🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Esquema Controlador Coel TLZ11 + Aquecedor + Ventoinhas

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
alcarvalho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 21
Registrado em: 06 Abr 2010, 14:18
Apelido: Andre Carvalho
Localização: Campinas, SP
Contato:

Esquema Controlador Coel TLZ11 + Aquecedor + Ventoinhas

#1 Mensagem por alcarvalho »

Pessoal,

fiz um esquema para ligar meu controlador de temperatura Coel TLZ11 e gostaria de dividir com todo mundo. A idéia do esquema foi manter uma ventoinha sempre ligada para exaustão do ar quente gerado pela iluminação, mas desligá-la quando o aquecedor entrar, para economizar energia com o aquecimento em dias frios.

Explicando um pouco melhor o equipamento:

- 1 ventoinha de exaustão: para tirar o ar quente da iluminação
- 1 ventoinha de resfriamento: direcionada para água
- 1 aquecedor de 100W
- 1 controlador Coel TLZ11 para controlar tudo

Imagem

Sobre o esquema:

As linhas mais grossas azuis e pretas são da corrente alternada, da tomada, no meu caso de 110V. As linhas vermelhas e cinzas, mais finas, são da saída contínua do transformador, de 12V. As cores não significam que todas elas são ligadas diretamente. Mas somente onde tem um losango, indicando a ligação.

Liguei o aquecedor na saída de alarme, regulei o controlador para que funcione no modo Cool e o transformador ficou na saída do controlador padrão. Isso porque o relé da saída não tem passagem quando está desligado, por ser um relé do tipo SPST, ao contrário do de alarme que é um relé do tipo SPDT.

Desta maneira, a ventoinha de exaustão fica ligada quando a temperatura está 'normal', mas desliga quando está baixa. Se mantém ligada, obviamente, quando a temperatura está alta, ajudando a de resfriamento.

A unica observação importante é que o relé de alarme tem uma especificação de 5A nesse controlador, então o aquecedor não pode passar de 500W se a corrente for de 110V. Caso contrário o relé será danificado.

Quando fui ligar esse controlador não achei bons esquemas na internet, espero contribuir para o pessoal que estiver começando a usar este equipamento.

Abraços,
André Carvalho.

Avatar do usuário
FernandoSPzn
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 125
Registrado em: 03 Dez 2009, 15:37
Apelido: Pops
Localização: São paulo

Re: Esquema Controlador Coel TLZ11 + Aquecedor + Ventoinhas

#2 Mensagem por FernandoSPzn »

Al, eu tenho um Coel TLZ12, segui um esquema de ligar o termostato do TLZ10, mas o aquecedor não liga de jeito nenhum. Vc sabe me dizer onde eu tenho que conectar os fios do aquecedor?
abçs.
É fazendo "caca" que se aduba a vida!!!! Imagem

Avatar do usuário
alcarvalho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 21
Registrado em: 06 Abr 2010, 14:18
Apelido: Andre Carvalho
Localização: Campinas, SP
Contato:

Re: Esquema Controlador Coel TLZ11 + Aquecedor + Ventoinhas

#3 Mensagem por alcarvalho »

Fernando,

pelo que eu vi no site da Coel, o esquema de ligação é o mesmo do TLZ11, que está detalhado nesse post. Nesse caso, o aquecedor está ligado na saída do alarme, daí vc tem que configurar os parâmetros:

SP = temperatura de controle, no meu caso 25.8
LAL = temperatura mínima pra entrar o alarme, que no caso é o aquecedor, é só a diferença pra temperatura de cima, eu deixo em 0.2
dAL = é o parâmetro de quando o alarme deve ativar e desativar, na prática, se estiver zero, pra essa configuração, ele vai ligar o alarme (aquecedor) em 25.6 e desligar em 25.8. Se você ajustar esse valor pra 0.2, também, ele vai ligar o aquecedor em 25.6 e desligar em 26.0 (o SP + 0.2).

tarciosm
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Ago 2010, 14:11
Apelido: tarciosm
Cidade: rio de janeiro
País: brasil

Re: Esquema Controlador Coel TLZ11 + Aquecedor + Ventoinhas

#4 Mensagem por tarciosm »

Olá Amigo eu comprei um Coel modelo TLZ 11 igual ao seu porém vou usa-lo para outra finalidade, é para controlar a temperatura de uma mini estuda de germinação de muda de sementes, gostaria de saber se da pra usar o mesmo esquema de ligação de fios para sistema de aquecimento (linha 1 e 8). Abraço.

