🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Entrevistado do Mês, Miguel Leon

Se quiser dividir um artigo com os colegas o local é esse, esteja livre para discutir com o colega sobre artigo que ele postou.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Entrevistado do Mês, Miguel Leon

#1 Mensagem por Matias Gomes »

O entrevistado desse mês desafia o serrado e leva um pedaço do mar para dentro de sua casa em Brasilia, Miguel Leon carioca da gema, nascido e criado no Rio, foi trabalhar em Brasilia e era difícil deixar o mar longe e acabou levando um pedacinho dele para sua casa.
Pelo reef dá para ver que nosso colega é um apaixonado pelo que faz, e se dedica de coração a cuidar de seu reef.
Agora vamos saber um pouco da opinião dele sobre algumas questões que rondam a aquariofilia.


Imagem

1- Quando vc começou na aquariofilia e o que levou a ela?
R: Acho que eu deveria ter uns 11 anos, para ter uma idéia eu me lembro até hoje, o dia em que fui de ônibus com a minha mãe no centro da cidade(Rio) numa loja chamada Casa Progresso para comprar o meu primeiro aquário retangular, até então só aqueles globos de vidros.
O que me levou a ser aquarista,sinceramente não sei, acho que já nasci com esse vírus.

2- Iniciou com qual tipo de montagem (doce/plantados/ciclideos/marinhos FO/reefs) e por qual motivo?
R: Marinho?Reef? Naquela época não existia nada disso, só doce mesmo. Bom, mais vamos ao que interessa, falar dos marinhos.
Montei meu primeiro marinho há 20 anos atrás, era um aquário de 120X50X60, era cheio de esqueletos de corais nacionais e a filtragem era feita por filtro biológico de fundo com duas torres e uma bomba Better em cada. Animas? Só peixes mesmo, quando a gente conseguia manter um vivo por mais de um mês era uma festa. Coral nem pensar. Depois de alguns anos foi inventado o Dry Wet, há que maravilha, aí sim conseguíamos manter os peixes vivos, mais só peixes e alguns poucos invertebrados, coral nem pensar. Nessa época, tive que vender meu apartamento e ir morar com os meus sogros, porque estava começando a construir a casa em que moro e com isso me afastei por um ano do aquarismo.. Claro que no projeto da casa nova já contava com um aquário de 2,00X60X60 e uma área para a casa de máquinas. Quando mudei para a casa nova, um amigo aquarista me convidou para que fosse ver o novo aqua dele, que tinha sido montado com as últimas novidades do aquarismo marinho. Quando vi fiquei embasbacado era um aquário de rochas vivas, aí decidi, é isso que vou montar. Esse aquário ficou montado por 13 anos, foi quando decidir a montar um maior fora de casa (na churrasqueira). Que está montado até hoje.

3- Qual era ou eram as maiores dificuldades nos primeiros momentos de sua montagem?
R: Acho que informação e conhecimento, a gente não tinha a quem perguntar, não existia internet e nem literatura especializada disponível.

4- O que vc acha que falta na aquariofilia nacional?
R: A Aquariofilia Nacional tem melhorado muito nos últimos anos, mais falta muita coisa ainda. Por exemplo, vejo animais para venda lá fora que nunca vi por aqui, outro problema que não entra na minha cabeça são os preços praticados no Brasil, sei que muita gente vai falar, Ah! Mas aqui no Brasil nos temos os custos com aluguel, funcionário, energia elétrica, impostos, frete e por aí vai. Agora uma pergunta, lá eles não pagam tudo isso também? Falam muito das mortes durante a viagem, mais e lá, eles também não tem perdas? Pelo que sei a maioria dos bichos vem do outro lado do mundo. Claro que não estou querendo que os preços praticados aqui sejam os mesmos que nos Estados Unidos, aqui temos o frete de lá para cá e talvez os impostos mais elevados, mais quando vejo um peixe lá fora sendo vendido por $ 25,00 e o mesmo peixe aqui custando R$ 300,00, sinceramente acho que tem alguma coisa errada, há, já ia me esquecendo, esse preço de 25 dólares é o valor final para o consumidor, o importador brasileiro compra o peixe lá muito mais barato.
Outro problema que me deparo aqui no Brasil é inconstância da disponibilidade para venda de alguns produtos, um exemplo, resolvi dosar aminoácidos diariamente no meu reef, fui na loja e comprei, quando acabou não encontrei mais para comprar, importar amino diretamente está difícil, a Anvisa já devolveu duas importações minhas, quando acho para vender tenho que comprar em grande quantidade para estocar. Outro exemplo, comprei as HQI da Marca Reeflux, já estou precisando trocar não acho mais no Brasil vou ter que importar.

