🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Entrevistado do mês, Carlos Arouche

Se quiser dividir um artigo com os colegas o local é esse, esteja livre para discutir com o colega sobre artigo que ele postou.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Entrevistado do mês, Carlos Arouche

#1 Mensagem por Matias Gomes »

A Partir de hoje vamos fazer uma serie de entrevistas com alguns aquaristas, preparamos 10 perguntas e vamos conhecer um pouco da vida e a opnião dele sobre alguns assuntos que acabam sendo polemicos, se vc tiver mais alguma pergunta pode postar e tb pode questionar as respostas, claro que tudo dentro das regras de educação rss


Esse mês nosso entrevistado é o nosso colega Carlos Arouche, conheça o reef dele Link do Reef

Imagem

1- Quando vc começou na aquariofilia e oque levou a ela?

a. Comecei quando tinha 13 anos e vi um aquário marinho que meu tio Geraldo e meu primo Carlos montaram em Mogi das Cruzes (terra da minha família) ele era com filtro biológico de fundo, bolhas de ar faziam a circulação de água... e tinha um sargentinho vivo... Como mergulhava com eles no Monte do Trigo (acho que é assim que se escreve) descobri que era possível ter algumas coisas do que via nos mergulhos... naquela caixa de vidro. Mas no fundo aí o que começou foi o meu sonho de ter um aquário... que levou apenas 15 anos mais para se concretizar

2- Iniciou com qual tipo de montagem (doce/plantados/ciclideos/marinhos FO/reefs) e por qual motivo?

a. ... logo depois que me casei e fui morar em um apartamento, decidi montar meu aquário marinho. Fui a uma loja na Tutoia, que eu sempre passava quando andava por lá e via peixes... e falei... quero montar um aquário marinho, tenho R$500,00 guardados. Nem preciso dizer o que eu montei... né ? Era um aquário de 45 x 30 x 30 com uma lâmpada rosa e outra branca, sem skimmer (que logo resolvi adquirindo um skilter), uma anêmona nacional, palhaço e um ciliaris. Ficava do lado da TV, embutido em um móvel.

3- Qual era ou eram as maiores dificuldades nos primeiros momentos de sua montagem?

Conhecimento versus sonho versus poder aquisitivo... no fundo o que mais me faltou foi conhecimento, pois não existia fórum na época, e o Miozzo (um grande amigo) nem pensava ainda na Poseydom. Por sorte um amigo do trabalho, aquarista experiente, me ajudou muito no começo, deu dicas, mostrou as lojas mais conscientes e quando foi morar nos EUA... me vendeu (quase doando) um aquário completo, com HQI, actinica, SUMP, Chiller e tudo o que eu iria precisar para ter um belo aquário... sem falar nos corais (softs) e peixes. Aí nesta época eu conheci os fóruns (via linha discada), o Sergio Gomes e seu livro (que ele teve que vender o carro para publicar) e de lá para cá... aprendi muito...

4- O que vc acha que falta na aquariofilia nacional?

a. Vou ser duro na resposta… falta muita coisa. Por ordem de importância:

I. Clubes regionais, aonde o grupo quotiza para adquirir corais raros e mais caros, e quando dá, fragmenta o mesmo para todos do grupo, aonde quando um viaja, os outros ajudam a tomar conta e pode-se comprar em conjunto alguns equipamentos que não precisamos o tempo todo nos nossos reefs.

II. Conhecimento: Infelizmente, nós (me incluo muito nisto) fazemos primeiro para depois aprender... conversei com muitas pessoas dos EUA (que tenho mais facilidade pela língua) e quando postava perguntas, eles me respondiam assim: Leia o livro XYZ que vai te ajudar muito, e se precisar, depois, podemos discutir como executar (vi isso em dois episódios que foram quando decidi montar meu aquário atual, e quando perguntei de cores nos corais) Mas o resumo é... aprenda antes de fazer... assim não sacrifica nem dinheiro, nem vidas. A frase que me vem a cabeça nisto é... se você acha que educação é cara e toma tempo, experimente a ignorância.

5- Quais dúvidas surgiram na hora da montagem (escolha dos equipamentos ou como fez para criar o próprio equipamento)? Como fez para definir ajuda de amigos fóruns ou tentativa e acerto/erro?

