🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Quarentena de peixes e sua qualidade

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#21 Mensagem por RicardoMiozzo »

André Fonseca escreveu:Miozzo,

Ou eles não falam NADA sobre as baterias, na linguagem utilizada na IN, "reservatórios", ou eu dormi mesmo...?!

Em nenhum momento está descrito qual o tamanho mínimo para esses "reservatórios". Informações sobre o manejo e a manutenção existem aos montes (ex: tomar banho quando entrar e ao sair da Quarentena, sala "limpa" e sala "suja", identificação...), mas o que realmente importa quando falamos de quarentena, "PATAVINA"!!!

Tá doido!!!


Atenção, atenção! Não são "eles", mas uma Portaria que envolve vários Órgãos Federais.
Mas é isso mesmo,. Não se descreve absolutamente nada sobre os sistemas de manutenção para os animais. Nadica de nada.
Dá para acreditar?
Parabéns por ter conseguido ler até o fim sem ficar biruta no meio achando que estava lendo algo produzido por Fellini !!!! - E nem ter caído nos braços de Morfeu.
Com base nisso, imagine a via crucis para conseguir a papelada, com informações tão precisas!
Editado pela última vez por RicardoMiozzo em 19 Out 2010, 20:17, em um total de 2 vezes.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#22 Mensagem por RicardoMiozzo »

Rinaldo Fontenele escreveu:Entendo que esse post foi colocado pela pessoa que mais entende de saúde de peixes que eu já conhecí.

O Miozzo tem um olho clínico impressionante e tenho certeza de que ele sabe do que está falando.

Não é o caso de "puxar o saco" não, já presenciei ele em importações e o que eu via era ele olhando os peixes e somente depois desas olhadas ele pegava ou não o peixe.

Assim como o André colocou, não há nada especificando exatamente nada de nada.

É incrível o que eles fazem!


Abraços.


Fonte,
Obrigado, mas eu estou longe de ser a pessoa que mais entende de saúde de peixe que você já conheceu.
O que eu criei foi esse olho aí que você menciona, mas ele já errou e muito, e vai continuar errando porque eu não sou nada demais.

Sobre a outra parte: não são "eles". é uma Portaria, coisa seríissima com força de Lei que praticamente jogou o mercado de importação de espécimes marinhos no limbo e ilegalidade forçada.
Lembremos da Lei Seca nos EUA e as lições que ela nos deixa:
Quanto mais se proíbe, mais ilicitudes ocorrem. As pessoas não deixam de querer e procuram meios menos complicados para obter seus objetos de desejo. O seu humano é assim, e parece que alguns seres humanos acham que basta baixar uma Portaria ou coisa semelhante que todo mundo vai baixar a cabeça e fazer daquela maneira...
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#23 Mensagem por RicardoMiozzo »

fabio simoes escreveu:Como acabei de perder tudo graças a uma doença, explicado no tópico próprio...., estou meio traumatizado, portanto:
Sou a favor da quarentena.
A Lei da Quarentena é uma Portaria que não tem nada a ver com o que ocorreu no seu aquário

Talvez com isso, os importadores fiquem mais preocupados com a qualidade dos peixes adquiridos e os métodos de transporte destes.
Não adianta nada fazer quarentena no importador porque os animais sofrem muito mais do que recebem benefícios com o procedimento imposto pela POrtaria

Já adquiri um tang, já morto, que tenho certeza, agora, que foi capturado com arsênico. Paguei sim, bem mais barato, do que as outras lojas estavam vendendo, mas nem desconfiei... fui lá o peixe estava saudável, comendo.... e comprei.... pensei: "bom negócio"
Se você pagou barato demais, deveria ter descionfiado. O barato geralmente sai caro. E deveria ter voltado í loja onde comprou o peixe para comentar o ocorrido com o lojista, pois ele também pode não ter percebido.


