🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aqua com mais de 3 anos - como combater algas e fosfato?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Aqua com mais de 3 anos - como combater algas e fosfato?

#1 Mensagem por Anderson Campos »

Olá pessoal,

Montei o meu aqua (200l display, medindo 100x50x40cm - sump 70l) no segundo semestre de 2013, contendo:

- Substrato Fiji Pink (proporção recomendada);
- Rochas naturais (proporção recomendada);
- Iluminação 2 x AI Vega (fotoperíodo de 10h, sendo apenas 2h de pico com 46% da potência, exceto vermelha e verde que deixei em uns 25%);
- Circulação Jebao WP25;
- Recalque Jebao DC4000;
- Skimmer BM Nac6 (de sobra pelas especificações) limpo semanalmente;
- Filtro UV 9W
- População atual peixe: 1 YT, 1 Hepatus, 2 x palhaços pequenos e 2 x palhaços black pequenos
- População atual de corais: Nunca aprendi direito as espécies, mas acredito que tenho soft e lps, verão pelas fotos, apesar de poucas espécies eles cresceram bastante e tomaram praticamente toda a rocha e parte do vidro traseiro inclusive;
- 1 Anêmona BBT Green grande e 1 pequena (dividiu da grande);
- Sal - inicialmente usava Tropic, tudo corria bem, após aprox 2 anos troquei pelo Instant Ocean, peguei uma promoção e resolvi comprar bastante, não sei se coinscidência, mas as coisas começaram a desandar, meu aqua regrediu, alguns corais, acho que lps não abriam como antes, apesar dos parâmetros normais, nunca testei magnesio nem silicato; Atualmente uso sal Seachem Salinity Aquavitro, tb peguei uma promoção e comprei um balde de 29kg. Esse foi o último, se meu aqua resistir até o final desse sal volto pro Tropic kkkkkk;
- Água de reposição e TPA a cada 45 a 60 dias, de aprox 60 litros, do RO, atualmente com 6 estágios, sendo 1º PP 5 micron, 2º PP 1 micron, 3º carvão block, 4º membrana 100gpd, 5º resina mb400, 6º resina mb400. A minha água vem com 0.25 de fosfato, deve ser por isso meu água marca 0.25 de fosfato, que não consegui remover com as tentativas que fiz, talvez consegui diminuir por um tempo, considerando a proliferação das algas verdes e marrons que são os meus parâmetros;
Sempre usei perlon, troco semanalmente, agora comecei a trocar de 3 a 4 dias;
- Nunca usei carvão, exceto uma vez para tentar remover o fosfato, mas como não notei melhora nas algas abandonei o uso;
- Usei Phosban, não notei melhora. Cheguei a comprar um reator da BM pra usar com Phosban, mesmo assim não ajudou e retirei o reator;
- Usei API AlgaeFix Marine, dosado semanalmente, também não notei resultado;
- Usei aquelas bolinhas brancas da Seachem - Phosguard pra remover fosfato, que também não surtiu resultado, pois as algas continuavam e os 0.25 de fosfato tb;
- Fiz um ATS há aprox. 1 ano, o projeto inclusive está aqui no forum: a meu vez foi a única coisa que ajudou a reduzir um pouco as algas, as marrons praticamente sumiram e as verdes permaneceram, porém em menor quantidade e apenas um pó facilmente removido pelo limpador magnetico nos vidros e no substrato, meu grande problema, demorava muito mais para a alga verde começar a cobrí-lo.
Tenho inveja dos aquários com substrato clarinho, livre de algas, o meu nunca foi assim, poucos dias após o sifonamento elas voltavam a cobri-lo.
Enfim, acho que há umas 2 semanas os leds do meu ATS pararam de funcionar, entrou água no sistema, falha de projeto kkkkkk, percebi há 3 dias, e imagino que parou de funcionar há umas 2 semanas pq foi mais ou menos a última vez que o ví funcionando e quando as algas comecaram a aumentar, inclusive marrons agora, que são as predominantes, principalmente no substrato, chega a fazer um carpete de algas verdes e marrons. Percebo que parecem ter algas filamentosas verdes, pois algumas parte do vidro que eu não limpo com o limpador magnético, criam uns fios;
Minha impressão depois que comecei a usar o sal Seachem, há uns 2 meses: meu duncan, trumpet e hammer morreram, eles já não vinham bem desde quando passei a usar o sal Instant Ocean, não abriam tanto, porém paralelo à troca de sal tive uma queda sensível da reserva alcalina que foi pra 6.0 se não me engano, por conta da quebra da bomba de recalque, o aqua ficou uns 5 dias sem circulação e eu não notei, por esse motivo a saúde dos corais que eu mencionei piorou e mesmo após restabilizar o KH e trocar o sal eles viarem a óbito (hehehe - rir pra não chorar).
Concluindo, KH estabilizado, densidade 1026, sempre, nunca varias mais do que 1, ou seja, as vezes chega a 1025, temperatura atual 27,5º, pois não tenho chiller e deixo alta pra nao ter variação e as ventuinhas não ficaram acionadas o dia inteiro, em dias de mto calor, causando mta evaporação de água, mas creio que essa temperatura nunca foi um problema.