Infelizmente eu sempre começo errado, e quando montei meu aquário de 600 litros, contei apenas comigo e com um excelente lojista... o que foi menos mal, mas depois, falando com as pessoas do fórum, eu percebi que deveria ter feito muita coisa diferente, inclusive na escolha da iluminação... a grande verdade é que um fórum tem a capacidade de evoluir e trazer inovações muito mais rápido que qualquer outra forma de pesquisa. Por outro lado, muitas vezes, pessoas que não entende do assunto, na ânsia de parecerem inteligentes, ou de tentar ajudar, acabam atrapalhando. O que aprendi e me ajuda muito, é a diferenciar a “ajuda pitaco” da “ajuda experiênte”. Quando montei meu aquário atual, decidi fazê-lo 100% com tecnologia e inovações vistas no fórum, pesquisando em fóruns internacionais e debatendo no fórum local... se verificar a seção aonde mostro meu aquário, verá que até o SUMP sofreu mais de 15 modificações após debates entre nossos colegas. Com o CONHECIMENTO adquirido, fiz um aquário que eu queria, e não que o Lojista acreditava ser o melhor... e o lojista, no caso, uma excelente indicação, sobe tirar proveito e me ajudar muito.

6- Em algum momento desmotivou? O que o fez motivar novamente ou retornar para o hobby?

Nunca me desmotivei… nem quando tive surto de ictio e para tratar o ictio sem CONHECIMENTO, matei todos os peixes e corais.... Sinceramente... o que me desmotiva hoje é o consumo de energia e o impacto ambiental que os aquários causam, com relação ao item consumo de energia, estou testando LEDs, que resolvem o aquecimento, resfriamento e diminuem em pelo menos 50% o consumo das lâmpadas... com relação ao impacto... apoiarei qualquer iniciativa como fazenda de peixes e etc...

7- Usou ou utiliza algum equipamento DIY? Se sim especifique qual e o que o motivou a utilizá-lo?

a. Sou muito ruim com as mãos... já fiz um reator de Kalkwasser que funcionou bem, mas era horrível... depois disso, resolvi adaptar equipamentos, como um reator de carvão ativado que transformei em reator de Kalkwasser... como inovação, posso dizer que o sistema de durso e o sistema de trocas parciais simplificadas foram adaptações interessantes, mas foram coisas que eu havia visto fora e resolvi trazer para cá.

8- Na sua experiência cite 3 recomendações positivas e 3 que não recomendadas quais você julga essenciais para se ter um sistema marinho perfeito (dentro do possível é claro).

a. Positivas

I. CONHECIMENTO antes da prática

II. A vida é sempre a coisa mais valiosa que existe, comprar um peixe significa uma responsabilidade enorme, pois é uma vida frágil e cada vez mais rara que depende de você.

III. Paciência sempre... Aquário precisa de soluções homeopáticas... mudar algum parâmetro é uma tarefa de semanas e não de minutos.

b. Negativas

I. Acreditar em tudo o que lê (com conhecimento, você tem capacidade de filtrar os pitacos)

II. Testar sem fundamento (lembre da responsabilidade que é a vida que está nas suas mãos)

III. Desleixo (ter aquário significa se dedicar a ele diariamente... não pense que você consegue fazer diferente)

c. Aquário perfeito

I. Aquário perfeito para mim é aquele que consegue dar plenas condições para seus moradores. Isto significa que precisamos todos ser milionários para investir em um aquário gigante com Skimmers de marcas famosas e 20000W de lâmpadas ? não. Um aquário pequeno com um casal de peixes palhaços, uma anêmona e iluminação por PL pode ser um sistema perfeito... O que não pode ocorrer é colocar em um nano, um TANG ou um anjo, que são peixes que na natureza precisam de muito espaço. Para mim, um aquário perfeito é aquele que mais se aproxima do que a natureza proporciona para os habitantes deste.

9- Segundo sua experiência em aquarismo marinho qual o peixe e o coral que julga ser o mais difícil de se manter vivo em um sistema fechado?

a. Peixe: Julgava ser o imperator... pois no meu segundo aquário, e já com um conhecimento médio, perdi dois destes animais. Hoje tenho um que está a 18 meses comigo... perdi o medo dele...

b. Coral: Estou tentando desenvolver alguns cálices no meu aquário, eles crescem de forma muito lenta e perdem a cor muito facilmente... ainda estou sofrendo muito com esses corais.

