🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda para montar um nano 40x40x40 acrilico

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Ricardo Pierini
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 24
Registrado em: 24 Ago 2014, 01:58
Apelido: Ricardo
Data de Nascimento: 07 Mar 1977
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Ajuda para montar um nano 40x40x40 acrilico

#1 Mensagem por Ricardo Pierini »

Olá a todos!!

A muito venho pensando em fazer um novo aquário nano ... e acabei encontrando uma empresa que faz corte a laser de acrílico.
Mas para conseguir o orçamento deles, preciso montar um projeto e mandar cada uma as peças desenhadas para eles orçarem e depois cortarem as placas.

Sempre tive vontade de tentar montar um aquário o mais limpo possível e neste projeto, estou tentando colocar algumas idéias de outras empresas .. misturando um pouco de cada que vi por aí na internet...

Enfim ... o principal objetivo aqui é tentar montar um aquário o mais limpo possível, e um sump que possa conter um mínimo de equipamentos para manutenção.

Deixei espaço para uma caixa de reposição de água e skimmer...

Estou quebrando a cabeça em como esconder algumas ventoinhas para resfriar ... agradeço todas idéias!

Mas o principal ... o que vcs acham? Estou esquecendo algo muito importante?

Haaa aproveitando .. ainda não fiz o desenho do retorno porque não sei qual a largura padrão da mangueira ... alguém sabe me dizer?

Este aquário tem 40x40x40cm com 10cm de sump



1618161916201621

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Ajuda para montar um nano 40x40x40 acrilico

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Procura o Renato Vidal, ele trabalha com produtos acrílicos para aquarios
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Ricardo Pierini
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 24
Registrado em: 24 Ago 2014, 01:58
Apelido: Ricardo
Data de Nascimento: 07 Mar 1977
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda para montar um nano 40x40x40 acrilico

#3 Mensagem por Ricardo Pierini »

Obrigado Celso, enviei uma MP para ele icon_joia

Victor Gomes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 25 Dez 2015, 20:50
Apelido: Victor Gomes
Data de Nascimento: 21 Dez 1981
Cidade: Curitiba
País: BR
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Ajuda para montar um nano 40x40x40 acrilico

#4 Mensagem por Victor Gomes »

Parabéns pelo projeto.

Sou novo no forum e aquarismo e estou buscando um modelo para meu primeiro aquario.
Irei acompanhar a evoluçao de seu projeto, pois está bastante próximo do que estou procurando.
Boa sorte e parabéns!

Abraços
Victor

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Ajuda para montar um nano 40x40x40 acrilico

#5 Mensagem por Renato Vidal »

Olá Ricardo


Bacana a sua ideia, quanto ao retorno e mesmo a descida, como irá fazer o corte em uma empresa com corte laser, faça já com o pente. Quanto ao furo, nesse volume de aquário, o retorno com diâmetro de 20 mm é suficiente (semelhante aos boyus nesse padrão de medidas).

Imagem



A montagem nesse tamanho pode ser bem limpa em cima, opte por acrílico 6 mm ou 8 mm e não precisa travamento por cima, já por baixo, é sempre importante travar com uma tira de acrílico por dentro.

Imagem

Imagem



No desenho para corte, (eu uso corel) lembre de considerar a distância das paredes laterais reduzindo a área de encaixe.

Por exemplo, se a placa do fundo possui 40 x 50, as laterais terão 50x40, porém, a frente, o fundo e a divisória terá, caso use acrílico 6 mm, 38,8 cm x 40 cm



Abraços e bom trabalho.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Ricardo Pierini
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 24
Registrado em: 24 Ago 2014, 01:58
Apelido: Ricardo
Data de Nascimento: 07 Mar 1977
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda para montar um nano 40x40x40 acrilico

#6 Mensagem por Ricardo Pierini »

Renato, muito obrigado pelas dicas!

