🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

experimentanto biopellets...

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

experimentanto biopellets...

#1 Mensagem por Reinaldo Chen »

Estou experimentando os biopellets em alguns aquários. Com bons resultados na redução de nutrientes em excesso e melhorando consideravelmente o aspecto dos aquários. Estou juntando algumas informações colhidas e resultados de minhas experimentações...


O Método :

Redução de níveis de nitrato e fosfato por meio de consumo de bactérias heterotróficas colonizando mídia com fonte de carbono em sua composição (Biopellets)



A redução heterotrofica por meio de bactérias por meio de fonte de carbono para nitratos e fosfatos é algo desejável para manter mínimos os níveis de nutrientes no aquário. Porém como toda técnica deve sim ser usada com critério e cuidado.

A quantidade de mídia biopellets vai de acordo não com a litragem, mas com os resultados que vc quer alcançar.

Alguns animais como Soft , LPS podem sim sentir maiores dificuldades em aquários com uso de muita mídia pois vão precisar de suplementação alimentar e química para continuar se desenvolver.


Acredito que todos os aquários se beneficiem de um reator onde possa ser controlado o local de reações bacterianas.

Existem vários modelos , maiores ou menores, um dos mais acessíveis é o phosban 150 que permite fácil instalação. Existem outros modelos maiores ou menores, sempre levar em conta a necessidade de uma bomba com alguma capacidade de trabalho em pressão , pois deve-se movimentar os pellets continuamente e existirá a produção de muco no seu interior. O ideal é não usar as espumas internas pois entopem rapidamente pedindo manutenção do sistema, telas e outros recursos podem funcionar, mas uma bomba um pouco mais forte resolve o problema, para o Phosban 150 uma MJ1200 já melhora bem. Bombas menores podem ser usadas em momentos com menor quantidade de biopellets.



Nesse tempo de uso e colhendo informações de outros fóruns e revistas, cheguei a algumas regras básicas para o uso seguro de biopellets.


1- Nunca use como indicado na embalagem.
A quantidade de biopellets deve ser pequena e gradualmente aumentada pois pode gerar explosão populacional de bactérias, especialmente em aquários com excesso de nutrientes.
O ideal é começar, com quantidades entre 50 a 100 ml em aquários com 200 a 600 litros e após 3 semanas iniciar a adicão de mais mídia.

Retirar a espuma do phosban , pois entope rapidamente com o muco bacteriano. Pode-se colar tela de mosquiteiro ou usar direto sem espuma, mas para isso usar bomba com maior volume e pressão como a MaxiJet 1200

2- Possuir um bom skimmer.
Mesmo usando em quantidade controlada, irão surgir explosões de bactérias e maior quantidade de muco dissolvido na água. Um dos segredos do método é que esse muco é facilmente retirado por um skimmer e assim pode-se exportar para fora material resultante do consumo de nitrato e fosfatos, reduzindo seus níveis totais no aquário.
Além disso em eventuais explosões populacionais permitirar oxigenar a água mantendo os niveis mínimos para os demais habitantes do aquário.

3- Usar ou não UV e ozônio.

Não tem sido visto muitos problemas quando usados de modo adequado.
Tanto o UV como o ozônio vão quebrar o muco de bactérias, matar bactérias em excesso e poderão ser retirados pelo skimmer.
Acredito que se não houver um skimmer de qualidade no aquário, a quebra desse muco pode retornar os nutrientes ao sistema e por isso se o skimmer não for de bom rendimento o UV ou ozônio devem ser desligados para que a quebra não ocorra tão rapidamente. mas em sistemas bem planejados, como por exemplo ozônio dentro de skimmers, não vejo problema em seu uso.

4- Quanto mais velho seu aquário, mais calma se deve ter na introdução de biopellets no sistema.

Um sistema maduro, possui uma quantidade de nutrientes dissolvidos que são tolerados por seus habitantes por conta do seu crescimento gradual. Uma variação muito rápida nesse equilíbrio pode gerar problemas aos animais.
Assim quanto mais velho o aquário, mais lento deve ser o processo.
Em alguns aquários mais antigos, apenas 30 ml de biopellets podem deixar o aquário com explosão excessiva de bactérias. Assim o processo deve ser sempre feito com observação e paciência.