Desde o início o mesmo demonstrava um nadar estranho, nunca firmou sua cor, as vezes ficava procurando ar, com se com algum problema respiratório, sempre ofegante, nunca beliscou rochas, algas.
Creio que se o peixe estava "bem" na loja e depois começou a ficar assim ruim, pode ter havido algum problema já no seu aquário. Peixe envenenado geralmente tem cores extremamente mais fortes do que o normal, e não o contrário como você cita. E o hipotético "veneno" geralmente não é arsênico.

Com a quarentena o importador deverá tomar muito mais cuidado de quem adquire seu peixe e o maior beneficiado é a loja.
Isso é impossível por princípio.

O que acontece hoje, o aquarista compra o peixe de uma loja, se percebe uma semana depois que o peixe estava doente, que teve algum trauma e ele acaba morrendo, esse aquarista não compra mais peixes naquela loja e culpa o lojista, que na verdade apenas recebeu o lote do importador, que é o elo da cadeia que deveria se preocupar com a procedência do peixe....
A ordem das coisas é essa, mas os fatos não comprovam o que você coloca. Com a Lei da Quarentena, quando o peixe chega na loja ele já passou por um grau de estresse que pode tê-lo feito ficar doente. Não existe "culpa" de ninguém nessa história toda. O importador sempre se preocupa em comprar o melhor possível, pois ''e ele quem toma o maior prejuízo se perder muitos peixes na chegada e durante o período de quarentena.

Realmente, o ideal é vc comprar o peixe e deixar ele na bateria da loja...... mas e se o peixe morre em uma semana... no mínimo o clima vai ficar ruim.....quem vai arcar com o prejuízo o lojista que vendeu um peixe que já estava debilitado ou o aquarista, que comprou "no estado"?
Desculpe novamente, mas o ideal é comprar o peixe e levá-lo para um aquário estabilizado e saudável o quanto antes. Essa é a única maneira de assegurar que o animal reponha suas forças e possa se recuperar o mais rapidamente possível do estresse causado pela viagem e começar a se alimentar, adaptando-se ao aquário.


Minha humilde opinião.


Minha humilde opinião, também.
A tal Portaria podia estar cheia de boa vontade ao ser baixada (coisa de que duvido muito), mas absolutamente não é possível atingir os objetivos propostos por questão de princípio. A Lei da Quarentena impõe sofrimento desnecessário aos animais, e restringe enormemente o mercado íqueles importadores que conseguem cumprir todas as exigências. Se você conseguir ler e entender a Portaria, vai começar a ver a ideia que estou tentando colocar.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#24 Mensagem por Renato Vidal »

Trabalhei em empresa aérea por alguns anos, e, recebiamos e embarcavamos toda sorte de animais vivos, todos com suas respectivas "regulamentações para atrapalhar" e, confesso, que 90% era coisa para ingles ver.

Lembro bem de uma época que o IBAMA proibiu a entrada de flores (matrizes) da europa, e aqui em Viracopos, chegava muita coisa para Holambra (mega produtora de flores), alegavam que teria que ter uma quarentena por conta de uma espécie de inseto europeu que viraria praga aqui.

O que os holandeses fizeram ? - Pegaram uma água suja, disseram que era um veneno especifico para aquele inseto em questão, borrifavam em cima das matrizes na frente do fiscal, carregavam o lote e iam embora. E para não dizer que é exagero, eu mesmo deixei o despachante deles pegar o tal "veneno" na torneira do banheiro da Varig. rsssss
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#25 Mensagem por RicardoMiozzo »

Pois é, Renato. Mais um "causo" sobre a eficácia de baixar Leis e Portarias...
Imagino o pessoal da Holambra, gente séria e trabalhadora (aliás, como todos nós), que produz flores para ninguém no mundo botar defeito, enfrentando uma situação dessas.
É uma coisa incrível.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#26 Mensagem por Fernando Duso »

Nem tudo são flores, o bagre africano introduzido nos tanques de piscicultura aqui no brasil, que sem saber que o peixe anda fora da água foi para nos rios e está ameaçando a fauna local.

