🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Nobreak qual investir

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Nobreak qual investir

#21 Mensagem por Wellington Salles »

Alguns dos meus Meninos....


Imagem
Imagem
Imagem
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

rubens
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 29 Ago 2014, 11:25
Apelido: Rubens lopes
Data de Nascimento: 17 Fev 1978
Cidade: rio de janeiro
País: Brasil
Localização: rio de janeiro
Curtiu: 2 vezes

Re: Nobreak qual investir

#22 Mensagem por rubens »

olá pessoal bom dia,
olhando o tema, como sou iniciante e não tenho quase experiência nenhuma... Quanto tempo um recife aguenta sem energia e sem danos? Nao sei se a litragem ai influencia, mas vamos tomar por modelo um de 130litros... Vamos dizer tb que esse recife tenha moles, anemonas, sps, e lps.
valeu galera mais uma vez...abraço a todos!

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Nobreak qual investir

#23 Mensagem por Wellington Salles »

rubens,

Isso ira depender de alguns fatores... O principal é a população... Eu por exemplo no inicio do ciclo do meu reef cheguei a ficar dois dias sem energia elétrica.... Mas tinha apenas um mursh, e o casal de Palhaços, Jovens, de uns 3 cm. Não tinha nada que pudesse fazer, peguei uma garrafa pet de dois litros e "bombeava " dentro do tank, para movimentar a agua. Levando, em consideração que meu reef tem 200L, e na ocasião possuía poucos peixes, dei sorte em não perdê-los.

Mas, ja li muitos relatos que em 5 horas sem energia, muitos peixes pereceram....

Então, considerando que se um reef de pequeno porte, com 50% da capacidade máxima de habitantes,
Ficar pelo menos 1h sem energia estaria correndo risco....

Abraços.
Editado pela última vez por Wellington Salles em 04 Set 2014, 15:35, em um total de 1 vez.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

rubens
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 29 Ago 2014, 11:25
Apelido: Rubens lopes
Data de Nascimento: 17 Fev 1978
Cidade: rio de janeiro
País: Brasil
Localização: rio de janeiro
Curtiu: 2 vezes

Re: Nobreak qual investir

#24 Mensagem por rubens »

Nossa.. fiquei assustado! rs
pessoal:
mas mantendo somente a movimentaçao da agua e levando em conta um aqua de 130 litros com 50% da capacidade maxima de habitantes, como foi dito, ele teoricamente duraria mais né? O fundamental para um aquario sem energia é manter a movimentaçao? ou tem tópicos mais importantes? Eu sei que é um conjunto, mas na hora de emergência o que de mais simples eu mantenho?
muito obrigado wellington pela sua resposta!!

Thiago Silva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 165
Registrado em: 16 Ago 2014, 19:22
Apelido: Thiago Silva
Data de Nascimento: 21 Jul 1991
Cidade: São paulo
País: Brasil
Localização: são paulo
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Nobreak qual investir

#25 Mensagem por Thiago Silva »

Boa tarde Rubens, sou muito novo nesse mundo. Para ter ideia meu primeiro reef ainda esta ciclando.
Eu acho que se pudesse escolher, manteria o recalque funcionando. Pois alem de ele proporcionar alguma circulacao e oxigenacao na água, ela ainda passaria por uma filtragem de residuos atraves das midiaa.
E depous desse topico já coloquei o noobreak na lista de compras, achei q tem um valor baixo comparado com a vida dos nossos animais.
Abraco

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Nobreak qual investir

#26 Mensagem por Wellington Salles »

Thiago Silva escreveu:Boa tarde Rubens, sou muito novo nesse mundo. Para ter ideia meu primeiro reef ainda esta ciclando.
Eu acho que se pudesse escolher, manteria o recalque funcionando. Pois alem de ele proporcionar alguma circulacao e oxigenacao na água, ela ainda passaria por uma filtragem de residuos atraves das midiaa.
E depous desse topico já coloquei o noobreak na lista de compras, achei q tem um valor baixo comparado com a vida dos nossos animais.
Abraco


Quando se trata de Sistema Marinho a oxigenação da água é um fator muito importante.