Meu sonho: acabar com o fosfato na origem, ou seja, fazer água de RO sem fosfato, pensei até em colocar mais um estágio, ou substituir um de resina ou de PP, por um com algum removedor de fosfato e silicato, não sei se adiantaria.
Nunca medi silicato também, não sei se pode ser o meu problema.
Se não conseguir acabar com o fosfato na água doce, terei que combatê-lo no aqua, mas também não sei se é isso a causa dos meus problemas com algas.
Quero voltar a poder colocar LPS.

Alimentação 1 x por dia em quantidade suficiente para não sobrar, ração flocos e umas bolinhas marrons as vezes.

Vou consertar meu ATS ou comprar outro, pois notei melhora no aqua com ele.

Desculpa a bagunça no texto, mas vou escrevendo conforme vou lembrando.

Espero ajuda de vcs e respondo o que precisar.

Seguem fotos na ordem cronológica:

Imagem
Imagem
Imagem
[img]https://ap.imagensbrasil.org/images/2017/01/27/4.dez2013.2.jpg/[img][img]https://ap.imagensbrasil.org/images/2017/01/27/5.dez2013.3.jpg[/img]
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
ImagemImagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Aqua com mais de 3 anos - como combater algas e fosfato?

#2 Mensagem por Anderson Campos »

Alguns videos e fotos atuais:

Mar/2014
[videos]https://youtu.be/rGRmZd3IveU[/videos]

Ago/2016
[videos]https://youtu.be/XH4ypfoV_rQ[/videos]

Nov/2016
[videos]https://youtu.be/VOXQydQKSB0[/videos]

Jan/2017 (hoje 27-1-2017)
[videos]https://youtu.be/60dbcKz0cvA[/videos]

Fotos de hoje (hoje 27-1-2017)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Aqua com mais de 3 anos - como combater algas e fosfato?

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

Uma das maiores fontes de fosfato é a propria alimentacao.

Vc ta usando o teste de fosfato da API ?

Eu to usando cloreto de lantanio comercialmente o green agent da ATM, baixa o fosfato rapidamente , mas no seu caso vc tem tangs, e existem relatos que poderia ser prejudicial embora eu tenho um amigo q tem até um gematum no sistema dele e usa isso.

Uma alternativa vc mesmo deu, consertar o ATS.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Aqua com mais de 3 anos - como combater algas e fosfato?

#4 Mensagem por Armando Ito »

quanto tá seu silicato ? sua agua sai a quanto no tds ?

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Aqua com mais de 3 anos - como combater algas e fosfato?

#5 Mensagem por Anderson Campos »

Olá Celso:
Sim, uso o API, que marca 0.25 de fosfate, embora não tenha medido esses dias que aumentaram as algas.
Onde encontro esse produto que mencionou? Acha arriscado eu usar com meu YT e o Hepatus? Preciso de uma solução emergencial, as algas estão crescendo mto rápido, vou fazer uma tpa hj e ver o resultado, mas geralmente em uns 10 dias ta tudo de volta. Repare nos meu Corais na ponta direita das rochas, antes e hoje, acho que é uma espécie de mush, não sei, desmancharam.