10- O que na sua opinião não deveria mais ser coletado no Mar.

a. Tudo. É hipocrisia, pois sei que meu Yelow Tang, meu Sohal, meu imperator e tantas outras vidas foram coletadas no mar, mas sei o estrago que a coleta desordenada de rochas vivas e corais fazem. Mesmo sabendo que o nosso Hobby depende disso, acredito que precisamos mudar. Por exemplo, definir que até 2014 50% dos animais vendidos devem ser criados em cativeiro, e até 2020, 100%... Com este tipo de regra, tenho certeza que nossos filhos e Netos poderão ver e entender por que nós (pais e avós) somos tão apaixonados pelo aquarismo marinho.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Carlos Toledo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 356
Registrado em: 21 Jun 2009, 18:43
Apelido: Carlos
Localização: Sao Paulo

Re: Entrevistado do mês, Carlos Arouche

#2 Mensagem por Carlos Toledo »

Matias, obrigado.

Pessoal, estou aqui para as perguntas e críticas... Se puderem, vejam o meu aquario antes de comentar... pois podem surgir mais dúvidas... e mais críticas...

Abração.

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Entrevistado do mês, Carlos Arouche

#3 Mensagem por Frederico Ramos »

Olá Carlos, tudo bem ?

Eu gostaria de uma explicação do porquê da tubulação do prefúgio ter essa configuração:

Imagem

Imagem

Imagem

abraço

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Entrevistado do mês, Carlos Arouche

#4 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Fala Carlos, beleza?

Há um tempo atrás, vi um post seu em outro fórum no qual voçê dizia estar convivendo pacificamente com alguns RED BUGS em pouca quantidade e em POUCAS MUDAS, mas o tempo passou e a praga aumentou não é mesmo? O que diria para um iniciante em marinho no quesito: PRAGAS

Sei que conhece lojas de outros países pessoalmente, como voçe compara as lojas que conheceu no exterior com as do Brasil? e seus funcionários, dá pra notar as diferenças?
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Anderson Vacilotto
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 18 Nov 2009, 16:09
Apelido: Boy
Localização: São Caetano do Sul

Re: Entrevistado do mês, Carlos Arouche

#5 Mensagem por Anderson Vacilotto »

Parabens Matias pela bela entrevista, e o aquario do Carlos é simplesmente fantastico
Não tenho vicio só bebo e fumo quando jogo

Carlos Toledo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 356
Registrado em: 21 Jun 2009, 18:43
Apelido: Carlos
Localização: Sao Paulo

Re: Entrevistado do mês, Carlos Arouche

#6 Mensagem por Carlos Toledo »

Opa... vamos lá !!

Fred:

O refugio foi a parte menos analisada do reef todo... a única regra para mim era que houvesse uma queda por transbordamento entre refugio e aquario, o que com o tempo aprendi... não ser necessário.
De qualquer forma, para evitar ainda mais tubos passeando pela sala com riscos de quebra e etc... fiz um furo próximo da bomba que levaria água para o refugio, e mais dois para devolver a água para o aquario (fiz a entrada de água de um lado e a saída do outro para garantir a circulação lenta de água), sendo que o segundo seria apenas um Backup do primeiro.
Como a aragonita escondeu o cano que segue por baixo do aquario, até que não ficou tão ruim esteticamente... mas faria bem diferente hoje. (aliás, pretendo mudar mesmo)

Nixon:
Convivi pacificamente com red bugs por mais de dois anos, mas acredito que com a adição do meu mudario ao sistema, acabei causando um desequilibrio que me obrigou a rever várias coisas, dentre elas... o Skimmer e o reator de calcio... Acredito que os red bugs se aproveitaram deste desequilibrio e se multiplciaram muito, com risco de comprometimento de acroporas, o que me obrigou a tomar uma medida drastica.
Com relação a pragas, ainda acredito que o equilibrio seja a melhor solução, evitando medidas agressivas, mas recomendo sempre monitorar e, caso ameaçem virar praga... que sejam tomadas as devidas atitudes... mas insisto... acredito que em um aquario equilibrado, as pragas não tenham muitas chances...

