uma fita de 5m 5050 RBG (fita muda de cor, 7 cores inclusas acho) que oferece em média 740 lúmens por metro dando um total de 3700 lumens nos 5m
e outra 5630 cool white oferece uma média de 1260 lúmens por metro resultando em 6300 lúmens, dando 10000 lumens totais.
o problema é que eu não sei a temperatura de cor que os leds/fitas oferecem, gostaria de saber de vocês se daria certo pra um plantado com 98 litros de capacidade. Fazendo o calculo simples daria aproximadamente uma intensidade luminosa de 102 lúmens por litro, isso muito intenso ?

gostaria de saber dos amigos se estou no caminho certo, e estou aberto a dicas e ficarei grato em recebe-las...

obrigadoo amigos.. icon_joia icon_joia
Vinicius

Vinicius Franco
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 10 Mar 2015, 12:15
Apelido: Vinicius
Data de Nascimento: 30 Dez 1987
Cidade: Bauru
País: Brasil
Localização: Bauru - SP

Re: Fitas de led para projeto de plantado

#2 Mensagem por Vinicius Franco »

esqueci de colocar o site com os modelos e as especificaçoes

http://pt.aliexpress.com/item/5M-3528-5 ... 14904.html

valeu pessoal..
Vinicius

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Fitas de led para projeto de plantado

#3 Mensagem por tedescowill »

Vinicius ,vou dar minha opniao,esta fitas usão leds de baixa potencias smd ,na pratica tem a mesma potencia de leds comuns de alto brilho (dizem os manuias,mas isso eu tambem discordo).
Acontece que a luz que sai de cada led nao é focada como num led comun de alto brilho
os leds brancos de alto blilho 5mm por exemplo fornecem 0,5 watts de iluminacao ,é mais focado e pra mim penetra mais na agua do que 2 smd de mesmo potencia (mais um adentro ,que nunca medi) acho que um led rgb smd destas fitas tem uns 0,2 watts cada cor,ou menos

Imagem
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Vinicius Franco
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 10 Mar 2015, 12:15
Apelido: Vinicius
Data de Nascimento: 30 Dez 1987
Cidade: Bauru
País: Brasil
Localização: Bauru - SP

Re: Fitas de led para projeto de plantado

#4 Mensagem por Vinicius Franco »

will tedesco escreveu:Vinicius ,vou dar minha opniao,esta fitas usão leds de baixa potencias smd ,na pratica tem a mesma potencia de leds comuns de alto brilho (dizem os manuias,mas isso eu tambem discordo).
Acontece que a luz que sai de cada led nao é focada como num led comun de alto brilho
os leds brancos de alto blilho 5mm por exemplo fornecem 0,5 watts de iluminacao ,é mais focado e pra mim penetra mais na agua do que 2 smd de mesmo potencia (mais um adentro ,que nunca medi) acho que um led rgb smd destas fitas tem uns 0,2 watts cada cor,ou menos

Imagem




eae will, vlw pela opniao .. só pra ficar claro pra mim na sua opnião vc não usaria as fitas ? ou usaria ?
são 300 leds cada da uma, sendo duas, dá um total de 600 leds x 0,2 w = 120 w
para ser mais simples existe uma tabela com essa comparação ?
ou existe um tópico com modelos de leds mais indicados para cada objetivo em especifico ?

eu vi que o pessoal colocam umas lentes que dissipam melhor a luz manja ? não faço ideia como encontro essas lentes, q...to soh que pesquiso.. rssr
o tópico do felipe leite maneirissimo, projeto top, acho q vou optar por uma configuração parecida, pois é uma experiencia que deu certo, soh vou adequar a minha necessidade..
gostaria de ver umas tabelas com essas informaçoes.. tipo temperatura de cor, potencia, lumens etc... to só q na caça dessas tabelas, se tiver sucesso vou postar aqui para tentar sanar mais duvidas ..
Vinicius

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Fitas de led para projeto de plantado