Se existem regras que nós parecem absurdas as vezes, não quer dizer que não tenham o porque delas existirem.

Com o mundo globalizado a tendencia é que cada vez mais animais ou pragas sejam introduzidas que não pertencem a fauna e flora local e pode vir a dizimar algumas especies, só a água que vem no lastro dos navios já introduz especies diferentes na fauna local, quantas pragas já foram introduzidas no campo em virtude de trazerem espécimes de fora, é só pesquisar um pouco que vai encontrar varias noticias deste gênero.

Abraço
Fernando

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#27 Mensagem por RicardoMiozzo »

Fernando, novamente insisto:
Isso não tem nada a ver com a Lei da Quarentena.
Pode fazer a quarentena que for, e depois os peixes acabaram indo parar nos rios, lagos, etc.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#28 Mensagem por Fernando Duso »

Mas na quarentena você elimina as pragas que vieram no peixe na planta assim como você faz quarentena em sua casa para não introduzir doenças nos seus peixes que estão saudáveis e nos corais, ou você introduz animais doentes em seu aquário principal ou coloca corais vindos de outro aquário que não conhece sem tomar as devidas precauções, e disso que se trata a quarentena nem é da saúde dos animais, é evitar introduzir novas doenças ou uma mutação de uma doença já conhecida.

Eu não entendo porque essa relutância em quarentenar os animais, se não é perfeita a forma como é feita paciência quem sabe um dia eles cheguem perto do ideal, o que não podemos é ir contra porque gera custos aos importadores, ate porque iram embutir esse preço na venda apenas terão mais trabalho.

Abraço
Fernando

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12581
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#29 Mensagem por André Fonseca »

Fernando,

Entendo o que tanto vc e o Miozzo querem dizer...

O problema em sí é a quarentena no Importador, isso que o Miozzo questiona.

Para resolvermos essa questão que vc colocou, basta termos uma quarentena em casa.

Que com certeza absoluta é muito melhor e mais eficiênte do que a quarentena imposta para os importadores.

Afinal, nós não vamos usar "veneno água suja da Varig", como disse o Renatão...

E eu chorei muito de tanto dar risada aqui, formatando a "cena"!!!

icon_rotfl2
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#30 Mensagem por RicardoMiozzo »

André Fonseca escreveu:Fernando,

O problema em sí é a quarentena no Importador, isso que o Miozzo questiona.
Para resolvermos essa questão que vc colocou, basta termos uma quarentena em casa.
Que com certeza absoluta é muito melhor e mais eficiênte do que a quarentena imposta para os importadores.


É exatamente isso.
A quarentena no importador só serve para prejudicar a saúde dos animais, restringir o mercado e aumentar os custos dos animais pra os importadores.
Na prática, ela não tem serventia alguma.
A responsabilidade de cada comprador (seja lojista ou comprador final) pelo animal, tendo ou não quarentena no importador, é um outro assunto.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#31 Mensagem por Fernando Duso »

Mas como barrar uma doença ou praga se não for na entrada do animal no pais como os fiscais vão saber se o consumidor final vai fazer a quarentena, entendo perfeitamente os dois lados e sei que o peixe estará mais saudável no nosso aquário mas pense por outro lado você compra um peixe que tem uma doença que não existe aqui(suposição apenas) coloca em seu aquário, ai vende um outro peixe que não quer mais levando esta doença para outro aquário e que chega na bateria de um lojista que não quarentena e que se espalha pra vários outros aquários é está cena que os fiscais querem evitar, ex. red bug, white bug, que vieram em corais importados, (porque será que tanta gente tem planarias nos seus aquários será que eles fizeram a devida quarentena!).

Exemplo disso é que não se pode quarentenar pessoas gripadas porque estão infectadas mas ainda não desenvolveram os sintomas assim como os peixes, dai o H1N1 se espalho no mundo inteiro e fez tantas vitimas.

