🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Primeiro aquário - todas dúvidas possíveis

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
FabricioSouza
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 04 Jul 2018, 20:59
Apelido: Fabricio
Data de Nascimento: 28 Out 1986
Cidade: Sorocaba
País: Brasil

Primeiro aquário - todas dúvidas possíveis

#1 Mensagem por FabricioSouza »

Boa noite, pessoal tudo bem!

Sou o Fabricio, moro em Sorocaba, estou concluindo a "montagem" do meu apto e logo irei mudar.

A muito tempo queria um aquário marinho, porém nunca tive espaço, e agora não é muito diferente, porém se não for agora não vai mais, rs.

Como meu apto é pequeno eu vou ter um espaço de mais ou menos 70~80cm de largura e uns 60 de profundidade. Gostaria muito de um aquário com algas/anemonas. Como tenho uma filha pequena (3 anos) quero um aquário bem colorido e com vida.

Bom com esse tamanho seria possível ter algas/anemonas, teria algum problema por ser "pequeno" [interrogação]

Outra dúvida, monto um aquário ou compro aquele Boyo já pronto, quanto mais leio a respeito desse aquario mais dúvidas tenho.. muitos gostam e outros odeiam...

Com esse tamanho, qual seria mais ou menos o gasto mensal com ele[interrogação]

Quais as dicas que vocês pode me dar [interrogação]

FabricioSouza
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 04 Jul 2018, 20:59
Apelido: Fabricio
Data de Nascimento: 28 Out 1986
Cidade: Sorocaba
País: Brasil

Re: Primeiro aquário - todas dúvidas possíveis

#2 Mensagem por FabricioSouza »

obs.: com coral tbm, rs.

Resolvi, vir aqui no forum, pois na cidade tem poucas lojas, e cada 1 fala uma coisa, estava desistindo do aquario..

marcio rodrigo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 11 Mai 2016, 19:28
Apelido: marcio
Data de Nascimento: 28 Jul 1977
Cidade: Apucarana
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Primeiro aquário - todas dúvidas possíveis

#3 Mensagem por marcio rodrigo »

Fabricio o aquarismo marinho em aquarios pequenos precisa de certos cuidados e tambem saber das limitações.Antes de montar o aquario a pessoa precisa saber que menas agua trás problemas com mais facilidade.Antes de começar precisa saber que sem skimmer terá que trocar mais vezes agua e que precisa de controle de temperatura pra cima e para baixo ,reposição de agua automatica e colocar poucos peixes.Os caras de fora do país montam aquarios até em potes de 2 litros com corais.Montar aquario pequeno e achar que não precisa de aquecedor,de resfriamento,de controle de densidade é bobagem.

FabricioSouza
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 04 Jul 2018, 20:59
Apelido: Fabricio
Data de Nascimento: 28 Out 1986
Cidade: Sorocaba
País: Brasil

Re: Primeiro aquário - todas dúvidas possíveis

#4 Mensagem por FabricioSouza »

marcio rodrigo escreveu:Fabricio o aquarismo marinho em aquarios pequenos precisa de certos cuidados e tambem saber das limitações.Antes de montar o aquario a pessoa precisa saber que menas agua trás problemas com mais facilidade.Antes de começar precisa saber que sem skimmer terá que trocar mais vezes agua e que precisa de controle de temperatura pra cima e para baixo ,reposição de agua automatica e colocar poucos peixes.Os caras de fora do país montam aquarios até em potes de 2 litros com corais.Montar aquario pequeno e achar que não precisa de aquecedor,de resfriamento,de controle de densidade é bobagem.


Marcio obrigado pela resposta.

Pelo pouco que consegui pesquisar sobre, a minha maior preocupação seria a temperatura, pois como não moro no apto ainda, eu não sei dizer se é quente ou frio...

Emfim, pedi um orçamento numa loja de um aquario montando "bem completo" com tudo necessário para evitar dor de cabeça, porém ja faz mais de 2 semanas e o pessoal não retorna..

