🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dica para Skimmer

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Dica para Skimmer

#1 Mensagem por Alexandre Talarico »

Gente pensem comigo, tem lógica o skimmer parar de espumar depois de limpo, principalmente se o aquário for novo ou tiver baixa carga orgânica?

Eu imagino que tem.

Eu tenho uma máxima que diz, o melhor modelo de skimmer é o skimmer limpo.
Tenho outra que diz, o único filtro verdadeiro do aquarismo é o skimmer, pois é o único que retira imediatamente o material filtrado do meio circulante (água do aquário).
Um filtro mecânico, ao contrario, do skimmer só limpa a aquário quando nós limpamos o filtro e trocamos seus elementos filtrantes, pois de outra forma, a "sujeira" só fica acumulada em um compartimento do aquário (filtro) e continua em decomposição, com a água passando através dela. Ora bolas que vantagem temos?

No skimmer é assim, a espuma joga a "sujeira" para o copo e isola este produto do contato com o corpo aquático. Ótimo, mas na prática acontece um erro.

No pescoço do skimmer pelo lado interno (ou seja, ainda em contato com a água do aquário) fica depositada uma borra marrom que nós chamamos de colarinho.
Este colarinho possui mais poluição que o conteúdo de água suja do copo do skimmer***, pelo simples fato de ser concentrado.
Se não for limpo este colarinho só será retirado do aquário pela ação lenta da espuma do skimmer.
Dai o fato de pessoas falarem que o skimmer só funciona bem quando está sujo (pois tem material para trabalhar)!!!
E outras falarem que o skimmer parou de trabalhar depois que foi limpo, é lógico a sujeira foi retirada e ele precisa de tempo para acumular novamente.
Principalmente em aquários novos ou com pouca biomassa.

Skimeres novos saídos da caixa tem problemas para começarem a trabalhar devido a quantidade de cera desmoldante e lubrificantes usados no processo de fabricação. Lave-os com sabão de lavar louça, como é um forte desengordurante, muitas vezes ajuda a resolver o problema.

*** faça a experiência acumule em quantidades iguais em dois copos, um a água do copo do skimmer e noutro água do seu aquário.
Depois retire com os dedos a borra acumulada do colarinho de uma semana de trabalho do seu skimmer e dissolva no copo com a água limpa. Comparando-se qual dos dois copos tem mais densidade de sujeira?

Por favor peço a todos que não citem marcas ou modelos de equipamentos ou produtos, para não fugirmos do foco.

Abraços a todos

Alexandre Talarico.

Avatar do usuário
Italo Bozzola Filho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 805
Registrado em: 06 Ago 2009, 21:30
Apelido: Italo
Localização: São José do Rio Preto SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Dica para Skimmer

#2 Mensagem por Italo Bozzola Filho »

icon-aplauder icon-aplauder Ótima dica Alexandre !!! Eu sempre achei que meu skimmer trabalha melhor depois que é limpo. Depois de uns 3-4 dias percebo que a quantidade de sujera retirada é menor(dentro do copo !!).
PS- Espero que tenha gostado de nossa cidade(menos do calor rsrsrsrsrs) e volte mais x
abraços
E-mail: i.bozzola@terra.com.br

O que se leva da vida é a vida que se leva!!!!

O importante não é o que se tem mas quem voçe tem!!!!

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Dica para Skimmer

#3 Mensagem por Reinaldo Chen »

Por isso alguns dos mais caros skimmers possuem limpadores de cabeça motorizados que fazem a limpeza em ciclos diários e com certeza impactam em muito no resultado do skimmer.

Poucos são os aquários que tem baixa biomassa, apenas os recém montados, mas após a ciclagem a regra é superpopulação, pois no coração de cada aquarista cabe o mar e todas as espécies de peixes e corais no seu aquário , seja um nano ou um giga aquário.

Apenas para melhorar a explanação, quando deixamos acumular o colarinho, reduzimos a coluna de espuma do skimmer, desta forma , apenas as moléculas mais pesadas serão retiradas e continuarão a se acumular no colarinho (já vi skimmers quase sem furo no copo de tanta lama acumulada). Se apenas alguns tipos de moléculas forem retiradas, o skimmer estará trabalhando apenas com parte de sua capacidade potencial, e esses elementos mais leves vão se acumular e prejudicar o equilíbrio do aquário.