5- Suplementação de elementos

O metabolismo das bactérias além de consumir nitrato e fosfato, dependendem de outros elementos para formar o muco.
Assim devemos fazer essa suplementação para atingir o objetivo de redução.
Um dos elementos que estudos mostram ocorrer deficiência crítica é o potássio.

Uma forma é manter um regime de TPA semanal.
Outra forma é usar sais de reposição similares aos usados no método bailing.


Além disso é interessante manter uma reposição de iodo e complexo de vitaminas para manter a saúde dos corais, principalmente sps, que num ambiente de menor concentração de nutrientes necesitam ampliar suas defesas aos raios UV e manter algumas reações químicas básicas ao seu metabolismo.


6- Alcalinidade.

Apesar de toda a literatura indicar como ótimos os níveis de 11 a 14 kh para alcalinidade , pois em sistemas fechados é necessário uma margem de segurança maior para evitar variações bruscas de pH, em aquários com reatores de biopellets, o ideal é manter os níveis naturais entre 7 a 8 kh isso por conta da necessidade das bactérias de um equilíbrio ácido/básico relacionado com pH e alcalinidade para seu metabolismo e faixas adequadas. Quando em níveis mais altos a alcalinidade reduz a atividade bacteriana, afetando a efetividade do método.




Os estudos sobre o uso de biopellets são bem interessantes e apontam uma nova forma de se pensar nos processos biológicos nos aquários.
Assim como a redução de nitratos por substrato de enxofre, são metodologias antigas que estão sendo aperfeiçoadas para uso em aquários domésticos e assim devem ser sim observadas com bons olhos, mas como toda nova técnica, deve ser usada com observação contínua e paciência até que se crie um padrão de uso apropriado, até lá cada caso é um novo experimento e cada caso de sucesso ou fracasso uma fonte de dados para o desenvolvimento do futuro.

Espero que assim possamos usar em nosso favor uma boa técnica e aprimorarmos ainda mais a qualidade de nossa água.

Avatar do usuário
Enrico Caltabiano
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1712
Registrado em: 19 Fev 2010, 22:51
Apelido: Enrico
Localização: Vargem Grande - Rj
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#2 Mensagem por Enrico Caltabiano »

qnto esta custando um reator desse indicado !?}
Lugar de mandarim é na natureza e não em nosso aquários e é só ter um pouco de inteligência para perceber isso ...

Sea Life - aquarismo ao alcance de todos …

[ ]`s Enrico

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#3 Mensagem por Reinaldo Chen »

Procure nas lojas online e lojas físicas para melhor informação de preços, pois há muita variação de valores, mas não vou citar valores para não descaracterizar o tópico ok ?


Obrigado

Reinaldo Chen

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#4 Mensagem por Marco Augusto »

eu ja vi bastante gente usando o biopellets tb, inclusive alguns logistas amigos meu estao utilizando e realmente os resultados tem sido bem satisfatorios
o biopellets é uma especie de metodo de vodka mais sofisticado , sem adicao de etanol na agua o que segundo dizem nao teria problema na interrupcao
do metodo por algum motivo , ou a interrupcao nao causaria um colapso no sistema...

bem bacana o tal "vodka em bolinhas" rsrs
o unico problema , como todos os problemas que temos com produtos pra hobby no Brasil é o preço...
isso custa uma mixaria nos EUA , ja aqui é um absurdo, icon_4

Avatar do usuário
leandro_souza
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 144
Registrado em: 06 Out 2009, 15:58
Apelido: LeandroSouza
Localização: Rio de Janeiro

Re: experimentanto biopellets...

#5 Mensagem por leandro_souza »

Voce poderia dizer a marca que esta utilizando nos seus testes ?
Tenho uma duvida quanto a sua ligação no sump. A saida do reator deve ser perto do skimmer, como vc ta usando hoje ?

abs

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#6 Mensagem por Reinaldo Chen »

Para melhorar os resultados, a saída do reator o mais próximo da captação do skimmer.

Marcas que já usei

Brightwell , NP Two little fishes , Vertex , NP biopellets.

Todas tem mesma função e performance. Variam no seu tamanho, o que pode ajudar ou atrapalhar no dimensionamento da bomba, menores menor pressão, maiores maior pressão. Menores duram menos tempo, resultados mais rápidos, maiores maior durabilidade, resultados um pouco mais lentos...