Quanto as limitações eu já estou ciente e ate mesmo vou precisar de orientação para a compra dos peixes, pois eles não podem ser grandes para evitar problemas futuros.

Minha ideia seria 2 palhaços e uma anemona para que eles façam a simbiose, ai dps vou devagar e sempre procurando orientações, para evitar cagadas, ate mesmo pq sou assalariado viúvo e pai de uma princesa de 3 anos, então minha renda é bem "apertada".

E sobre o gasto mensal vc tem uma ideia[interrogação]

Pelo visto já posso descartar o Boyo né[interrogação]

FabricioSouza
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 04 Jul 2018, 20:59
Apelido: Fabricio
Data de Nascimento: 28 Out 1986
Cidade: Sorocaba
País: Brasil

Re: Primeiro aquário - todas dúvidas possíveis

#5 Mensagem por FabricioSouza »

Desculpem postar as coisas "picadas" é que quando pego o noot minha filha corre no meu colo, ai já viu né rs.

Então a ideia é um casal de palhaços, algas, corais e anemonas.

Quero algo bem vivo e diversificado, pensei em colocar estrela do mar (se der claro), e um ou 2 peixes azuis esse é minha filha que quer rs.

Provavelmente terei que colocar um alimentador automatico, pois viajo muito a trabalho e meu horário é meio doido, e pelo menos 2 vezes no mês eu preciso dormir fora de casa..

marcio rodrigo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 11 Mai 2016, 19:28
Apelido: marcio
Data de Nascimento: 28 Jul 1977
Cidade: Apucarana
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Primeiro aquário - todas dúvidas possíveis

#6 Mensagem por marcio rodrigo »

Fabricio a questão de gasto é algo bem relativo a litragem do aquario.Aqui onde moro no Sul é bem frio no inverno mas faz tambem bastante calor no verão então preciso no inverno no minimo 200 watts de aquecimento e 200 watts de iluminação .Resfriamento por cooller mesmo no meu caso dá conta pois são so 200 litros.Tpa de 15 a 20 % ao mês usando 1 kg de sal.Aqui minha conta de luz aumenta cerca de 100 a 120 reais por mês pelo uso aquario.Montando um menor vç terá bem menos gastos que isso.O problema que sempre agente endoida e corre comprar peixes e corais um pouco a mais.É um vício f....

FabricioSouza
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 04 Jul 2018, 20:59
Apelido: Fabricio
Data de Nascimento: 28 Out 1986
Cidade: Sorocaba
País: Brasil

Re: Primeiro aquário - todas dúvidas possíveis

#7 Mensagem por FabricioSouza »

marcio rodrigo escreveu:Fabricio a questão de gasto é algo bem relativo a litragem do aquario.Aqui onde moro no Sul é bem frio no inverno mas faz tambem bastante calor no verão então preciso no inverno no minimo 200 watts de aquecimento e 200 watts de iluminação .Resfriamento por cooller mesmo no meu caso dá conta pois são so 200 litros.Tpa de 15 a 20 % ao mês usando 1 kg de sal.Aqui minha conta de luz aumenta cerca de 100 a 120 reais por mês pelo uso aquario.Montando um menor vç terá bem menos gastos que isso.O problema que sempre agente endoida e corre comprar peixes e corais um pouco a mais.É um vício f....


kkkk sei bem como que é essa empolgação, eu sempre que me dedico a alguma coisa, pego firme e sempre acabo gastando mais q devia rs.

Quais os principais equipamentos eu vou precisar comprar para controlar os parametros[interrogação] O dono da loja falou que faria todos os testes de em dias de graça, porém acho complicado ficar dependente dos outros e não saber fazer...

marcio rodrigo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 70
Registrado em: 11 Mai 2016, 19:28
Apelido: marcio
Data de Nascimento: 28 Jul 1977
Cidade: Apucarana
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Primeiro aquário - todas dúvidas possíveis

#8 Mensagem por marcio rodrigo »

Fabricio quanto se monta o aquario existe equipamentos que podem ser substituidos por outros melhores com o tempo e aqueles que não podem faltar ja no inicio.Qualquer aquariopor menor que seja desde o inicio vç vai precisar de um sistema de reposição de agua doce,de uma controladora de temperatura que tem a venda modelos que servem pra aquecer e resfriar tambem ao mesmo tempo e custam pouco pelo que fazem.Skimmer vai depender do aquario que vai montar pelo tamanho.Esses Boyu mesmo são poucos skimmers que cabem nele.