Normalmente existem aquaristas que limpam o skimmer uma vez por semana ou por mês e após limpar a " lama " tem a sensação de que o skimmer não está funcionando corretamente , se o acúmulo está sendo rápido no colarinho, potencialmente o skimmer pode ser regulado para um escumado mais líquido e apesar da aparência mais fraca, o retirado terá uma composição mais ampla.

Claro que tudo depende do aquário. O resultado em um fishonly que tenha alimentação forte com ração e um fish only alimentado com camarão congelado será bem diverso, assim como um reef com poucos peixes e outro com muitos LPS. Assim cada aquarista deve buscar um ponto de regulagem que tenha a maior abrangência e melhor eficiência para seu equipamento. Cada skimmer tem sua regulagem e cada aquário vai reagir diferente, é preciso paciência e buscar o ponto ideal.


Como não temos as cabeças de limpeza em nossos skimmers , vamos fazer a limpeza com escovas e água para um melhor resultado deste equipamento tão importante para nossos aquários.

Acredito no ponto ideal de retirada, muito seco (acúmulo no colarinho) ou muito molhado (excesso de água na coleta) não são ideais e devemos buscar o melhor para os nossos aquários.


Reinaldo Chen

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Dica para Skimmer

#4 Mensagem por Alexandre Talarico »

Valeu Chen (abraços de quanto tempo), está já é uma explicação mais técnica e está muito bem descrita, alias do jeito que nós aquaristas somos, sempre precisaremos de mais skimmer!

Italo muito obrigado pela "calorosa" recepção! heheh
Sem duvida Skimmer limpo trabalha melhor, mas o fato principal é que skimmer limpo é aquário limpo e vice versa, logicamente bem regulado como acabou de dizer o Chen.

Entrem no meu topico sobre RA e CO[sub]2[/sub] tá ficando muito bom.

Abraços a todos.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Dica para Skimmer

#5 Mensagem por Celso Suguimoto »

É comum o skimmer deixar de funcionar por um período quando colocamos as mãos no aquário ou então alimentamos os animais. Isso quebra a tensão da superfície da água que faz com que ele parece de trabalhar.

Oscilações no nível da água também prejudicam bastante seu funcionamento principalmente no caso dos skimmers internos.

Qualquer Skimmer novo que fique assim dificil de regular e com funcionamento irregular, basta pegar uma bacia(com altura suficiente que cubra a bomba para que não trabalhe a seco), e coloque 1 litro de vinagre para 4 liros d´água e deixe o mesmo funcionado por algumas horas nesta mistura, depois basta lava-lo com jato forte de água para retirar os resíduos e vai ver como funciona sem problemas depois.... ou seguir a dica do Alexandre de usar um detergente

Skimmers não são utilizados em aquários de água doce devido ao seu pH e densidade. Dado o pH da água doce ser próximo de 7, ou seja um pH quase neutro, as interações elétricas entre as moléculas orgânicas e a água são reduzidas, não ocorrendo a formação de espuma. A baixa densidade da água doce reduz também a formação e estabilidade da espuma

No inicio do funcionamento é normal o skimmer liberar um pouco de microbolhas, mas essa tendência acaba em alguns dias.
Após alimentar os peixes ou adicionar algum aditivo é comum o skimmer parar de funcionar, mas ele volta a trabalhar após algumas horas.

Não use condicionadores de água doce como o Aquasafe, ele desregula o skimmer fazendo-o produzir muita espuma mole

O problema com a maioria dos skimmers instalados e que trabalham mal em sump é a flutuação do nível de água (turbulências ou evaporação) afetam a pressão na bomba e por sua vez quantidade de água enviada ao skimmer.