Avatar do usuário
leandro_souza
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 144
Registrado em: 06 Out 2009, 15:58
Apelido: LeandroSouza
Localização: Rio de Janeiro

Re: experimentanto biopellets...

#7 Mensagem por leandro_souza »

Acho que consegui entender como você ta ligando :)
O que você acha da marca "ATB hq biopellets" ? Essa se inclui na lista de "todas tem mesma funcao e performance" .. ehhee

abs

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#8 Mensagem por Reinaldo Chen »

Essa mídia da ATB não testei mas como não tem muitos fornecedores no mundo dessa mídia, deve funcionar como as outras. Sendo indicada para aquário, deve funcionar normalmente.
Esse ano vão ser lançadas muitas marcas de biopellets pela sua praticidade e resultados, todos os fabricantes querem faturar o seu ...

Avatar do usuário
Fabiano_Abreu
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Jan 2011, 17:26
Apelido: FabianoAP
Data de Nascimento: 08 Jan 1974
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil

Re: experimentanto biopellets...

#9 Mensagem por Fabiano_Abreu »

É necessário o uso de culturas de bactérias como biodigest ou microbacter7?

Convém usar ou não faz diferença?

Realmente ainda nao consegui entender isso direito. Parece que h[a diferenças entre as bacterias que se desenvolvem no reator (autotroficas) e aquelas introduzidas pelo biodigest (heterotroficas).

É isso mesmo?
É isso aí
Abs
Fabiano Pfeilsticker

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#10 Mensagem por Reinaldo Chen »

Não eh preciso usar nenhum tipo de inoculação pois as bactérias que vão colonizar o reator existem naturalmente no aquário só precisam de condições adequadas para se multiplicar. Existem cepas heterotroficas que sao adaptáveis e podem colonizar o reator reduzindo o tempo de maturação, mas não tenho visto muita diferença entre usar ou não cepas de bactérias na maturação do reator de biopellets.

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#11 Mensagem por Renato Vidal »

Nesse final de semana, passei em uma loja aqui de Campinas, e um dos donos mostrou os biopellets, recebeu importação recente.

vou dar uma pesquisada aqui em casa se tenho alguma camara para fazer um reator para eles e talvez utilize eles também, eu suspendi o uso de vodka quando o tempo acabou (Rafael nasceu), mas preciso retomar as rédias do aquário. rsss
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#12 Mensagem por Reinaldo Chen »

O método por não precisar de dosagem diária é uma boa alternativa para aqueles que tem uma menor disponibilidade de tempo.

Fernando_Veiga
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 60
Registrado em: 19 Jan 2010, 16:01
Apelido: Fernando
Localização: São Paulo - BRASIL

Re: experimentanto biopellets...

#13 Mensagem por Fernando_Veiga »

Reinaldo

Iniciei meu tratamento com Biopellets na semana passada ... comprei um reator de Biopellets da vertex e midia tb ...
inicie com 50 grms. com uma bomba sb2000 ...

Pergunta: de quanto em quanto tempo adiciono mais 50 grms. de biopellets ????

obrigado

abs a todos

Fernando Veiga
Fernando Veiga
Reef 3,00 x 0,60 x 0,60.

Ricardo Tolosa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 62
Registrado em: 25 Jun 2009, 13:10
Apelido: Ric
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: experimentanto biopellets...

#14 Mensagem por Ricardo Tolosa »

Reinaldo,

Há uns 3 meses atrás, compreium reator Phosban 150 , biopelletes da Brightwll ,segui as recomendações de quantidade do fabricante.
Coincidentemente, ou não, tive uma explosão de algas verdes que me deu grande trabalho para controlar.
De início usei um bomba de 850 l/h de vazão, que não movimentava os pellets como devia, depois passei para uma de 1200 l/h mas ai as algas já dominavam o aqua. Desativei o reator, fiz uma sifonagem master e várias TPAs e instalei um UV.
Ainda estou na batalha mas parece que vou vencer.
Bom, agora acho que vou tentar novamente mas estou meio indeciso na quantidade inicial. Detestaria ter outra explosão.
Qual a quantidade que sugere para um aqua com disply de 300l?

