🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aquário do Moleque!!!

Esse fórum é especifico para mostrar seu projeto.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Aquário do Moleque!!!

#1 Mensagem por André Fonseca »

Fala Galera,

A muito tempo, nos idos anos 80, meus primeiros aquas foram montagens específicas para Bandeiras, Oscars e comunitários, até que nos anos 90 realmente "encontrei" uma espécie que atraiu toda a minha atenção: os Polypterus!!!

Fiquei cerca de 10 anos com esses animais, tentando de todas as formas a reprodução, mas naquela época não existia a Internet e pesquisas ou troca de experiências eram realmente difíceis de encontrar. Mesmo tentando de tudo, não consegui nada. Durante esse período apareceu outra paixão, que são os reefs. E desde 1998 (se não me engano) é para eles que estava dedicando todo meu estudo, tempo e dinheiro, com um sistema com 1000 litros em casa montado desde 2011. Só que sabemos que aquarista nunca fica parado e o "primeiro amor" com os Polypterus nunca foi esquecido...

Quando já começava a "preparar o terreno" com a Dona Patroa para montar um Dulcícola, "nós engravidamos" e aí apareceu o motivo ideal: montar um aqua no quarto do bebê. Inicialmente meu filhote dormiria ao lado desse aqua de 200 litros com os 8 Polypterus e outros peixes mais coloridos, mas a finalidade eram os Polys.

Como nunca ficamos satisfeitos, e os marinhos já não me causavam mais desafios, resolvi fazer uma mudança radical!!!

Passaria o marinho de 1000 litros para o aqua de 200 com poucos peixes e as Anêmonas, e os Polys e demais peixes iriam nadar livres no sistema de 1000 litros, uma troca de aquas. Com isso ainda me manteria nos marinhos e passaria a colocar os peixes Jumbos que tanto gostava num aqua com capacidade ideal, e os Polys não ficariam "apertados", sem contar que teriam a "feliz companhia" de Tucunarés, Aruanã e Raia!!!

icon_assobiando

Passei cerca de 4 meses dessa forma, com o aqua de 1000 litros para Jumbos na sala e o reef de 200 litros no quarto do meu filho.

Acontece que pesquisando por peixes para colocar no Jumbo encontrei uma espécie de ciclídeo africano que me chamou muito a atenção, os Calvus...

E aí já viu, os marinhos dançaram!!!

O aqua de 200 litros que era marinho foi desativado, as rochas foram cloradas e o substrato recebeu uma limpeza rápida.

Mas vamos ao que interessa, que são as informações dessa montagem...

Setup

Aquário

100 (c) x 40 (l) x 50 (a), 200 litros nominais, vidro de 8 mm com travamento duplo e bota central como overflow, com retorno dividido em duas saídas e ladrão dentro da própria bota.

Sump

80 (c) x 27 (l) x 40 (a), 86 litros nominais, com cerca de 60 litros reais, dividido em 4 compartimentos:

1º) Para captação de água do overflow e Sharkbag;
2º) Para filtragem, com duas camadas de Perlon;
3º) Para o “refúgio ou castigo” de novos moradores, além das mídias;
4º) Para o retorno e sistema de reposição de água, que por enquanto é feita na mão;

Fiz o Sump na maior medida possível, tanto em comprimento (precisei deixar espaço para acomodar a parte elétrica) quanto em largura, que ficou exatamente "em cima", o vidro entrou hermético no móvel, com menos de 1 cm de folga.

Móvel

Infelizmente a esposa não deixou fazer uma base de alvenaria, pois não sabemos futuramente como será o quarto do moleque. Com isso voltei para os móveis de madeira com formica interna, que me complica a vida quando tenho que mexer no Sump. Tarefas simples como repor a água e trocar o perlon são "um saco", pois nesses móveis tudo fica mais apertado.

icon_crybaby

Substrato

60 kg de Aragonita Samoa Pink nº 0, que de "pink" não tem mais nada e deixou uma camada de 10 cm.

Rochas

Cerca de 15 kg dos antigos aquas marinhos, todas cloradas, lavadas na chuva e secas ao Sol.

Iluminação

A mais simples possível, com duas T5 utilizadas nos marinhos, Hagen Power Glo e Hagen Marine Glo.

