🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Nova voluta para SB 2000 e novo venturi c/video.

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Nova voluta para SB 2000 e novo venturi c/video.

#1 Mensagem por Fernando Duso »

Bom depois de vários testes cheguei a uma voluta mais fácil de fazer, com ótimo resultado e partindo em 100% das vezes.

Material utilizado:
Uma voluta da sb 2000 original
Um cap de 60mm
6cm de cano de pvc 25mm
um pedaço de acrilico de 4mm de 6x6cm
uma luva de 20mm x 25mm
7cm de cano de pvc 20mm
Super Bonder
lixa

Primeiro passo com uma dremel cortei a voluta original da sb 2000 para retirar só a parte da entrada da bomba onde o eixo é apoiado, nas fotos abaixo da pra ter uma ideia do descrito acima.
Imagem
Imagem

Segundo passo cortei o cap de 60mm na parte fechada tirando uns 5mm mais ou menos não tenho a foto dele cortado.
Imagem

Terceira etapa com a voluta original da sb 2000 você coloca a parte de baixo dela na parte de baixo do cap e centraliza depois com uma canetinha desenha o contorno da voluta no cap.
Após você com uma dremel vai gastando a lateral do cap até moldar com o desenho do encaixe da voluta e depois vai fazer a o trilho onde aba da bomba vai prender no cap conforma as fotos abaixo.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Quarta etapa encaixe o cap na bomba verifique que os entalhes feito nele encaixam perfeitamente na bomba de modo prender a voluta na bomba, após ela encaixada no lugar marque o local para fazer o furo da saída da voluta faça a furo de forma que a extremidade do furo fique rente ao chão da bomba onde você coloca o impeller, tente deixar o mais justo possível e depois cole o cano de 25mm, por fim com a dremel lixei o cap em direção ao cano de forma a fazer a água fluir mais fácil pela saída na 3º foto da pra ver o resultado.
Nessa foto abaixo o cano de saída esta com cano de 20mm que foi o primeiro teste depois alarguei e coloquei de 25mm onde o resultado foi muito melhor então serve apenas de ilustração.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Quinta etapa fure a placa de acrílico no meio de forma a encaixar a entrada da voluta original que você cortou e cole as duas peças, agora encaixe a voluta na bomba coloque o eixo com o impeller e agora coloque a peça colada em cima da voluta veja se encaixa no eixo caso não retire a voluta e com uma superfície reta ex: um pedaço de vidro coloque uma lixa e vá desgastando a parte superior da voluta até a mesma se encaixar perfeitamente , quando o eixo ficar bem firme retire o eixo e impeller e centralize o furo de encaixe do eixo na bomba com a peça de acrílico e cole com super bonder, está pronta.

Para fazer o venturi pegue a luva e lixe o dente interno da luva deixando ela lisa de forma que o cano de 20mm possa deslizar livre dentro da luva mas que não fique nem apertado e nem solto de mais.
Depois faça dois furos na parte da luva de 25mm como nas fotos usei duas mangueiras essa encontrada em lojas de aquário cole-as e coloque o pedaço de cano de 20mm dentro da luva e esta pronto.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Resultado final voluta e venturi.
Imagem
Imagem
Imagem

Para achar a melhor puxada de ar basta regular o cano de 20mm que está dentro da luva inserindo mais ou menos na luva.
Em algumas bombas o cap pode ficar extremamente justo na parte interna se isso acontecer basta desgastar um pouco o cap, use o anel oring original da bomba.

O resultado final usando o impeller do basso em relação a o impeller dele e a voluta da sb 3000 foi muito superior, gerou muito mais bolhas dando um up no skimmer.

Depois de amaciar o skimmer por uma semana, no video o resultado do que tirou em dois dias.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=RxdUe90hN84[/youtube]

Abraço
Fernando
Editado pela última vez por Fernando Duso em 29 Out 2010, 13:25, em um total de 4 vezes.

Rogerio Araujo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 44
Registrado em: 05 Out 2009, 18:41
Apelido: Rogerio
Localização: Suzano-SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Voluta para SB 2000

#2 Mensagem por Rogerio Araujo »

se der um acabamento com tinta epoxi preto .....vai ficar legal.....

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Voluta para SB 2000

#3 Mensagem por Fernando Duso »

Na verdade eu nem terminei foi a primeira que fiz está em teste, só postei pra galera ter uma ideia visto que muita gente tem interesse em fazer umas voluta maior para a sb 2000, eu já fiz algumas modificações que melhoraram o desempenho dessa voluta, ficou bom o único problema ainda está em fazer ela dar a partida como impeller do Basso devido ao baixo torque da bomba.