Olá Armando:
Nunca medi silicato. A minha água do RO sai a 000ppm e com 0.25 de fosfato.
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Avatar do usuário
Everton Andriani
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 117
Registrado em: 29 Nov 2016, 09:04
Apelido: Everton
Data de Nascimento: 17 Jul 1983
Cidade: São José dos Pinhais
País: Brasil
Localização: São José dos Pinhais - PR
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Aqua com mais de 3 anos - como combater algas e fosfato?

#6 Mensagem por Everton Andriani »

Boa tarde Anderson.

Vou fazer um questionamento que talvez seja muito bobo, mas como sou iniciante nesse hobby, não posso ficar com essa pulga atrás da orelha.

Li em diversos lugares que a equipe de limpeza comem algas, esse seria o caso de aumentar a população da equipe de limpeza?

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Aqua com mais de 3 anos - como combater algas e fosfato?

#7 Mensagem por Radagast »

Vc só tem corais moles, então o fato de eles estarem crescendo não diz muita coisa...

Vale a pena limpar a cada 2 dias, e fazer uma TPA pequena junto pra não ter muito impacto nos corais. Eu também diminuiria o fotoperíodo.

Quanto tá o silicato? Consegue testar?

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Aqua com mais de 3 anos - como combater algas e fosfato?

#8 Mensagem por Anderson Campos »

Oi Everton:
Nenhuma pergunta é idiota. Faz tempo que nao tenho equipe de limpeza, acho que seria boa ideia colocar alguns mesmo.

Oi Marina:
Vou ter que tentar de tudo, vou comecar a limpar amanha e comecar as tpas.
Vou fazer os testes tb e posto os resultados, inclusive silicato, vou levar em alguma loja pra testar.
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Aqua com mais de 3 anos - como combater algas e fosfato?

#9 Mensagem por Radagast »

Leve, sim.

Astreas são devoradoras insaciáveis de algas em vidros. A minha eu tinha que alimentar, porque aquela alguinha que eu limpava dos vidros uma vez por semana não sustentava ela, não...

Em 200 litros e com esse tanto de alga acho que rolavam uns 20 minipaguros e umas 3 astreas... elas ficam só nos vidros.

Não sei se tem algas entre os corais; precisei faxinar os meus aqui em casa, e vi que pincel de maquiagem funciona incrivelmente bem. Vc pode esfregar que não machuca os pólipos de zoanthus, mas as algas saem.

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Aqua com mais de 3 anos - como combater algas e fosfato?

#10 Mensagem por Leo Cardoso »

Anderson,

deixa eu entender algumas coisas:

- a sua água sai do seu filtro com 0.25 de fosfato e quando você testa a água do reef dá 0.25 de fosfato tb?

- quando vc usou phosban sempre que mediu teve 0.25 de fosfato? nunca alterou nada? qual quantidade você usou? você acha q foi instruído corretamente (principalmente no q diz respeito ao fluxo de água dentro do reator)?

- tem certeza de q esse teste pelo menos funciona? (pq preciso ele não vai ser mesmo)

- vc tem o costume de calibrar seu refratômetro? aliás, é com um q vc mede a densidade da água antes da tpa?

- quando foi a última vez q trocou as resinas, carvão e polipropileno do seu filtro?
(posta uma foto do seu filtro tb)

e cara, tira essa rocha da ponta com esse monte de cadáver derretendo e limpa fora do aquário.
já tá com um aparente problema q pode piorar com excesso de carga orgânica, não tem pq deixar isso apodrecendo dentro do reef.

um abraço,
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Aqua com mais de 3 anos - como combater algas e fosfato?

#11 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu nao confiaria nesse teste da API de fosfato, uma q a escala dele começa com .25 ou seja menos ele nao mede e a proxima seria .5, ou seja a margem de interpretacao é muito grande

Imagem

Bem como vc disse q iria pra uma loja testar, acho recomendado. Se vc nao tivesse tao longe levava o teste da hanna pra tirar a contra prova.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Aqua com mais de 3 anos - como combater algas e fosfato?

