🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Luminária LED facil de se fazer

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Luminária LED facil de se fazer

#21 Mensagem por Marcio Gielfi »

fabio henrique escreveu:Ola! eu tenho um aquario com as mesmas medidas desse seu so com alguns corais moles nada exotico de mais e quero fazer uma calha igual a essa sua, e queria saber quantas lampadas dessas vc colocou quantas azul e brancas e onde vc comprou se tem um site expecifico se no mercado livre tem e se posivel mandasse o link, eu moro em Garanhuns PE e ja procurei dessas lampadas aqui e não achei ai tenho que comprar pela net, ok obg.


Olá Fábio,

Eu comprei estas lampadas no ebay ( ebay.com), basta fazer uma busca lá que voce acha vários vendedores oferecendo esta lampada, procure por vendedores que vendem mais de uma por lote, fica mais barato. Alguns não enviam para o Brasil.

Eu recomendo que voce use pelo menos 12 lampadas, 6 azuis e 6 brancas, eu fiz com 9 e os cantos ficaram escuros.

Não sei se no mercado livre vende, precisa fazer uma busca lá, talvez voce ache as brancas, já as azuis ainda não vi para vender em lugar nenhum aqui no Brasil.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

fabio henrique
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Jul 2011, 12:31
Apelido: fabio
Data de Nascimento: 06 Jan 1980
Cidade: Garanhuns
País: Brasil

Re: Luminária LED facil de se fazer

#22 Mensagem por fabio henrique »

Ola! obg pela dica, como eu tbm não acheias lampadas azuis sera que eu poderia colocar aqueles plasticos que vendem nas livrarias azul ou ate mesmo aqueles de canhão de luiz de som que é mais grosso na frete das lampadas?
ou então eu tenho aqui em casa da quelas lampadas pl de 15w que ela é em espiral na cor azul
no caso eu colocaria 6 dessas azul e 6 de led ou menos da azul por ser mais forte em watts (não sei)
o link da lampada azul é esse
http://www.lojatudo.com.br/lampada-fluo ... light.html
o link da branca é esse, o vendedor disse que tinha de 6500k
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... xe-e27-_JM

fabio henrique
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Jul 2011, 12:31
Apelido: fabio
Data de Nascimento: 06 Jan 1980
Cidade: Garanhuns
País: Brasil

Re: Luminária LED facil de se fazer

#23 Mensagem por fabio henrique »

Ola! dando uma vasculhada no ml eu achei essas lampadas segue o link.
da branca:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... onmica-_JM
da azul:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -cores-_JM
e tem essa azul tbm mais fraca. (w)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... fletor-_JM
qual dessas duas azul vc me endicaria?
no caso eu irei comprar 6 branca e 6 azul.
eu vi que vc esta usando 25 led que o total fica em 75w no seu aquario vc acha que é bom tbm almentar a quantidade de lampadas?
ou essa quantidade esta boa tendo em vista que só vou colocar alguns corais moles nada exotico.


OBS. qual o tipo de led que vc esta usando tem algum link com o projeto?
desculpe por tantas perguntas e obg pelas dicas.

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Luminária LED facil de se fazer

#24 Mensagem por Marcio Gielfi »

Fábio,

A primeira lampada que voce postou é muito fraca, eu já testei aqui, não serve nem para refúgio.

As outras duas eu não conheço, logo não posso opinar, mas via de regra, estas pampadas com um monte de led pequeno não serve como iluminação principal.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Luminária LED facil de se fazer

#25 Mensagem por Mauro Becker »

SAlve Márcio


Como estão os corais do primeiro aquário montado com os spots, você percebe alguma nota relevante e quais os animais ali contidos?
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Luminária LED facil de se fazer

#26 Mensagem por Marcio Gielfi »

Grande Mauro,

Os corais se desenvolveram bem sob a luz dos spots , a desvantagem dos spots, é que vem com lentes de 30 graus e todos e uma cor só, mas dá para resolver ambos mesclando as cores no mesmo spot ( eu coloquei 1 azul para cada 2 brancas) e troquei as lentes para 60 graus.

Quando voce fala em animais, voce refere-se a peixes, ou peixes e corais ?

Peixes, tem apenas um par de palhaços , corais, tinha um pouco de tudo, zoa, LPS e SPS .
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Luminária LED facil de se fazer

#27 Mensagem por Mauro Becker »

Exatamente, peixes e corais.

