fiz um esquema para ligar meu controlador de temperatura Coel TLZ11 e gostaria de dividir com todo mundo. A idéia do esquema foi manter uma ventoinha sempre ligada para exaustão do ar quente gerado pela iluminação, mas desligá-la quando o aquecedor entrar, para economizar energia com o aquecimento em dias frios.
Explicando um pouco melhor o equipamento:
- 1 ventoinha de exaustão: para tirar o ar quente da iluminação
- 1 ventoinha de resfriamento: direcionada para água
- 1 aquecedor de 100W
- 1 controlador Coel TLZ11 para controlar tudo

Sobre o esquema:
As linhas mais grossas azuis e pretas são da corrente alternada, da tomada, no meu caso de 110V. As linhas vermelhas e cinzas, mais finas, são da saída contínua do transformador, de 12V. As cores não significam que todas elas são ligadas diretamente. Mas somente onde tem um losango, indicando a ligação.
Liguei o aquecedor na saída de alarme, regulei o controlador para que funcione no modo Cool e o transformador ficou na saída do controlador padrão. Isso porque o relé da saída não tem passagem quando está desligado, por ser um relé do tipo SPST, ao contrário do de alarme que é um relé do tipo SPDT.
Desta maneira, a ventoinha de exaustão fica ligada quando a temperatura está 'normal', mas desliga quando está baixa. Se mantém ligada, obviamente, quando a temperatura está alta, ajudando a de resfriamento.
A unica observação importante é que o relé de alarme tem uma especificação de 5A nesse controlador, então o aquecedor não pode passar de 500W se a corrente for de 110V. Caso contrário o relé será danificado.
Quando fui ligar esse controlador não achei bons esquemas na internet, espero contribuir para o pessoal que estiver começando a usar este equipamento.
Abraços,
André Carvalho.