Abraço

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#15 Mensagem por Reinaldo Chen »

Ricardo

Infelizmente o fabricante dá a medida cheia para uso, ou seja uma quantidade muito acima do desejável no momento inicial, assim acaba ao invés de ajudar, prejudicar o aquário com o excesso de carbono no momento inicial.

Como colocado no inicio do tópico, inicie com uma pequena quantidade, de 20 a 50 ml , ai a cada 3 ou 4 semanas, vá acrescentando outro tanto equivalente até que em cerca de 5 meses você esteja com cerca de 300 ml dentro do seu reator. Não acredito que precise mais que isso, a não ser que vc tenha uma superpopulação de peixes etc.

Avatar do usuário
Douglas Almeida
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1152
Registrado em: 27 Mai 2011, 11:42
Apelido: douglasrmds
Data de Nascimento: 15 Abr 1975
Cidade: itanhaem
País: brasil
Curtiu: 165 vezes
Recebeu Curtir: 63 vezes
Contato:

Re: experimentanto biopellets...

#16 Mensagem por Douglas Almeida »

Pessoal depois de 60 dias esperando chegar de fora alguns produtos até que enfim chegou o reator (phosban 150) + biopellets da 2 little fishs também, agora estou com 2 duvidas:

1 - a bomba que estou usando no reator é uma better 1000 e parece ser meio fraca, quem já esta utilizando o que recomenda ?
2 - meu skimmer parou de tirar qualquer sujeira desde ontem quando instalei o reator com aprox 50/60 ml de pellets, meu sistema tem 600 lts brutos - 430 liquidos e meu skimmer é para 1400 lts recirculante é normal parar assim mesmo ?

abraços a todos.
[glow=red]Douglas Itanhaém Reef[/glow]
viewtopic.php?f=25&t=14469

[glow=red]Nova Informática Reef[/glow]
viewtopic.php?f=25&t=17521

Avatar do usuário
Alex Costa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 112
Registrado em: 14 Jul 2009, 09:15
Apelido: Alex
Localização: Itupeva - SP
Curtiu: 1 vez

Re: experimentanto biopellets...

#17 Mensagem por Alex Costa »

Douglas,
Eu uso uma Maxijet 1200 e aqui funciona muito bem.
Os pellets tem de fluidizar,se mover dentro do reator, e não é necessário que se faça nenhum turbilhão.

Normal o skimmer parar de funcionar....Daqui uns 2 ou 3 dias volta ao normal.

Avatar do usuário
Douglas Almeida
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1152
Registrado em: 27 Mai 2011, 11:42
Apelido: douglasrmds
Data de Nascimento: 15 Abr 1975
Cidade: itanhaem
País: brasil
Curtiu: 165 vezes
Recebeu Curtir: 63 vezes
Contato:

Re: experimentanto biopellets...

#18 Mensagem por Douglas Almeida »

Alex obrigado pelas dicas, se os pellets não precisam de um turbilhão então esta otima a bombinha aqui, e o skimmer voltou a funcionar hj, aproximadamente 2 dias mesmo depois da inclusão dos pellets.

Quanto a este link do seu album de fotos, eu pensei em pegar meu aqua e o reator e dar a descarga, mas não coube no vaso, kkkkkkk.
[glow=red]Douglas Itanhaém Reef[/glow]
viewtopic.php?f=25&t=14469

[glow=red]Nova Informática Reef[/glow]
viewtopic.php?f=25&t=17521

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: experimentanto biopellets...

#19 Mensagem por Reinaldo Chen »

Para diminuir a parada do skimmer, é importante fazer a lavagem e a hidratação dos pellets antes de instalar no reator. Assim remove qualquer resíduo ou excesso de carbono que iria para o aquário.

Fernando_Veiga
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 60
Registrado em: 19 Jan 2010, 16:01
Apelido: Fernando
Localização: São Paulo - BRASIL

Re: experimentanto biopellets...

#20 Mensagem por Fernando_Veiga »

Reinaldo ...

Instalei a uns 20 dias o reator com 50 grms no reator da VERTEX ... observei que alguns corais estão esbraquiçando .... isso é normal ????
Me disseram que em alguns dias tudo volta ao normal ... isso procede ???

abs
Fernando Veiga
Reef 3,00 x 0,60 x 0,60.

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”