🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Primeiro Reef - Sistema do Baso- Novas Fotos P 12 - 17/10/11

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Primeiro Reef - Sistema do Baso - Novas Fotos PG 10 09/0

#201 Mensagem por jose Jorge »

Sobre os LEDs.......belo trampo........não é fácil não..........ficou muito bom..........

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Primeiro Reef - Sistema do Baso - Novas Fotos PG 10 09/0

#202 Mensagem por Alex Correa »

Os tangs precisam de muito, mas muito espaço para poderem desovarem em sistema fechados.
O aquário de Atlantis tem somente 76.000L, com mais de 9 metros de comprimento, se não me engano. icon_assobiando
O tamanho do sistema e diversidade de organismos propicia a observação de diferentes tipos de comportamento.

A melhor dica fica ainda de colocá-los praticamente ao mesmo tempo no sistema e alimentá-los corretamente e em abundância.
Existem outros aquaristas que provavelmente conseguem mantê-los sem maiores problemas.
O difícil é determinar quanto tempo eles ficam no mesmo sistema pequeno sem brigas territoriais.
Seria interessante vocês pesquisarem por tais números e tipos de sistemas.

Na natureza já observo o comportamento agressivo de tangs em pequenos grupos.
Grande grupos formados com peixes adultos não apresentam nenhum comportamento agressivo virtual. Lindos!!!

Powder Blue a Purple Tangs são os mais agressivos disponíveis normalmente no mercado!!!

Prepare-se para aumentar muito o seu sistema no futuro se quizer manter tais peixes juntos por muito tempo.

Quanto a coleta proibida no Hawaii, essas tentativas já cocorrem a muitos anos ,mas felizmente não existe nenhuma notícia concreta sobre a possibilidade. Muitos boatos. Por enquanto está tudo normal por aqui...

Yuri: os vídeos são muito legais!! icon_joia

Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Primeiro Reef - Sistema do Baso - Novas Fotos PG 10 09/0

#203 Mensagem por jose Jorge »

Belo relato...então confirma a redução da agressividade quando estão em cardumes grandes.........

A questão do tamanho do Aqua ter influência......... é discutível............pois como vemos no vídeo.......a atividade se dá em uma Área relativamente pequena..........e só com um Scopas e um YT.........

Logo a possibilidade de ocorer a desova é concreta........é real.........

Não é um evento impossível.........como considerávamos anos atrás.........

Baseado nas suas Observações no Hawaii........Pátria do YT...........um cardume Homogêneo.......é melhor para o Aqua...........

Outros Tangs podem perturbar a Paz..........

Seu outro Aqua pode ser só de PB........ou só de Z. xanthurus...........

Ou um so de Hepatus.........

Foge um puco do Aqua Comunitário..........mas entre num campo mais específico........o que é legal também...............

Tá nascendo o pioneirismo na criação de Tangs...........

Formar Grupo............e tentar induzir a Desova Sincronizada..............

Com alimentação Enriquecida........ e controle de Luminosidade............

Acho que vai rolar........... icon_joia

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Primeiro Reef - Sistema do Baso - Novas Fotos PG 10 09/0

#204 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Valeu pelas dicas e relatos, como disse preetendo colocar mais um powder e um powder blue.

Vou observar no que vai da e tentar alimentar em abundância....

Se com o tempo começarem a brigar, tentarei observar bastante para seguir alguma estratégia...

Vou postanto aqui....

Obs.: Comcei a introduzir de 1 em 1. Quando cheguei aos 3 YT começou a briga, não somente aquelas típicas perseguições mais briga mesmo de um deixar o outro ferido... Até que eu adicionasse o 6º YT bem maior que todos os outros...

A briga acabou em questão de minutos e nunca mais aconteceu....

Uma vez ou outra o menor e o 2º menor correm um atrás do outro mas nada que fuja da normalidade... Até ai acho bem normal e até interesante pois se nota bem as brigas por territorios e a tentativa de reconquista....

Muito bacana o comportamento deles anoite, as minhas luminárias usam dimmer, e tento simular o anoitecer... Incrível que quando a luz vai diminuindo eles vão se entocando em pares nas respectivas tocas... Quando a luz branca apaga e fica somente a azul simulando um lunar alguns se atrevem parecendo ser de propósito em tocas alheis, leva umas tacas e volta humildemente para toca que ele sempre fica.. não sei o motivo desse fato, mas é muito interessante observar...

o blue tang, parece um ser totalmente fora do normal, ele anda no mesmo grupo mais nunca ninguem meche com ele, mesmo ele sendo menor, parece que ninguem tem anda contra ou a favor rs....