Com relação a lojas nos EUA, acabei conhecendo umas cinco... mas apenas duas com mais profundidade... uma chama World Wide Corals e outra se chama Amazing Aquarium. São completamente diferentes:

Amazing Aquarium (Houston) é uma loja gigante, uns 4000m2 com aquario de 4 metros de altura de display e prainha com 15000 litros e muitos peixes. Tem poucos corais, e milhares de peixes a venda... é dessas que prefere vender corais de plastico... Realmente bonita a loja e com equipe especializada e uniformizada e etc.... Mas os peixes muito mal cuidados (e muito baratos). Sinceramente é uma loja ruim, e prefiro qualquer loja Brasileira (a excessão dos preços dos peixes).

World Wide Corals (Orlando) é uma loja muito parecida com as lojas nacionais de ponta... premiada e com corais raríssimos... mas cobra muito caro pelos frags... se for um frag que já temos nas lojas aqui...vai pagar mais caro pela mesma coisa. (preços de 50 a 200 dolares) Tem dois aquarios de show room com esses corais rarissimos e com excesso de iluminação LED azul para colorir mesmo... parece até falso de tão bonito que fica. Os funcionários não são diferentes dos que temos aqui... muito atenciosos e com excelente conhecimento. No fundo, é uma loja de sonhos para todos nós, mas não pelos equipamentos, tamanho, preço... e sim pelos corais diferentes que carrega.

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Entrevistado do mês, Carlos Arouche

#7 Mensagem por Marco Augusto »

Legal,
so um comentario bem inutil, rs
com dinheiro a gente monta qualquer coisa, rsrs

eu gostava quando conversava com o carinha da ornamental a 12 anos atras
e so existia duas marcas de chiller no Brasil, Tecco se eu nao me engano um italiano
que vendia na onda , e skimmer era so red sea e xing ling, rs
aquilo ali sim nego tinha que fazer milagre ^^

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Entrevistado do mês, Carlos Arouche

#8 Mensagem por Matias Gomes »

Marco uma pena que perdi uma pasta de fotos que eu tinha chamada monstros rss era umas monstruosidades que foram feitas com dinheiro, lá no USA é normal vc ver isso o cara gasta uma fortuna e fica com um elefante verde no meio da sala rsssssss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Entrevistado do mês, Carlos Arouche

#9 Mensagem por Marco Augusto »

rs...
o mais engraçado Matias é que nem sempre isso da muito certo , como vc falou o cara fica com um monte de equipamento sem saber como utilizar , rs
uma vez fui num cliente antigo que eu tinha mexer com home theater dele, o cara tinha tanto equipamento e controle remoto que nao usava a metade e o que é pior nao sabia pra que servia
no aquarismo é quase igual , nego compra todos os equipamentos possiveis, ai chega um zé ninguem com um aqua com um skimmer DIY , 4 lampadas actinicas xing ling e o aquario do cara da de 10 a zero... rsrsrs

eu gostava muito de conversar com alguns aquaristas de SP que na epoca ja falavam muito em DIY
mas com outros nomes , rs , "gambiarra" kkkkkkk

mas a atitude de pegar e tentar fazer algo ja é bem vinda, por exemplo no caso de um skimmer , é muito simples fazer um skimmer , é só entender pra que ser e o que ele faz que voce mata a charada, rs ...

a 11 anos atras fiz um chiller DIY sem saber o que era DIY, peguei eu e um amigo que mexe com refrigeração compramos uma UR (unidade de refrigeração) compramos umas valvulas anti retorno, serpertina de aço inox nao sei de que , soldadora etc , e fizemos o meu funcionou por 2 anos , depois desmontei pq o do meu amigo a serpertina furou e vazou o gas refrigerante dentro do aqua :( ai fedeu tudo , o meu eu consegui desmontar antes da tragedia, rs

detalhe na epoca era dificil achar fornecedor de titanio e eu era meio duro de grana ai resolvi erradamente usar inox, kkkkk
mas daqui dois meses começo meu chiller DIY e postarei as fotos aqui...