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Esquema Controlador Coel TLZ11 + Aquecedor + Ventoinhas

#5 Mensagem por Felipe »

alcarvalho
Estou querendo comprar esse controlador para conectá-lo a duas ventoinhas que se ligam quando chega a 27 graus. Mas como não sei nada sobre instalação eletrica estou com receio de não conseguir fazer as instalações.
Esse sensor fica ligado diretamente na rede?
As ventoinhas podem ser ligadas diretamente no sensor?
Me de algumas dicas!!!
icon_bangin

Avatar do usuário
Saulo Couto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 261
Registrado em: 21 Mai 2010, 13:36
Apelido: Saulo
Data de Nascimento: 19 Nov 1982
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes

Re: Esquema Controlador Coel TLZ11 + Aquecedor + Ventoinhas

#6 Mensagem por Saulo Couto »

Parabens pelo tópico! Essa é uma das minhas proximas aquisições e estou lendo um pouco sobre o assunto. Pretendo colocar a ventoinha para ligar qndo a temperatura chegar a 27 e desligar em 26,5 e ligar o aquecedor qnd ficar abaixo de 25,5 e desligar qndo chegar em 26. É possível fazer essas configurações independentes nesse modelo?

Abraço!

dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 302
Registrado em: 30 Ago 2010, 23:29
Apelido: Daniel
Cidade: Araraquara
País: Brasil
Localização: araraquara, sp

Re: Esquema Controlador Coel TLZ11 + Aquecedor + Ventoinhas

#7 Mensagem por dletieri »

saulodocouto escreveu:Parabens pelo tópico! Essa é uma das minhas proximas aquisições e estou lendo um pouco sobre o assunto. Pretendo colocar a ventoinha para ligar qndo a temperatura chegar a 27 e desligar em 26,5 e ligar o aquecedor qnd ficar abaixo de 25,5 e desligar qndo chegar em 26. É possível fazer essas configurações independentes nesse modelo?

Abraço!


Sim. Você usa o aquecedor ligado em uma das saidas que você configura como Alarme...[/quote]

Felipe escreveu:querendo comprar esse controlador para conectá-lo a duas ventoinhas que se ligam quando chega a 27 graus. Mas como não sei nada sobre instalação eletrica estou com receio de não conseguir fazer as instalações.
Esse sensor fica ligado diretamente na rede?As ventoinhas podem ser ligadas diretamente no sensor?


O controlador tem um sensor que fica na agua lendo a temperatura. Ele tem as saidas que você consegue configurar para fazer o que você quizer (aquecer, resfriar, ligar uma sirene avisando que está muito quente... rs)

Compre um aquecedor, o controlador e as ventoinhas. A configuração do controlador e a ligação elétrica nós te ajudamos... É fácil, só precisa ter capricho e paciencia!
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

mauricio nogueira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 779
Registrado em: 30 Jun 2009, 09:25
Apelido: mauricio_Nogueira
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Esquema Controlador Coel TLZ11 + Aquecedor + Ventoinhas

#8 Mensagem por mauricio nogueira »

Opa, eu comprei um TLZ11 tambem, só vou usa-lo para controlar a ventuinha, entao vamos al

eu uso os terminais 1 e 2 para alimentação eletrica do equipamento

o 10 e o 11 para a sonda

e para o ventilador uso a 4 e 6? tenho duvida nessa ligação, se puderem me ajudar...

abraços

Avatar do usuário
jdias
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Jan 2011, 18:16
Apelido: Joil
Data de Nascimento: 27 Jul 1958
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: RESOLVIDO O MEU CASO.