Alguns fatores que afetam o funcionamento:

- Maior temperatura, maior velocidade do processo de adsorção;
- O tamanho e consistência das bolhas produziram, geralmente quanto menor, maior área de contato e mais eficiente é o skimmer;
- Quanto maior o tempo de contato da bolha maior a adsorção entre as bolhas e as proteínas;
- Uso de ozônio aumenta a eficiência do skimmer em até 30%
- O volume de bolhas que produziu
- Relação ar / água
- Volume total de água que processou

Uma forma de reduzir o barulho do skimmer é usar um pote de filme fotográfico ou de ração pequeno, coloque a uma mangueira na entrada de ar do skimmer e faça um furo no pote pra introduzir a mangueira, do outro lado faça pequenos cortes (não furos) para que o ar entre de forma difusa é o fim do barulho
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Dica para Skimmer

#6 Mensagem por Alexandre Talarico »

Otimo Celso , dicas e mais dicas...

lembrem sempre que no uso de Ozônio, a agua do copo sairá muito mais clara, pois o Ozônio é um alvejante assim como o cloro.

Abs


Talarico

Avatar do usuário
Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2547
Registrado em: 26 Nov 2009, 19:02
Apelido: Victor
Localização: Piracicaba
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: Dica para Skimmer

#7 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Tópico muito bom...
Acabei de ir ver se meu skimmer está trabalhando conforme orientações dos "dinossauros" do aquarismo. :lol:
Obrigado a todos!
Victor

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Dica para Skimmer

#8 Mensagem por Reinaldo Chen »

Em algumas condições, como em lagos de carpas com excesso de matéria orgânica, é possível trabalhar com skimmers como forma de filtragem. Para isso são necessário obrigatoriamente skimmers com alto volume de ar injetado, normalmente com válvulas beckett ou sprayjet . (Pode ser feito com venturi mas a bomba tem que ter potência e pressão altas, acima de 0.5 HP).

Isso se explica pelas condições não naturais de concentração de nutrientes na água. Em alguns aquários de oscar e outros peixes grandes já instalei skimmers e saiu sim escumado, mas não compensa o custo elétrico e não se justifica deixar de fazer trocas parciais. Lagos que usam skimmer no sistema de água doce possuem carpas premiadas e assim vale a pena o custo.

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Dica para Skimmer

#9 Mensagem por André Fonseca »

Ótimo tópico!!!

Sempre limpei o "gargalo" do Skimmer pq penso que a sujeira que fica grudada ali é pior do que aquela que chega ao copo, já que sujeira por sujeira as duas são "sujas", mas uma é mais preguiçosa do que a outra...

Então tem que sair do mesmo jeito!!!

icon_assobiando

O vinagre é bom também pra deixar o Skimmer mais "limpinho" quando pegamos o aqua pra fazer aquela faxina "braba", dando uma geral em todos os equipamentos. Alguns modelos precisam desse tipo de limpeza com mais frequência, como os HSA, pois as válvulas Beckett ou Spray-Jet podem entupir.

Quando tinha um Spray-Jet, a cada seis meses ele literalmente "ia para o vinagre!!!"

Imagem
Colocava numa caixa plástica com uma solução de 6 litros de vinagre para 40 litros, deixando rodar por uns 2 - 3 dias.

Além do vinagre, é possível utilizar outro ácido, o Muriático.

Mas esse eu num arrisco não.

Celso,

Pq a temperatura interfere no trabalho do Skimmer???
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Dica para Skimmer

#10 Mensagem por Celso Suguimoto »

Alexandre Talarico escreveu:lembrem sempre que no uso de Ozônio, a agua do copo sairá muito mais clara, pois o Ozônio é um alvejante assim como o cloro.



Boa essa... as vezes isso confunde com menor escumacao do skimmer... dá a falsa impressao q com o uso do ozonio ele se torna menos eficiente.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: Dica para Skimmer

#11 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

Minha maior preocupação com o ozônio é o excesso dele.

Carvão ativado é a melhor saída, tanto na via humida como na via secaajudam a eliminar o cheiro perigoso desse gás.

Mas, mudando um pouco de assunto, e voltando para o skimmer, o que vocês acham dos skimmers recirculantes?

E o que aconteceria em um aquario com um volume 5 x menor que o skimmer?

E o que aconteceria em um aquario com um volume igual ao skimmer?

E o que aconteceria em um aquario com um volume 2 x maior ao do skimmer?


São situações que já presenciei e acho que muitas pessoas ainda não entendem.

Finalizando, minhas perguntas, vou retomar uma discussão que foi abordada em um fórum antigo já desativado a um certo tempo......(Inforeef).

Em um skimmer ocorre qual tipo de processo, Físico, Químico ou Fisicoquímico???