Carlos Toledo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 356
Registrado em: 21 Jun 2009, 18:43
Apelido: Carlos
Localização: Sao Paulo

Re: Entrevistado do mês, Carlos Arouche

#10 Mensagem por Carlos Toledo »

Marco,
Infelizmente eu não tenho mãos para fazer nada por mim mesmo.... Arrumar RVs, areia, trocas parciais, limpar, cuidar... medir...faço tudo e é um prazer para mim... mas depois da minha tentativa de reator de Kalk decidi que seria muito perigoso para os animais do aquario se eu insistisse.

Com relaçaõ ao comentário de que com grana se consegue tudo, tendo a discordar completamente.

Eu diria que com grana e esforço se consegue quase tudo.

Não nego um investimento alto neste aquario... e digo que ainda assim é menor do que o que investi nos habitantes que estão dentro dos vidros... aposto que isso vale para a maioria das pessoas que estão lendo esta matéria... e a minha decisão foi fazer algo que equilibrasse um pouco este investimento...

Abração.

Avatar do usuário
Italo Bozzola Filho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 805
Registrado em: 06 Ago 2009, 21:30
Apelido: Italo
Localização: São José do Rio Preto SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Entrevistado do mês, Carlos Arouche

#11 Mensagem por Italo Bozzola Filho »

Gde Carlos,antes de mais nada gostaria de dar parabéns pelo seu reef ,que é inspirador,(principalmente para mim),pela dedicação em que trata os aminais e o sistema todo.Parabéns pela entrevista e sinceridade das resposta !!!Agradecer pela ajuda e dúvidas que tive na montagem do meu segundo reef(sistemama de dursos),que é bem diferente do primeiro!!!
Seu imperador está te dando problemas com os corais???Dá alguma coisa de diferente para ele comer??
Vç está colocondo algum suplemento para corais??
Ainda estou te devendo uma visita(se me permitir rsrsrssrsr)!!!!
PS- Acho que vç "aliviou" um pouco as lojas daqui!!!

gde abraço e boa sorte !!
E-mail: i.bozzola@terra.com.br

O que se leva da vida é a vida que se leva!!!!

O importante não é o que se tem mas quem voçe tem!!!!

Carlos Toledo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 356
Registrado em: 21 Jun 2009, 18:43
Apelido: Carlos
Localização: Sao Paulo

Re: Entrevistado do mês, Carlos Arouche

#12 Mensagem por Carlos Toledo »

Fala Italo !
Vamos lá... primeiro, foi um prazer ajudá-lo e quero visitar seu aquario também... te espero aqui !

O imperator definitivamente não é um peixe reef safe... ele não incomoda frogs e muito menos SPSs... mas corais moles... viram comida fácil... por isso montei um aquario pequeno com os corais que eu gosto e ele tbm... heehhehehe

A comida que ele mais gosta é Nori... e late (juro) para quem tentar comer antes dele.

Gosto muito das lojas daqui... principalmente as que vou regularmente... e acredito mesmo no que escrevi...

O preço dos corais é bom sim... melhor que nos EUA... mas realmente peca pela falta de diversidade...

Abração.

jun
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Jan 2010, 11:50
Apelido: Jun

Re: Entrevistado do mês, Carlos Arouche

#13 Mensagem por jun »

Parabens pelo Aquario, eh muito bonita mesmo, me impressionou demais!!
Sou novato em aquarios e gostaria de saber como voce escolheu as medidas do aquario (CxLxH)
Tenho um pequeno e penso em fazer um upgrade futuramente.
Um abracao e mais uma vez PARABENS, ficou 10

Carlos Toledo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 356
Registrado em: 21 Jun 2009, 18:43
Apelido: Carlos
Localização: Sao Paulo

Re: Entrevistado do mês, Carlos Arouche

#14 Mensagem por Carlos Toledo »

Jun, obrigado pelo seu primeiro post ser neste artigo.

O tamanho do aquario foi pensado pela estabilidade da água... tinha t"^es limitações:

1- Comprimento de 2,70
2- Altura de 0,70 (pela manutenção e iluminação)
3- Peso de 1,9 toneladas par ao aquario principal.

Aí defini o comprimento e coloquei no fundo todo o espaço possível com o SUMP...