#12 Mensagem por Anderson Campos »

Antes de respondem aos colegas, de ante mão devo parabenizá-los, muito do que disseram começou a bater.
Hj de manhã testei KH e está em 6.5 mais ou menos, no teste da API, que não deve ser tão preciso, depois vou explicar pq e vai de encontro com o que alguns colegas disseram, ou seja, reserva alcalina despencou.
Levei água pra teste na Horus mas infelizmente só consegui testar fosfato e pra minha surpresa deu 0.3 ou 0.03, no teste salifert, ou seja, dentro do tolerável, portanto meu problema não é fosfato. Por anos achei que tinha problema com fosfato, mas acho que me enganei, apesar de ter problemas com algas verdes, que ultimamente diminuiram muito.
Não consegui testar silicato, pois nao tenho o teste e nas 3 lojas que passei a procura tb nao tinha, embora termos quase certeza que também tenho problema com silicato, pois tenho muita alga marrom, o que acham?
Diante disso, resolvi comprar sal tropic pra fazer umas TPAs emergenciais. Vou aposentar um tempo o sal Seachem Salinity.
Comprei uma mídia Sera pra remover silicato, pois mesmo que eventualmente não tenha silicato acredito que não seja prejudicial.
Comprei um buffer da tropic pra aumentar o KH.

Marina: Vou comprar os paguros e astreas, hj esqueci. Vou comprar um pincel de maquiagem tb pra limpar os corais, mas não percebi algas neles, meu maior problema é substrato.

Arnaldo: Vc matou a charada, acredito que o problema era o teste, como disse, testei hj na loja e deu quase 0 no salifert. Vou comprar dois testes idoneos de fosfato e silicato.
Com relação ao refratômetro, nunca calibrei, sempre medi 2026 e 2025 no aqua e a água de TPA deixo igual 2025 e 2025. Tenho um densimetro la jogado, que dizem que não é muito confiavel, mas as vezes deixo ele uns 2 dias no aqua e ele confirma os 2025. Mas posso fazer a contra prova com o refratometro de alguem tb.
Minhas resinas, tenho 2 estágios com MB400, com menos de 3 meses eu acho, o mesmo com os PP, faço muito pouca água. Na próxima troca vou anotar a data e fazer um controle mais preciso, inclusive das litragens extraídas do RO, pq troco a olho, inclusive a membrana, que acho que costumo subutilizar, troco muito rápido. Vou postar fotos do RO.
Com relação à rocha, seria uma ótima ideia retirar pra limpar, porém não consigo, ela é enorme e tem outros corais nela, inclusive que já cresceram e se uniram a uma rocha menor que tem atras. Meu arrependimento foi ter posto essas rochas enormes. Enfim, Já era pra eu ter sifonado e limpado dentro do água mesmo, vou fazer isso mais tarde ou amanhã de manhã no máximo.

Celso: Vc tem toda a razão acho que o API, pelo menos pra fosfato, já se mostrou não confiável. Como disse anteriormente na Horus deu 0 ou quase.
Se soubesse da sua disponibilidade tinha passado na sua casa pra medir pra mim, acho que fui perto.

Obrigado a todos a prestatividade, aguardo por mais dicas e orientações e vou mantendo atualizado o tópico.

Abraço.
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Aqua com mais de 3 anos - como combater algas e fosfato?

#13 Mensagem por Radagast »

A rocha grande vc pode escovar dentro do aquário, fazer tpa depois, e encher de perlon, trocando assim que ele estiver sujo.

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Aqua com mais de 3 anos - como combater algas e fosfato?

#14 Mensagem por Leo Cardoso »

Anderson Campos escreveu:
Arnaldo: Vc matou a charada, acredito que o problema era o teste, como disse, testei hj na loja e deu quase 0 no salifert. Vou comprar dois testes idoneos de fosfato e silicato.



acho q isso era pra mim, né? (não sou o Arnaldo.. sou mais bonito, provavelmente... kkkkkkk :lol: :lol: (brincadeira, Arnaldo icon_rotfl2 )
(estou supondo pq eu q mandei o 'caminhão de perguntas')

eu vou falar por mim: eu só confio no resultado de um teste de fosfato, que é o hanna
os outros, NA MINHA OPINIÃO, só vão servir em casos de se constatar concentrações altas de fosfato e resultados de ações tomadas.

