🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Sponge Reef do Maurão.

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Mauro Raso Camargo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 88
Registrado em: 07 Abr 2013, 09:10
Apelido: Mauro Raso Camargo
Data de Nascimento: 12 Mar 1966
Cidade: João Pessoa - PB
País: Brasil

Sponge Reef do Maurão.

#1 Mensagem por Mauro Raso Camargo »

Bom dia galera, estou criando o tópico e sou novo no fórum, vou mostrar o meu aquário, mas antes que abram pra ver de novo, vou logo avisando... tenham paciÊncia comigo pois estou iniciando não só no fórum, mas tbm no aquarismo marinho.

Sejam didáticos com o veinho aqui, por favor. opinem, orientem, sugiram , advirtam-me sem cerimônias, mas perdoem-me se eu não fizer tudo que me sugerirem, pois com certeza creio que virão sugestões diversas, umas congruentes e outras até opostas.

Tenho também um grupo de amigos na minha cidade que me assessoram com a maior boa vontade, então tudo que eu receber de opinião aqui vou debater com os amigos do fórum e ouvir pessoamente os meus amigos daqui. Aí feitas todas as ponderações vou decidindo o que fazer... e vou errar demais, mas quero acertar mais que errar.

Bem, feita a introdução, vou pegar umas fotos e vídeos pra postar no que já ocorreu até agora nesses 10 dias de montagem desde o primeiro dia ;)

Valeu.

sergio caserta
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 179
Registrado em: 20 Jun 2009, 05:52
Apelido: caserta
Localização: Sorocaba-SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Sponge Reef do Maurão.

#2 Mensagem por sergio caserta »

seja muito bem vindo ao forum .

Mauro Raso Camargo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 88
Registrado em: 07 Abr 2013, 09:10
Apelido: Mauro Raso Camargo
Data de Nascimento: 12 Mar 1966
Cidade: João Pessoa - PB
País: Brasil

O Aquário / SUMP / Caixa de reposição.

#3 Mensagem por Mauro Raso Camargo »

O aquário... c= 1,475 X l= 0,573 X h=0,450 litragem = 380l
Imagem
Localização do aquário: varanda externa da casa, ou seja: muita luz INDIRETA durante 12h ao dia.
água inserida: água do mar, captada em fonte de água recomendada por amigo aquarista Alex Wardog... Praia do poço-Cabedelo-PB, água coletada na maré alta madrugada do dia 29/03/2013.
Imagem
Aquário cheio d'água, já desceu o suficiente para o SUMP, bomba de retorno ligada e só nesse momento como circulação.
Essses amigos Emerson e Jó, não aquaristas, ajudaram demais nessa etapa. Obrigado, amigos.
Imagem
Durante a noite do mesmo dia 29/03 foi a hora do amigo aquarista Iann Franca me ajudar com a instalação do SKIMMER MORATO 900 e o WAVE MAKER VOR TECCH MP10 W
Imagem
Detalhe: as primeiras RVs foram-me doadas pelo amigo Iann, bem como as primeiras mudas de coral pelo mesmo amigo e pelo amigo Fagner Delfim... na foto as mudas de coral estão sofrendo processo de adaptação, flutuando inseridas em potes de vidro e adicionando-se água do aquário a cada 5 minutos ;)

Mauro Raso Camargo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 88
Registrado em: 07 Abr 2013, 09:10
Apelido: Mauro Raso Camargo
Data de Nascimento: 12 Mar 1966
Cidade: João Pessoa - PB
País: Brasil

Re: Sponge Reef do Maurão.

#4 Mensagem por Mauro Raso Camargo »

Obrigado Sergio Caserta pela recepção e boas vindas, contarei com sua colaboração virtual :)

Mauro Raso Camargo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 88
Registrado em: 07 Abr 2013, 09:10
Apelido: Mauro Raso Camargo
Data de Nascimento: 12 Mar 1966
Cidade: João Pessoa - PB
País: Brasil

Re: Sponge Reef do Maurão.

