🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Você gostaria de saber algo pertinente ao mergulho?

Se você viu uma notícia legal na net pode colocar aqui para dividir com os amigos, e se quer conversar sobre megulho e procurar informações sobre o tema o local é aqui.
Responder
Mensagem
Autor
Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Você gostaria de saber algo pertinente ao mergulho?

#1 Mensagem por Mauro Becker »

Salve caros colegas e amigos(as)

Não é incomum de se encontrar pessoas que quando ficam sabendo que você mergulha iniciam curiosas perguntas, deste a famosa, você usa oxigênio, oq acontece se aparecer um tubarão etc e tal.

Normalmente eu respondo que sim eu uso oxigênio desde que fui gerado. Algumas pessoas riem neste momento, as mulheres demoram um pouco as loiras ficam em silêncio...

MIl perdoes, perco a amizade mas não perco a piada kkk

SIm voltando, após este quebra gelo, explico que na verdade o cilindro tem ar comprimido, e mergulhos especiais sim trabalham com composições exclusivas de gases e o uso do oxigênio é especial.

Sobre o tubarão, eu aviso que sempre levo uma faca, excluindo parques marinhos onde seu porte é proibido. Seguido de silêncio, sempre alguém pergunta se a faca é suficiente contra um tubarão.

Eu respondo que contra o tubarão nem pensar, a usamos no parceiro, ferido e sangrando, o tubarão vai preferir ele. Neste momento todos riem inclusive as loiras que finalmente entenderam a primeira piada

Ops!!!! fiz denovo :oops: vou para o inferno eu sei.

Bom assim espero deixar bem evidente que o topico é descontraido e aberto as perguntas, sem receios ok só não perguntem nada muito tecnico, é somente voltado ao mergulho turistico ok.

Aberto topico quem tem duvidas:
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Ediomar Luzia
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 658
Registrado em: 07 Dez 2010, 21:06
Apelido: Edinho
Cidade: Balneário Camboriú
País: Brasil
Localização: Balneário Camboriú SC
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 9 vezes
Contato:

Re: Você gostaria de saber algo pertinente ao mergulho?

#2 Mensagem por Ediomar Luzia »

Já que é assim...lá vai...Mauro, sei que nos mergulhos que utilizam cilindro e tals o mergulhador utiliza alguns pesos para afundar, e no mergulho livre o que é utilizado para conseguir "naufragar" ?
Pô sempre que estou mergulhando passo um trabalho desgr icon_censored para submergir e acabo não aproveitando toda a energia para observar as coisas...

Ah...e estou rindo até agora da piada (claro que da primeira, a segunda não processei ainda)

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Você gostaria de saber algo pertinente ao mergulho?

#3 Mensagem por Mauro Becker »

bye1

Boa, os pesos usados pelos merglhadores são chamados de lastro, em media a densidade do corpo esta levemente menor que da agua do mar, por esta razão tendemos a ficar mais perto da flutuação.

Vou relembrar o principio de Arquimedes, todo corpo imersso em um liquido recebe uma força contraria de baixo para cima equivalente/proporcional ao volume do liquido deslocado. Desta forma um corpo desloca mais liquido do que ele pesa, ele flutua, se desloca menos liquido do que pesa ele afunda.

Assim para poder "naufragar" o mergulhador de estilo livre, precisa considerar se esta muito positivo, geralmente quando esta usando roupa de neoprene precisa compensar com lastreamento para ficar neutro Caso contrario não*.

(*)Se vocÊ mergulha sem o neoprene, é melhor flutuar que afundar rs, dependa neste caso exclusivamente da propulsão das nadadeiras, é claro que também ajuda muito saber apontar para baixo na hora de mergulhar, uma forma simples de ajudar é dobrar as pernas sobre a barriga e projetar a cabeça para baixo.



Nunca se esqueça de levar uma boia para servir de apoio e descanço ok.
em caso de emergência libere o cinto de lastro(se usar neoprene).
Nunca fique mais negativo, o ideal é ficar neutro ou levemente positivo.
Use nadadeiras
mergulhe de duplas
Nunca solte o ar submerso (na superficie pode respirar normalmente kkk)
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Ediomar Luzia
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 658
Registrado em: 07 Dez 2010, 21:06
Apelido: Edinho
Cidade: Balneário Camboriú
País: Brasil
Localização: Balneário Camboriú SC
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 9 vezes
Contato:

Re: Você gostaria de saber algo pertinente ao mergulho?

#4 Mensagem por Ediomar Luzia »

Bom v ou fazer isso então...um pesinho extra deve ajudar...só não dá para colocar uma bigorna no pescoço então? icon_rotfl2

E com certeza, é melho respirar fora da água do que submerso...

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Você gostaria de saber algo pertinente ao mergulho?

#5 Mensagem por Mauro Becker »

kkkk

De quanto é o neoprene que vc usa, uns 3mm?

Meu macacão(mergulho) tem 5mm peça unica, para ficar neutro uso 6 kilos

Primeiro empiricamente coloco a roupa já molhada e dobrada e amarrada pelo cinto de lastro na agua, e vejo com quantos quilos ela ameaça afundar, no meu caso foram oito quilos, vesti a roupa e vesti o cinto com apenas seis quilos, dois a menos que no teste, melhor dar sempre uma margem segura.

Já na agua, flutuando bem sem desgaste, parei de bater os pés e enchi os pulmões de ar, verifiquei que ficava flutuando até a linha do queixo, esvaziando o peito afundei até a linha dos olhos.

Este ponto já me permite fazwer umas investidas boas, tenho um amigo que faz caça, ele usa bem mais lastro, eu não consigo ficar muito tempo, então faço de forma a facilitar o retorno.

Neste momento que você vai "aferir" o lastreamento, é bom que seja em local abrigado, sem fluxo e refluxo e preferivelmente em um cabo para seu apoio.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Você gostaria de saber algo pertinente ao mergulho?

#6 Mensagem por Elder Luis »

Becker, eu tb sou mergulhador autônomo! icon_comemorando

Podemos marcar um mergulho na Laje!!! icon_Snorkle

Essa é época que a Manta vem visitar a Laje. icon_joia
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Você gostaria de saber algo pertinente ao mergulho?

#7 Mensagem por Mauro Becker »

Eu topo

Já avistei um Avatar de 5metros, linda linda
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Responder

Voltar para “Ambientalismo e Mergulho”