Abraço
Fernando

Avatar do usuário
Ricardo Bitencourt
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 202
Registrado em: 27 Jun 2009, 22:14
Apelido: Ricardo Bitencourt
Localização: Cotia-SP
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#32 Mensagem por Ricardo Bitencourt »

Seguindo o mesmo exemplo do bagre africano: O correto de um órgão público com responsabilidade econômica e social (não somente com a desculpa ambiental) era identificar e corrigir aquele caso específico. Mas aqui no Brasil, as autoridades acham mais fácil proibir tudo e pronto acabou. Nós, a população que trabalha, paga a conta do restante que recebe os bolsa miséria da vida.

Então é melhor proibir tudo, deixar um monte de miseráveis sem possibilidade de emprego, (e não é só no ramo de aqüicultura ornamental não), sustentá-los e nada do pessoal dos órgãos públicos trabalhar. Se estivessem mesmo preocupados com a qualidade sanitária dos animais, o Poder Público teria montado uma quarentena ou inspeção governamental para analisar e atestar a sanidade dos organismos introduzidos no país. Isso é o que fariam pessoas sérias; no mínimo ouviriam os envolvidos na situação para tomarem as melhores decisões; agora, transferir essa responsabilidade para o particular e obrigar a nós, consumidores finais (ponta da corda) a pagar os imensos custos sobre essa coisa inútil? Perdoem-me, mas não posso concordar.

Ricardo Bitencourt
ABRAQUA - Associação Brasileira de Aquariofilia e Aquicultura Ornamental
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#33 Mensagem por RicardoMiozzo »

Fernando_Duso escreveu:Mas como barrar uma doença ou praga se não for na entrada do animal no pais como os fiscais vão saber se o consumidor final vai fazer a quarentena, entendo perfeitamente os dois lados e sei que o peixe estará mais saudável no nosso aquário mas pense por outro lado você compra um peixe que tem uma doença que não existe aqui(suposição apenas) coloca em seu aquário, ai vende um outro peixe que não quer mais levando esta doença para outro aquário e que chega na bateria de um lojista que não quarentena e que se espalha pra vários outros aquários é está cena que os fiscais querem evitar, ex. red bug, white bug, que vieram em corais importados, (porque será que tanta gente tem planarias nos seus aquários será que eles fizeram a devida quarentena!).

Exemplo disso é que não se pode quarentenar pessoas gripadas porque estão infectadas mas ainda não desenvolveram os sintomas assim como os peixes, dai o H1N1 se espalho no mundo inteiro e fez tantas vitimas.

Abraço
Fernando


Você pergunta e responde ao mesmo tempo:
Um ser humano sai em viagem com um tipo de gripe ainda latente. Vai para um local onde agrupamentos humanos nunca tiveram contato com aquela cepa de microorganismo. Ele se trata quando a gripe (gripe mata - influenza, como você cita o H1N1 - não é resfriado, certo?) o acomete e, porque tem alguns anticorpos que fazem seu organismo reagir, não morre. Muitas pessoas do local que ele visitou morrem. Existe "culpa" de algúem nisso? Como evitar?
Minha resposta: Não tem como evitar.

Especificamente sobre red e white bug: ninguém neste mundo pode provar que o parasita veio num único coral de todo o lote importado, a não ser que examinasse um por um.
A probabilidade do parasita ser oriundo de uma bateria de qualquer lugar por onde passou desde que foi coletado é cosiderável.