#9 Mensagem por jdias »

Oi Pessoal,

Sei que o assunto é meio antigo, dei uma volta pelo fórum e não achei a resposta a minha pergunta, por isso me desculpem se tiver um outro tópico com o mesmo assunto.
Comprei um tlz10 meio que na pressa porque eu vou viajar na quarta-feira (12/01) e o meu aquário está com a temperatura nas alturas.
Eu usava um termostato simples de ar condicionado mas ele queimou então resolvi, após muitas lidas, comprar o tlz10, já que eu quero ligar apenas duas ventoinhas de computador, como funcionava antes.
Já liguei na luz, configurei conforme vi em vários fóruns, tudo certo. O problema é que as ventoinhas não armam de jeito maneira.
O painel acusa out e nada.
Então fiquei na seguinte dúvida.
As saídas 4, 5 e 6 são as saídas para ligar as ventoinhas?
Como ligo?
A saídas me acusam 12 volts estão certas? Enão porque ligando as ventoinhas diretamente nelas elas não armam? Apesar da luz de out estar acesa?
Alguém tem um esquema tipo o que foi colocado por aqui do tlz11?
Gente, desculpe, mas quem puder me ajudar, estou de viagem marcada e vou ficar 20 dias fora. vou tirar um plantão aqui no computador até eu conseguir resolver isso...rs
Outra possibilidade, que acho remota, é o aparelho ter vindo com problema então amanhã eu irei encher o cara da loja, mas já pensou o "mico" se o aparelho estive correto?
Sei que vocês podem me ajudar então já deixo o meu muito obrigado e parabéns í todos pelo excelente fórum.

EDITANDO...

Como sei que em alguns fóruns você não pode postar duas vezes seguidas, resolvi editar o meu pedido.
Depois de muito custo encontrei uma configuração que deu certo para o meu tlz10
Peguei de alguém que não me recordo onde, mas deixo para quem quiser.

1 e 2 alimentação
1 (neutro) - tomada + uma fase do meu transformador.
2 (fase) - tomada + jumper no 4
6 outra fase do transformador.
O transformador recebe 120V e joga 12v para as ventoinhas e tudo certo.

Abraços e obrigado

Joil
Aquário Nano - 126 litros brutos... giveup

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Esquema Controlador Coel TLZ11 + Aquecedor + Ventoinhas

#10 Mensagem por Alessandro Lima »

Desculpa ressucitar o topico mas...

Comprei o TLZ 12 setei todos os parametros, no entanto ele não me mostra a temperatura atua, fica o tempo todo mostrando E1 no manual indica como problema referente a sonda, link do manual ( http://www.coelmatic.com.br/data.coel/p ... 58,437.pdf ). no etanto aparenta estar t ok com a sonda...

Alguém tem alguma dica? Essa msg aparece mesmo com a sonda desligada.

Ajuda plz.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Esquema Controlador Coel TLZ11 + Aquecedor + Ventoinhas

#11 Mensagem por Alessandro Lima »

Pessol, fuçando por ai, descobri o problema, existe uma função chamada Sens, nela vc define o tipo de sonda, ptc ou ntc eu setei a errada, quando descobri o erro a opção sens não aparecia mais, ai li em um forum que em caso de perder a senha definida deveria ligar o controlador com o botão P pressionado e fiz isso, e logo de cara me deu a opção Sens.

Fiz como teste e funcionou.

Ps.: Parabéns pelo topico.

Obrigado.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: Esquema Controlador Coel TLZ11 + Aquecedor + Ventoinhas

#12 Mensagem por Valter Pereira »

Alessandro Lima escreveu:Pessol, fuçando por ai, descobri o problema, existe uma função chamada Sens, nela vc define o tipo de sonda, ptc ou ntc eu setei a errada, quando descobri o erro a opção sens não aparecia mais, ai li em um forum que em caso de perder a senha definida deveria ligar o controlador com o botão P pressionado e fiz isso, e logo de cara me deu a opção Sens.

Fiz como teste e funcionou.

Ps.: Parabéns pelo topico.

Obrigado.