#5 Mensagem por Mauro Raso Camargo »

A adaptação das mudas de coral...
Imagem
outro pote :)
Imagem

Mauro Raso Camargo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 88
Registrado em: 07 Abr 2013, 09:10
Apelido: Mauro Raso Camargo
Data de Nascimento: 12 Mar 1966
Cidade: João Pessoa - PB
País: Brasil

Re: Sponge Reef do Maurão.

#6 Mensagem por Mauro Raso Camargo »

No detalhe Skimmer e bomba no SUMP ;)
Imagem

Mauro Raso Camargo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 88
Registrado em: 07 Abr 2013, 09:10
Apelido: Mauro Raso Camargo
Data de Nascimento: 12 Mar 1966
Cidade: João Pessoa - PB
País: Brasil

Re: Sponge Reef do Maurão.

#7 Mensagem por Mauro Raso Camargo »

29 03 2013 à noite, por volta das 23:30 vista geral do aquário no final da primeira noite, já com tampa e iluminação em teste
Imagem


Dia 30 03 2013, pela manhã.
Imagem
Imagem

Bem, no momento paro por aqui, breve mais histórico desse aquário.. agora tenho que cuidar das sereias :) Abração a todos que tiverem acompanhando :)

Mauro Raso Camargo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 88
Registrado em: 07 Abr 2013, 09:10
Apelido: Mauro Raso Camargo
Data de Nascimento: 12 Mar 1966
Cidade: João Pessoa - PB
País: Brasil

Re: Sponge Reef do Maurão.

#8 Mensagem por Mauro Raso Camargo »

Amigos bom dia, como desce rápido um tópico nesse fórum... legal, sinal que tem muita gente ativa no fórum :)

Quanto à oluminação, com ciclagem há 10 dias, considerando que pega luz INDIRETA na varanda o dia todos...
1- Quem me recomenda deixar luzes apagadas, durante ciclagem?
, ou
2- quem me recomenda uma faixa de 4 a 6 horas das 12 as 16 ou as 18 h?
ou
3- alguem me recomenda deixar iluminação artificial por 10 a 12 horas?

PS: iluminação articicial na tampa: $ T5 sendo duas brancas e duas azuis.

Grato :)

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2132
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: Sponge Reef do Maurão.

#9 Mensagem por Andrés Segal »

Voce pediu criticas, entao la vai:

Deveria ter deixado ciclando pelo menos por 30 dias, o ideal seria 40, para dai introduzir os corais, pois apos a colocacao de agua e rochas vivas ( RV ) o aquario precisar estabilizar parametros, neste primeiro momento existe uma guerra biologica dentro do seu aquario , que so estabilizara em mais de 30 dias... quanto a luz, é indiferente, tem gente que cicla com luz e gente que cicla sem luz...

sou reiniciante em aquarios, mas no momento foi oque eu pude palpitar.

bem vindo e nao se sinta velho, eu sou mais...sou de 59....
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

Mauro Raso Camargo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 88
Registrado em: 07 Abr 2013, 09:10
Apelido: Mauro Raso Camargo
Data de Nascimento: 12 Mar 1966
Cidade: João Pessoa - PB
País: Brasil

Re: Sponge Reef do Maurão.

#10 Mensagem por Mauro Raso Camargo »

Opa, Andrés Segal,eu quero mesmo é isso, sugestões que venham a me tornar mais qualificado a ter um marinho.