Muito obrigado icon_yes

A troca da lente foi facil?
desmontei alguns spots e acabei desisntindo de permutar um led branco por um azul, me parece o tipo de montagem de mão unica, uma vez feito, desfazer provoca muitos danos. Eas lentes são uma espécie de molde proprio, vc teria o link das lentes de 60°
Imagem

estou ensaiando rs
logo aplico para a pratica
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Luminária LED facil de se fazer

#28 Mensagem por Marcio Gielfi »

Mauro,

Veja este anuncio do ebay, são lentes de 90 graus ( fica até melhor se o aquário for baixo), mas peguei o anuncio para voce ver a foto, as lentes vem no involucro preto, só desencaixar e voce vai usar apenas a parte transparente, como está na foto também.

http://www.ebay.com/itm/20x-Led-Lens-90 ... 5645137954


Quanto a trocar os led´s, tem que ter um pouco de cuidado e jeito, coisa que eu mesmo não tenho muito e consegui ... com calma voce consegue também rsrsrs
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Luminária LED facil de se fazer

#29 Mensagem por Mauro Becker »

DE fato ando com a "mão" pesada e muito apressado, olhando com calma e um ferro "leve", acho que consigo não destruir nada icon_rotfl2

Vamos ver se consigo postar antes das baterias esgotarem (saudades da Canon).
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Luminária LED facil de se fazer

#30 Mensagem por Mauro Becker »

Beleza Márcio,

Olhei as lentes, sinceramente não acreditava ser assim tão fácil de encontrar e o valor esta razoavel para um kit DIY/FVM.

Só fiquei meio encucado (ainda não encomendei), se a adaptação neste spot ficara bem. Foi este o caminho que vc seguiu?

Me empolguei novamente com os LEDs e Já "pindurei para testar e criar previamente um senso, uns spots sobre o aquário e achei que o azul com o branco devem ficar melhor em proporção de 1:1 (já estou providênciando mais spots e leds 1W azul).

Oq mais gostei destes spots, além de terem equipado as sancas e afins de casa com muito mérito até o momento, é o fato de carregarem o dissipador; Que bem bolado.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Luminária LED facil de se fazer

#31 Mensagem por Marcio Gielfi »

Mauro, é simples assim mesmo ...


No meu caso, usei lampadas com 3 led´s, o que é um pouco mais facil porque tem mais espaço para trabalhar fiquei agora aqui com uma dúvida se suas lentes são encaixadas ( se sim, da certo trocar, meça o diametro e veja se a lente tem 20mm na parte mais larga nno rebaixo que a lente tem) ou as 4 são fundidas juntas ( ai não dá pra trocar)

No caso de tirar os led´s, a foto 3 mostra bem, que vai com calma que voce consegue trocar os led´s .... vou tirar umas fotos aqui e mais tarde posto para voce ver
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Luminária LED facil de se fazer

#32 Mensagem por Mauro Becker »

Salve

As Lentes são fundidas, uma peça unica.

desmontei um soquete de três leds, são montagens diferentes, agora entendi bem a sua solução. Bom de todo modo mesmo com os 30º, ainda tenho um resultado interessante, meu aquário é relativamente alto, uns 60cm de agua.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Luminária LED facil de se fazer

#33 Mensagem por Marcio Gielfi »

Mauro Becker escreveu:Salve

As Lentes são fundidas, uma peça unica.

desmontei um soquete de três leds, são montagens diferentes, agora entendi bem a sua solução. Bom de todo modo mesmo com os 30º, ainda tenho um resultado interessante, meu aquário é relativamente alto, uns 60cm de agua.


Se tem 60 cm de altura, tem que ir com os de 30 graus mesmo Mauro, pois os led´s destas lampadas são de 1W cada ...

Experimenta fazer uma lampada com 2 azuis e 2 brancos e outra com 3 brancos e 1 azul para voce ver o que acha melhor ....
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Luminária LED facil de se fazer

#34 Mensagem por Mauro Becker »

Joia

Farei uma montagem, e posto os resultados aqui.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Luminária LED facil de se fazer

#35 Mensagem por Mauro Becker »

Curioso Márcio


COmo te falei sinto minha mão um pouco pesada e estava com medo de destruir a ilha de solda, mas para minha surpresa não consegui derreter a solda com o ferro de 40 W, amanha vou usar um de 60W.

Você teve esta surpresa?