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Primeiro Reef - Sistema do Baso - Novas Fotos PG 10 09/0

#205 Mensagem por jose Jorge »

Hehehe.........o A. leucosternum é difícil resistir.............na minha opinião o mais legal de Todos.......

Eu tive um........

Outro que deve ficar legal em Cardume.............num Aqua daquele "Circular" do Basso........é o Acanthurus coeruleus............

Lindo peixe.........

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Jun 2011, 13:28
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Primeiro Reef - Sistema do Baso - Novas Fotos PG 10 09/0

#206 Mensagem por Renato Brandão »

Fabrício boa tarde, se não for pedir muito gostaria que você me enviasse os dados da empresa ou pessoa especializada que confeccionou teu aquário e teu sump. Não pretendo montar algo tão grande por não dispor de espaço nem de capital para tal projeto, entretanto aqui no DF é difícil encontrar pessoas especializadas que fazem esse tipo de serviço.

Att, Renato

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Primeiro Reef - Sistema do Baso - Novas Fotos PG 10 09/0

#207 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Renato Brandão escreveu:Fabrício boa tarde, se não for pedir muito gostaria que você me enviasse os dados da empresa ou pessoa especializada que confeccionou teu aquário e teu sump. Não pretendo montar algo tão grande por não dispor de espaço nem de capital para tal projeto, entretanto aqui no DF é difícil encontrar pessoas especializadas que fazem esse tipo de serviço.

Att, Renato


Boa tarde, o vidro foi montato na Aqua House - 109 norte - 35227035 falar com Yuri.

Abs,

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 4059
Registrado em: 08 Mar 2011, 22:35
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Cidade: Rio de Janeiroo
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Primeiro Reef - Sistema do Baso - Novas Fotos PG 10 09/0

#208 Mensagem por Guilherme Barros »

Mt show seu aqua,realmente teve coragem em questao aos yt,abç
Meu Reef antigo.
_______________
viewtopic.php?f=99&t=19933
_____________________
Meu Reef atual G.B Reef
____________________
viewtopic.php?f=25&t=21784
________
Abraços!!

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 4059
Registrado em: 08 Mar 2011, 22:35
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Cidade: Rio de Janeiroo
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Primeiro Reef - Sistema do Baso - Novas Fotos PG 10 09/0

#209 Mensagem por Guilherme Barros »

up
Meu Reef antigo.
_______________
viewtopic.php?f=99&t=19933
_____________________
Meu Reef atual G.B Reef
____________________
viewtopic.php?f=25&t=21784
________
Abraços!!

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Primeiro Reef - Sistema do Baso - Novas Fotos PG 10 09/0

#210 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Anderson Luiz escreveu:parabems amigo esta fantastico


ficará mais ainda com os novos corais.... ;)

Wellington Martins
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 232
Registrado em: 05 Jan 2010, 12:55
Apelido: Teko
Localização: Duque de Caxias - RJ

Re: Primeiro Reef - Sistema do Baso - Novas Fotos PG 10 09/0

#211 Mensagem por Wellington Martins »

Fabrício sua montagem ta um show e parabéns mandeu uma MP com uma duvida, se puder me ajudar agradeço boa sorte e parabens
MSN reefteck@hotmail.com

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Primeiro Reef - Sistema do Baso - Novas Fotos PG 10 09/0

#212 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Wellington Martins escreveu:Fabrício sua montagem ta um show e parabéns mandeu uma MP com uma duvida, se puder me ajudar agradeço boa sorte e parabens


Obrigado. Respondido.

Avatar do usuário
Eiji Yoshimura
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 444
Registrado em: 12 Nov 2010, 19:05
Apelido: Eiji
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - Butantã
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Primeiro Reef - Sistema do Baso - Novas Fotos PG 10 09/0

#213 Mensagem por Eiji Yoshimura »

E como anda o seu aqua, Fabricio!?!

posta fotos ai atualizando!!!
[font=cursive]O bom filho à casa torna!![/font]

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Primeiro Reef - Sistema do Baso-Novas Fotos PG 12 - 17/1

#214 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Bom pessoal, depois de um bom tempo sem postar atualizações e fotos, tomei coragem e nesse fim de semana tirei algumas fotos, desculpe-me pela qualidade são tiradas de celular e não tenho a mínima experiência com fotos..