Estou aprendendo no tranco, e errando e acertando, com certeza vou errar muito ainda ;) mas quero com ajuda de vcs do fórum errar o mínimo possível ;)

Quanto a não ter esperado os 30 a 40 dias para ciclar, eu tbm queria isso, mas as mudas de corais foram cedidas a mim e os amigos que me cederam ... um deles não tinha espaço para manter os corais doados, por isso inclusive doou, e outro estava desmontando seu aquario amrinho para montar um novo. Estava inclusive sem SKIMMER, logo achou melhor me entregar logo :)

Mas claro que se eu tivesse onde deixá-los teria deixado sim :)

Agora já estou com 10 dias de montado e ainda é cedo sim, concordo para ter corais, mas eles até que estão sobrevivendo, embora eu saiba que lhes falte provavelmente uma boa qualidade de vida ;)

Vou postar novas fotos com a adaptação dos corais, que ainda tem muito que melhorar ;)

Obrigadão pelas dicas, quero mesmo recebê-las, Andrés :)

Mauro Raso Camargo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 88
Registrado em: 07 Abr 2013, 09:10
Apelido: Mauro Raso Camargo
Data de Nascimento: 12 Mar 1966
Cidade: João Pessoa - PB
País: Brasil

Re: Sponge Reef do Maurão.

#11 Mensagem por Mauro Raso Camargo »

dia 01 abril 2013
Imagem
Palitoa, ainda não abriu legal, das mais lentas para se adaptar, talvez pela áqua em ciclagem.
Imagem
GSP, de todos é meu coral mais fraquinho, mas memso fraquinho acreditem, me chegou mais sofrido, e ao menso ainda tá vivo e cada vez com mais pólipos abertos. Sei que tá longe de seu potencial, esses "cílios" deles aida vão chegar um dia a ficar bem compridos, se Deus quiser e eu aprimorar o sistema como preciso.
Imagem
Um close da Anthelia, já mostrando estar mais aberta que no dia anterior(vide foto dela no início do tópico
Imagem
Me parece o coral mais bem adaptado, chegou com 8 pólipos e apresentava nesse dia 11 pólipos
Imagem

Mauro Raso Camargo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 88
Registrado em: 07 Abr 2013, 09:10
Apelido: Mauro Raso Camargo
Data de Nascimento: 12 Mar 1966
Cidade: João Pessoa - PB
País: Brasil

Re: Sponge Reef do Maurão.

#12 Mensagem por Mauro Raso Camargo »

o kit de testes e resultados apresentados dia 04 de abril ded 2013:
Imagem
T = 29 a 30 ° C (meu maios pesadelo).
Ca+ =420 a 440 ppm.
KH = 7° dKH
PO4 = 00
Nitrato = 0 ppm.

Mauro Raso Camargo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 88
Registrado em: 07 Abr 2013, 09:10
Apelido: Mauro Raso Camargo
Data de Nascimento: 12 Mar 1966
Cidade: João Pessoa - PB
País: Brasil

Re: Sponge Reef do Maurão.

#13 Mensagem por Mauro Raso Camargo »

Amanhã farei novos testes dos parÂmetros da água e aproveitarei para tirar novas fotos, espero que tudo esteja se estabilizando o mais rápido possível pois quero crer que quando tenha um sistema de resfriamento e a ciclagem tenha sido concluída eu possa dar mais vida ao SPONGE REEF colocando mais mudas de corais, os quais irão preceder as minhas intenções de habitar com peixes (nesta fase inicial estou curtindo os corais que já tenho, bem como a vida das RVs e sinceramente não estou com presa de colocar peixes , apenas quando tiver estabilizadoas condições da água e resolvida a questão da alta temperatura quero memso colocar corais.

rafaelgaldino
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Abr 2013, 22:33
Apelido: rafaelgaldino
Data de Nascimento: 24 Mar 1983
Cidade: OLINDA
País: BRASIL

Re: Sponge Reef do Maurão.

#14 Mensagem por rafaelgaldino »

ta show Mauro. espero ver logo ele em breve cheiooo de peixes e corais

Mauro Raso Camargo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 88
Registrado em: 07 Abr 2013, 09:10
Apelido: Mauro Raso Camargo
Data de Nascimento: 12 Mar 1966
Cidade: João Pessoa - PB
País: Brasil

Re: Sponge Reef do Maurão.