Abração

Dr.Leonardo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 87
Registrado em: 20 Dez 2009, 17:34
Apelido: japones
Localização: PATO BRANCO-PR

Re: Entrevistado do mês, Carlos Arouche

#15 Mensagem por Dr.Leonardo »

Carlos, parabéns pela seu aquário, muito bem projetado.
Quando se fala em aquários marinhos, a limitação muitas vezes são os custos. Vou uma pergunta pouco convencional.... no que você gastou($$$) que foi totalmente desnecessário e que tenha se arrependeu....
E qual foi o dinheiro mais bem gasto no seu projeto....

um abraço,

Leonardo

Carlos Toledo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 356
Registrado em: 21 Jun 2009, 18:43
Apelido: Carlos
Localização: Sao Paulo

Re: Entrevistado do mês, Carlos Arouche

#16 Mensagem por Carlos Toledo »

Dr. Leonardo,

Excelente pergunta...

Eu diria que existem dois tipos de investimentos inúteis... pelo menos para mim...

O primeiro, é relativo a compras mal feitas, produtos não muito bons, mas com preços acesíveis e desempenhos muito inferiores... por exemplo, luminárias fracas, lâmpadas mais baratas e de segunda linha e etc... Sempre que gasto menos nisso, acabo gastando isto e mais o produto bom...

O segundo é relativo a inovações que vem e desatualizam produtos...
O exemplo mais claro para mim é a luminária de LED que vai obsoletar logo HQI e Actinicas... e provavelmente os chillers também... mas o reator de calcio logo vai se substituido pelo metodo Bailling e etc...

Mas sendo direto, o maior gasto inútil que fiz foi um sistema de roldanas para subir e descer a iluminação... que pouco usei...e depois de achar a altura ideal... nunca mais alterei... e me tomou uns bons dois meses de pesquisa...

Avatar do usuário
Fabio Paiva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Nov 2009, 16:26
Apelido: BLACK
Localização: SÃO PAULO - CAPITAL

Re: Entrevistado do mês, Carlos Arouche

#17 Mensagem por Fabio Paiva »

Carlos uma pergunta:

Cara existem algumas luminárias de LED por ai, porém são produtos extremamente caros... Agora existem alguns DIY de LEds que saem por metade do preço, mas são seguros? Realmente reproduzem HQI + T5?
Você sabe se la fora existe algum DIY bacana de led pra montar na Santa Efigenia?? Porque essa seria uma grande solução para todos os aquaristas,,, a unica luminaria de led bacana que vi foi na Solar Reefs... pra um aqua de 1 de largura gasta uns 2400 por lá.... Vi na net: http://www.ledwholesalers.com/store/ind ... ductId=407 essa é muuuito parecida com a da Solar... mas já vi galera "dando pitaco" que led errado queima os corais, também ouvi que se não estiver "Blindado" o Vapor estrega os leds muito rapido, enfim...

Você consegue desmistificar o LED??

Carlos Toledo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 356
Registrado em: 21 Jun 2009, 18:43
Apelido: Carlos
Localização: Sao Paulo

Re: Entrevistado do mês, Carlos Arouche

#18 Mensagem por Carlos Toledo »

Cara, eu comprei um pronto... Chines, mas de qualidade boa, com uma excelente proteção a salinidade (o que pode destruir circuitos e contatos dos LEDs) e três ventoinhas.

São 90 Leds de 1W e realmente dão conta de 100 x 55 !

Nunca faria um DIY pois sou ruim de montar coisas, mas se for feito com cuidado, protegido contra salinidade com vidro adequado e ventilação bem feita... (garantindo LEDs de pelo menos 1W) vai funcionar... mas provavelmente custará o mesmo que tem nas lojas...

Sinceramente o meu LED já queimou algumas montíporas, que precisei deixar bem no canto do aquario... e outras detestaram e tive que mover para HQI... mas a ampla maioria, fica muito boa e cresce muito bem... tenho uma montipora purple, que cresceu pelo menos três vezes mais rápido no LED... e uma vermelha, que cresce muito devagar... por exemplo.

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Entrevistado do mês, Carlos Arouche

#19 Mensagem por Roberto Vieira »

Fala Carlos tudo bem ?

Antes de mais nada queria dizer o quanto fico feliz de ver esse tipo de debate acontecendo no fórum, acredito que esse tipo de conversa direcionada com pessoas experientes é útil para todos, além de ser um ótimo ponto de pesquisa e fundamentar tópicos que não sejam inúteis.....mas voltando ao teor do assunto.

