🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

R.O. é exagero?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Fabricio Fraga
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 19
Registrado em: 25 Jun 2009, 18:19
Apelido: Fare
Localização: Vitória - ES
Recebeu Curtir: 2 vezes

R.O. é exagero?

#1 Mensagem por Fabricio Fraga »

Olá pessoal.

Depois de uma longo e sofrido intervalo, estou voltando aos aquários marinhos. Montei um semi cubo (60 x 50 x 50), e estou com uma sensação muito boa de recomeço, como um reencontro com uma parte muito boa da minha vida que estava parada :-) .

Hoje fiz a primeira TPA. Não tenho RO, mas comprei um deionizador desses do Mercado Livre mesmo. O TDS na minha água de torneira é 37, e na saída do deionizador sai zero TDS.

Vendo isso, fiquei pensando... se o deionizador sozinho já me dá uma água com zero TDS, por que eu precisaria do RO? Como limpar mais a água do que zero? Existe algo que o RO tira e que o medidor de TDS não mostra?

Claro, existe o lado econômico, acredito que usando o filtro RO antes do deionizador a resina vai levar muito mais tempo para saturar, e a longo prazo talvez ele se pague. Mas minha dúvida é mesmo o lado da pureza da água, por que uma água que já tem TDS zero precisaria de mais filtragem?

Um abraço a todos!

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: R.O. é exagero?

#2 Mensagem por Nixon Cabeceira »

A sequência do R.O geralmente é para economizar a resina do DI e as membranas:

1º Refil de filtragem mecânica ( celulose )... aqui fica o barro/areia que vem na água
2º Refil de carvão ( carvão ativado )... para retirar o cloro e outras químicas da água
3º Refil de resina ( resina mixta )... retira os íons ( cations e anions de metais por ex da água )

Depois entra nas membranas de RO QUE RETIRAM até SILICATO. SILICATO a maioria das resinas não retira e é dificílimo de ser medido em testes mais comuns.

Possuo um desses aqui: http://www.lojatopbarcos.com/tienda/oci ... tek-deluxe

Vantagens: os dois primeiros refis são BEM MAIS BARATOS que o refil de resina ou as membranas, o que barateia e muito a manutenção ao longo dos anos.

Já troquei o refil de celulose e carvão duas vezes e até hoje não precisei trocar o de resina e nem as membranas.

O deionizador sozinho funciona, mas vai saturar a resina rápido ok.

Eu tenho um consumo semanal da ordem de 50 litros de reposição e mais uns 30 litros de TPA QUINZENAL, então pra mim é inviável só o deionizador.

abse boa sorte.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Fabricio Fraga
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 19
Registrado em: 25 Jun 2009, 18:19
Apelido: Fare
Localização: Vitória - ES
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: R.O. é exagero?

#3 Mensagem por Fabricio Fraga »

Nixon, é o que eu imaginava, que para um consumo maior de água o RO acaba sendo mais econômico a médio e longo prazo. Vou avaliar a duração da resina por aqui, se for o caso eu investirei em um RO.

Matheus Peixoto
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 418
Registrado em: 07 Set 2011, 23:08
Apelido: Matheus Peixoto
Data de Nascimento: 25 Ago 1995
Cidade: franca
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: R.O. é exagero?

#4 Mensagem por Matheus Peixoto »

Seja bem vindo ao hobby Fabrício !!

Bom, vamos lá.

Não fique tão vidrado em TDS. Não é porque está zerado que a água está totalmente pura. O tds pode estar zerado e a água estar carregada de silicato, pois ele não aparece na medição do aparelho, apenas em testes, como nosso amigo disse acima. Como também pode acontecer o contrário, seu tds estar 005 por exemplo e esses 005 que estão passando ser apenas sódio, o que não vai te causar mal algum. O importante é utilizar mídias de qualidade, resina mista sempre de proporção 40% catiônica / 60 % aniônica (MB 400 ou MB 20).

Quanto a qualidade da água produzida, isso dependerá muito da qualidade da água de entrada, mas o RO com certeza tem uma capacidade de reter "impurezas" muito superior a um simples deionizador, por ser um equipamento muito mais completo.

Vantagens: qualidade superior de água, maior rapidez na produção, vida útil da resina prolongada.

Desvantagens: é um sistema que exige um investimento inicial relativamente alto, porém a longo prazo você verá o benefício.
A outra desvantagem é o descarte de água produzido pelo sistema, mas que vc pode reaproveitar pra lavar o quintal, roupas e etc..

Já tive um deionizador simples, que eu mesmo construí. Hoje tenho um RO. Motivos ? Qualidade da água e vida útil da resina. Com a água de entrada na minha cidade eu conseguia fazer no máximo 350 litros sem saturar a mesma.

Espero ter ajudado. Um abraço.

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk
Meu Boyu TL 550 : viewtopic.php?f=99&t=45241

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: R.O. é exagero?

#5 Mensagem por Denis P Lima »

Boa tarde,
Sistemas de RO/DI possuem uma capacidade de produção elevada.
As resinas chamadas de TAP WATER que são as conhecidas MB20 e MB400 que mudam de cor.Para remover silicato uma coluna de 50 cm de resina é suficiente!Ideal seria 120 cm..Acho RO um item indispensável em qualquer sistema marinho!!

Abraços

Denis


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

vinicius_domingos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 27 Out 2010, 15:02
Apelido: Vinicius_domingos
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: R.O. é exagero?

#6 Mensagem por vinicius_domingos »

Como dito acima

1- TDS 0 não significa água zerada, sílica e silicato não aparecem no TDS

2- a sequência que o colega passou está errada, primeiro vem o RO depois a resina

3- a resina deve ser de preferência mista do tipo MB400, com fluxo descendente e com no mínimo 50 cm em Uma coluna com 5/6cm de largura usando uma vazão de 20 a 40 l/h

Avatar do usuário
fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 709
Registrado em: 20 Mai 2010, 14:09
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
Cidade: Sao paulo
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: R.O. é exagero?

#7 Mensagem por fabio simoes »

hoje uso RO por que meu sistema é grande.

mas na minha opinião RO só serve para economizar resina.

em sistemas pequenos, apartamentos com dificuldade de aproveitamento do descarte, etc... acho dispensável o RO.

você vai ter uma água de excelente/excepcional qualidade usando apenas DI com resina mb400 ou mb20 (como citado), já usar um RO com uma resina porcaria, chinesa, mal regenerada terá uma água de ruim para pouco boa e algas no sistema.

como dito tds zero não significa nada, a melhor inspeção é a visual, começaram a surgir algas do nada, troque a resina e observe se elas somem.

p.s. - eu acho que o esquema certo é: prop - carvao - ro - resina.

abraço

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: R.O. é exagero?

#8 Mensagem por Denis P Lima »

Sequência
PP 5, PP 1, Carvão,Abrandador(Exc. de Cálcio),Ro,Resina Mista .


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”