#15 Mensagem por Mauro Raso Camargo »

Obrigado pela força Rafael Galdino, fica na torcida aí , e quando quiser visita :)

olha aí eu havia me esquecido de postar os vídeos.... amanhã junto a novas fotos e resultados dos novos testes, virá um novo vídeo :)

vídeo do dia 01 de abril de 2013
[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=tIut0CmUdpY&list=UUXmov4IM-BqtM_Tt7oAEtkQ&index=7[/BBvideo]

vídeo do dia 05 de abril de 2013
[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=4HQl6vVzGH4&list=UUXmov4IM-BqtM_Tt7oAEtkQ&index=6[/BBvideo]

William Monteiro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 367
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:52
Apelido: William M
Localização: São Paulo
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Sponge Reef do Maurão.

#16 Mensagem por William Monteiro »

Seja bem vindo Mauro icon_joia

Muito pouco tempo de ciclagem e vc corre riscos em relação a povoar esse aquario agora. É um aqua sem substrato e para isso vc tinha que ter um minimo de area para fixação de bactérias no sump , que pelo visto é zero em relação a isso.
Se colocar peixes agora, vc vai estar programando uma bomba relógio !

Se vai manter esse aqua sem substrato, indico a vc a criar mais areas de fixação das bactérias usando siporax ou rochas no sump e muuuito mais tempo de ciclagem amigo, no minimo uns 40 dias!! Eu cilclo os meus no minimo 60 dias , sendo 30 sem luz!

Luz direta vai ajudar as algas a bombar no seu reef, o ideal seria um foto periodo de 8h/ dia.

Posta mais fotos da evolução.

Mauro Raso Camargo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 88
Registrado em: 07 Abr 2013, 09:10
Apelido: Mauro Raso Camargo
Data de Nascimento: 12 Mar 1966
Cidade: João Pessoa - PB
País: Brasil

Re: Sponge Reef do Maurão.

#17 Mensagem por Mauro Raso Camargo »

Valeu Wlliaam, na verdade só penso em colocar peixes daqui a uns 40 dias mesmo.
quanto ao siporax,pretendo sim colocar :)
E estou estudando se vou por substrato tbm ;)

ainda quero reolver a questão da temperatura ou com coolerers ou com chilller caseiro ;)

VAleu :-)

Avatar do usuário
fredy henrique
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 04 Ago 2010, 15:44
Apelido: fredy
Cidade: Goiania
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Sponge Reef do Maurão.

#18 Mensagem por fredy henrique »

Mauro, me diga onde comprou esse kit de testes, estou querendo um tbm mas não acho pra comprar. Se possível um site.
Obrigado
" Pode ser feia, pode ser gorda. O que não pode é ser feia e gorda! "

Mauro Raso Camargo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 88
Registrado em: 07 Abr 2013, 09:10
Apelido: Mauro Raso Camargo
Data de Nascimento: 12 Mar 1966
Cidade: João Pessoa - PB
País: Brasil

Re: Sponge Reef do Maurão.

#19 Mensagem por Mauro Raso Camargo »

fredy henrique escreveu:Mauro, me diga onde comprou esse kit de testes, estou querendo um tbm mas não acho pra comprar. Se possível um site.
Obrigado

Esse KIT foi comprado pelo AMAZON.COM, site de compra onde eles entregam em qualquer endereço.... NO TERRITÓRIO AMERICANO.
Daí como pessoas muito próximas foram a Las Vegas, comprei e pedi para entregarem no hotel deles :)

TBM tem o site AMAZON.COM.BR, mas claro, os preços ja incluem nossos já tradicionais impostos brasileiros, hahahahaa, e infelismente fica no mesmo nível d epreços do ML ;)

Valeu.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Sponge Reef do Maurão.

#20 Mensagem por Raphael Igor »

o aquário está ficando bem bacana, parabéns!

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”