🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

aumentar ph

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Ricardo Piza
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 15 Set 2010, 13:43
Apelido: carequinha
Cidade: Goiania
País: Brasil

aumentar ph

#1 Mensagem por Ricardo Piza »

galera to com um problema, o ph do meu aqua nao sobe, fik em torno de 7.9, como faço pra manter ele em 8.2, 8.3???

valeu

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: aumentar ph

#2 Mensagem por Henrique_Franze »

Vc pode dozar kalwasser ou biocalcio. Seu aquario tem quantos litros?

Melhor ainda, posta o setup e como é a sua manutenção, temperatura, como controla a temeratura, e os parametros, principalmente amonia e reserva alkalina Kh.

Tem alguns testes de Kh complicados, o da alcon, coisa de 14 reais, é muito bom e serve bem.

No seu caso, se sua litragem for baixa, e pela praticidade, eu usaria de primeira vez, o biocalcio, pois é pratico, não tem erro, é soh ir dosando conforme a bula. Regular não só o Ph, mas a reserva alkalina e o cálcio.

Evite sempre usar tamponadores, ou outros produtos emergenciais... vale a pena estudar a interação entre Ca, Kh Mg e Ph, e a partir daí regular o equilibrio iônico, escolher o método mais adequado de manutenção, a partir daí só alegria, e calcio suficiente para os animais crescerem.

Abraço!

Avatar do usuário
Ricardo Piza
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 15 Set 2010, 13:43
Apelido: carequinha
Cidade: Goiania
País: Brasil

Re: aumentar ph

#3 Mensagem por Ricardo Piza »

galera vai aí o setup do meu aqua, aceito sugestoes

temperatura - 26º
kh - 16, altíssimo
ph - 7,9
nh4 - 0,05
no2 - 0,05
no3 - 1,0
po4 - 0,4
sio2 - 3,0
ca - 320
mg - 1400
densidade - 1025

coloquei ontem um reator de calcio, qto tempo leva para o calcio aumentar, abaixar o silicato, abaixar o kh e aumentar o ph.

valeu

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: aumentar ph

#4 Mensagem por Henrique_Franze »

Caramba Ricardo, que teste ta usando pra medir o Kh? Essa medida ta correta?

Pior que o Mg tá normal, e o Ca um pouco baixo, mas até aí tudo bem, o que estava dosando antes?
Como subiu assim a reserva?
O Ph baixou só depois que colocou o reator? A saída do reator tem ph baixissimo, por causa do CO2
Como ta a saída do reator? gotejando bem devagar?

Se nao derrubar pra 11 ou 10 essa reserva alkalina, o ph nao vai subir... quem sabe dosando kalk, mas agora com a descrição melhor do que ta acontecendo vamos ver o comentario do pessoal.

Tinha um site muito bom sobre balling e equilibro ionico, vou procurar, tinha solução pra todo tipo de desequilíbrio.

Tem calk aí?

Abraço!

Avatar do usuário
Ricardo Piza
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 15 Set 2010, 13:43
Apelido: carequinha
Cidade: Goiania
País: Brasil

Re: aumentar ph

#5 Mensagem por Ricardo Piza »

Henrique, to usadno os testes da Jbl, vc conhece a maleta de testes jbl? o ph ja tava baixo antes de eu colocar o reator, nao sei se do jeito q ele ta gotejando é rapido ou devagar, mas ta gotejando. nao tenho kalk aki, será q ajudaria??

espero a ajuda de todos.

valeu Henrique.

abraço

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: aumentar ph

#6 Mensagem por Henrique_Franze »

Eu nao lembro como é a leitura de Kh da jbl, soh peguei na mao...

É que a saída do reator tem o Ph beem baixo, portanto o mais lento que puder deixar melhor, de preferência com o CO2 beem lento.
O kalk já eleva o ph mais rapidamente. Mas como um Ph de 7.9 nao é nada alarmante, espera mais alguns dias, e vai medindo diariamente, o kh e o ph.

Primeiro se preocupa em baixar a reserva e subir o ph, depois o calcio!

Já o Renato Vidal dah um pitaco aqui, e vou tentar achar aquele material que te falei!!

Abraço!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”