5- Quais dúvidas surgiram na hora da montagem (escolha dos equipamentos ou como fez para criar o próprio equipamento)? Como fez para definir, ajuda de amigos fóruns ou tentativa e acerto/erro?
R: Sei que foram muitas dúvidas, não me lembro quais agora, mais foram muitas. Nessa última montagem já contava com os fóruns e os muitos amigos que fiz nesses anos todos, Fernando Guimarães, me inspirei no aquário dele, quando esteve aqui em casa falei que iria montar um do mesmo jeito, Frederico, vocês nem imaginam o quanto de interurbano já gastei falando com aquele mineiro, Alexandre Góes, Marcio Padilha, grande amigo sempre que vou ao Rio faz questão de me pegar no Galeão, Matias (vocês conhecem?) aprendi muito com os seus tópicos, Roberto Passos, Patrick, Roberto Denadai, Luiz Lima, Roberto Pinto e muitos outros.

6- Em algum momento desmotivou? O que o fez motivar novamente ou retornar para o hobby?
R: Essa é fácil, nunca

7 Usou ou utiliza algum equipamento DIY? Se sim especifique qual e o que o motivou a utilizá-lo?
R: Equipamento DIY, não, mais toda a instalação hidráulica e elétrica foi feita por mim.

8- Na sua experiência cite 3 recomendações positivas e 3 que não recomendadas quais você julga essenciais para se ter um sistema marinho perfeito (dentro do possível é claro).
R: As positivas:
- Estudar muito, ler o máximo possível e nunca se esquecer que estamos lidando com seres vivos.
- Perseverança
- E paciência, aquário marinho não fica bonito da noite para dia, é preciso muita paciência.


As negativas:
- Achar que tudo que se Lê na internet é verdadeiro.
- Tome cuidado com lojistas que fica tentando empurrar um monte de produtos.
- Se vai fazer qualquer alteração no sistema, faça de forma bem lentamente, se for fazer mais de uma alteração faça uma de cada vez.
Sistema marinho perfeito acho complicado, ís vezes um procedimento dá certo em um aquário e em outro dá tudo errado. Mais hoje não abro mão de trocas parciais semanais e vodka e aminoácidos diariamente.

9 Segundo sua experiência em aquarismo marinho qual o peixe e o coral que julga ser o mais difícil de se manter vivo em um sistema fechado?
R: Um peixe que sempre tive dificuldade foi o Copperband, com coral, acho que nunca tive nenhum problema.


10- O que na sua opinião não deveria mais ser coletado no Mar.
R: Essa pergunta é muito difícil de responder sem criar polêmica, mais com certeza, lugar de cavalo marinho é no mar.



Bom para finalizar gostaria de contar uma história que passei quando montei o meu primeiro aquário marinho, para que os mais novos fiquem sabendo como as coisas eram difíceis antes da internet.
Isso aconteceu a uns 20 anos atrás:
Estava precisando comprar sal marinho e depois de muita ralação consegui um telefone de uma loja em São Paulo, liguei e eles tinham o sal ( era da marca Atlantis, nacional é claro). Falei com eles, fiz o depósito, e fiquei esperando o sal chegar. Depois de 15 dias e nada de chegar o bendito sal, voltei a ligar e me falaram que já tinham mandado. Esperei mais uns dias e nada, já liguei brigando e eles juravam que tinham mandado. Depois de uns 30 dias recebi uma intimação para comparecer na Polícia Federal, fiquei pensando o que tinha feito de errado. Quando cheguei na polícia fui recebido por um agente com um pacote na mão que imediatamente reconheci, era o tão esperado sal. O agente explicou que a nota fiscal emitida pela a loja especificou o produto somente como SAL. Claro que o pessoal da fiscalização dos Correios achou muito estranho alguém em Brasília comprar 5 Kg de sal em São Paulo. E com isso, eles mandaram para a Polícia para que fosse feita análise do produto.
Quando cheguei em casa, a primeira coisa que fiz, foi ligar para a Loja e pedir mil desculpa pelos os meus telefonemas desaforados.

Uma entrevistas de nosso amigo para a TV
http://www.correiobraziliense.com.br/ap ... CASA.shtml


e algumas fotos do reef dele.