Atualmente mantenho:

6 yelow tang;
1 blue tang;
1 purple tang;
1 melanurus;
1 coral beauty;
1 hawk fish;
1 Cleaner Wrasse;
2 Palhacinhos.

Corais tenho alguns, a maioria são mudinhas rs...

Problemas que ja tive:

* Brigas de tangs, comecei com poucos e o pau comia o dia inteiro e sempre um ficava bem machucado e acoado, resolvi fazer o que um amigo de uma loja indicou, adicionar mais e mais ate pararem.. Fiz isso e funcionou, hoje tenho vários e raramentre vejo alguem correndo atras de alguem... Sem contar que pessoalmente fica um visual incrível pois eles são ativos e não param de nadar...

* Um dia fez muito frio e resolvi ligar o aquecedor, pois estava em 23º a agua, esqueci ligado por umas 5 horas, quando fui lembrar a agua chegou a 32.5 º, matou umas mudas de SPS e os peixes ficaram uns 2 dias moles mas sem maiores males.

* Tive investação de planárias, não chegou a ser muitas mas começou a encher o saco, usei 3 vezes o Flatworm Exit e uma vez o tratamento do Leonardo Dias, o Flatworm usei 2 vezes doses homeopáticas e 1 vez mais do que é indicado e mesmo assim matava mas não todas, ambos fazendo exatamente oq manda o manual até um pouco mais pois antes do tratamento eu fiquei mais de um mês sinfonando e "jateando" as rochas com uma bomba para que elas podessem descer para o sump e ficarem retidas em um filtro mecanico que fiz pra isso, mesmo assim n resolveu, somente após 5 meses nesse drama resolvi colocar um melanurus em exatos 9 dias não se via mais planarias, não posso falar que não existe mais pelo menos eu não as acho, o bixo come todas e fica o dia todo catucando a areia atrás de planarias.

* Uso o substrado samoa pink 1 e 3, aconteceu exatamente o que aconteceu com o ciro e fui alertado para isso, mas como um bom teimoso acabei usando mesmo assim, algumas partes que talvez tenha um pouco menos de circulação o substrato calcificou de uma forma que parece rocha, no final das contas acabei até gostando pois não retem mais sujeira pois parece cimento mas a cor não ficou legal pois pegou um pouco de algas e ficou verde, creio que com o tempo por se tratar de um aquario ainda novo deve diminuir a cor verde e melhorar o aspecto mas nada que me incomode.

Abaixo algumas fotos mais detalhadas do projeto após 7 meses de montado. Tiradas dia 15/10/2011 e 16/10/2011.
Ainda não fiz o movel que tampará os equipamentos, estou pensando em fazer de vidro mas ainda não achei a empresa certa, se alguém souber...

Imagem
Visão de uns 5 metros do aquario, ainda não fiz o armário que tampará toda a instalação, retirada com a luminária simulando o sol de 12hs.

Imagem
Visão mais próxima

Imagem
Imagem
Quando chegamos perto eles ficam todos oriçados

Imagem
Imagem
Imagem
Visão lateral, note que do lado direito abaixo a somoa calcificou e parece uma rocha dura como relatei no início do post

Imagem
Imagem
Visão frontal

Imagem
Imagem
Imagem
Visão frontal com o aquario já anoitecendo

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Visão lateral do aquario anoitecendo

Imagem
Meus meninos

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Alguns coraizinhos

Imagem
Visão geral do sump - ainda não fiz a parte eletrica definitiva

Imagem
Filtro mecanico do retorno do sump

Imagem
Caixa de reposição que utilizo para fazer as trocas parciais. Tem exatamente 110 l, uso a cada 2 ou 3 meses, leva 6 horas para encher com agua do RO sem a bomba de pressurização, com a bomba leva 2 horas
Essa caixa fica também no banheiro de empregada a uns 8 metros do aquario, para mandar agua da caixa para o aquario uso uma magdrive 1800 que vai por cima do gesso.