Hoje recebi um amigo para um bom papo e fiz uma mescla de spots 1 azul para 1 branco, ficou muito bom em uma luminária de 30cm x 25cm 8 spots, me preparo para montar mais uma 50 x 25 uns 14 spots.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Luminária LED facil de se fazer

#36 Mensagem por Marcio Gielfi »

Mauro, eu não tive muito dificuldade , realmente a solda usada nestas lampadas são uma porcaria, deve ser chumbo puro rsrsrsrs

Cuidado com a potencia dos soldadores para não super aquecer os led´s ...

Eu uso um de 30 w para fazer isso ....

Tirei agora pouco umas fotos para ver se te ajuda ....

Aqui é a lampada modificada, o led azul é o que não tem o fosforo amarelo e está na parte superior da foto ...

Imagem


também da para notar que tem uns pontinhos de corrosão na lampada ..... maresia de aquário é soda ....


Aqui é a foto das lentes .....

Imagem


Se voce quiser, a gente marca um dia e vou até ai e trocados os led´s das lampadas ..... minha mão não é a das mais leves, mas tenho um pouco de prática já em fazer isso rsrsrs
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Luminária LED facil de se fazer

#37 Mensagem por Mauro Becker »

Salve Márcio

A montagem feita é tipo para teste mesmo, os spots estão colados sobre cantoneiras de aluminio, mas adorei o resultado.

Já encomendei mais uma pancada de spots só que desta vez pedi com lentes de 60º, vou usar para substituir uma BLV de 150W 20K, olha a responssa destes leds kkk

Vou te contar, usei um ferro de 30W, não consegui derreter a solda, comprei um de 40 e a solda está lá firme e forte, hoje trouxe um do trabalho de 60W, vamos ver.

Se não conseguir soltar um led eu peço seu socorro epeço também para excluir minha resposta do topico, se no trabalho descobrem que fui inapto para desmontar uma placa de leds, viro piada na area. icon_bag

Um amigo que me visitou e viu o resultado se empolgou, vai montar a caixa dos soquetes em fibra bem fina e leve, uma para ele outra para meu aquario (uma mão lava a outra, as duas lavam a cara).

Agora lhe faço uma pergunta, a melhor configuração que achei foi de 1:1, um azul e um branco, achei que as cores vermelhas ficaram apagadas, estou pedindo alguns leds de 1w vermelhos, para colocar no spot, talvez um spot com dois azuis, um branco outro vermelho.

Esta composição seria um tipo de celula, que usaria interpolando com a celula tradicional de azul e branco. tipo 1:1 (AZ/VRM/BRC):(AZ/BRC).

Mas precisarei esperar lá uns dois meses para chegar.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Luminária LED facil de se fazer

#38 Mensagem por Marcio Gielfi »

Mauro,

Algumas soldas destas lampadas são ruins pacas, por isso não se descabele com ela ...

Concordo que a melhor configuração é 1 azul para cada branco, quanto a led´s vermelhos, andei testando aqui e não gostei .... sugiro que compre alguns brancos quentas ( warm whites) e faça um teste no lugar dos vermelhos ..... sua lampada tem 4 led´s certo .... esperimente uma lampada com 2 azuis e 2 brancos, outra com 3 azuis e 1 branco , tente outra com 2 azuis, um cold white e outro branco warm white .... esperimente intercalar uma 2 brancos 2 azuis com uma lampada 3 azuis e 1 branco e veja se o vermelho melhora ....

Outra solução que já usei é usar 1 branco para cada azul e usar fitas de led azuis, violeta e warm white para acertar o tom ..... a única fita que vale a pena para aquário, que tem efeito na iluminação são as que usam os led´s 5050 com 60 led´s por metro ....
Não testei mas ando com vontade é de colocar fita RGB usando o 5050 , pois ai voce controla o azul, verde e vermelho separadamente ...

Com lente de 60 graus vai ficar melhor ainda .... penetra menos na água, mas voce compensa com mais uns spots e ta resolvido ....
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Luminária LED facil de se fazer

#39 Mensagem por Mauro Becker »

Grande Márcio

Leds purple!!!

já encomendei um lote de dez peças (carinhos não), acho que para dar continuidade ao teste estará otimo.

agora esperar, esperar, esperar...
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Luminária LED facil de se fazer

#40 Mensagem por Marcio Gielfi »

os leds violetas são caros mesmo, e não se assusta quando chegarem e verem que eles são fracos, praticamente somem com as outras cores, mas tem sua utilidade para realçar cores
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”