Com relação ao refratômetro, nunca calibrei, sempre medi 2026 e 2025 no aqua e a água de TPA deixo igual 2025 e 2025. Tenho um densimetro la jogado, que dizem que não é muito confiavel, mas as vezes deixo ele uns 2 dias no aqua e ele confirma os 2025. Mas posso fazer a contra prova com o refratometro de alguem tb.


cara, calibrar o refratômetro é muito fácil. água RO:DI e ajusta no 0. eu faço aqui com 'água purificada' q comprei em farmácia. tenho uma garrafinha aqui só pra isso.
e é um erro não calibrar o refratômetro.
eu sugiro q vc faça isso o quanto antes e confira novamente como está sua água.

em tempo: acho q vc quis dizer 1025 e não 2025, né? :P

Minhas resinas, tenho 2 estágios com MB400, com menos de 3 meses eu acho, o mesmo com os PP, faço muito pouca água. Na próxima troca vou anotar a data e fazer um controle mais preciso, inclusive das litragens extraídas do RO, pq troco a olho, inclusive a membrana, que acho que costumo subutilizar, troco muito rápido. Vou postar fotos do RO.
Com relação à rocha, seria uma ótima ideia retirar pra limpar, porém não consigo, ela é enorme e tem outros corais nela, inclusive que já cresceram e se uniram a uma rocha menor que tem atras. Meu arrependimento foi ter posto essas rochas enormes. Enfim, Já era pra eu ter sifonado e limpado dentro do água mesmo, vou fazer isso mais tarde ou amanhã de manhã no máximo.


faça o quanto antes.

quanto mais tempo isso ficar apodrecendo lá, pior.


vc nao respondeu sobre o phosban, mas se desconfia do teste, não adianta nada tb.

outra coisa:
como assim o teste da salifert deu "0.3 ou 0.03"?
existe uma GRANDE diferença entre um e outro.
e 0.3 é uma concentração bem alta (e se deu isso, seu teste da API não foi tão mentiroso assim).


um abraço,
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Aqua com mais de 3 anos - como combater algas e fosfato?

#15 Mensagem por Anderson Campos »

Desculpa o engano Leo,

Vou estudar a compra de um teste confiável, pois acho dificil conseguir fazer um teste com Hanna agora.
Vou calibrar o refratometro, meu medo é descalibrar.
Sim, 1025, sempre, poucas vezes descer pra 1022 e 1023, isso no meu refratometro, confirmado pelo densimetro.
Enquanto usei phosban meu teste API continuou marcando 0.25, mas era o API. Agora acredito que fui enganado por ele, pois fiz muita coisa pra reduzir fosfato e ele sempre marcou 0.25, inclusive na água do RO ou DI, tive vários RO e alguns DIs, que fui vendendo até comprar o que tenho hj de 6 estágios. Cheguei até a fazer um DI DIY com cano pvc de 1m e 3", de dois estágios, 1 carvao e 1 resina, era resina que não acabava mais no PVC de 3" e não acreditei quando fiz água com ele pela primeira vez, saindo só um fiozinho de água, e o teste marcou 0.25 fosfato. Acho que ta explicado. Apesar de nao ter certeza se a resina tem relação com fosfato.
O teste feito hj na loja deu 0.03 no salifert, confirmei, pois o salifert não tem índice 0.3.
VOu dedicar o dia amanhã no meu aqua, TPA de 100l (será que é uma boa?) ou fazer aos poucos? inclusive tentar trocar o driver do led do ATS que queimou.

A propósito, o produto Tropic Marin Bio Calcium Original Balling - part B, realmente é usado para restabilizar o KH? achei estranho comprar sozinho, sendo que faz parte de um kit, A, B e C.

Valeu.
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Aqua com mais de 3 anos - como combater algas e fosfato?

#16 Mensagem por Leo Cardoso »

Anderson Campos escreveu:Desculpa o engano Leo,

Vou estudar a compra de um teste confiável, pois acho dificil conseguir fazer um teste com Hanna agora.
Vou calibrar o refratometro, meu medo é descalibrar.



se vc nunca calibrou tem é a chance de ele estar descalibrado, isso sim.