Tudo começa com a esposa expulsando o reef dele de casa rssss teve que fazer um "puxadinho" no quintal para abrigar o belo projeto

Imagem

O display terá 1540L, o refúgio principal será uma caixa d'água de 1000L e terei mais 4 refugios de 140L (onde farei o manguezal e mudários), terá também um aqua de 180L interligado só para peixes. A espessura dos vidros é de 15mm ele será bem travado.

claro que na cobertura teve que rolar aquele famoso churrasco rsss

Imagem

as caixas para sump, decantação e refugio

Imagem

Por dentro já está quase pronto, agora começa a montagem do aqua, no próximo final de semana espero colar os vidros:

Imagem

Imagem

Aí ficará o reservatório que vai atender o Surge Device

Imagem

O móvel já esta no local
Imagem

Sala de máquinas, que já foi pintada ontem
Imagem

Imagem

No sábabo começamos a colagem dos vidros, gostaria de agradecer ao Ivo, o Henrique, o Luiz e em especial o Maurício da Fish Club:

Imagem

A caixa já montada

Imagem

O Maurício colando e eu( de camisa azul e o Henrique segurando o vidro

Imagem

e os amigos insistindo para colocar um freezer para gelar cerveja no quartinho, ou para guardar comida congelada rsssssssssssss

Imagem

Mais fotos atualizadas
As caixas onde irá ficar a halimeda
Imagem

Rocha Viva já maturando

Imagem

Colocando o aragoconcreto e algumas rochas artificiais feita por mim

Imagem

Imagem

montando as calhas para as T5

Imagem

Casa de Máquinas
Imagem

Imagem

Imagem

agora algumas fotos do reef

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Isabela Vistue
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 395
Registrado em: 19 Jun 2009, 20:35
Apelido: Isa
Localização: São Paulo/SP

Re: Entrevistado do Mês, Miguel Leon

#2 Mensagem por Isabela Vistue »

Adorei!!!!!
sabe o que é mais interessante nestas matérias? é perceber que tem gente mais louca que eu kkkkkkkkkkk
Parabéns pelo aquario! um show!

Avatar do usuário
Milton Silva
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 944
Registrado em: 27 Jun 2009, 20:02
Apelido: mirtinho
Localização: Caconde-sp
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Entrevistado do Mês, Miguel Leon

#3 Mensagem por Milton Silva »

Nossa, muito show o reef.... estas entrevistas são espetaculares!!!! parabens Matias!!!!!!!

Avatar do usuário
Jorge Hecherat
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 328
Registrado em: 26 Jun 2009, 01:47
Apelido: Jorge
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Entrevistado do Mês, Miguel Leon

#4 Mensagem por Jorge Hecherat »

nossa que show!!
por curiosidade, esse aquario apareceu na tv?

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Entrevistado do Mês, Miguel Leon

#5 Mensagem por Matias Gomes »

Jorge o link da materia da tv de brasilia está na entevista.
Pessoal fiquem a avontade para fazerem perguntas
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Jorge Hecherat
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 328
Registrado em: 26 Jun 2009, 01:47
Apelido: Jorge
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Entrevistado do Mês, Miguel Leon

#6 Mensagem por Jorge Hecherat »

nossa eu não vi o link mesmo matias desculpa o fora! rss

Avatar do usuário
Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 640
Registrado em: 09 Out 2009, 15:50
Apelido: Zinho
Localização: Jacareí - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Entrevistado do Mês, Miguel Leon

#7 Mensagem por Flávio Wyinz »

INCRÍVEL
Não tenho outra palavra para mostrar o que sinto ao ver tamanho projeto.
É bom saber que temos aquariofilistas tão apaixonados em nosso pais.
normalmente vemos projetos assim em outros paises.
Ainda chego lá.
Parabéns mais uma vez.
Um Grande abraço a todos.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

saraiva
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 159
Registrado em: 15 Jan 2010, 13:13
Apelido: saraiva

Re: Entrevistado do Mês, Miguel Leon

#8 Mensagem por saraiva »

Espetacular parabéns.
Seria interessante um resumo da configuração.
Lâmpadas, skimmer, reator etc etc
Manutenções periódicas...

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Entrevistado do Mês, Miguel Leon

#9 Mensagem por Matias Gomes »

Saraiva esquei dessa parte rss vou pedir para o Miguel colocar aqui.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

miguel leon
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 23 Fev 2010, 09:53
Apelido: miguel

Re: Entrevistado do Mês, Miguel Leon

#10 Mensagem por miguel leon »

Pessoal, estou aqui para tirar quaisquer dúvidas, podem perguntar a vontade.

Saraiva, estou preparando a configuração do sistema e assim que estiver pronto posto aqui.

Miguel

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Entrevistado do Mês, Miguel Leon

#11 Mensagem por Frederico Ramos »

Fala Miguel,

Show de bola seu reef. As fotos atuais eu não havia visto ainda. Os corais cresceram bem hein ?