#5 Mensagem por tedescowill »

a temperatura da cor para leds comuns esta na tabela faixa de nn (k) nanometros
a faixa da tabela MCD é a espectativa de dida do leds (em horas quando esta sendo usado uma corrente eletrica de 20 mili amperes)
a cores dos leds de uma fita rgb quando todos acesos fonecem o branco,mas nao o cool white que fica acima da faixa da luz branca encontrada nos leds simples ,mas esta luz super branca é desnecessaria num aquario plantado

e respondendo a primeira pergunta ,eu nao usaria fita de leds para por num aquario em que este fita seria a responsavel por alimentar as plantas,se fosse so hornamentacao tudo bem ,mas para fornecer luz eu prefiro mais foco,estalar lentes em cada led da fita fica sem jeito manter a fita toda apontada para a agua
neste sistema de fita eu diria que há uma boa perda de potencia pela luz que se espalha dentro da calha que tampara o aquario (que abrigara a fita), acredito que montando com leds ,fazendo uma luminaria com os modelos comuns de alto brilho compensa mais e poupa energia
se voce gosta desta fita por causa do efeito rgb controlavel tem leds de formato comum rgb que montados de forma certa podem ser ligados no controlador do controle remoto,mas como eu disse pois uso leds a muito tempo os leds rgb quando fornecem a luz branca nao sao mais forte do que um led comun de alto brilho,embora o encapsulamento seja o mesmo

uma tabela
Imagem
de uma olhada nete site http://www.tudovemdachina.com/lampada-e ... 00-lumens/
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Vinicius Franco
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 10 Mar 2015, 12:15
Apelido: Vinicius
Data de Nascimento: 30 Dez 1987
Cidade: Bauru
País: Brasil
Localização: Bauru - SP

Re: Fitas de led para projeto de plantado

#6 Mensagem por Vinicius Franco »

will tedesco escreveu:a temperatura da cor para leds comuns esta na tabela faixa de nn (k) nanometros
a faixa da tabela MCD é a espectativa de dida do leds (em horas quando esta sendo usado uma corrente eletrica de 20 mili amperes)
a cores dos leds de uma fita rgb quando todos acesos fonecem o branco,mas nao o cool white que fica acima da faixa da luz branca encontrada nos leds simples ,mas esta luz super branca é desnecessaria num aquario plantado

e respondendo a primeira pergunta ,eu nao usaria fita de leds para por num aquario em que este fita seria a responsavel por alimentar as plantas,se fosse so hornamentacao tudo bem ,mas para fornecer luz eu prefiro mais foco,estalar lentes em cada led da fita fica sem jeito manter a fita toda apontada para a agua
neste sistema de fita eu diria que há uma boa perda de potencia pela luz que se espalha dentro da calha que tampara o aquario (que abrigara a fita), acredito que montando com leds ,fazendo uma luminaria com os modelos comuns de alto brilho compensa mais e poupa energia
se voce gosta desta fita por causa do efeito rgb controlavel tem leds de formato comum rgb que montados de forma certa podem ser ligados no controlador do controle remoto,mas como eu disse pois uso leds a muito tempo os leds rgb quando fornecem a luz branca nao sao mais forte do que um led comun de alto brilho,embora o encapsulamento seja o mesmo

uma tabela
Imagem
de uma olhada nete site http://www.tudovemdachina.com/lampada-e ... 00-lumens/





Nossa veio, valeu cara, você sanou minhas duvidas, encontrei aquele site creeleds, que vende os leds e as lentes e as placas difusoras..

depois do que li desencanei das fitas, vou usar os leds separados com lentes anguladas, como você indicou. é mais facil e mais simples de se trabalhar, e tambem pesquisei sobre os controladores de cor, mto massa, esse vai ficar para um próximo projeto !


valeu willl .. icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia
Vinicius

GCad
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 25 Jan 2015, 10:18
Apelido: CADAVEZ
Data de Nascimento: 03 Dez 1987
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Fitas de led para projeto de plantado

#7 Mensagem por GCad »

Viniciu já usei fitas da Truelumen no meu reef e gostei do resultado, acho que pra um plantado ficaria ainda melhor.

Se quiser eu tenho elas aqui pra vender, coloquei uma Radion no meu reef.

Abs,

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”