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Voluta para SB 2000

#4 Mensagem por Marco Augusto »

Po muito legal...
parabens pelo DIY

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Voluta para SB 2000

#5 Mensagem por Frederico Ramos »

Para ajudar no direcionamento do fluxo, você tem que lixar aquela parte onde o cano de saída se encontra com a voluta:

Tem que lixar para os dois lados pois a bomba não tem sentido fixo de rotação.

Olhe na voluta original que você vai entender.

abração

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Voluta para SB 2000

#6 Mensagem por Fernando Duso »

Obrigado Marco.

Eu já alterei ela em vários aspectos mas não sei se é a minha bomba mas a partida dela está difícil.
Despois que da a partida funciona que é uma maravilha até o ruido da bomba diminuiu um monte devido ao plastico ser mais grosso.

Vou comprar outra bomba pra tira essa minha duvida se é a bomba ou o impeller do basso que não deixa ela parti, porque vendo a sua a minha teria que dar a partida sozinha também.

Abraço
Fernando

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Nova voluta para SB 2000 e novo venturi.

#7 Mensagem por Fernando Duso »

Após os testes editei e coloquei a nova voluta agora em pleno funcionamento partindo em 100% das vezes.

Abraço
Fernando

Avatar do usuário
melquisedec de souza
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 185
Registrado em: 06 Abr 2010, 17:43
Apelido: melquisedec
Localização: diadema-sp

Re: Nova voluta para SB 2000 e novo venturi c/video.

#8 Mensagem por melquisedec de souza »

ola Fernando tudo bem?
desculpa a minha ignorancia mas o fato de modificar a voluta é somente para caber um impeller maior e melhor
ou ajuda tambem na vazao da bomba?

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Nova voluta para SB 2000 e novo venturi c/video.

#9 Mensagem por Fernando Duso »

Melquisedec, a voluta maior aumenta o ar puxado gerando mais bolhas, tornando a bomba mais eficiente para uso em skimmer.

Abraço
Fernando

Avatar do usuário
melquisedec de souza
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 185
Registrado em: 06 Abr 2010, 17:43
Apelido: melquisedec
Localização: diadema-sp

Re: Nova voluta para SB 2000 e novo venturi c/video.

#10 Mensagem por melquisedec de souza »

entendi valeu pelo esclarecimento
parabens pelo projeto vou tentar fazer uma pro meu skimmer morato 150 uso uma sb 600
sera que da?

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Nova voluta para SB 2000 e novo venturi c/video.

#11 Mensagem por Fernando Duso »

Todas as bombas da pra fazer isso, o problema é encontrar um rotor de pinos especifico pra cada modelo de bomba, ou teria que fabricar se não encontrar pronto.

Abraço
Fernando

Avatar do usuário
Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 640
Registrado em: 09 Out 2009, 15:50
Apelido: Zinho
Localização: Jacareí - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Nova voluta para SB 2000 e novo venturi c/video.

#12 Mensagem por Flávio Wyinz »

Fernando, quando você iniciou este projeto, qual impeller vocÊ testou primeiro com efeciência de partida em 100%?
Eu utilizo um SB2000 em meu skimmer onde instalei a palheta de agulha NY (verde) e o venture NY (vermelho) e já senti uma diferença enorme, gostei muito de sua voluta DIY, porém será que se eu utilizar meu impeller atual e modificar a voluta conforme suas especificações vou ter sucesso nas partidas funcionamento? Hoje 100% das partidas funcionam.
Valeu.
Abraço.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

Fernando Duso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 241
Registrado em: 26 Fev 2010, 16:55
Apelido: Fernando

Re: Nova voluta para SB 2000 e novo venturi c/video.

#13 Mensagem por Fernando Duso »

Flavio, a voluta funciona com qualquer rotor, mas esse rotor verde da NY hoje ele é fraco se comparado ao azul da NY ou o cinza do Basso.

Eu to usando o rotor do Basso o da NY nunca testei pra dizer qual é mais eficiente.

Eu diria que só trocar o rotor já vai te um ganho de mais de 20% sem mudar a voluta, agora se o skimmer for pequeno com o ganho da voluta pode ficar forte demais, só testando mesmo pra ter certeza.

Abraço
Fernando

Avatar do usuário
Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 640
Registrado em: 09 Out 2009, 15:50
Apelido: Zinho
Localização: Jacareí - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Nova voluta para SB 2000 e novo venturi c/video.

#14 Mensagem por Flávio Wyinz »

Fernando, eu ainda não conheço o rotor do Basso. Mais gostaria muito de conhecer.
Meu Skimmer é um MORATO 600, tem trabalhado muito bem e acho que ainda posso submete-lo a mais, pois ainda tenho regulagem para "drená-lo" mais, ou seja, forçar mais água e AR dentro dele.
Muito obrigado pela resposta.
Um grande abraço.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”