Sobre planária: pode ser pouco estético, mas elas não fazem mal nenhum a invertebrados.
Quando a infestação é muito grande podem atrapalhar por cobrirem parte do tecido do animal e com isso causar prejuízo em relação í sua capacidade de absorção de luz.
Mais: planárias só se desenvolvem em grande quantidade em água com suficiente matéria orgânica dissolvida. Isso quer dizer que pode ser em qualquer lugar - principalmente na quarentena do importador, por conta das cargas pesadas de animais que recebem frequentemente. Também não é "culpa" do importador, ok?
O argumento apenas corrobora meu ponto de vista sobre a total inutilidade da quarentena obrigatória.
Ainda: se o animal chega sem planárias e a adquire em qualquer das baterias por onde passa, ao ser colocado em um aquário estável e com baixo nível de nutrientes, poluentes e matéria orgânica dissolvida, acaba sumindo por não ter alimento.
Mais: planária é fácil de controlar de forma natural. Existem muitos animais que as predam. Somado ao exposto acima, é uma coisa relativamente fácil de resolver.
A única coisa que não recomendo é colocar qualquer tipo de produto para matá-las no aquário, pois daí sim, pode ocorrer um problema bem complicado. Ao morrerem, planárias liberam na água uma potente toxina.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12581
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#34 Mensagem por André Fonseca »

E como seriam as "quarentenas ideais" pra gente ter em casa???

Quais equipamentos, rotina de manutenção, litragem, essas coisas...?!

Acredito que muitos amigos que acessaram e viram toda nossa conversa deve estar se perguntando isso, já que a quarentena em casa é "umaminidade, coseço, ócuncur, por acramamento", como diria o "Gavião" da Transamérica"...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#35 Mensagem por Fernando Duso »

Acho que depois dos motivos que expus acima, ficou claro que você prefere mesmo assim assumir o risco, agora basta saber se é para desonera os importadores(lobby) ou você não confia nos métodos que eles usam na quarentena.





Abraço
Fernando

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#36 Mensagem por RicardoMiozzo »

Fernando;
"Risco" é uma coisa muito relativa.
Não quero desonerar o hobby combatendo a quarentena obrigatória.
Só estou tentando mostrar que o formato da Portaria baixada (imposta), impossibilita o objetivo que supostamente seria ter peixes mais saudáveis í venda no mercado.
Mas certamente desoneraria e muito, porque mais empresas poderiam importar peixes, os custos diminuiriam e o preço final para nós aquaristas certamente diminuiria também.
A isso dá-se o nome de livre mercado (Aquela coisa onde todos os interessados em importar teriam basicamente as mesmas condições e competiriam entre si para vender mais. Nesse saudável modelo de mercado, os mais competentes - os que trouxessem peixes mais saudáveis e de melhor origem, permaneceriam no mercado, e os que competissem só por preço vendendo peixe de fornecdor ruim acabariam fora do mercado. Acredite-me, há cerca de dez anos era exatamente isso o que acontecia.).
Ademais:
Vamos partir do princípio que tudo que está vivo corre o risco de morrer.
Partamos também do princípio que as pessoas têm senso de responsabilidade e procuram fazer o melhor possível, montando aquários decentes e que com o tempo ficam bem equilibrados.
Baseado nesses dois princípios, tenho certeza de que o melhor lugar para um peixe ir, após sair do saco de plástico em que viajou metade do mundo é o aquário do sujeito que o comprou.
Naturalmente, um belo dia pode acontecer de dar uma doença e haver perda de algum peixe. Acontece. É que nem tudo neste mundo; existe o elemento surpresa.
Mas se estiver tudo bem montadinho e caprichado, minimiza-se muito a possibilidade desses problemas ocorrerem.
Nem preciso dizer que tem que comprar o peixe depois de observá-lo muito bem e numa loja limpa, cujo dono seja responsável e aquarista de verdade, etc, etc, etc.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 709
Registrado em: 20 Mai 2010, 14:09
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
Cidade: Sao paulo
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#37 Mensagem por fabio simoes »

RicardoMiozzo escreveu:Não pude fazer este post como uma enquete, mas ficam aqui algumas perguntas a todos os participantes deste fórum que são aquaristas desde antes da imposição de quarentena de peixes importados para o Brasil (lembro que este País é o único no mundo que tem tantas exigências e imposições em relação ao aquarismo marinho):
1 - Você concorda com a quarentena para peixes importados?
2 - Você acha que os peixes que se encontram í venda nas lojas atualmente estão em condições gerais superiores ou inferiores, comparando com o que se encontrava antes da "Lei da Quarentena"?
3 - Você percebe alguma relação benéfica ou maléfica quanto í condição dos peixes e a Lei da Quarentena? Se percebe, por favor, coloque seus comentários.
Obrigado!


