🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Ciro_Riskallah

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#21 Mensagem por Ciro_Riskallah »

Renato...

Obrigado...


Bom se vc quer adaptar, vamos lá..vendo seu desenho,

Da esquerda para direita...

- Ok chegada, e passa pelo filtro mecanico,,,,veja certinho para não fazer bolhas e espirrar sal pra todo lado, e fazer barulho.
Voce vai ter que achar a altura do perlon e de como distribuir a agua sobre ele, de forma que seja facil remoção para troca.
Tambem veja para que o perlon não fique imerso, calcule para ficar no reis da agua, mas fora dela, importante.
Tire o carvão e puriogem dali.

- Skimmer ok, desde que vc ja tenha acha a altura certa dele trabalhar.

- Refugio, OK, o que vc vai po lá??? sugiro, bandejas com siporax, facil de limpar, e o local e ideal, tb coloque ali o saco com carvão e purigem.

- Quebra bolhas....aquilo me incomoda muito, limpar vai se um saco, mas se voce estive ciente e tiver uma forma de limpar.

- Ultima pare, OK, recalque e reatores se vc tiver

E por final, teste tudo, tudo, brinque bastante, com agua doce, claro que o skimmer não vai funcionar, mas pilote antes, acertar depois muito difícil.

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#22 Mensagem por Márcio Oliveira »

Renato, da maneira que você colocou, o refúgio vai estar depois das midias, carvão e skimmer. Assim acho que seu sump fica legal e além disso pelo que percebi você ganha mais volume pra água de reposição. Pra mim, a posição do refúgio e o aproveitamento do espaço tá perfeito agora. icon_joia

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Jun 2011, 13:28
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#23 Mensagem por Renato Brandão »

Valeu Márcio realmente é o que eu posso fazer de momento tento em vista que a aquisição de outro sump não é possível falta $$$$, vou tentar realizar isto até o final de semana.


Obrigado Ciro pelo apoio e gentileza, além das dicas que realmente ajudam muito, não posso trocaro sump agora, mas no futuro farei o mais simples possível seguindo suas orientações.


Att, Renato
Editado pela última vez por Renato Brandão em 17 Out 2011, 21:21, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Euler_Kernighan
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 304
Registrado em: 02 Mai 2011, 21:49
Apelido: Euler
Data de Nascimento: 21 Jul 1978
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#24 Mensagem por Euler_Kernighan »

Renato Brandão escreveu:... mantive o esquema porque estou com dificuldades para mudar toda a estrutura do sump.


Entendo o quanto é chato (pé no saco!!!) mudar algo que já está pronto... mas você há de convir que se tem tanta gente te enxendo o saco, é porque deve ter um bom motivo icon_yes

Bem, se você quiser algo definitivo, fácil de fazer qualquer modificação de layout, e rápido na hora da manutenção, siga o que o Ciro falou, pode ter certeza que vc não vai se arrepender - este é o remédio definitivo.

Infelizmente qualquer pequena mudança agora só vai te ajudar no curto prazo, você irá perceber que no médio / long prazo, a manutenção do sump - e esta deve ser feita periodicamente - vai se tornar cansativa, e como o aquário já estará em velocidade de cruzeiro, fazer qualquer mudança se tornará "menos" fácil - ou seja, fazer uma pequena mudança agora será o barato que sai caro...

Renato Brandão escreveu:
O que voce acha da seguinte possibilidade, colocar o refúgio no item 04 depois do skimmer, tranformar o atual refúgio item 01 em caixa de reposição, vou tentar retirar o vidro depois do item 04 e os suportes que sustentariam a antiga caixa de reposição, aguardo resposta.



Imagem

Imaginando que realmente vc não irá mudar todo o sump, esta me parece uma solução:
item 01: nova caixa de reposição
item 02: serviria como uma espécie de sharkbag
item 03: sessão do skimmer - continua como está
item 04: novo refúgio
item 05: retorno
item 06: deixa de existir (?)

A nova caixa de reposição, sairá da posição atual e será colocada í esquerda do sump, sobre um patamar elevado correto? Assim a água doce irá cair diretamente no item 05 - retorno? Se sim, me parece que isto funcionará! icon_harhar icon_joia

Nos mantenha atualizados!!!

abs!
---
Euler Kernighan
NON DVCO DVCOR

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Jun 2011, 13:28
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#25 Mensagem por Renato Brandão »

Euler bom dia! Realmente é chato ter que refazer o que já está pronto icon_4 , mas me parece um mal necessário, como estou curto de verba e pretendo utilizar a que tenho em equipamentos que ainda não comprei e são essenciais, como a reposição automática, decidi por adotar a opção de transferir o refúgio para o meio do sump, e quem sabe no futuro quando estiver mais tranquilo $$$$, refazer o sump, simplificado conforme o conselho do Ciro. Agradeço os conselhos e dicas e qualquer coisa que você ver que pode ser melhorado estou aberto a sugestões.