Obrigado por compartilhar conosco seu problema Alessandro... Pode vir a ajudar muita gente com o mesmo problema.

Abrásss;;

Avatar do usuário
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 508
Registrado em: 07 Nov 2010, 11:10
Apelido: Edimar
Cidade: Barbacena/MG
País: Brasil
Localização: Barbacena/MG
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Esquema Controlador Coel TLZ11 + Aquecedor + Ventoinhas

#13 Mensagem por Edimar_Oliveira »

Prezados, eu tenho um TLZ 11 há uns dois anos, que funciona perfeitamente com o esquema postado pelo André Carvalho. Comprei um outro TLZ 11, portanto mais novo, que veio com o Alarme ativado (o anterior embora tenha o alarme não faz barulho). Não vi em local algum do manual informação de como desabilitar a campainha e gostaria de fazer isso, por que não me interessa o barulho e até incomoda. Alguém sabe como fazer isso?

Abraços,
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Avatar do usuário
Fernando Garcia
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 361
Registrado em: 16 Jan 2011, 16:56
Apelido: Fernando Garcia
Data de Nascimento: 09 Out 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Esquema Controlador Coel TLZ11 + Aquecedor + Ventoinhas

#14 Mensagem por Fernando Garcia »

Edimar, segundo o manual (http://www.coel.com.br/data.coel/produc ... 66,613.pdf) no item 7.15 a função HAL quando configurada em OFF desabilita o alarme.

Avatar do usuário
Fernando Garcia
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 361
Registrado em: 16 Jan 2011, 16:56
Apelido: Fernando Garcia
Data de Nascimento: 09 Out 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Esquema Controlador Coel TLZ11 + Aquecedor + Ventoinhas

#15 Mensagem por Fernando Garcia »

Montagem com dupla função aquecimento e resfriamento
Imagem

Montagem com função única resfriamento ou aquecimento
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Garcia
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 361
Registrado em: 16 Jan 2011, 16:56
Apelido: Fernando Garcia
Data de Nascimento: 09 Out 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Esquema Controlador Coel TLZ11 + Aquecedor + Ventoinhas

#16 Mensagem por Fernando Garcia »

Configuração para dupla função:
Neste exemplo configuraremos da seguinte forma:
26,0 º c = temperatura para ligar o cooler (chiller)
25,5 º c = temperatura para desligar o cooler (chiller)

23,0 º c = temperatura para ligar a resistência (aquecedor)
23,5 º c = temperatura para desligar a resistência (aquecedor)

Obs.: Neste caso quando a temperatura captada pela sonda estiver entre 23,5º c a 25,5ºc os equipamentos de refrigeração e aquecimento estarão desligados. (faixa de temperatura ideal)
Para configurar os valores acima, altere os parâmetros abaixo:

1º - sp - temperatura ideal desejada ( p. ex 25,5 graus )
Obs.: definir esta temperatura, para que ela desligue a saída para o resfriamento.

2º - hset – diferencial para energizar o cooler (ex.: 0,5 graus) – esta função designada em 0,5 graus, irá energizar com 0,5 graus a mais do set point,ou seja aos 26,0 graus Celsius . Selecione 0,5.

3º -func – saída de controle selecionar cool

4º - hal – desbilitar este valor estipulando o valor 100.

5º - lal - este parâmetro define a temperatura mínima para ligar a resistência no caso de 23,0 graus celsius, subtrair de 25,5 ( set point ). Ajuste em 2,5

6º - dal – este parâmetro define a temperatura máxima para desligar a resistência. no caso de 23,5 graus celsius, subtrair do valor que ela ligue. Ajuste em 0,5.

Os demais parâmetros continuarão iguais ao original, caso selecione errado, consulte no manual e faça a correção.

Para sair do modo de configuração , segure pressionado tecla para baixo, até aparecer a temperatura captada pela sonda ( leva 5 segundos ) ou não pressionando qualquer tecla por 12 segundos, também sairá do modo de configuração automaticamente.

