🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Kalkwasser ou bio Calcium???????

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#121 Mensagem por Henrique_Franze »

não se perde ORP?

Avatar do usuário
Norberto Corrêa Jr
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Set 2010, 19:08
Apelido: Norba
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#122 Mensagem por Norberto Corrêa Jr »

considero o kalk otimo, uso a anos, por varias vezes pensei em comprar um reator de calcio , mas quando penso em montar aquela traqueira toda caríssima e com aquela solenoide que pode enguiçar prefiro ficar com meu hidroxido de calcio na minha velha garrafa pet pendurada no sump com equipo de soro pingando a noite
baratinho e molezinha hehe.. prefiro investir num bom skimer para ficar bem dimencionado e num chiller de boa capacidade, preciso vencer o verão do Rio de Janeiro.
o biocalcio tbm vai bem, muito pratico mas para mim é mais um quebra galho e sai bem mais caro.
Saudações a todos

Norba
norba@wnetrj.com.br

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#123 Mensagem por Robson Sandrini »

Essa questão do CO2 levantada pelo Talarico é importante. Há uma estratégia bem interessante que quase não vemos no aquarismo brasileiro pra disponibilizar mais CO2 pro kalk: a adição de vinagre. Com o uso de ácido acético na dosagem de kalk o pessoal diz ser possível otimizar o produto (mais CO2, mais íons Ca++ livres, menos precipitação em carbonato de cálcio e, de quebra, o acetato ainda alimenta as bactérias do sistema [fonte de carbono]). Uns mls de vinagre podem fazer o kalk dosado render mais e, ainda, diminuir ou substituir o uso da vodka no sistema.

[]´s

R.

Alexandre Talarico escreveu:QUEM SOUBER EQUILIBRAR AS CONCENTRAÇÕES DE CALCIO E GAS CARBONICO DISSOLVIDAS NA AGUA E O EQUILIBRIO ENTRE ELES RESOLVE O PROBLEMA DE pH E RESERVA ALCALINA DO AQUÁRIO. E TAMBEM DISSOLVER CONTROLADAMENTE CO2 E REPOR CONTROLADAMENTE KALWASSER É O UNICO METODO QUE NíO PROMOVE A SALINIZAÇíO DO SISTEMA. TODOS OS OUTROS METODOS SALINIZAM O SISTEMA PORTANTO PROMOVEM O SEU DESEQUILIBRIO, TANTO OSMOTICO QUANTO IONICO.

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#124 Mensagem por RicardoMiozzo »

Adicionar ácido acético ao kw faz com que se possa aumentar muito a saturação do soluto, mas só kw já basta.
Dá para diminuir um pouquinho a perda de CO2 para a atmosfera direcionando as bombas internas de maneira que agitem menos a superfície da água, diminuindo assim a área de superfície do aquário para troca de gases. Coloquei "um pouquinho" porque como quase todo aquário tem sump (e a queda de água do aquário para o sump faz a água perder CO2 e "ganhar" O2), o ganho de CO2 com esse procedimento é pequeno.
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#125 Mensagem por Henrique_Franze »

O skimmer tb nao ajuda na troca de CO2?
E a ORP?

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#126 Mensagem por Celso Suguimoto »

Vinagre é uma fonte de carbono assim como vodka.

A vantagem de usar o conjugado vinagre e kalk é q o pH acido do primeiro ajuda a compensar o pH alcalino do segundo otimizando sua eficiencia.


http://www.reefscapes.net/articles/bree ... asser.html

12 ml por litro de kalk no MAXIMO. Segundo um artigo publicado pelo Craig há anos atras aumentaria em 30-35% a eficiencia do kalk

O skimmer ajuda nas trocas gasosas por isso favorece o uso do kak
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#127 Mensagem por Robson Sandrini »

Acho mais interessante o uso do vinagre pra conseguir CO2 e otimizar a função do kalk que a tentativa de prender um pouco mais de CO2 no sistema diminuindo circulação de superfície, com repercussão ínfima no CO2, como o Miozzo citou. Se essa otimização pode beirar os 35% (ou ficamos em 30% que já tá bom) como disse o Craig, significa que eu estou ganhando um terço do produto ao combiná-lo ao vinagre. Meu kalk me rende mais cálcio e mais bicarbonato livre, meu sistema e bolso agradecem e, de quebra, ainda alimento as bactérias.

Celso, o artigo que vc postou foi um dos que me estimularam a reservar um litro de vinagre quando eu tiver q adicionar kalk no aqua.

" (...) the Acetic Acid in the Vinegar provides the equivalent of enough CO2 to take the reaction all the way to the desired end products for which we drip Kalk." A combinação é perfeita e, desde que o aquarista tenha bom senso, não consegui encontrar um ponto negativo na associação.

E sistemas grandes (como o aqua do Carlinhos, por exemplo) com um consumo maior se beneficiam pq podemos aumentar a rapidez com que o kalk entra no sistema, sem precipitação.

[]´s

R.