Gostei de um comentário que vc fez sobre a responsabilidade sobre a vida, acredito ser esse um ponto que todos deviam prestar mais atenção, não se importar com o valor daquilo que vc tem no aquário. Ali é um ser vivo, que não teve escolha e foi tomado por você portanto, não importa se custou R$ 1,00 ou R$ 10000000000,00...o importante é vc oferecer o melhor dentro de suas possibilidades para aquele ser.....nem que seja a base de muito esforço, que acredito ser o principal ponto em qualquer empreitada, esforço e dedicação as vezes dão resultados melhores do que um bolso que possa comprar uma calha eco-lamps e um skimmer bubble king a vista...rs.

mas vamos a pergunta isso é uma entrevista.
Quais livros vc recomendaria para aqueles que querem obter conhecimento no marinho ?

Quais as maiores impressões que vc teve ao adotar um sistema com refugio se compará-lo a um sem refúgio ?

Carlos Toledo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 356
Registrado em: 21 Jun 2009, 18:43
Apelido: Carlos
Localização: Sao Paulo

Re: Entrevistado do mês, Carlos Arouche

#20 Mensagem por Carlos Toledo »

Roberto, antes de mais nada, desculpe pela demora em responder... (carnaval e filho de 5 meses...)

Obrigado pelos elogios e principalmente sobre a questão da vida e das vidas que mantemos no nosso aquario... como aquarista, gostaria de ser um dia lembrado como quem se preocupou sinceramente com a vida dos seres marinhos.

Olha só... com relação a literatura, sou muito ecletico... e lí desde Sergio Gomes até Sprung (em matérias na maioria das vezes...) oviamente que tenho o Atlas da vida marinha... e não posso deixar de mencionar o Advanced Marince Aquarium Techniques (Guide to professional Marine Aquarium Systems) do Jay F Hendal... comprei pelo Amazon e lí vários outros... tenho uns 10 livros por aqui... Mas esse que mencionei dá uma vizão moderna e diferente de tudo o que já havia lido... por exemplo... ele pede para calcular o valor da energia eletrica e valor inicial de Skimmer, Ozonizador e filtros profissionais e comparar isso tudo com o valor de trocas parciais de 40% todos os meses... dependendo do valor, decidir o que fazer... muito interessante.
Além dos livros, leio muito nos foruns e em matérias de foruns internacionais...
Meu objetivo com todo esse estudo, é criar uma capacidade critica que me permita tomar as decisões mais apropriadas respeitando a vida que está sob minha responsabilidade...
Um efeito positivo que isso gera, é a capacidade de criticar o que leio em foruns... Muita gente de bom coração tenta ajudar, mas sem conhecimento... e se não soubermos criticar, provavelmente vamos cometer erros graves... acho que o maior desafio que temos é separar as informações positivas das tentativas de ajuda sem base...

Comparando refugio vs não refugio...

Eu gosto de tudo que é natural... comprei um melanurus para acabar com planarias, anjo para acabar com as aiptasias e até pipefish para acabar com red bugs (esse não deu resultado). Refugio é a mesma coisa... é uma forma eficiente de manter o equilibrio do aquario... se o fosfato estiver alto, você terá muitas algas e elas vão exportar o fosfato, se está baixo, elas vão crescer mais lentamente (ou parar de crescer) e assim vai... Além disso, acrescenta muito mais biodiversidade no aquario... permitindo que os copepodes crescam e alimentem os peixes e etc...

Hoje eu não vejo ou montaria um aquario que não tivesse:

1- Refugio (é simples e barato de fazer)
2- Vodka (ou outra forma de aumentar as bactérias)
3- Rochas vivas
4- Para estes três ítens é necessário um bom skimmer
5- Ozonizador (para melhorar o ORP que a vodka derruba)
6- Reator de calcio
7- Reator de Nielsen

Obviamente que tudo isso pode ser substituido por grandes trocas parciais... como o livro falou....

Não acho que a maior parte dos nossos aquaristas tenha condições financeiras de ter tudo isso, e sinceramente eu comecei este sonho sem ter qualquer condição financeira... Mas em outros paises, esses ítens podem ser adquiridos por uma fração do valor daqui... e espero que um dia, isto esteja acessível a maior parte de nós !

Abração.

Responder

Voltar para “Artigos”