Na verdade o que mantem a água oxigenada é a movimentação... Então partindo de uma eventual falta de energia, o mais aconselhável é a manutenção da circulação interna do reef! posto que com a circulação interna teremos uma melhor oxigenação do tank, sem isso levaria a morte dos animais em questões de horas, entretaton a ausência do recalque não... essa levaria bem mais tempo senão semanas... sem contar que pode ser amenizado e ou reparado apenas com tpas sucessivas...

Então entendo que a circulação interna é primordial! atualmente ate mantenho meu recalque junto com a circulação interna no nobreak, mas isso porque estou com uma bateria externa, que me garante uma autonomia muito boa...

meu primeiro nobreak não tinha entrada para bateria externa, por isso que iniciei esse tópico... comprei mal, comprei duas vezes...

valeu a ajuda dos amigos CELSO e JORGE, sem eles ainda estaria enrolado!!!

abraços.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

rubens
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 29 Ago 2014, 11:25
Apelido: Rubens lopes
Data de Nascimento: 17 Fev 1978
Cidade: rio de janeiro
País: Brasil
Localização: rio de janeiro
Curtiu: 2 vezes

Re: Nobreak qual investir

#27 Mensagem por rubens »

wellingtong, realmente faz sentido isso...

tava pesquisando na net.. o ruim de um no-break é a bateria dele que tem uma vida útil em média de 3 anos.. Entao encontrei uma saída ao nobrak. seria um mini gerador á gasolina (em torno de 7 horas de autonomia), que está na mesma faixa de preço q o nobreak, porém com a desvantagem de não startar assim que a luz acaba... ele liga manualmente. O que acham? Como sou totalmente e exclusivamente leigo em elétrica, 950w (é a produçao energética dele) supre um aqua com chiller de 1/8 hp totalmente né?
segue link

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... u-220v-_JM
abrs!

Thiago Silva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 165
Registrado em: 16 Ago 2014, 19:22
Apelido: Thiago Silva
Data de Nascimento: 21 Jul 1991
Cidade: São paulo
País: Brasil
Localização: são paulo
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Nobreak qual investir

#28 Mensagem por Thiago Silva »

Wellington Salles escreveu:
Thiago Silva escreveu:Boa tarde Rubens, sou muito novo nesse mundo. Para ter ideia meu primeiro reef ainda esta ciclando.
Eu acho que se pudesse escolher, manteria o recalque funcionando. Pois alem de ele proporcionar alguma circulacao e oxigenacao na água, ela ainda passaria por uma filtragem de residuos atraves das midiaa.
E depous desse topico já coloquei o noobreak na lista de compras, achei q tem um valor baixo comparado com a vida dos nossos animais.
Abraco


Quando se trata de Sistema Marinho a oxigenação da água é um fator muito importante.

Na verdade o que mantem a água oxigenada é a movimentação... Então partindo de uma eventual falta de energia, o mais aconselhável é a manutenção da circulação interna do reef! posto que com a circulação interna teremos uma melhor oxigenação do tank, sem isso levaria a morte dos animais em questões de horas, entretaton a ausência do recalque não... essa levaria bem mais tempo senão semanas... sem contar que pode ser amenizado e ou reparado apenas com tpas sucessivas...

Então entendo que a circulação interna é primordial! atualmente ate mantenho meu recalque junto com a circulação interna no nobreak, mas isso porque estou com uma bateria externa, que me garante uma autonomia muito boa...

meu primeiro nobreak não tinha entrada para bateria externa, por isso que iniciei esse tópico... comprei mal, comprei duas vezes...

valeu a ajuda dos amigos CELSO e JORGE, sem eles ainda estaria enrolado!!!

abraços.