Imagem
UV e CO2

Imagem
RO - Como moro em apartamento fica no banheiro da dependencia de empregada e passei os canos e fios por cima do gesso

Imagem
2 boias eletricas e 1 mecanica para fazer a reposição automatica com margem para falhas para n encher o apartamento de agua caso algo de errado, moro no 20º andar :D . Ambas são ligadas em 12v a 2 reles e "relogio" uma normalmente aberta e uma normalemnte fechada, caso a boia que esta normalmente fechada não funcione e a agua chegue ate a outra a reposição não é acionada, a cada 3 horas repõe a evaporação. Demora mais ou menos 2 minutos para fazer essa reposição a cada 3 horas. Além das boias também uso 2 solenoides junto ao RO que são ligadas apenas 3 minutos a cada 3 horas logo mesmo se ocorrer algum problema demorará pelo menos 5 dias para o aquario transbordar, mesmo assim uso esses sensores de alarme da BOYU que arma uma sirene antes de transbordar.... Meio exagerado mais tenho muito medo de algo acontecer por isso tudo ou quase tudo é "dualizado".

Imagem
Imagem
Como aqui em brasília é 220v, uso esse transformador para ligar todo o aquario 110v, ele fica na dependencia de empregada e fiz a fiação por cima do gesso para evitar ficar próxima ao aquario.
Ainda tenho que comprar um nobreak estou arriscando mais ainda não tenho. Ate o fim desse mes será instalado ao lado desse transformador apenas para as bombas da koralia que são ligadas ao wavemaker

Imagem
Chiller instalado na varanda a uns 6 metros do aquario. 1 HP, nunca usei e estou vendendo. Vou comprar um de 1/3 teco e colocar ao lado do aquario e liga-lo manualmente quando precisar, a agua demora pelo menos 1 dia para subir 1 grau. Essa é a vantagem dos LEDS :D

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Primeiro Reef - Sistema do Baso- Novas Fotos P 12 - 17/1

#215 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Imagem
Parâmetros

Ricardo Benfatti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 217
Registrado em: 04 Dez 2010, 13:27
Apelido: Ricardo
Cidade: Matão sp
País: Brasil5

Re: Primeiro Reef - Sistema do Baso- Novas Fotos P 12 - 17/1

#216 Mensagem por Ricardo Benfatti »

maravilhoso!!! mais um lindo e grande aquario!!! icon_first ,,,só uma pergunta aquela bomba na frente do aquario é provisoria??? pq tirou um pouco a beleza do aquario...
Leia sobre Medjugorje http://www.queridosfilhos.com.br

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Primeiro Reef - Sistema do Baso- Novas Fotos P 12 - 17/1

#217 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Ricardo Benfatti escreveu:maravilhoso!!! mais um lindo e grande aquario!!! icon_first ,,,só uma pergunta aquela bomba na frente do aquario é provisoria??? pq tirou um pouco a beleza do aquario...


Sim sim, deixei ali quando fui fazer os tratamentos de planarias, a agua ali é levada para a queda com mais eficiencia. Em breve vou tirar.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Primeiro Reef - Sistema do Baso- Novas Fotos P 12 - 17/1

#218 Mensagem por Celso Suguimoto »

Custo do ozonizador varia muito... tem os ching ling sem controlador de ORP até os RedSea da vida.

Qto ao uso com o skimmer, necessariamente não... o q ele precisa é de uma "camara de reacao" que pode até um "reator de ozonio" q nada mais seria q uma área pra manter o ozonio o máximo de tempo em contato com a água do aquario. Pode ser feito em PVC por exemplo...

Imagem

viewtopic.php?f=36&t=9113
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Primeiro Reef - Sistema do Baso- Novas Fotos P 12 - 17/1

#219 Mensagem por Márcio Oliveira »

Fabrício, acompanho seu reef desde o início quando você ainda estava decidindo como montar os vidros. Tá lindo demais!! parabéns. Sobre seu chiller não vende ainda. espera chegar o verão bravo pra ver se realmente pode colocar um de menor potência.

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Primeiro Reef - Sistema do Baso- Novas Fotos P 12 - 17/1

#220 Mensagem por Fabricio Fonseca »

marcio oliveira escreveu:Fabrício, acompanho seu reef desde o início quando você ainda estava decidindo como montar os vidros. Tá lindo demais!! parabéns. Sobre seu chiller não vende ainda. espera chegar o verão bravo pra ver se realmente pode colocar um de menor potência.


N é so por isso, a forma que esta ficou muito ruim pois tenho que deixar uma super bomba ligado o dia todo e está saindo muito custoso e ainda aquecendo mais ainda a agua, por isso estou querendo mudar ja que os teco sao bem silenciosos e mais eficientes logo daria para deixar ao lado do aquario e dentro de casa :D

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”