Sim, 1025, sempre, poucas vezes descer pra 1022 e 1023, isso no meu refratometro, confirmado pelo densimetro.
Enquanto usei phosban meu teste API continuou marcando 0.25, mas era o API. Agora acredito que fui enganado por ele, pois fiz muita coisa pra reduzir fosfato e ele sempre marcou 0.25, inclusive na água do RO ou DI, tive vários RO e alguns DIs, que fui vendendo até comprar o que tenho hj de 6 estágios. Cheguei até a fazer um DI DIY com cano pvc de 1m e 3", de dois estágios, 1 carvao e 1 resina, era resina que não acabava mais no PVC de 3" e não acreditei quando fiz água com ele pela primeira vez, saindo só um fiozinho de água, e o teste marcou 0.25 fosfato. Acho que ta explicado. Apesar de nao ter certeza se a resina tem relação com fosfato.
O teste feito hj na loja deu 0.03 no salifert, confirmei, pois o salifert não tem índice 0.3.
VOu dedicar o dia amanhã no meu aqua, TPA de 100l (será que é uma boa?) ou fazer aos poucos? inclusive tentar trocar o driver do led do ATS que queimou.


eu gosto de TPAs grandes pra corrigir problemas quando os parâmetros da água nova estão próximos da água do aquário (principalmente pro caso de se ter corais mais sensíveis).
como você só tem coral mais "tranquilo", acho uma boa.


A propósito, o produto Tropic Marin Bio Calcium Original Balling - part B, realmente é usado para restabilizar o KH? achei estranho comprar sozinho, sendo que faz parte de um kit, A, B e C.


cada parte do kit serve pra um elemento.

A - Cálcio
B - KH
C - No da tropic é "sal sem NaCl"
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Aqua com mais de 3 anos - como combater algas e fosfato?

#17 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Tive um problema semelhante há um tempo atrás, e era SILICATO!

Mesmo com o RO/DI marcando 0,0 de fosfato na saída havia algas no aqua, fiz um teste de SILICATO ( SALIFERT ) E PIMBA! :0,25 DE LEITURA.

Unica solução foi colocar DEPOIS da saída do RO/DI um TAP WATER PURIFIER, tentei outras resinas mais em conta, mas só a do TAP WATER conseguiu retirar o SILICATO aqui.

Descobri que há vários tipos de SILICATOS que podem estar na água, e aqui na minha região há silicatos em grande quantidades na água.

Boa sorte ai.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Aqua com mais de 3 anos - como combater algas e fosfato?

#18 Mensagem por Anderson Campos »

Leo: vou me arriscar e calibrar o refratometro, aquela tubinho com líquido transparente que veio com ele deve ser pra isso né? Será uma boa usar? ou uso água do RO mesmo? Vou fazer uma TPA de 100l hj então com sal tropic.
Ontem bati água do RO com o sal Seachem Salinity Aquavitro que eu tenho e pra minha supresa testei o KH antes de usá-la marcou, aparentemente, 6.5. Não é um índice baixo pra uma água nova? Hoje vou bater com tropic e testar o KH. Acabei nem usando mais o Seachem.
Valeu.

Nixon: ainda vou testar pra confirmar o silicato mas tudo indica que sim, tb tenho. O que seria esse TAP WATER PURIFIER? Composto do que? Pesquisei na internet e ví que um filtro com esse nome é caríssimo.
Valeu
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Aqua com mais de 3 anos - como combater algas e fosfato?

#19 Mensagem por Nixon Cabeceira »

É caro mesmo, mas no meu caso coloquei na saída do RO/DI e com isso a durabilidade dele foi estendida pois a água já entrava com ZERO de PO4.

É esse aqui: http://lista.mercadolivre.com.br/acesso ... er-purifie

Abs.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Aqua com mais de 3 anos - como combater algas e fosfato?

#20 Mensagem por Radagast »

Oi Anderson,

calibra o refratômetro com "água de injeção" - vc compra na farmácia, é uma ampolinha branca de plástico baratíssima. Garantia de que tá certo.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”