Bom dia Wellington,
valeu pela explicação cara, eu pensava que o recalque fazia uma oxigenação suficiente, pretendo comprar um no-break futuramente, mas não vou demorar muito,
só vou esperar me recuperar dos investimentos da montagem rs.
abraços

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Nobreak qual investir

#29 Mensagem por Wellington Salles »

rubens escreveu:wellingtong, realmente faz sentido isso...

tava pesquisando na net.. o ruim de um no-break é a bateria dele que tem uma vida útil em média de 3 anos.. Entao encontrei uma saída ao nobrak. seria um mini gerador á gasolina (em torno de 7 horas de autonomia), que está na mesma faixa de preço q o nobreak, porém com a desvantagem de não startar assim que a luz acaba... ele liga manualmente. O que acham? Como sou totalmente e exclusivamente leigo em elétrica, 950w (é a produçao energética dele) supre um aqua com chiller de 1/8 hp totalmente né?
segue link

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... u-220v-_JM
abrs!



rubens,

Eu sinceramente não conheço esse tipo de gerador.... Muito embora ache que se ele não inicia sozinho, perde muito o sentido de tê-lo.... A ideia alem de ter um fonte de energia é poder contar que o sistema funcione o mais automático possível! Se for fazer uma viagem nunca terá paz!!!

Abraço.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Nobreak qual investir

#30 Mensagem por André Fonseca »

Estêvão Leão Soares escreveu:No meu caso, alem do no-break eu comprei uma bombinha a pilha (para aquário de água doce), para o caso do No-Break falhar, ou a luz demorar a voltar e olha, já tive que usar aqui 2 vezes e ela funcionou bem, só solta bolhas na água, mais já há movimenta um pouco, que é suficiente.

Aproveitando, pois estou correndo atrás de um esquema desses para quando faltar energia...

Aquele compressor da Boyu que possuí uma bateria e tem duas saídas para mangueirinhas de ar, já seria suficiente para segura o aqua por um período???

As bolhas não trariam problemas para o aqua???
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Nobreak qual investir

#31 Mensagem por Wellington Salles »

André Fonseca escreveu:
Estêvão Leão Soares escreveu:No meu caso, alem do no-break eu comprei uma bombinha a pilha (para aquário de água doce), para o caso do No-Break falhar, ou a luz demorar a voltar e olha, já tive que usar aqui 2 vezes e ela funcionou bem, só solta bolhas na água, mais já há movimenta um pouco, que é suficiente.

Aproveitando, pois estou correndo atrás de um esquema desses para quando faltar energia...

Aquele compressor da Boyu que possuí uma bateria e tem duas saídas para mangueirinhas de ar, já seria suficiente para segura o aqua por um período???

As bolhas não trariam problemas para o aqua???


André,


Qual é o tamanho do Reef? Litros??? quantos habitantes? algum animal muito pequeno?

abraço.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Nobreak qual investir

#32 Mensagem por André Fonseca »

Wellington,

Reef com mil litros no total, forrado de Tangs, sendo o menor um Yellow Goby...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

André Tatão
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 14 Mai 2012, 14:04
Apelido: Tatao
Data de Nascimento: 31 Jul 1985
Cidade: jundiai
País: brasil

Re: Nobreak qual investir

#33 Mensagem por André Tatão »

Tenho um reef de 700l com 1 hepatus 1 yelow tang um fox face um powder brow 4 palhaços 1 long nose 1 firefish 1 centropig e forrado de corais e anemonas ele ficou 9h sem energia e nao tive nenhuma perca foi mta sorte.
tenho de recalque uma jebao dc 12000 e circulaçao uma wp 40 qual nobreak devo usar para ter pelo menos umas 3h de autonomia?