Vou atualizar o projeto ainda esta semana .. sei que o projeto ainda vai mudar um pouquinho, mas assim que terminar, pretendo deixar postado aqui as imagens de referência e arquivo em Illustrator com todos os cortes e dimensões.

Pelo que vi, você trabalha com acrílico. Você realizaria o corte destas placas? Podemos falar por MP sobre valores quando estiver concluído?

Abraços

Ricardo Pierini
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 24
Registrado em: 24 Ago 2014, 01:58
Apelido: Ricardo
Data de Nascimento: 07 Mar 1977
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda para montar um nano 40x40x40 acrilico

#7 Mensagem por Ricardo Pierini »

Haa aproveitando .. você acha que seria possível incluir um corte em fresa nestas placas ?? digo .. fazer ranhuras para encaixe de placas?

Avatar do usuário
Alexandre Polleti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 233
Registrado em: 11 Out 2015, 22:23
Apelido: Alexandre
Data de Nascimento: 02 Jun 1985
Cidade: Itu
País: Brasil
Curtiu: 46 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Ajuda para montar um nano 40x40x40 acrilico

#8 Mensagem por Alexandre Polleti »

Nossa ganhei o dia, estou doido pra montar um nano exatamente igual, pois vi um modelo que me agradou muito na internet (Fluval M40) porém só é comercializado lá fora. Legal é que somos todos da mesma região, Itu, São Paulo, Campinas :) acho que o Renato vai ganhar dois novos serviços pro inicio de 2016 hehe.

Srs. a única dúvida minha em relação a este aqua é relacionado a ventilação / resfriamento. Eu também estou interessado em um aquario bem clean, e não gostaria de colocar uma ventoinha em cima, vocês conhecem alguma solução "bonita" para estes casos?

Abaixo uma foto do modelo em que estou me baseando (inclusive o detalhe jateado em cima ficou muito legal, será que é possível em acrílico?

[imagem]http://reefbuilders.com/files/2014/03/fluval-m40-Premium-Desktop-Reef-Aquarium-1.jpg[/imagem]
Nano Cubo 100L: viewtopic.php?f=25&t=42691
[imagem]http://images.reefstats.net/stats/f5dabb7b416d214a3188f202c2c16277u1163a1112.png[/imagem]

Nano Reef 43L: viewtopic.php?f=25&t=40709 -[dropshadow=red]desmontado[/dropshadow]

Ricardo Pierini
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 24
Registrado em: 24 Ago 2014, 01:58
Apelido: Ricardo
Data de Nascimento: 07 Mar 1977
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda para montar um nano 40x40x40 acrilico

#9 Mensagem por Ricardo Pierini »

Poxa Alexandre .. bem legar este aquário!

No projeto que estou montando, segui as dicas do Renato e fiz também algumas outras alterações, entre elas:
- acomodar 4 ventoinhas 80x80 (aquelas de computador)
- uma espécie de "comporta" no sump para regular a altura da agua para o Skimmer
- espaço suficiente para acomodar um skimmer boyu 310 ou um Bubble Magus Nac Qq

Estou quase finalizando para colocar fotos detalhadas .. mas o preview é esse abaixo .. que vocês acham?

Sobre deixar o acrílico fosco ... só uma idéia .. como ele risca razoavelmente fácil, você poderia colocar uma fita para proteger e lixar levemente o topo até ficar fosco como o jateamento

1622

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Ajuda para montar um nano 40x40x40 acrilico

#10 Mensagem por Vinicius F. Reis »

bacana os projetos ein

Avatar do usuário
Alexandre Polleti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 233
Registrado em: 11 Out 2015, 22:23
Apelido: Alexandre
Data de Nascimento: 02 Jun 1985
Cidade: Itu
País: Brasil
Curtiu: 46 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Ajuda para montar um nano 40x40x40 acrilico

#11 Mensagem por Alexandre Polleti »

Ricardo Pierini escreveu:Poxa Alexandre .. bem legar este aquário!