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#128 Mensagem por Henrique_Franze »

Tão querendo tirar leite de pedra!
:P

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#129 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

RicardoMiozzo escreveu:Dá perfeitamente para perder menos CO2 para a atomsfera direcionanando as bombas para que formem menos movimento de superfície.
Tem outro tópico a respeito por aqui: acho que se escolher por menos área de superfície de troca de gases, mantém-se masi CO2 na água.


Perfeito Miozzo, infelizmente não conhecia você na epoca em que você tinha aquele aquario.
Mais vendo você falar e uma vêz o Talarico comentou comigo esse assunto, seu aquario era um "grande reator de CO[sub]2[/sub] " ou de cálcio, como queiram.
Isso era uma maneira muito simples de imitar a natureza.

Abraço

Avatar do usuário
Franco Rizzon
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 45
Registrado em: 08 Ago 2010, 14:20
Apelido: Franco Rizzon
Cidade: Caxias do Sul
País: Brasil

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#130 Mensagem por Franco Rizzon »

Bio Calcio é tãããão simples hauhauhauhauhauah não vou complicar! o aquario ta lindo e os sps com cores fantasticas entaum não vou mudar.O tópico fugiu um pouco da discussão mas mesmo assim valew pra tirar uma única conclusão, cada um tem um método e nenhum é deficiente, cada aquario é unico.

Resumindo, para aquarios pequenos como o meu o custo do Bio calcio é baixo e contendo todos os elementos que diz alem do Estrôncio e Iodo não vejo nenhum, mas nenhum motivo mesmo em passar para Kalk.


Abraços pessoal e muito bom Tópico, pegou fogo e aprendi bastante.

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#131 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

Franco Rizzon escreveu:Bio Calcio é tãããão simples hauhauhauhauhauah não vou complicar! o aquario ta lindo e os sps com cores fantasticas entaum não vou mudar.O tópico fugiu um pouco da discussão mas mesmo assim valew pra tirar uma única conclusão, cada um tem um método e nenhum é deficiente, cada aquario é unico.

Resumindo, para aquarios pequenos como o meu o custo do Bio calcio é baixo e contendo todos os elementos que diz alem do Estrôncio e Iodo não vejo nenhum, mas nenhum motivo mesmo em passar para Kalk.


Abraços pessoal e muito bom Tópico, pegou fogo e aprendi bastante.


Fala Franco, com certeza o biocalcium é mais simples e também ajuda a adicionar alguns elementos traço que são importantes.

Também tinha comentado que o tópico estava fugindo do objetivo central e algumas pessoas quase colocaram esse tópico a perder.

Mais por outro lado foi gratificante pois muitas pessoas viram que existem métodos e métodos, todos tem vantágens e desvantágens, contudo fica aqui a minha opinião que pode até não ser respeitavel mas acho que serve para reflexão:

O aquario é algo que nos tráz momentos maravilhosos de lazer, também pode nos mostrar que ainda não aprendemos nem 1/10 sobre ele e sobre a natureza, pois estamos lidando diretamente com ela e isso significa VIDA.
Então, porque não tentarmos reproduzir e manter o que a natureza criou e que não se altera (está consolidada) há milhares de anos e que está em perfeito equilíbrio?
Será que colocando "produtos milagrosos" (não estou citando marca e métodos), estamos realmente criando nossos animais com saúde, ou será que estamos recriando um "campo de concentração" onde os animais somente sobrevivem e não VIVEM da mesma maneira que estariam na natureza?

Por favor amigos não estou aqui querendo criar mais confusão, somente estou querendo mostrar o que aprendi com o tempo e acho que devo colocar minhas idéias para a reflexão de vocês, não que a minha opinião seja de grande valia mais acho que tem muitas pessoas que pensam iguais a mim!

Peço a todos desculpas se ofendi alguém, não é essa a minha intenção.

Abraços!!!!!


Rinaldo Fontenele

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#132 Mensagem por RicardoMiozzo »

Eu também achava BioCalcium simples e eficaz quando apareceu no Brasil. Usei muito.
Acabei por parar de usar porque adotei outro método de dosagem de cálcio e também porque resolví deixar de ser um "pingador" de tudo o que aparecia como suplemento. Sou um ex-pingador confesso!
Achei que era birutice minha ter que fazer um diário para ver quanto do que tinha qe pingar ou colocar no aquário todo dia.
Comecei a perceber que tinha algo de errado porque em determinado horário do dia alguns animais estavam tão estressados que "encolhiam". Daí eu pingava um pouco de iodeto de potássio para "arrumar" a água (essa história é complicada e longa, então não vou explicar tudo o que acontece, me desculpem) e deixar os pobres animais "abrirem" de novo!
Na mesma época, saiu uma matéria do Terry Siegel numa extinta e excelente revista justamente sobre encarar aquarismo sob visão mais holística.
Bingo!
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Alex Correa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 365
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:20
Apelido: Alex Correa
Localização: Hawaii
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#133 Mensagem por Alex Correa »

Franco Rizzon escreveu:Bio Calcio é tãããão simples hauhauhauhauhauah não vou complicar! o aquario ta lindo e os sps com cores fantasticas entaum não vou mudar.O tópico fugiu um pouco da discussão mas mesmo assim valew pra tirar uma única conclusão, cada um tem um método e nenhum é deficiente, cada aquario é unico.