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2132
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: Nobreak qual investir

#34 Mensagem por Andrés Segal »

So para informação aos que desejam comprar:

comprei um Ragtech de 700VA Senoidal Puro, ontem, 02/09/14, numa travessa da Santa Efigenia, na Rua Vitoria 345, FONECAR, por R$ 300,00 ....
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

Avatar do usuário
Roberto Brancalion Jr
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1169
Registrado em: 14 Set 2010, 12:51
Apelido: Brancalion
Cidade: São Paulo
País: BR
Localização: Sao Paulo
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 33 vezes

Re: Nobreak qual investir

#35 Mensagem por Roberto Brancalion Jr »

Da ultima vez que si um tópico deste o pessoal estava falando sobre este modelo.

http://www.kabum.com.br/produto/27945/r ... -127v-2619

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Nobreak qual investir

#36 Mensagem por Wellington Salles »

Roberto Brancalion Jr escreveu:Da ultima vez que si um tópico deste o pessoal estava falando sobre este modelo.

http://www.kabum.com.br/produto/27945/r ... -127v-2619



Roberto,

Só vejo uma desvantagem nesse aí! Não possuir entrada para bateria externa...


André Fonseca escreveu:Wellington,

Reef com mil litros no total, forrado de Tangs, sendo o menor um Yellow Goby...



André,


1000L!!! icon-aplauder uma "alcatéia" de Tangs!!! Iria de nobreak e duas baterias externas + Mais o compressor de ar! Como o Estevão relatou acho que pra uma emergência ele ajudará muito!!! Mas precisa de algo a mais....
Editado pela última vez por Wellington Salles em 03 Set 2014, 21:44, em um total de 1 vez.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Nobreak qual investir

#37 Mensagem por Wellington Salles »

Só pra constar começou a bagunça aqui no Rio hoje dez municípios sem Luz!!! Fiquei sem pelo menos umas 6h.... Mas bem tranquilo!!!!
Editado pela última vez por Wellington Salles em 03 Set 2014, 21:46, em um total de 1 vez.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2132
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: Nobreak qual investir

#38 Mensagem por Andrés Segal »

Wellington Salles escreveu:
Roberto Brancalion Jr escreveu:Da ultima vez que si um tópico deste o pessoal estava falando sobre este modelo.

http://www.kabum.com.br/produto/27945/r ... -127v-2619



Roberto,

Só vejo uma desvantagem nesse aí! Não possuir entrada para bateria externa...


e é monovolt, o que eu comprei é trivolt....
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2132
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: Nobreak qual investir

#39 Mensagem por Andrés Segal »

Wellington Salles escreveu:
André Fonseca escreveu:Wellington,

Reef com mil litros no total, forrado de Tangs, sendo o menor um Yellow Goby...



André,


1000L!!! icon-aplauder uma "alcatéia" de Tangs!!! Iria de nobreak e duas baterias externas + Mais o compressor de ar! Como o Estevão relatou acho que pra uma emergência ele ajudará muito!!! Mas precisa de algo a mais....


aqui o maximo que ja fiquei sem luz foi 2 horas, entao acho que o de 700 vai dar conta so de uma WP40, so para movimentar a agua mesmo...
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Nobreak qual investir

#40 Mensagem por Wellington Salles »

Andrés Segal escreveu:
Wellington Salles escreveu:
André Fonseca escreveu:Wellington,

Reef com mil litros no total, forrado de Tangs, sendo o menor um Yellow Goby...



André,


1000L!!! icon-aplauder uma "alcatéia" de Tangs!!! Iria de nobreak e duas baterias externas + Mais o compressor de ar! Como o Estevão relatou acho que pra uma emergência ele ajudará muito!!! Mas precisa de algo a mais....


aqui o maximo que ja fiquei sem luz foi 2 horas, entao acho que o de 700 vai dar conta so de uma WP40, so para movimentar a agua mesmo...


Dá sim!!! Pelo menos umas 3h é certo! Então já pode se dar por satisfeito.... icon_joia
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”