Avatar do usuário
Fernando Garcia
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 361
Registrado em: 16 Jan 2011, 16:56
Apelido: Fernando Garcia
Data de Nascimento: 09 Out 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Esquema Controlador Coel TLZ11 + Aquecedor + Ventoinhas

#17 Mensagem por Fernando Garcia »

Configuração para função única (aquecimento ou resfriamento):

1º para entrar na configuração do instrumento, segurar pressionada a tecla p por pouco mais de 5 segundos, e assim aparecerá spll.
Pressionando seta para baixo, entrará em uma nova função, e assim por diante.

2º para entrar na função que aparece no display, pressione a tecla p e assim aparecerá a função e seu parâmetro (valores a ser atribuído) piscando alternadamente entre a função e o seu valor, poderá ser alterado pressionando tecla para baixo ou para cima.

3º para confirmar sua alteração pressione novamente a tecla p.

4º - caso pressione ligeiramente tecla seta para baixo selecionará a próxima função, e para entrar nesta função, repita o parágrafo 2º e 3º.

5º - caso segure pressionado tecla seta para baixo, sairá do modo de configuração, e para retorná-lo, repita o parágrafo 1º. Sairá automaticamente do modo de programação, caso não pressione nenhuma tecla por mais de 20 segundos.



Parâmetros do tlz 11:
spll – menor temperatura permitida
sphl – maior temperatura permitida
Estes dois acima são os batentes de temperatura permitida pelo usuário

sens – tipo de sonda utilizada (no caso ntc)
ofs – correção do valor pressentido pela sonda (calibração)
unit – unidade de temperatura (º c)
dp – ponto decimal = on
fil – tempo de amostragem = 2,0
hset – é o valor da diferença entre ligar ou desligar, o equipamento corretivo ( resistência ou cooler )
esta função determina o valor que o aparelho irá energizar a resistência, no caso de aquecimento ou irá desenergizar o compressor de refrigeração no caso de resfriamento.

Exemplo:
em aquecimento = hset = 0,1 e o set point 38,0 graus Celsius.
Energizará a resistência de aquecimento com 0,1 grau Celsius a menos, ou seja, quando atingir 37,9 graus Celsius, energiza a resistência e desenergizará aos 38 graus.

Em resfriamento = hset= 1,0 e o set point a 3,0 graus Celsius.
energizará o compressor aos 4,0 graus Celsius e desenergizará quando atingir 3,0 graus Celsius.

Função func = função lógica de saída, heat para aquecimento ou cool para resfriamento.

Função pass = esta função permite atribuir um numeral que servira de senha para acesso a configuração.

Demais funções estão descritas no manual são relacionadas í proteção de compressor de refrigeração e estão desabilitadas por padrão.

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Esquema Controlador Coel TLZ11 + Aquecedor + Ventoinhas

#18 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Tenho um desses e gostaria de fazer o seguinte.

Possuo uma luminária de led e gostaria de quando a temperatura chegasse a 35 graus ativasse os coolers e quando passar de 60 graus desligasse a luminaria para n ter risco dos coolers caso queimarem não danifique a luminaria.

Isso é possível?

Avatar do usuário
Fernando Garcia
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 361
Registrado em: 16 Jan 2011, 16:56
Apelido: Fernando Garcia
Data de Nascimento: 09 Out 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Esquema Controlador Coel TLZ11 + Aquecedor + Ventoinhas

#19 Mensagem por Fernando Garcia »

Fabricio, configure conforme a configuração acima (função única), apenas altere o Set point em 35, Hset em 25 e a função cool.
Espero que ajude
Editado pela última vez por Fernando Garcia em 30 Mar 2011, 16:58, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 446
Registrado em: 31 Mai 2010, 00:06
Apelido: Fabricio Fonseca
Cidade: brasilia
País: brasil
Localização: Brasília
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Esquema Controlador Coel TLZ11 + Aquecedor + Ventoinhas

#20 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Fernando Garcia escreveu:Fabricio, configure conforme a configuração acima (função única), apenas altere o Set point em 35, Hset em 25 e a função cool.
Espero que ajude.


Não entendi muito bem, oq seria oq no meu caso?

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”