Resumindo, para aquarios pequenos como o meu o custo do Bio calcio é baixo e contendo todos os elementos que diz alem do Estrôncio e Iodo não vejo nenhum, mas nenhum motivo mesmo em passar para Kalk.


Abraços pessoal e muito bom Tópico, pegou fogo e aprendi bastante.


Oi Rizzon,

Acredito que o tópico foi bem explicado.
Por sinal, não me lembro de nenhum momento ter participado num tópico em fórum brasileiro que contenha as informações básicas sobre a aplicação de kalkwasser como esse.
Se você não vê "nenhum, mas nenhum motivo mesmo em passar para kalk" acredito que você deva continuar com o Bio calcium. Afinal, o aquário é seu. icon-aplauder
Realmente creio que não exista somente uma fórmula nem somente um método a ser usado.
Acredito que o aquarista precisa estudar e decidir como vai administrar seu sistema, de maneira inteligente e que se aplique no dia-a-dia.
A verdade foi exposta e o pessoal tem a opção de escolha, logicamente.
Você já sabe o que tem que ser feito, e isso é o que interessa.
bye1

Aloha,
Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#134 Mensagem por RicardoMiozzo »

Concordo em gênero, número e grau.
Cada um faz o que quer com seu aquário.
O que tento aqui, e com muito boa vontade, é trocar experiências.
A única coisa que me entristece é que no aquário tem animais, logicamente, e eles podem sofrer e até mesmo vir a morrer se a montagem, manutenção, etc, etc, do sistema provocar problemas sérios.
Estou sempre falando que conheço mais aquários desmontados do que funcionando.
E acho que sei muito bem o que causa a desistência do aquarista: falta de informação adequada que leva aos tais problemas mortais.
Ter um aquário envolve uma responsabilidade bastante maior (para mim) do que empinar pipa, por exemplo. A pipa não morre. Ela quebra.
Já quando se lida com vida...
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#135 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

Agora sou eu......

Comcordo com o Miozzo em gênero, número e grau!!!!

plus plus plus plus plus

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#136 Mensagem por Henrique_Franze »

Tudo comadre... rs =)

Avatar do usuário
Franco Rizzon
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 45
Registrado em: 08 Ago 2010, 14:20
Apelido: Franco Rizzon
Cidade: Caxias do Sul
País: Brasil

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#137 Mensagem por Franco Rizzon »

Alex francamente eu não conheço nenhum forum tao completo como esse e com um pessoal tão gente boa e por isso que me emplogo nesse hobby mesmo com algumas cagadas pela estrada hauhauhauhauhauah mas vamus indo né? tanto que ja estou projetando meu próximo aquario e esse sim vou com kalk ou reator.


Abração pra todos que participaram desse tópico aprendi bastante mesmo.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#138 Mensagem por Celso Suguimoto »

Franco Rizzon escreveu:Alex francamente eu não conheço nenhum forum tao completo como esse e com um pessoal tão gente boa e por isso que me emplogo nesse hobby mesmo com algumas cagadas pela estrada hauhauhauhauhauah mas vamus indo né? tanto que ja estou projetando meu próximo aquario e esse sim vou com kalk ou reator.




icon_clap icon_clap icon_clap icon_clap icon_clap icon_clap icon_clap icon_clap icon_clap

A Brasilreef está de parabens, reunir essas feras do aquarismo não é todo dia q vejo... Me faz lembrar épocas áureas dos foruns com discussoes de alto nivel e presença de renomados aquaristas.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Rinaldo Fontenele
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 163
Registrado em: 30 Ago 2009, 00:53
Apelido: Rinaldo
Localização: Caraguatatuba - SP
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#139 Mensagem por Rinaldo Fontenele »

Celso, você também faz parte disso tudo.

Realmente esse fórum está muito legal mesmo.

Há algum tempo estava longe dos fóruns por causa de discussões exageradas e sem nexo, ao invés das pessoas relatarem suas experiências e conhecimentos, ficam cuidando do próprio ego.....isso não é legal.

Espero que esse fórum continue tendo esse alto nível.


Parabéns a todos nós!

Avatar do usuário
RicardoMiozzo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 714
Registrado em: 17 Set 2010, 07:08
Apelido: RicardoMiozzo
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Kalkwasser ou bio Calcium???????

#140 Mensagem por RicardoMiozzo »

Tudo comadre... rs =)

Ainda bem! cumadre de tricotá! Sempre tem lugar, estás convidado, Franze!
Meu site: http://ricardomiozzo.wordpress.com
Brasilreef
O melhor forum sobre aquarismo

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”