Att, Renato Brandão

Avatar do usuário
Euler_Kernighan
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 304
Registrado em: 02 Mai 2011, 21:49
Apelido: Euler
Data de Nascimento: 21 Jul 1978
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#26 Mensagem por Euler_Kernighan »

Você já começou com a ciclagem? Pelo visto você já tem o necessário, é realmente só colocar para ciclar... nesta fase não tem muito o que inventar...

De qualquer forma, mantém agente atualizado!

Abs e Boa Sorte!
---
Euler Kernighan
NON DVCO DVCOR

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Jun 2011, 13:28
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#27 Mensagem por Renato Brandão »

Euler boa tarde! Comecei de fato a ciclagem a uma semana quando chegou a luminária, estou adicionando stability da seachem, o sump está desativado porque estou tentando retirar o vidro para adequá-lo em acordo com a ajuda que você e outros foristas me forneceram. Estou aguardando diversos equipamentos travados no correio (a greve realmente está atrapalhando demais), luminária do refúgio, termostato, rochas sansibar, deionizador, refratometro, vários timmers, bomba de reposição. E ainda vou comprar filtro UV, automação da reposição, ventoinhas e coel e outros equipamentos sem os quais não dá para estabilizar o sistema.
Pretendo iniciar a inserção de animais em dezembro com um casal de ocealaris, quanto ao refúgio e equipe de limpeza assim que chegarem os equipamentos e aparecerem algas no aquários vou inserir.

att, Renato

Avatar do usuário
Euler_Kernighan
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 304
Registrado em: 02 Mai 2011, 21:49
Apelido: Euler
Data de Nascimento: 21 Jul 1978
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#28 Mensagem por Euler_Kernighan »

Fala Renato, novidades? icon_iCo01

para a ciclagem você precisa apenas da água salgada, aquecedores, uma fonte de amônia e só, nesta fase o sump em sí, o skimmer, a iluminação não vão ajudar... Eu lí que você está adicionando o stability, certo? Se realmente você quer usar algum produto, e me permite uma sugestão, procure por uma ou duas ampôlas do ProdiBio BioDigest, tenha certeza que o efeito é muuuuuito melhor - avulso estas ampôlas devem custar R$10 ou R$12.

Você vai realmente precisar de uma bomba de reposição, pelo que percebi sua caixa de reposição está posicionada acima do sump, nesse caso a água cai por gravidade, certo?

Uma curiosidade, você vai usar apenas um deionizador, ou osmose reversa com deionizador?

abs!
---
Euler Kernighan
NON DVCO DVCOR

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Jun 2011, 13:28
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#29 Mensagem por Renato Brandão »

Euler, como te falei estou com problemas por causa dos correios, aqui no DF o bicho tá pegando, eles realmente estão parados.
Comprei apenas o filtro deionizador, o de Osmose reversa talvez no futuro. Vou continuar com o stability ,mas comprarei nas lojas do ramo 2 ou mais ampolas do prodibio para inserir no aqua. Quanto a reposição ela será no local em que anteriormente estava localizado o refúgio, por ter que tirar um dos vidros do sump não pude mantê-la no local originalmente planejado, contudo comprei uma pequena bomba 230 litros/hora para repor a agua do sistema. Outro problema que estou tendo é com a temperatura, meu aquário está sem sistema de resfriamento e aquecimento, e a temperatura está variando entre 27º e 28,6º, totalmente inadequada para um sistema marinho, comprei micro ventiladores que serão ligados a um COEL e com isto espero resolver o problema de temperatura. Seguem algumas fotos de como ficou o sump. Obrigado pelas dicas!

Att, Renato Brandão

Imagem

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
gabriel_noro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1182
Registrado em: 18 Jul 2011, 18:41
Apelido: noro
Data de Nascimento: 21 Dez 1997
Cidade: Altinópolis
País: Brasil
Localização: região de ribeirão preto
Curtiu: 1 vez

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#30 Mensagem por gabriel_noro »

aonde vc comprou esses micro ventiladores e qnt custou?

