🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Skimmer e Biopellets

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Marcus Mendes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Ago 2019, 00:16
Apelido: Marcus
Data de Nascimento: 19 Jun 1975
Cidade: Campos
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Skimmer e Biopellets

#1 Mensagem por Marcus Mendes »

Olá pessoal.
Estou com um problema e preciso de uma força de vocês.

Uso um skimmer da marca Skimz modelo 163 (para 900 litros) no meu aquário há 2 anos. Sempre tive problema de nitrato acima de 12ppm e abaixo de 25ppm.

Adicionei um reator biopellets da mesma marca há uns 40 dias e nunca mais o skimmer tirou sujeira do aquário. Somente água "limpa" que respinga do pescoço do skimmer para o interior do copo.
O que pode causar isso?
Parece que há alguma química que atrapalha o skimmer funcionar... (seria biopellets ruim? Uso o da Oceantech)

O skimmer nunca trabalhou tirando uma monstruosidade de água suja, mas pelo menos tirava alguma coisa, porém agora... Praticamente nada!

Ele está super dimensionado pro sistema que tem 220 litros (incluindo sump), e foi instalado respeitando o nível de funcionamento mínimo. Também coloquei a saída do reator na entrada do skimmer pra aumentar a eficiência.
Hoje não consigo baixar o nitrato de forma alguma (está em 25ppm) e isso têm me levado a ter um surto de algas no aquário.

Alguém já teve experiência semelhante com skimmer e reator?

Aaron Fre
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Dez 2012, 14:12
Data de Nascimento: 25 Fev 1982
Cidade: Osasco
País: Brasil

Re: Skimmer e Biopellets

#2 Mensagem por Aaron Fre »

Amigo, posso estar enganado, mas acho que seu problema pode estar relacionado ao próprio superdimensionamento do skimmer. Você está usando um equipamento para tratar 900 litros em um aquário de 220l. Exagerar no superdimensionamento nem sempre é bom. Com a denitrificação provocada pelas biopellets pode não estar havendo a carga orgânica necessária para o seu skimmer funcionar adequadamente.

Marcus Mendes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Ago 2019, 00:16
Apelido: Marcus
Data de Nascimento: 19 Jun 1975
Cidade: Campos
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Skimmer e Biopellets

#3 Mensagem por Marcus Mendes »

Opa. Agradeço a resposta.
Pensei nisso também, mas o que me deixa confuso é o fato de ter nitrato tão elevado e não tira nada no skimmer.. O que estranhei foi a coincidência de o skimmer parar exatamente após a introdução do reator.
Cheguei a pôr um skimmer NY300 por uns dias e também não funcionou... Doideira isso aqui.

marcio rodrigo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 11 Mai 2016, 19:28
Apelido: marcio
Data de Nascimento: 28 Jul 1977
Cidade: Apucarana
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Skimmer e Biopellets

#4 Mensagem por marcio rodrigo »

Só uma pergunta :O que tem dentro desses 220 litros pra precisar de um skimmer tão potente assim.Tem muitos Tangs.Esse teste de nitrato é realmente confiável.Uso aqui o nopox e acho muito mais facil de usar que o biopelets.Meu aquario tem mais ou menos essa litragem,uso skimmer caseiro e tenho 6 tangs e meu nitrato não passa de 20 de jeito nenhum.Fica sempre bem baixo.

Marcus Mendes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Ago 2019, 00:16
Apelido: Marcus
Data de Nascimento: 19 Jun 1975
Cidade: Campos
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Skimmer e Biopellets

#5 Mensagem por Marcus Mendes »

Olá Márcio.
Realmente não ha necessidade desse skimmer, mas era pra um outro tanque maior (800 litros). Eu me assusto com os níveis de nitrato pois não tenho muitos animais (apenas 2 palhaços, 2 Smith e 1 Yellow). Uso teste da Red Sea e cheguei a considerar erro, portanto comprei outro teste da Nyos e deu o mesmo resultado.
Já retirei o reator e o skimmer voltou a funcionar. Comprei também o Nopox e começarei a dosar na próxima semana.

marcio rodrigo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 11 Mai 2016, 19:28
Apelido: marcio
Data de Nascimento: 28 Jul 1977
Cidade: Apucarana
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Skimmer e Biopellets

#6 Mensagem por marcio rodrigo »

Marcus tem algumas coisas que não são faladas no aquarismo.As vezes as pessoas falam que se vç colocar tangs vai ferrar o aquario por esses peixes comerem muito.Mas não falam que as vezes peixes pequenos tambem lascam o aquario.Veja o exemplo de um firefish que tinha aqui.O desgramado só ficava escondido e quando ia tratar dava o que fazer pois jogava ração e ele só pegava se não tivesse nenhum outro peixe perto. Era um tal de taca ração p esse peixe comer que vou te dizer.Tem caras que compram um monte de palhaços por serem pequenos e baratos e depois ficam loucos.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”