Lembra que você me ligou sobre a sujeira dentro do reator de enxofre ? O meu estava bem sujo também e lavei com água doce mesmo, o reator e as midias. Ficou tudo limpinho e voltou a funcionar em uma semana, nem precisa lavar em água salgada.

abração.

Marcio dos Santos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 24 Jun 2009, 17:51
Apelido: Matusa
Localização: Osasco - SP
Curtiu: 4 vezes

Re: Entrevistado do Mês, Miguel Leon

#12 Mensagem por Marcio dos Santos »

Parabéns pelo projeto Miguel. O meu (que ainda não tive tempo de postar as fotos...) foi inspirado no seu.

miguel leon
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 23 Fev 2010, 09:53
Apelido: miguel

Re: Entrevistado do Mês, Miguel Leon

#13 Mensagem por miguel leon »

Fala Frederico, é bom saber, da próxima vez vou lavar com água doce mesmo.
Marcio, arruma um tempinho e posta as fotos para gente ver.
Miguel

Luiz Carlos Gonçalves
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 532
Registrado em: 27 Jun 2009, 19:54
Apelido: Luiz Reef
Localização: São Paulo - SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Entrevistado do Mês, Miguel Leon

#14 Mensagem por Luiz Carlos Gonçalves »

EXPETACULAR !!!!

PARABÉNS, LINDO DEMAIS !!!

Valeu, abraços

Avatar do usuário
Italo Bozzola Filho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 805
Registrado em: 06 Ago 2009, 21:30
Apelido: Italo
Localização: São José do Rio Preto SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Entrevistado do Mês, Miguel Leon

#15 Mensagem por Italo Bozzola Filho »

Miguel esse reef é fantastico ,parabens !!!Vç tem somente T5 ou tem HQIs tbem !!! Qto de Vodica vç adiciona no sistema ?? Põe no sump ou direto no reef ???Usa outros suplemantos alem dela ??? Vi um Paru ai , ele te dá trabalho com os carais ???Tbem acho o mesmo que vç em relação a valores aqui no Brasil ,mas fazer o que !!!!! Gde abraço
E-mail: i.bozzola@terra.com.br

O que se leva da vida é a vida que se leva!!!!

O importante não é o que se tem mas quem voçe tem!!!!

miguel leon
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 23 Fev 2010, 09:53
Apelido: miguel

Re: Entrevistado do Mês, Miguel Leon

#16 Mensagem por miguel leon »

Luiz Carlos, obrigado pelos elogios.

Ítalo, estou preparando o setup e no máximo até amanhã posto aqui, mais adiantado, além das T5 tenho mais 4 HQI de 400W de 14000K.
Atualmente estou adicionando 15ml de vodka direto no sump, doso também aminoácidos e biodgest. O paru só tem beliscado os palitoantos.
Um babrço

Vicente Rosina
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 19
Registrado em: 24 Jun 2009, 22:54
Apelido: Vicente Rosina
Localização: Niterói - RJ

Re: Entrevistado do Mês, Miguel Leon

#17 Mensagem por Vicente Rosina »

Show de bola.
Mas ... Acho que vi um paru numa das fotos. Será??
[s] Vicente Rosina

Avatar do usuário
Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1144
Registrado em: 27 Set 2009, 23:05
Apelido: Nilo
Localização: Recife- PE

Re: Entrevistado do Mês, Miguel Leon

#18 Mensagem por Nilo Otaviano »

Maravilhoso esse reef.
Puxa, 4 hqis de 400w deve dar uma dor no bolso...
Miguel, qual a rotina de manutenção? tpas, suplementos, etc

Avatar do usuário
Jorge Sayegh
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 05 Dez 2009, 12:34
Apelido: Jorge

Re: Entrevistado do Mês, Miguel Leon

#19 Mensagem por Jorge Sayegh »

Em todos os sentidos, um grande aquário sem dúvida. Conheço o Candango´s Reef pessoalmente e prazer maior (No bom sentido, é claro) de conhecer o Miguel.

miguel leon
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 23 Fev 2010, 09:53
Apelido: miguel

Re: Entrevistado do Mês, Miguel Leon

#20 Mensagem por miguel leon »

Vicente, o que voce viu foi um Paru mesmo, até agora ele só atacou os Palitoantos.

Nilo, realmente dói no bolso, e o setup vou colocar amanha.

Jorge , estamos precisando marcar um churrasquinho aqui, para colocar a conversa em dia.

Valeu pessoal

Responder

Voltar para “Artigos”