Miozzo, você ficou bravo com minha resposta, mas acho que entendi o tópico errado.

Pois ao ler seu post inicial, eu entendi que era uma enquete.

Uma enquete para ver quem é contra e quem é a favor.

Se vc tivesse simplesmente feito um tópico com o título "o absurdo da quarentena" e exposto sua opinião contra, perfeito. Eu nem comentaria.

Agora, dei minha opinião sobre o assunto.

EU SOU A FAVOR DA QUARENTENA.

é apenas minha opinião.

O que descrevi sobre o YT que "como leigo em aquarismo" "eu achei" que pudesse ter sido capturado com arsênico, e disse isso por que outros aquaristas foram em casa e eu sempre comentava: nossa esse tang é muito estranho, olha só o nadar dele.... o comportamento... esse pessoal me disse: " - parece que foi capturado com arsênico..." e isso já faz um tempo, não tem nada haver com minha tragédia de odinium.... que aliás vc está ajudando muito.

Só acho isso, se é uma enquete, todos tem direito a expor sua opinião e vou falar defendendo o poder público, pois a diversidade de opiniões é salutar.

Talvez hoje a quarentena não esteja ideal, e se usaram termos leigos, afinal não existe concurso, ainda, para aquarista no ibama..., então quem a redige são biólogos, nem sempre tão ligados ao aquarismo, mas que têm sim, uma grande capacidade de medir os danos ambientais e se preocupam de fato com o bem estar dos animais.

Concordo, não está bom.

Mas isso é apenas um pequeno passo para uma melhora, com baterias dos importadores em melhores condições, visando uma melhoria na saúde de nossos aquários.

Respeito a opinião de quem é contra a quarentena, mas também temos que olhar a opinião de quem é a favor da quarentena.

Miozzo, te admiro pacas e te reconheço como uma sumidade no aquarismo nacional, deixo aqui meu agradecimento a todos os tópicos em que vc me ajudou. Mas estou falando como administrativista e não como aquarista.

abraços

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#38 Mensagem por RicardoMiozzo »

fabio simoes escreveu:
RicardoMiozzo escreveu:Não pude fazer este post como uma enquete, mas ficam aqui algumas perguntas a todos os participantes deste fórum que são aquaristas desde antes da imposição de quarentena de peixes importados para o Brasil (lembro que este País é o único no mundo que tem tantas exigências e imposições em relação ao aquarismo marinho):
1 - Você concorda com a quarentena para peixes importados?
2 - Você acha que os peixes que se encontram í venda nas lojas atualmente estão em condições gerais superiores ou inferiores, comparando com o que se encontrava antes da "Lei da Quarentena"?
3 - Você percebe alguma relação benéfica ou maléfica quanto í condição dos peixes e a Lei da Quarentena? Se percebe, por favor, coloque seus comentários.
Obrigado!


Miozzo, você ficou bravo com minha resposta, mas acho que entendi o tópico errado.

Não fiquei bravo, não, de jeito nenhum.


Pois ao ler seu post inicial, eu entendi que era uma enquete.

Uma enquete para ver quem é contra e quem é a favor.

Se vc tivesse simplesmente feito um tópico com o título "o absurdo da quarentena" e exposto sua opinião contra, perfeito. Eu nem comentaria.

Agora, dei minha opinião sobre o assunto.

EU SOU A FAVOR DA QUARENTENA.

Você é a favor da quarentena obrigatório nos importadores?


é apenas minha opinião.

Ok. Cada uma é a favor do que acha mais certo.
Eu sou completamente contra, como já deu para todo mundo perceber.


