🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

PRECISO DE AJUDA COM VERME DE FOGO GIGANTE

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
samirgusmao
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Nov 2017, 13:10
Apelido: samir
Data de Nascimento: 18 Out 1994
Cidade: vitoria da conquista
País: brasil

PRECISO DE AJUDA COM VERME DE FOGO GIGANTE

#1 Mensagem por samirgusmao »

Boa tarde pessoal, consegui um verme de fogo gigante, porem muito bonito !! pesquisei um pouco sobre a especie, e li que comem corais, mas o daqui ate então nunca devorou nada.. ja esta no aquario a algumas 3 semanas, e nao ofereceu perigo.. Devo retirar do aquário ??? (segue foto em anexo)
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: PRECISO DE AJUDA COM VERME DE FOGO GIGANTE

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Samir,

Bem vindo ao Brasil Reef, fique entre amigos.

Eu sou suspeito, por isto aguarde mais comentários de outros colegas.

Gosto muito do potencial biológico de um aquário, só me incomodam Aiptasias, Planárias e pragas explicitamente danosas aos animais, vermes de fogo nunca foram alvo de extermínio em meus aquários, são necrófagos e ajudam a limpar o fundo, também são classificados como caçadores(eu nunca vi).

O problema Maior são as cerdas urticantes que eles possuem, manusear um coral ou uma rocha, pode ser arriscado.

[imagem]http://www.brasilreef.com/matias/IMG_5234.jpg[/imagem]

No seu caso, tudo está bem potencializado, pois o animal em questão está bem grande.

De uma olhada, neste tópico: http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f=53&t=138

Você tem sump com rochas? Se sim, acho interessante mudar o animal para este local, ou encontrar um aquário mais propicio a receber este animal.

Aguarde mais comentários.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

samirgusmao
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Nov 2017, 13:10
Apelido: samir
Data de Nascimento: 18 Out 1994
Cidade: vitoria da conquista
País: brasil

Re: PRECISO DE AJUDA COM VERME DE FOGO GIGANTE

#3 Mensagem por samirgusmao »

Ela realmente é muito grande!!! Cerca de 30 cm , mas nao danificou nada no aquario , apesar de algumas fontes falarem que elas também comem corais.. fiquei preocupado, mas não queria tirar do meu reef!!

samirgusmao
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Nov 2017, 13:10
Apelido: samir
Data de Nascimento: 18 Out 1994
Cidade: vitoria da conquista
País: brasil

Re: PRECISO DE AJUDA COM VERME DE FOGO GIGANTE

#4 Mensagem por samirgusmao »

Olha outras fotos dele
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
MauLac
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 25 Jun 2017, 02:37
Apelido: Mauricio
Data de Nascimento: 08 Jan 1993
Cidade: SP
País: brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: PRECISO DE AJUDA COM VERME DE FOGO GIGANTE

#5 Mensagem por MauLac »

Olá, Já li em foruns gringos que algumas especies podem sim causar problemas com corais,
mas eu acho animais magnificos.
(como já disseram cuidado elas podem queimar)

Dei uma olhada por aqui e achei o forum que li sobre elas

http://www.thereeftank.com/forums/f6/br ... 46858.html

Pelo que eu entendi existem as bristle worm e as fire worms, e toda fire worm é uma bristle worm....
A maioria é inofensiva para o reef mas existe uma que costumam citar que pode comer softs, o nome dela é Hermodice Carunculata.

Vale lembrar que tudo isso é de leitura que fiz por ai, as minhas worms são pequenas e são otimas apontadoras de onde existe mais detritos no aquario (alem de se alimentarem destes) e gosto bastante delas bye1

Eu ficaria de olho aberto para ela mas ia esperar ela aprontar uma, pelas fotos é um "monstrinho" bem legal

samirgusmao
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Nov 2017, 13:10
Apelido: samir
Data de Nascimento: 18 Out 1994
Cidade: vitoria da conquista
País: brasil

Re: PRECISO DE AJUDA COM VERME DE FOGO GIGANTE

#6 Mensagem por samirgusmao »

MauLac escreveu:Olá, Já li em foruns gringos que algumas especies podem sim causar problemas com corais,
mas eu acho animais magnificos.
(como já disseram cuidado elas podem queimar)

Dei uma olhada por aqui e achei o forum que li sobre elas

http://www.thereeftank.com/forums/f6/br ... 46858.html

Pelo que eu entendi existem as bristle worm e as fire worms, e toda fire worm é uma bristle worm....
A maioria é inofensiva para o reef mas existe uma que costumam citar que pode comer softs, o nome dela é Hermodice Carunculata.

Vale lembrar que tudo isso é de leitura que fiz por ai, as minhas worms são pequenas e são otimas apontadoras de onde existe mais detritos no aquario (alem de se alimentarem destes) e gosto bastante delas bye1

Eu ficaria de olho aberto para ela mas ia esperar ela aprontar uma, pelas fotos é um "monstrinho" bem legal


boa tarde amigão... experiencia é tudo, e com o tempo fui observando o comportamento dela no aquario... é um ser incrivel, e realmente nao tem oferecido perigo ao aquario... pesquisei um pouco sobre alimentação dela, e hoje dou pedacos de camarão, e ela devora tudo !!!!! Gracas a deus tudo em ordem !! obrigado pela atenção

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: PRECISO DE AJUDA COM VERME DE FOGO GIGANTE

#7 Mensagem por Marcelo E Novais »

Aonde vcs conseguem verme de fogo? se alguem quiser doar aceito icon_drunk icon_drunk icon_drunk icon_drunk icon_drunk

Avatar do usuário
Glauber Carvalho
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 82
Registrado em: 11 Jan 2016, 13:20
Apelido: Glauber
Data de Nascimento: 15 Set 1989
Cidade: Campina Grande
País: Brasil
Localização: Campina Grande/PB
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: PRECISO DE AJUDA COM VERME DE FOGO GIGANTE

#8 Mensagem por Glauber Carvalho »

Imagem

Fala amigão, infelizmente comem sim. E não só corais. Já ouvi muita gente falando que vermes do fogo são animais essencialmente detritívoros, mas eles são, de fato, predadores. E também vão caçar equinodermos e crustáceos que puderem alcançar. Estrelinhas e ofiúrus não os mais fáceis de alcançar, depois dos corais.

Monta um aquário pra ele. :-D

Avatar do usuário
Glauber Carvalho
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 82
Registrado em: 11 Jan 2016, 13:20
Apelido: Glauber
Data de Nascimento: 15 Set 1989
Cidade: Campina Grande
País: Brasil
Localização: Campina Grande/PB
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: PRECISO DE AJUDA COM VERME DE FOGO GIGANTE

#9 Mensagem por Glauber Carvalho »

Imagem
Hoje, dia do biólogo, quero apresentar para vocês mais um trabalho aceito para publicação, na Pan-American Journal of Aquatic Sciences, o primeiro registro de predação do verme de fogo Hermodice carunculata a uma colônia de zoantídeo Palythoa caribaeorum na América do Sul, em Recifes de Maracajaú, Rio Grande do Norte. Parceria com minha amiga Thelma Dias. [Ery de Assis] <<<-Autoria da foto

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”