No projeto que estou montando, segui as dicas do Renato e fiz também algumas outras alterações, entre elas:
- acomodar 4 ventoinhas 80x80 (aquelas de computador)
- uma espécie de "comporta" no sump para regular a altura da agua para o Skimmer
- espaço suficiente para acomodar um skimmer boyu 310 ou um Bubble Magus Nac Qq

Estou quase finalizando para colocar fotos detalhadas .. mas o preview é esse abaixo .. que vocês acham?

Sobre deixar o acrílico fosco ... só uma idéia .. como ele risca razoavelmente fácil, você poderia colocar uma fita para proteger e lixar levemente o topo até ficar fosco como o jateamento

1622


Legal a ideia da comporta para região do skimmer ein Ricardo, na verdade eu preciso de instrução quanto a SUMP pois meu aqua atual não possui. Está ficando legal seu projeto. No meu caso acho que vou deixar aberto em cima, ainda estou pensando em como alocar os coolers.
Nano Cubo 100L: viewtopic.php?f=25&t=42691
[imagem]http://images.reefstats.net/stats/f5dabb7b416d214a3188f202c2c16277u1163a1112.png[/imagem]

Nano Reef 43L: viewtopic.php?f=25&t=40709 -[dropshadow=red]desmontado[/dropshadow]

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 519
Registrado em: 27 Nov 2009, 10:05
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

Re: Ajuda para montar um nano 40x40x40 acrilico

#12 Mensagem por Marco Augusto »

postem a evolução desse reef pra gente acompanhar, inclusive se possível valores ehehehe

Avatar do usuário
Alexandre Polleti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 233
Registrado em: 11 Out 2015, 22:23
Apelido: Alexandre
Data de Nascimento: 02 Jun 1985
Cidade: Itu
País: Brasil
Curtiu: 46 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Ajuda para montar um nano 40x40x40 acrilico

#13 Mensagem por Alexandre Polleti »

Ricardo Pierini escreveu:Olá a todos!!

A muito venho pensando em fazer um novo aquário nano ... e acabei encontrando uma empresa que faz corte a laser de acrílico.
Mas para conseguir o orçamento deles, preciso montar um projeto e mandar cada uma as peças desenhadas para eles orçarem e depois cortarem as placas.

Sempre tive vontade de tentar montar um aquário o mais limpo possível e neste projeto, estou tentando colocar algumas idéias de outras empresas .. misturando um pouco de cada que vi por aí na internet...

Enfim ... o principal objetivo aqui é tentar montar um aquário o mais limpo possível, e um sump que possa conter um mínimo de equipamentos para manutenção.

Deixei espaço para uma caixa de reposição de água e skimmer...

Estou quebrando a cabeça em como esconder algumas ventoinhas para resfriar ... agradeço todas idéias!

Mas o principal ... o que vcs acham? Estou esquecendo algo muito importante?

Haaa aproveitando .. ainda não fiz o desenho do retorno porque não sei qual a largura padrão da mangueira ... alguém sabe me dizer?

Este aquário tem 40x40x40cm com 10cm de sump



1618161916201621


Ricardo, vendo a foto do seu sump, o primeiro compartimento onde cai a agua do display, não teria que ser o skimmer? Obrigado
Nano Cubo 100L: viewtopic.php?f=25&t=42691
[imagem]http://images.reefstats.net/stats/f5dabb7b416d214a3188f202c2c16277u1163a1112.png[/imagem]

Nano Reef 43L: viewtopic.php?f=25&t=40709 -[dropshadow=red]desmontado[/dropshadow]

Ricardo Pierini
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 24
Registrado em: 24 Ago 2014, 01:58
Apelido: Ricardo
Data de Nascimento: 07 Mar 1977
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda para montar um nano 40x40x40 acrilico

#14 Mensagem por Ricardo Pierini »

Pois é Alexandre ... colocar o skimmer no primeiro ou no segundo compartimento ... não sei a resposta!
Vi muitos aquários por aí (nacionais e importados) nas duas configurações ... no meu nano atual, o skimmer está no segundo compartimento ... mas não sei qual o melhor lugar para se colocar

Será que alguém aqui pode dar uma ajuda sobre isso?