O que descrevi sobre o YT que "como leigo em aquarismo" "eu achei" que pudesse ter sido capturado com arsênico, e disse isso por que outros aquaristas foram em casa e eu sempre comentava: nossa esse tang é muito estranho, olha só o nadar dele.... o comportamento... esse pessoal me disse: " - parece que foi capturado com arsênico..." e isso já faz um tempo, não tem nada haver com minha tragédia de odinium.... que aliás vc está ajudando muito.

Obrigado, é o que tento fazer vindo aqui escrever sobre minhas experiências com aquarismo marinho.


Só acho isso, se é uma enquete, todos tem direito a expor sua opinião e vou falar defendendo o poder público, pois a diversidade de opiniões é salutar.

Mas não tem encrenca nenhuma. Você pode defender suas crenças e eu as minhas. Tudo bem, ué!


Talvez hoje a quarentena não esteja ideal, e se usaram termos leigos, afinal não existe concurso, ainda, para aquarista no ibama..., então quem a redige são biólogos, nem sempre tão ligados ao aquarismo, mas que têm sim, uma grande capacidade de medir os danos ambientais e se preocupam de fato com o bem estar dos animais.

A quarentena obrigatória com o conteúdo da a Portaria nunca servirá para nada além de prejudicar o mercado em todos os sentidos e passar aos aquaristas mais novos a dalsa impressão de que com isso adquirirão peixes mais saudáveis. Sugiro ler a Portaria, que postei acima, para ver se:
1 - Consegue entender a lógica do texto.
2 - Consegue compreender como deve ser montada a quarentena.


Concordo, não está bom.

Na minha opinião, está impossibilitando um mercado livre e não tem como saber de que maneira fazer para atender ís exigências da Portaria.


Mas isso é apenas um pequeno passo para uma melhora, com baterias dos importadores em melhores condições, visando uma melhoria na saúde de nossos aquários.
Desculpe, mas não pode ser. No mundo todo não há nada assim, e não pode ser que só nós estejamos certos. Quando todo mundo faz de um jeito e só um faz de outro, este último acaba prejudicado em algum sentido - ou está completamente errado em todos os aspectos - como creio que é o caso da obrigatoriedade da quarentena em importadores.


Respeito a opinião de quem é contra a quarentena, mas também temos que olhar a opinião de quem é a favor da quarentena.

Miozzo, te admiro pacas e te reconheço como uma sumidade no aquarismo nacional, deixo aqui meu agradecimento a todos os tópicos em que vc me ajudou. Mas estou falando como administrativista e não como aquarista.

Obrigado, mas não sou sumidade nenhuma. Já cometí erros í beça e tenho a impressão de que com minha experiência posso ser útil em alguns aspectos. Devo continuar cometendo erros e possivelmente com os erros, leitura, conversa com outros aquaristas e este fórum, corrigir os erros aprendendo sempre mais. Eu estou sempre tentando aprender.

Pois é aí que está o problema. Se você pensar como aquarista, verá que a coisa é um absurdo. Na teoria, a prática é outra, como todos sabemos. Como administrativista, é muito bom idealizar um projeto e publicar Portarias achando que elas serão eficazes. Infelizmente, neste caso específico, o erro foi geral, total e irrestrito. Na minha opinião, claro, com todo respeito í sua.


abraços

Abs! e bom aquarismo!
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 709
Registrado em: 20 Mai 2010, 14:09
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
Cidade: Sao paulo
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#39 Mensagem por fabio simoes »

Miozzo, você me convenceu com a seguinte citação:

no mundo todo não há nada parecido.

Se é invenção tupiniquim, é uma grande besteira...

abraços

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Quarentena de peixes e sua qualidade

#40 Mensagem por RicardoMiozzo »

O problema todo é que se ao menos fosse uma invenção que tivesse alguma utilidade, ou "somasse" em algo, até que tudo bem.
Mas infelizmente, não é.
E levou o mercado ao ponto de termos atualmente apenas umas três ou quatro empresas importando (pelo menos até onde eu sei).
É lastimável...
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”