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Jun 2011, 13:28
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#31 Mensagem por Renato Brandão »

gabriel_noro escreveu:aonde vc comprou esses micro ventiladores e qnt custou?

Fala Gabriel boa tarde, em qualquer loja que trabalha com produtos de refrigeração você encontra, comprei em Taguatinga DF, na loja Sermagel, os ventiladores são da marca Elgin e custaram R$ 66,00, R$ 22,00 cada um, preço que considerei excelente e te digo eles são bem fortes.

Renato Carletti
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 06 Abr 2011, 22:40
Apelido: renatocarletti
Data de Nascimento: 18 Mai 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#32 Mensagem por Renato Carletti »

Renato
Parabéns, seu aquário está muito legal, gostei do aquário, do móvel e dos equipamentos.
O encanamento também ficou bem feito e o sump ficou melhor nessa configuração.
Só um conselho, como você colocou a filtragem mecânica antes do skimmer, ele vai sujar muito mais rapido, principalmente se você alimentar os peixes sem desligar o retorno. Troque esse perlon com muita frequencia, senão a sujeira gruda no perlon e continua em contato com a agua, ou seja, não adianta nada. Se fosse o Skimmer primeiro, ele iria retirar boa parte antes de chegar ao perlon.
De resto está bem legal, mais uma vez, parabéns.

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Jun 2011, 13:28
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#33 Mensagem por Renato Brandão »

Valeu Renato Carletti pela postagem, estou aprendendo com vocês do fórum, conselhos e dicas serão sempre aceitos. Quanto ao perlon vou trocá-lo constantemente para evitar a contaminação da água. Estou chegando a conclusão que a melhor solução realmente é a futura troca do sump.

Grande abraço. Att, Renato

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Jun 2011, 13:28
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#34 Mensagem por Renato Brandão »

Seguem mais algumas fotos, acredito que meus problemas com os correios acabaram e poderei receber os produtos que faltam; icon_clap .

Imagem - temperatura ainda alta, falta o controle COEL e a instalação adequada da refrigeração que por enquanto se fará por ventuinhas, o arranhão próximo ao termometro é o único em todo aquário, presente da minha filha.

Imagem. Nova configuração da casa de máquinas, espero que agora mais eficiente.

Imagem. Começaram a aparecer as algas marrons, infelizmente sequer recebi as rochas sansibar.

Imagem. Tive que subir as bombas de circulação elas estavam movimentando o substrato constantemente formando grandes redemoinhos.

Imagem.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Renato Brandão em 15 Out 2011, 15:44, em um total de 3 vezes.

Renato Carletti
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 06 Abr 2011, 22:40
Apelido: renatocarletti
Data de Nascimento: 18 Mai 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#35 Mensagem por Renato Carletti »

Renato,
Esse seu bubble magus está regulado corretamente? Eu achei que ele está fazendo poucas bolhas... Pela aparência do corpo, parece que a bomba não está puxando ar suficiente, e o nível do skimmer está muito alto.
Com que frequencia você está tirando copos de sujeira do skimmer? A agua que cai no copo, é escura ou clara?
Só estou perguntando, por que me parece desregulado.
Abraço.

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Jun 2011, 13:28
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#36 Mensagem por Renato Brandão »

Bom dia Renato Carletti, o sump está com nível de água de 25cm, aparentemente normal, realmente nesta última semana o skimmer está criando poucas bolhas. Quando eu comprei o Skimmer o encomendei com Mesh impeller, que não sei porque nunca funcionou, tive que comprar um impeller novo para a bomba PH 2500, novoe tradicional. Mas vamos ao que interessa, a água nessa semana está clara, mas já tirei água cor de conhaque e bastante sujeira, geralmente tiro menos de um copo por semana, vou tentar regular o skimmer, se você apenas pela foto ver algo que eu possa melhorar me avisa, para que o skimmer trabalhe a contento.

