Pomacanthus imperator - Imperador

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Pomacanthus imperator - Imperador

#1 Mensagem por Celso Suguimoto »

Ordem:Perciformes
Família: Pomacanthidae
Nome científico: Pomacanthus imperator
Nome comum : Imperador
Nome comum em inglês: Emperor angelfish

Morfologia:

Espinhos dorsais (total): 13 - 14; Raios dorsais (total): 17-21; Espinhos anais 3; Raios anais : 18 - 21. Tamanho max 40 cm. Idade maxima 14 anos

É um dos mais interessante e sofisticados peixes, pelo seu aspecto geral e os detalhes da coloração que lhe dá realmente, um “que” de imperador enrolado em seu manto estriado. O macho tem uma lista na cara acompanhando sua nadadeira dorsal, o que pode identificá-lo. É azul esverdeado, nadadeira caudal amarela, faixas pretas contornando os olhos, garganta e flancos. Há bastante diferença entra o jovem e o adulto, como pode ser visto nas fotos.

Alimentação:

Na natureza, alimentam-se de corais (pólipos), esponjas, anêmonas, algas, crustáceos e vermes. No aquário, comem minhocas, artêmias, tenébrios, algas ou outro verde como alface, confrei, etc.Artêmia viva, pedaços de peixe, camarão, carne, congelados, patês

Biologia:

Estes peixes-anjo são hermafroditas e começam a vida como fêmeas que, eventualmente, podem transformar-se em machos. Cada macho controla um harém de 2 a 5 fêmeas, dentro de um espaço em relação ao qual é extremamente territorial. Aqui, alimentam-se de esponjas, ovos de outros peixes, vermes e algas que raspam dos recifes de coral, com os dentes pequenos e semelhantes a uma escova.

Os juvenis, solitários e tímidos, escondem-se em buracos e fendas de áreas mais resguardadas de recifes, lagoas ou canais. Apresentam um padrão de riscas e círculos brancos sobre fundo azul, completamente diferente dos adultos.

Habita recifes rasos, corais com água desobstruída. Costuma andar em pares ou solitário.

São muito territoriais, brigando pelo seu terreno ate a morte. Dificilmente aceitam outro da mesma espécie no aquário a não ser que a diferença de tamanho seja grande. Adaptam-se bem ao cativeiro, desde que lhe sejam fornecidas as condições para tal, principalmente de alimentação.

Imagem

Distribuição

Imagem
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Pomacanthidae”