Retorno

Como detesto bombas internas, sempre garanto um retorno forte, já que não gosto de colocar aqueles trecos pretos pendurados dentro do aqua. Nesse aqua utilizo uma Jato 4000 l/h, da marca Cubos, com o retorno dividido em duas saídas laterais. A circulação ficou muito boa!!!

Aquecimento

Termostato Via-Aqua de 300 watts, dificilmente fica ligado, pois o quarto é bem quente.

Refrigeração

Será a tampa aberta pra não "abafar"...

icon_rotfl2

Ainda não sei ao certo se será um verdadeiro biótopo Tanganica com Altolamprologus calvus em suas variações (Black, Gold e Gold Head) ou um biótopo mono-espécie, apenas com os Calvus Black. Além disso, estou na dúvida se mantenho a ideia do biótopo e coloco apenas um Synodontis petricola como "peixe de fundo" e responsável pela limpeza do substrato, ou se esqueço de vez a ideia de biótopo e coloco um Labeo Bicolor e uma Bótia palhaço...

Além das rochas, farei uso algumas plantas como a Microsorum, Anúbias e as Vallisneria, apenas para dar uma cor e movimento a mais no aqua.

Bom, por enquanto é isso, daqui a pouco posto algumas fotos do aqua.

icon_joia
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Aquário do Moleque!!!

#2 Mensagem por Humberto Jr. »

Eae Dreka, conseguiu achar seu Calvus black?
Imagem

hahaha
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
Ricardo Bonino
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 372
Registrado em: 19 Abr 2015, 20:04
Apelido: Ricardo
Data de Nascimento: 23 Jul 1982
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 20 vezes
Contato:

Re: Aquário do Moleque!!!

#3 Mensagem por Ricardo Bonino »

Já tive um aqua de ciclídeos do tanganika por muitos anos. Os peixes são fascinantes.

Para peixe de fundo, existe um ciclídeo lindo, mas é do Rio do Congo se não me engano, o Buffalo Head. Tive um desses junto com vários outros ciclídeos tranquilamente.

Imagem


Considere também num canto do aquário colocar várias conchas de escargot e colocar uns 5 Multifasciatus, em breve terá uma linda colônia desses peixinhos escavadores que moram nas conchas. É fascinante ver o trabalho deles todo dia, além de revolver o substrato e ajudar na limpeza daquela área.
Imagem


Pena que seu aquário é pequeno, senão indicaria as Frontosas, os reis do tanganika, esse peixe é lindo. Talvez considere montar o de 1000 litros de ciclídeos.. kkkkkkkkkkkkkk Uma colônia de frontosas é a coisa mais linda. Coloque também uma de kitumbas são peixes nadadores. Ambos eclodem os ovos na boca e carregam os filhotes na boca até atingirem um bom tamanho. Puder ver várias vezes no meu aquário isso. Pena que não tenho fotos.
Imagem
Frontosa

Imagem
Kitumbas

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Aquário do Moleque!!!

#4 Mensagem por André Fonseca »

Doisberto,

Consegui os Calvus sim, achei por um valor bem bacana, vai dar pra montar um cardume legal!!!

Já sobre a foto, vc tirou do "seu mino", né???

icon_rotfl2

Ricardo,

A ideia é colocar apenas os Calvus e no máximo as suas variações, os Gold e os Golds Head.

O aqua terá uma área para os Conchículas, com algumas conchas de Astreas e Corbículas, pois alguns "Calvus Gold" podem ser importados com a identificação errada, sendo na verdade os ”Compressiceps Shell Sumbu". Vai que tenho sorte.

Já os Multifasciatus, sem chances, os Calvus são predadores e podem não só pegar os filhotes dos Multifasciatus como também atacar os peixes adultos. Agora os Frontosas é para se considerar, pois já tenho dois pequenos em criadeiras para "engorda" no aqua dos Jumbos, pois essa espécie fica grande e realmente são lindos, posso colocar esses Frontosas por um tempo nesse aqua. Tudo vai depender do tamanho que os Calvus vierem, pois são peixes que demoram a crescer e os Frontosas podem "encrespar"...

Para o fundo do aqua, devo partir para o Petrícola, pois quero manter o fundo bem limpo.