Miozzo e Alexandre, não vale responder essa.......hehehehe pelo menos agora.......deixem os nossos amigos responderem ok.

Abraços a todos!!!


Rinaldo Fontenele

Ronaldo Ribeiro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1440
Registrado em: 24 Jun 2009, 12:15
Apelido: Ronaldo Ribeiro
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Dica para Skimmer

#12 Mensagem por Ronaldo Ribeiro »

Fala Galera,
o bom dos modelos novos de skimer, é que o pescoço ja sai junto com o copo.
ai fica mais facil de limpar
abs

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Dica para Skimmer

#13 Mensagem por Celso Suguimoto »

Em um skimmer ocorre qual tipo de processo, Físico, Químico ou Fisicoquímico???


Ambos :)
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Dica para Skimmer

#14 Mensagem por jose Jorge »

Eu acho que Físico..........tem há ver com a tensão superficial da Agua (Físico)...................."Bolha".......

Acho........que Químico também.........atração eletrônica.........não sei....

Tô sem livro nenhum aqui.........

Mas a pergunta anterior....é mais interessante.....a questão do dimensionamento....circulação e re-circulação............

Essa é pro Basso.........ele que manja desse assunto..............

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Dica para Skimmer

#15 Mensagem por Alexandre Talarico »

O topico não era esse, e dicas, era para ser muito mais simples, mas como tópicos acabam tendo vida própria não vou me furtar de participar.
Agora se começar a falar de marcas e modelos, qual o melhor, no meu aquário..... e lá nos EUA....... aí eu caio fora heheheh

Rinaldo dou um pontapé na sua pergunta sobre volume, derrubo tudo depois jogo pela janela heheheh quem me conhece hahahaha né Rinaldo.

Esquece volume, taxa de bombardeamento etc etc etc..... tem que ter relacão com biomassa e metabolismo da própria.

Biomassa de 400g e temperatura de 25 resultado XIS.
Biomassa de 800g e temperatura de 28 resultado IPSILONI.

Ou seja o aquarista é o cara para resolver todas estas questões no sentido.

Em tempo biomassa, não é sé peixe e coral é tudo que está vivo, alga, bactérias, microcrustáceos etc...

Beijos.

Alexandre Talarico.

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Dica para Skimmer

#16 Mensagem por André Fonseca »

Opa, pra mim é fisico-químico...

Físico pq existe a formação da "borra" e da espuma, sobrando a água no copo. E químico pq esse material leva a famosa "nhaca" pro copo coletor...

Celso,

A temperatura alta tem a ver apenas com o fato de na água "mais quente", a quantidade de oxigênio ser menor, certo???

Ou existe algum outro fator a ser considerado???
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1795
Registrado em: 15 Jul 2009, 11:50
Apelido: Doidao
Localização: santo andre - SP
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Dica para Skimmer

#17 Mensagem por alex braga »

Alexandre gostaria de que vc comentasse a respeito de como o filtro uv pode influenciar o skimmer, ou se é apenas lenda
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: Dica para Skimmer

#18 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

Olá Alex, não é história não.

Os raios UV quebram as macromoléculas e as micromoléculas orgânicas ajudando na taxa de transporte do skimmer.

Além disso, os mesmos raios UV alteram o DNA das células das algas filamentosas fazendo que elas não se reproduzam.

Abraços!

Alexandre Talarico
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 191
Registrado em: 22 Jun 2009, 00:04
Apelido: Alexandre
Localização: São Paulo SP
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Dica para Skimmer

#19 Mensagem por Alexandre Talarico »

é isso ai o Rinaldo explicou bem, a UV é um forte oxidante então.....

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Dica para Skimmer

#20 Mensagem por Reinaldo Chen »

Mas só é válido o comentário sobre UV , se o equipamento estiver corretamente dimensionado, com potência e fluxo adequados e mantido limpo constantemente. Muitos usam UV de forma errada, com fluxo excessivo e falta de manutenção na luva de quartzo. Assim de uma forma geral o impacto do UV no resultado do skimmer em aquários marinhos é bem menor que se supõe, exceto nos casos que se tem água verde no aquário ... mas aí o skimmer já não estava trabalhando direito de qualquer maneira...

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”