🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

DIY Luminaria LED +/- 224w para aquario de 300L

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Faisca
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 20 Set 2018, 14:36
Apelido: Faisca
Data de Nascimento: 02 Out 1980
Cidade: Boituva
País: BR

DIY Luminaria LED +/- 224w para aquario de 300L

#1 Mensagem por Faisca »

Olá, boa noite, sou Alessandro, e tenho 1 ano de aventura pelo mundo marinho, hoje tenho um aquario pequeno de 60Litros e estou mudando para um aquario maior de 300 litros, mais ou menos, mas medidas do display são 130cm comprimento, 40cm altura, 60cm largura, compra travas francesas, é um aquario usado, porem bem cuidado.

Eu ja tenho todos os equipamentos dimencionados, bomba de recalque, bomba de movimentação, skimmer, etc, Porem eu enrosquei na iluminação, que precisa ser de boa qualidade, mas é muito cara pra mim no momento, assim pensei em fazer uma luminaria, simples mas que atendam a necessidade, só que eu preciso de uma ajuda no diagrama elétrico e qual tipo/potencia de fonte devo usar.

Segue a lista dos leds que idealizei:
10 superleds 10w brancos
10 superled 10w azul royal
4 powerled 3w UV
4 powerled 3x full spectrum

Esses são os dados tecnicos dos leds:
QTD TIPO LED POTENCIA COR ONDA / TEMPERATURA LUMENS TENSÃO CORRENTE
10 SUPERLED 10W BRANCO FRIO 10000-13000K 800-900 LUMENS 9-12V 900-1050MA
10 SUPERLED 10W AZUL ROYAL 445-450NM 180-200 LUMENS 9-11V 900-1050MA
4 POWER LED 3W ULTRA VIOLETA 395-400NM 120-165 LUMENS 3.2-3.4V 300-700MA
4 POWER LED 3W FULL SPECTRUM 380-840NM 100 LUMENS 3.2-3.6V 700MA

Alguem consegue me ajudar?

marcio rodrigo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 11 Mai 2016, 19:28
Apelido: marcio
Data de Nascimento: 28 Jul 1977
Cidade: Apucarana
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: DIY Luminaria LED +/- 224w para aquario de 300L

#2 Mensagem por marcio rodrigo »

Na minha humilde opinião vç precisa pensar melhor em que tipo de leds vç vai usar. já fiz várias luminárias e essas luminárias com leds de 10 watts mesmo vç usando bons dissipadores eles costumam queimar direto.Melhor opção para vç seria comprar leds cree de 3 ou 5 watts e ligálos paralelos e em séries com fontes de 12 ou 24 volts de 10 a 20 amperes.Só que aí já vai uma grana pois esses leds sempre são mais caros.

Faisca
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 20 Set 2018, 14:36
Apelido: Faisca
Data de Nascimento: 02 Out 1980
Cidade: Boituva
País: BR

Re: DIY Luminaria LED +/- 224w para aquario de 300L

#3 Mensagem por Faisca »

Bom dia Marcio, pois é, eu andei pesquisando bastante e foi o que ouvi em foruns, e tambem no youtube.

Ai estou remodelando a idéia, mas com a mesma potência. Eu achei um video no youtube onde o rapaz ensina fazer as ligações e tambem como calcular os resistores, era o que eu estava precisando.

Coloquei anexo a ideia de Canais e Cores que pretendo Utilizar, serão:
4 Conjuntos de 54W, com 18 leds cada conjunto
1 Canal para Tons de Azul
1 Canal para Branco
1 Canal para as outras Cores
1 Canal de somente 2 Leds Azul Royal, que vou simular as fases das lua (ainda não sei como)

Deixei os canais com o mesmo valor de potencia, com 18W, depois eu pretendo regular isso na Controladora TC420

At
Alessandro

Segue o vídeo que comentei no inicio do post
[videos]https://youtu.be/9JTsjs5AoPI[/videos]
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

marcio rodrigo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 11 Mai 2016, 19:28
Apelido: marcio
Data de Nascimento: 28 Jul 1977
Cidade: Apucarana
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: DIY Luminaria LED +/- 224w para aquario de 300L

#4 Mensagem por marcio rodrigo »

O problema de montar essas luminárias é que a gente muitas vezes acredita que 200 watts de iluminação é suficiente para o aquario mas se esquece que há diferença de qualidade de iluminação entre leds de 3 reais e leds de 12 reais.Muitos aquaristas na europa estão voltando para as t5 talvez por isso.O problema que isso a gente só vê quando os resultados positivos não acontece e até vç ver que o problema é a sua iluminação vç já ficou maluco .

Faisca
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 20 Set 2018, 14:36
Apelido: Faisca
Data de Nascimento: 02 Out 1980
Cidade: Boituva
País: BR

Re: DIY Luminaria LED +/- 224w para aquario de 300L

#5 Mensagem por Faisca »

marcio rodrigo escreveu:O problema de montar essas luminárias é que a gente muitas vezes acredita que 200 watts de iluminação é suficiente para o aquario mas se esquece que há diferença de qualidade de iluminação entre leds de 3 reais e leds de 12 reais.Muitos aquaristas na europa estão voltando para as t5 talvez por isso.O problema que isso a gente só vê quando os resultados positivos não acontece e até vç ver que o problema é a sua iluminação vç já ficou maluco .


