🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda com projeto de nano reef - 115 litros

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
ninhomariano
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Abr 2019, 00:41
Apelido: Ninho
Data de Nascimento: 30 Mar 1980
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Ajuda com projeto de nano reef - 115 litros

#1 Mensagem por ninhomariano »

Boa noite Brasil Reef,

sou novato no aquarismo marinho, e criei esse post por conta de um projeto que estou querendo executar, de um aquário de em torno de 114 l, sendo o habitat dos peixes com cerca de 100 litros, sump de 14 litros e reservatório de agua doce lateral de cerca de 13 litros

Primeira coisa que eu gostaria era discutir o projeto em si. Esse é meu primeiro aquário marinho, e tem alguns anos que não tenho mais aquário, então passei a última semana lendo e assistindo tudo que encontrei sobre nano reefs, mas é tanta coisa que tenho que aprender que tenho certeza que não arranhei nem a superfície de todo o conhecimento disponível. Cheguei a pesquisar alguns aquários plug and play, e não curti muito a ideia porque não posso adequá-lo ao meu espaço, sem contar que fica muito mais em conta mandar fazer do que comprar um desses.

Essa é a imagem do projeto completo. Como podem ver, o reservatório de reposição de água doce fica ao lado do sump. Faltou a altura, que são cerca de 35cm

[imagem]https://i.gyazo.com/064ab1fb889b8f527f176c7ce84def26.png[/imagem]

Aqui a visão do outro lado, sendo que o tubo laranja é o aquecedor

[imagem]https://i.gyazo.com/6feb73b16fd9d66c24ad5debb9d637f0.png[/imagem]

[1] Estrutura do sump

[imagem]https://i.gyazo.com/dba9a1b756110093f3cc60db86490062.png[/imagem]

A captação será por bota, e no primeiro módulo terei filtragem química (carvão ativado) e biológica (cerâmica), no segundo módulo terei mais cerâmica e o skimmer. O terceiro módulo ficará a bomba de recalque e o aquecedor, assim como (se couber) o sensor que mede o volume de água e aciona a bomba que repõe a água que evaporar (o que é bem importante, já que moro no RJ e não tenho grana pra um chiller, então usarei um sistema de cooler pra diminuir a temperatura). Optei por colocar o aquecedor no terceiro módulo em vez de dentro do habitat, porque como pensei a reposição do recalque atráves de uma flauta que pega quase todo o aquário, eu não crio uma zona mais quente que a outra (o que fatalmente ocorreria caso o aquecedor ficasse dentro do habitat), tendo assim uma temperatura média mais homogênea. Sugestões de Skimmer que caiba nas dimensões do modulo dele?

[2] Reservatório de reposição de água doce

Pela experiência de vocês, um reservatório de 13 litros está bem dimensionado para esse sistema? Não tenho mais espaço e, caso aumente ele, terei que fatalmente diminuir o habitat. Inclusive pelas minhas contas como vou precisar repor agua constantemente, principalmente no verao, portanto pretendo comprar um deionizador e fazer a minha propria agua. Alguma sugestao de uma marca com um bom custo x benefício? Não tenho ideia da potencia requeria para uma bomba de reposição, imagino que seja algo bem fraquinho. Também aceito sugestões de qual mecanismo usar para medir se a água baixou, e qual seria o melhor lugar para colocá-lo


[3] Circulação do aquário

Conforme o esquema, eu pretendo devolver a água pro aquário através de uma flauta que vai passar por quase toda a traseira do habitat (inclusive vocês sabe onde eu acho uma flauta longa assim?). As saídas da flauta estarão viradas pra baixo, vocês acham que isso seria o suficiente para uma boa circulação de água, ou seria mais adequado ter uma bomba de circulação? Em um aquário assim, a conta de 10x a vazão do aquário por hora se aplica? (cerca de 1200l/h). Sugetões de boas bombas custo x beneficio? Lembrando sempre que calor é uma variável importante pois estou no RJ, então pagar um pouco a mais por uma que esquenta menos seria uma opção válida.

[4] Temperatura da agua

Acham possível com um cooler tipo esse de 4 fans dar conta de manter a agua entre 24 e 26 graus? Esse tipo de cooler é próprio pra aquário marinho? RJ hein...

[imagem]https://i.gyazo.com/e11b473238df8e9c681b1c48c4089977.png[/imagem]

[5] Maquinário
Como pretendo usar um coel (tlz 11) pra gerenciar os coolers e o aquecedor, eu não preciso de um aquecedor nem de cooler com termostato. Acredito que eu precisaria de um aquecedor com 120W. Alguma sugestão de marca/modelo? Nem sei se ele vai chegar a armar, se tratando de RJ...
Em termos de iluminação, uma Nemo light 36w atende? Forte demais? Fraca demais? Pretendo ter peixes, anemonas e corais soft e talvez um ou outro SPS. (a questão dos seres vivos eu deixo pra eu segundo post)
Bomba de recalque posso usar a proporçao de 10x a vazão por hora? Daria algo do tipo 1200l/h. Sugestões de marca?

[6] Conta de luz
Alguem tem noção de quanto impacta na conta de luz um aquario mais ou menos desse porte?

Agradeço antecipadamente a ajuda, uma braço a todos

doug01n
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Mai 2011, 15:28
Apelido: Doug
Data de Nascimento: 07 Out 1982
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil

Re: Ajuda com projeto de nano reef - 115 litros

#2 Mensagem por doug01n »

Eu tiraria a flauta, substituindo por um Lock line. Já ajuda na circulação, que pode ser complementada por uma sunsun de 2.000L/h dentro do aquário, no lado oposto ao sump.
Sobre os coolers, pode ser que vc segure 28°C. No verão, eles podem não dar conta, e os 13L devem dar pra menos de uma semana, talvez 3 a 4 dias.

Abs

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

ninhomariano
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Abr 2019, 00:41
Apelido: Ninho
Data de Nascimento: 30 Mar 1980
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Ajuda com projeto de nano reef - 115 litros

#3 Mensagem por ninhomariano »

doug01n escreveu:Eu tiraria a flauta, substituindo por um Lock line. Já ajuda na circulação, que pode ser complementada por uma sunsun de 2.000L/h dentro do aquário, no lado oposto ao sump.
Sobre os coolers, pode ser que vc segure 28°C. No verão, eles podem não dar conta, e os 13L devem dar pra menos de uma semana, talvez 3 a 4 dias.

Abs

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk


Obrigado pelas sugestões, amigo. Vou considerar pegar essa sunsun de 2000l/h pra circulação e seguir o teu conselho do Lock line.

A temperatura é algo que me preocupa bastante, os verões do RJ estão cada vez mais rigorosos. Por enquanto, um chiller é fora de cogitação, tanto pelo preço como pelo impacto na conta de luz. Vou ter que ver na tentativa e erro, até chegar numa temperatura aceitável. Uma temperatura de 28 causa muitos danos no aquário? Limita muito as espécies de corais que posso ter? Pretendia ter um corais softtalvez um ou outro SPS e umas anêmonas.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”