Att, Renato Brandão

Renato Carletti
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 06 Abr 2011, 22:40
Apelido: renatocarletti
Data de Nascimento: 18 Mai 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#37 Mensagem por Renato Carletti »

Fala Renato
Eu perguntei sobre os copos de sujeira, por que, se o skimmer estiver com o nível muito alto, o copo enche muito rapido com agua clara. Ai pra corrigir a gente levanta o skimmer, tipo coloca algum calço embaixo dele pra ele ficar mais alto. Mas como você disse que tira um por semana, está bom.... porém, ainda não da pra saber, porque, a agua do seu aquário é nova, e não tem sujeira... só vai dar pra saber quando tiver peixes e outros animais sujando. Eu sempre gosto de deixar o nivel do skimmer perto do pescoço, no seu caso, aquela área entre o fundo do copo e a linha vermelha.
Não sei, pode ser impressão minha, pode ser o jeito que a foto foi tirada, mas realmente to achando esse skimmer muito fraco, o ideal é a agua dentro dele ficar branca igual leite, e não com aparência de "sonrisal" hehe. Também achei que a coluna de bolhas dentro do skimmer está muito pequena, o ideal seria o skimmer ficar "branco" perto da bomba, ou até mais, ocupando o corpo dele inteiro.
O meu eu consegui deixar funcionando no máximo:

Imagem

Imagem

Mas veja que eu precisei colocar calços embaixo dele, pra que ele pudesse funcionar num nível bom, mas ao mesmo tempo com a bomba no máximo, assim mais agua passa por dentro do skimmer por hora.
Sem falar que quanto mais perto da superficie, mais ar a bomba consegue puxar, por causa da menor pressão da agua.
Também tem a questão da densidade.... entre 1023 e 1025 o skimmer funciona melhor, por que com mais sal, a tensão superficial da agua aumenta, criando mais bolhas.
Quando der tira mais fotos do skimmer, de perto, ai eu te ajudo regular.
Abraço

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Jun 2011, 13:28
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#38 Mensagem por Renato Brandão »

Renato Carletti escreveu:Fala Renato
Eu perguntei sobre os copos de sujeira, por que, se o skimmer estiver com o nível muito alto, o copo enche muito rapido com agua clara. Ai pra corrigir a gente levanta o skimmer, tipo coloca algum calço embaixo dele pra ele ficar mais alto. Mas como você disse que tira um por semana, está bom.... porém, ainda não da pra saber, porque, a agua do seu aquário é nova, e não tem sujeira... só vai dar pra saber quando tiver peixes e outros animais sujando. Eu sempre gosto de deixar o nivel do skimmer perto do pescoço, no seu caso, aquela área entre o fundo do copo e a linha vermelha.
Não sei, pode ser impressão minha, pode ser o jeito que a foto foi tirada, mas realmente to achando esse skimmer muito fraco, o ideal é a agua dentro dele ficar branca igual leite, e não com aparência de "sonrisal" hehe. Também achei que a coluna de bolhas dentro do skimmer está muito pequena, o ideal seria o skimmer ficar "branco" perto da bomba, ou até mais, ocupando o corpo dele inteiro.
O meu eu consegui deixar funcionando no máximo:

Imagem

Imagem

Mas veja que eu precisei colocar calços embaixo dele, pra que ele pudesse funcionar num nível bom, mas ao mesmo tempo com a bomba no máximo, assim mais agua passa por dentro do skimmer por hora.
Sem falar que quanto mais perto da superficie, mais ar a bomba consegue puxar, por causa da menor pressão da agua.
Também tem a questão da densidade.... entre 1023 e 1025 o skimmer funciona melhor, por que com mais sal, a tensão superficial da agua aumenta, criando mais bolhas.
Quando der tira mais fotos do skimmer, de perto, ai eu te ajudo regular.
Abraço



Obrigado Renato pela atenção, hoje recebi uma série de equipamentos que faltavam e assim que conseguir montar tudo e instalar tirarei diversas fotos do sistema dando bastante ênfase ao funcionamento do Skimmer, grande abraço!

Att, Renato Brandão

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Jun 2011, 13:28
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#39 Mensagem por Renato Brandão »

Boa tarde a todos os foristas! Essa semana felizmente acabou o greve dos correios icon_clap, pude receber alguns equipamentos adquiridos e travados pela greve. Também estou atualizando minhas fotos com a montagem quase completa faltando receber agora poucos equipamentos, entre eles uma luminária pequena para o refúgio.

Imagem
Recalque automatizado JBJ.

Imagem
Termostato JBL, por pouco não coube no sump, ele tem quase 40 cm.

Imagem

Imagem
Sump e a luminária provisória do refúgio PLB 80 da Boyu.

Imagem
Funcionamento do Skimmer

Imagem

Imagem

Imagem
Geral do sump

Imagem
Depois de muita espera as Rochas Sansibar chegaram.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Meu primeiro marinho - Reef do Renato e da Rose.

#40 Mensagem por Márcio Oliveira »

Parabéns Renato. Que bom que chegou seus equipamentos. logo você vai estar curtido peixes e corais no seu aquário. icon_joia

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”