Eu não conheço nada de T5, quais os tipos, potencia, etc.

Consegue me indicar alguma?

marcio rodrigo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 11 Mai 2016, 19:28
Apelido: marcio
Data de Nascimento: 28 Jul 1977
Cidade: Apucarana
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: DIY Luminaria LED +/- 224w para aquario de 300L

#6 Mensagem por marcio rodrigo »

Na verdade Alessandro não estou te desestimulando a montar sua luminária e sim prevendo alguns problemas que possam acontecer.As vezes a gente monta algo pra ficar mais barato p gente e quando colocamos corais como sps a coisa não acontece.Se eu fosse hoje iniciar um aquario optaria por comprar nem que fosse uma luminária dessas chinesas mais baratas.Hoje se vç for montar uma luminária com leds cree de uns 300 watts vç não gasta menos de 500 reais só em leds e dissipadores .Tem dessas luminarias chinesas de 140 watts por 550 reais cada.

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: DIY Luminaria LED +/- 224w para aquario de 300L

#7 Mensagem por Ivan Rose »

Faisca ... para um aquário destas dimensões, 192W serão suficientes... use:
48 leds de 3W, royal blue de 450 a 455nm
24 leds de 3W, branco frio de 6.500˚K
12 leds de 3W, azul de 460 a 470nm
12 leds de 3W, violeta de 400 a 430nm
96 lentes de 90˚
Monte 02 módulos com dissipador 100 x 10,4 x 2,5 cm
Use uma fonte de 24V x 20A
Monte séries de 06 leds e coloque um limitador de corrente para uma das séries (LM317T + resistor 2R0 x 2W).
Segue esquema básico de montagem com e sem o uso de controlador TC-420:
1779
1780

Se quiser um esquema específico da sua luminária peço me contatar por MP ou e-mail dcson5@uol.com.br
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Faisca
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 20 Set 2018, 14:36
Apelido: Faisca
Data de Nascimento: 02 Out 1980
Cidade: Boituva
País: BR

Re: DIY Luminaria LED +/- 224w para aquario de 300L

#8 Mensagem por Faisca »

Ivan, obrigado pela Dica, vai me ajudar muito.

Sobre aquela "salada" de Cores que eu estava planejando, não é necessário então?

E sobre os conjuntos de Led, serão 16 conjuntos, para cada conjunto será 1 triac e um resistor.

Vou dividir esses conjuntos em 4 canais.

Sobre os 2 Leds Azul Royal que quero fazer em um canal serparado, pois pretendo imitar a fazer lunar, devo usar o mesmo triac e resistor?

at
Alessandro

Ivan Rose escreveu:Faisca ... para um aquário destas dimensões, 192W serão suficientes... use:
48 leds de 3W, royal blue de 450 a 455nm
24 leds de 3W, branco frio de 6.500˚K
12 leds de 3W, azul de 460 a 470nm
12 leds de 3W, violeta de 400 a 430nm
96 lentes de 90˚
Monte 02 módulos com dissipador 100 x 10,4 x 2,5 cm
Use uma fonte de 24V x 20A
Monte séries de 06 leds e coloque um limitador de corrente para uma das séries (LM317T + resistor 2R0 x 2W).
Segue esquema básico de montagem com e sem o uso de controlador TC-420:
1779
1780

Se quiser um esquema específico da sua luminária peço me contatar por MP ou e-mail dcson5@uol.com.br

Maciel Luz
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 08 Set 2016, 09:40
Apelido: Maciel
Data de Nascimento: 31 Jul 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: DIY Luminaria LED +/- 224w para aquario de 300L

#9 Mensagem por Maciel Luz »

A minha é muito parecida.

84 leds ao total, sendo
24 brancos, 6 uv, 6 full e o restante azul royal.

Meu aquário também é de 300 litros, só que com uma coluna d'água de 60 cm. (100x50x60) e lente de 100°.
Ele está com menos de 2 meses e não tenho SPS por enquanto.
Por enquanto não tenho o que reclamar, vamos ver no futuro.

Faisca
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 20 Set 2018, 14:36
Apelido: Faisca
Data de Nascimento: 02 Out 1980
Cidade: Boituva
País: BR

Re: DIY Luminaria LED +/- 224w para aquario de 300L

#10 Mensagem por Faisca »

Pois é cara, eu ainda to na dúvida do vou fazer, essa semana pego o aquario, e vou deixar ele ciclando uns 40 dias, até lá eu vejo o que vou fazer de luminária. Mas é bem provável que eu acabe comprando uma pronta, não to conseguindo tempo para para e fazer uma. Mas ainda estou na dúvida entre HQI ou LED, ou ainda um mista HQI/Led, vamos ver.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”