FabricioSouza
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 04 Jul 2018, 20:59
Apelido: Fabricio
Data de Nascimento: 28 Out 1986
Cidade: Sorocaba
País: Brasil

Re: Primeiro aquário - todas dúvidas possíveis

#9 Mensagem por FabricioSouza »

marcio rodrigo escreveu:Fabricio quanto se monta o aquario existe equipamentos que podem ser substituidos por outros melhores com o tempo e aqueles que não podem faltar ja no inicio.Qualquer aquariopor menor que seja desde o inicio vç vai precisar de um sistema de reposição de agua doce,de uma controladora de temperatura que tem a venda modelos que servem pra aquecer e resfriar tambem ao mesmo tempo e custam pouco pelo que fazem.Skimmer vai depender do aquario que vai montar pelo tamanho.Esses Boyu mesmo são poucos skimmers que cabem nele.


Obrigado pelas dicas.

À ideia é gastar bem no início com equipamentos bons, para não ter dores de cabeça no futuro.

Prefiro gastar no inicio e dps ficar de boa.

Meu receio é o gasto mensal, de emergia chuto uns 100 reais, e com os demais gastos, qual seria mais ou menos? Alguem chuta?

Fabricio Fraga
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 19
Registrado em: 25 Jun 2009, 18:19
Apelido: Fare
Localização: Vitória - ES
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Primeiro aquário - todas dúvidas possíveis

#10 Mensagem por Fabricio Fraga »

Olá Fabrício (xará) 8-)

Pelo espaço que você tem disponível, eu montaria um cubo ou um "semi cubo". Inclusive eu acabei de montar um de 60 x 50 x 50 cm, está em fase final de ciclagem. Pessoalmente não gosto de algas no display, mas gosto é gosto. No meu eu vou de corais moles, uma anêmona, alguns LPS.

Meu setup é bem básico, no momento tenho uma bomba de circulação, uma bomba de recalque (retorno da água do sump para o aquário), uma luminária, e só. Comprei o skimmer também, deve chegar nos próximos dias. E provavelmente no verão precisarei de ventoinhas para manter a temperatura. Sua idéia de comprar bons equipamentos é boa. Não precisa ser os mais caros, e sim os de melhor custo benefício.

Aquário marinho para montar sempre é caro, mas um aquário do tamanho que estamos falando não deve dar um gasto muito grande de manutenção. O principal vilão de gasto de energia em um aquário é o chiller ou, em lugares muito frios, o aquecedor. Se Sorocaba não for tão quente, você pode tentar manter a temperatura só com ventoinhas, provavelmente vai conseguir. Vitória é bem quente e eu conseguia manter aquários anteriores a este só com elas. No inverno o termostato é importante, mas é muito mais difícil resfriar um aquário do que aquecer. Não acredito que chegue a R$ 100 a mais na conta de luz, as luminárias e bombas atualmente são bem econômicas.

Para você ter uma referência, minha configuração atual é:

- Aquário de 60 x 50 x 50
- Sump de 50 x 40 x 40
- Bomba de recalque coral box DCA 3000
- Bomba de circulação coral box QP 5
- Skimmer Bubble Magus A5
- Substrato de aragonita
- Rochas vivas
- Luminária de led Doled

Devo ter gasto mais ou menos uns R$ 3.000 a 4.000 para montar tudo, incluindo o móvel do aquário.

Sugiro que você vá comprando as coisas aos poucos, perguntando aqui no fórum. Aquarismo é um hobby apaixonante, com certeza sua filha vai gostar muito.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”