Marco, vou continuar a postar a evolução do projeto sim! Pena que vai ser meio demorado ... vou me casar em breve, e além da grana ficar curta, muita coisa pra resolver nesse tempo ...
E também, vc sabe como é, né? A patroa não vai ficar muito feliz se eu montar este aquário e "esquecer" de pagar os docinhos da festa rsrs


Do mais .. vamos a algumas imagens detalhadas


Esta imagem mostra por onde entra o ar - puxado por 4 ventoinhas de 8cm cada (cooler de computador).
Também mostra o detalhe da tampa do display (que é em duas partes) .. a parte interna da tampa é perfurada, para que o ar do cooler saia por estes furos.
1624

Aqui mostra a tampa do display sem a parte interna
E pra que uma tampa em duas partes??
Para dias mais quentes se eu quiser deixar semi-aberto tentando segurar os saltadores ... e também .. hummm .. porque achei legal icon_assobiando rsrs

1625

E aqui a tampa do display e a do sump separado
1626

Este é um detalhe da tampa do sump ... perceba que o sexto vidro é um pouco mais baixo que a tampa (o vidro não encosta na tampa) .. isso é proposital, pois é por alí que o ar dos coolers será empurrado para a frente do display
1627


Agora a "casa das máquinas"
Esta visão mostra como vai ficar os espaços ocupados pelos coolers e o skimmer (a caixa cinza no centro possui as dimensões de um Bubble Magus Nac Qq)
1628

Aqui removi a tampa e o "skimmer" para ver melhor as divisões e a área de filtro
1629

E por fim, o detalhe da comporta da área do skimmer... e idéia é que a peça 2 fique presa entre a 1 e 3 por pressão ... podendo mover ela para cima e para baixo .. regulando a altura da agua para o skimmer (assim, aceita também um Boyu wg310)
1630


Outra coisa que acabou mudando no projeto é que, para acomodar tudo isso, não consegui colocar no espaço de 40x40x40 ... então agora ele está com 45 de frente, 43 altura e 40 de profundidade

Dicas, criticas e sugestões plz!! rsrs Porque se estiver bom, vou começar a desenhar cada uma das peças em Ilustrator com os tamanhos exatos para corte icon_yahoo

Avatar do usuário
Alexandre Polleti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 233
Registrado em: 11 Out 2015, 22:23
Apelido: Alexandre
Data de Nascimento: 02 Jun 1985
Cidade: Itu
País: Brasil
Curtiu: 46 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Ajuda para montar um nano 40x40x40 acrilico

#15 Mensagem por Alexandre Polleti »

Show de bola Ricardo.
Eu estou pensando em fazer o meu 50x55x50 com sump de 15, tudo por conta da caixa de reposição, que acho que menor ficaria uma litragem bem pequena.

Quanto ao skimmer dei uma pesquisado e vi que é melhor ser no primeiro compartimento e depois de "skimada" a água é filtrada, e não o contrário.
Nano Cubo 100L: viewtopic.php?f=25&t=42691
[imagem]http://images.reefstats.net/stats/f5dabb7b416d214a3188f202c2c16277u1163a1112.png[/imagem]

Nano Reef 43L: viewtopic.php?f=25&t=40709 -[dropshadow=red]desmontado[/dropshadow]

David Felipe Rodrigues
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 379
Registrado em: 06 Jan 2015, 15:33
Apelido: David
Data de Nascimento: 16 Mai 1991
Cidade: Americana
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Ajuda para montar um nano 40x40x40 acrilico

#16 Mensagem por David Felipe Rodrigues »

Deu certo o projeto ?
Never give UP :)

Meu Nano Reef

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”