🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Novo aquarista chegando com muitas dúvidas.

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
retatu
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Jul 2020, 16:31
Apelido: retatu
Data de Nascimento: 04 Ago 1996
Cidade: Porto Alegre
País: Brasil

Novo aquarista chegando com muitas dúvidas.

#1 Mensagem por retatu »

Oi pessoal, tudo bem?
Recentemente comprei um aquario de 15L para minha namorada e nele eu tinha um Colisa azul e um Tricogaster azul, o vendedor falou que o aquário era suficiente para os dois peixes, acredita? Comecei a me interessar pelo aquarismo devido a sua grande complexidade (e tempo causado pela quarentena) e acabei comprando um aquário de 72L, deve chegar essa semana.

Lendo bastante, já decidi que vou colocar uma flora low tech, até porque não tenho como me dedicar tanto para os cuidados "florais". E sobre os peixes, eu pretendo colocar uns 7 Tetra neon, 3 corydodas, e mais algum outro peixe que seja compatível e que possua uma bela presença no aquário(posso colocar dois colisas? alguma outra recomendação de peixe?).

Eu ainda não comprei o Filtro nem o Termostato, mas já sei que deve pegar um filtro de no mínimo 350L/H e um termostato de 75W. Acredito que vou pegar o filtro da Maxxi 360 L/H (achei por 150 no ML com frete gratis), e remover a esponja e o carvão que vem nele e então colocar uma camada de perlon seguido por uma de cerâmicas. No momento vou deixar sem carvão, mas qualquer coisa eu coloco.

Preciso ainda comprar um substrato fértil, mas eu pesquisei e ví que as coridóras podem se machucar com eles, ai pensei em colocar só um pouquinho no local em que colocarei as plantas e por cima colocar uma areia fina. Estou certo?

Por fim, vou comprar também os testes para realizar no aquário (pH, nitrito, amônia), mas eu me pergunto o seguinte: Se algum teste der errado, o que devo fazer? Por exemplo, eu quero deixar meu pH em 6,8 por causa dos tetra neon, se estiver mais alto, oque eu faço? e se estiver mais baixo?

Basicamente, eu tenho apenas o aquário comprado, o que mais falta? Filtro, Termostato, testes, areia, substrato fértil, ração para as coryoras no fundo, mais alguma coisa? Algum item de para auxiliar na limpeza do aquário? Ví uns "aspiradores", mas não achei nenhuma explicação.

Pessoal, não precisa me responder tudo, tá bem? pode só me mandar os links corretos que já vai ser de grande ajuda.

Toda dica é bem vinda, inclusive experiências também são.

Gente, desde já, muito obrigado.
Sou novo na área mas achei muito legal esse hobby.

Fique em casa (se puder)!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Novo aquarista chegando com muitas dúvidas.

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Em relacao ao substrato fertil vc pode colocar ele por baixo e um camada isoladora por cima para ele nao liberar na coluna d´agua e ser aproveitado pelas raizes das plantas

Em relacao a filtragem eu nao conheço o maxxi 360, mas procure ler as resenhas de quem ja comprou. Normalmente nos sites de venda tem as opinioes de quem ja comprou.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Fabio Sasaki
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Set 2014, 11:42
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Out 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Novo aquarista chegando com muitas dúvidas.

#3 Mensagem por Fabio Sasaki »

Colega
Seguem algumas sugestões.

Colisa ok. Qualquer das espécies(Chuna, Lalia,...). Outros tetras, coridoras, rasboras podem ser incluídos sem problemas.
Filtro para o aquário colocaria o hang on da Ocean Tech. Tem outras marcas mais baratas, mas acho que vale o investimento.
Trocar por cerâmica é bom. Matrix é uma boa marca.
Não creio que substratos férteis vendidos em boas lojas vão machucar as coridoras. Nunca tive esse problema. Você pode comprar um que não precisa de camada isolante ou colocar camada inerte em cima.
Os peixes podem tolerar algum pH fora da faixa ideal. 6,8 atende bem aos peixes que você quer ter, mas se quiser alterar, há produtos que corrigem o pH. (Acid ou Alkaline Regulator da Seachem).
Não precisa comprar uma ração exclusiva para coridoras, a menos que faça questão. Apenas use uma marca boa(Tropical, Tetra, Sera)
Sifão tb, vc compra se fizer questão. Uma mangueira já quebra bem o galho.

Matheus Moreira
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Nov 2020, 19:29
Apelido: KoreiaSM
Data de Nascimento: 12 Jan 2002
Cidade: Sete Lagoas
País: Brasil

Re: Novo aquarista chegando com muitas dúvidas.

#4 Mensagem por Matheus Moreira »

Algumas dicas amigo!
Sobre as corydoras, são peixes cardumeiros e recomendaria pelo menos 6 para que formem um belo cardume e façam aquele lindo nado em conjunto harmônico que so elas tem, e o mesmo vale para tetras neons que recomendam no mínimo 10 para haver de forma eficiente o cardume no aquário. Low tech é interessante fazer pelo menos uma injeção de carbono liquido, ajuda muito as plantas a desenvolver e ficarem bonitas e saudáveis. Sobre os filtro eu acho que da conta mas se puder investir um pouco mais recomendaria um de 500l/h e se morar em um local muito frio um termostato de 100w pode ser um bom investimento também.
O substrato fértil não costuma ser ruim para as corydoras, apenas olhe se os grânulos não possuam pontas que possam machucar as barbichas da corydora, e sobre a areia pode sim fazer uma camada acima do substrato fértil, inclusive tenho dessa forma.
Recomendo dar uma estudada e lida sobre controle de Ph e de amônia no aquário, juntamente com a importância das TPAs.
6.8 é um bom Ph para sua fauna mas caso necessite alcalinizar existe produtos como alkaline buffer e acidificar recomendo o discus buffer, mas também há formas naturais que são mais indicadas para esse controle. No caso de nitratos e amônia e interessante usar produtos próprios e tbm em muito dos casos pode ser controlado apenas com uma TPA.
Eu recomendo e uso raçoes próprias para peixes de fundo e recomendo muito para as corydoras. Elas vão sim se alimentar de resto de comidas que chegarem ao fundo mas raçoes próprias são importantes para complementar a alimentação.
Equipamento de limpeza eu recomendo um sifão ou ate mesmo uma mangueira para limpar o fundo, uma escovinha de dente da mais macia possível para escovar os vidros e evitar arranhões, panos, baldes para as TPAs e basicamente essas coisas.
Qualquer duvida pode me chamar no privado que adoraria ajudar
Nada do que eu disse aqui é verdade universal e pode variar bastante de aquarista para aquarista, aproveite o que melhor lhe serve e seja feliz!
Abraços!

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”