Tô subindo as fotos, logo menos já posto aqui...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Aquário do Moleque!!!

#5 Mensagem por Celso Suguimoto »

slr
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Antonio de Melo Antunes Filho
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2154
Registrado em: 03 Abr 2015, 18:07
Apelido: Antunes
Data de Nascimento: 25 Nov 1954
Cidade: Santos
País: Brasil
Curtiu: 107 vezes
Recebeu Curtir: 139 vezes

Re: Aquário do Moleque!!!

#6 Mensagem por Antonio de Melo Antunes Filho »

O Celso tirou as palavras da minha boca...... fotos please
Paciência é a maior virtude de um aquarista

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Aquário do Moleque!!!

#7 Mensagem por André Fonseca »

Fala Galera,

Não tenho as fotos "clássicas" de todos os materiais separados, como é costume fazer no início das montagens, pois esse aqua já está rodando a muito tempo de formas diferentes: já foi dulcícola com casal de Polypterus, aí passei para Marinho e agora voltei para dulcícola com um biótopo Tanganica.

Mas vamos lá...

Imagem
O cantinho do aqua no quarto do bebê...

Imagem
Como ficou o layout, com muitas tocas e passagens para os Calvus, que são "rochícolas" (rock dwellers)...

Imagem
Layout mais próximo...

Imagem
Detalhes das conchas para os "Calvus Gold", que podem ser ”Compressiceps Shell Sumbu" importados com erro de identificação e são conchículas (shell dwellers)...

Imagem
Esse é o Sump novo, que tinha mandado fazer para ser usado no reef com um Skimmer e ajuda aumentado a litragem total...

Imagem
Uma das saídas do retorno, feita por dentro da bota...

Imagem
Detalhe de duas réguas de 60 cm que adaptei na parte traseira da tampa, para evitar que os peixes pulem do aqua...

Bom, essas são as primeiras fotos, dei uma pequena alterada na arrumação do lado direito, mexendo na rocha maior, já coloquei algumas plantas e soltei ontem os primeiros moradores, sendo um cardume de uma espécie bem difícil de aparecer por aqui!!!

Bom, pelo menos foi isso que o importador disse...

icon_wacko
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Aquário do Moleque!!!

#8 Mensagem por Sidney Sevilha »

Dreca; sem querer ser o chato da parada... mas eu sou mesmo, eu sei!!! :oops:

Se pretende montar um "biótipo" propriamente dito, o ideal além de se preocupar com a fauna e as condições químicas da água, não seria interessante (esteticamente), tentar reproduzir o ambiente também?

Explico; as rochas de reef, ficam esteticamente estranhas, pensando em BIÓTOPO.
Acho estranho quando vejo tanques de ciclídeos montados como se fossem reefs de água doce. icon_bag
Eu daria mais atenção ao hardscape.
O substrato eu até achei bem bacana, mas as rochas, eu usaria rochas mais retas, pontudas e de tom cinza, ficariam mais agradáveis. Assim lembraria mais o ambiente natural.

Mas é só a minha humilde opinião, já que faz tempo que não tenho aquários de água doce.
.

Imagem

Avatar do usuário
Antonio de Melo Antunes Filho
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2154
Registrado em: 03 Abr 2015, 18:07
Apelido: Antunes
Data de Nascimento: 25 Nov 1954
Cidade: Santos
País: Brasil
Curtiu: 107 vezes
Recebeu Curtir: 139 vezes

Re: Aquário do Moleque!!!

#9 Mensagem por Antonio de Melo Antunes Filho »

André gostei pacas do seu arranjo ficou nota mil clapping_02 clapping_02 clapping_02 , parece o do meu filho que é de ciclídios africanos
Paciência é a maior virtude de um aquarista

Edson Paveloski Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 187
Registrado em: 01 Mar 2014, 11:14
Apelido: Paveloski
Data de Nascimento: 07 Set 1989
Cidade: Jandira
País: Brasil
Localização: Jandira- SP - Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Aquário do Moleque!!!

#10 Mensagem por Edson Paveloski Junior »

Dreca, gostei de ver a decisão.
Só alerto que, misturando calvus e compressiceps (golden head) você pode ter hibridação, o que pode ser indesejável. Sobre montar biótopo, ou não, eu preferiria não misturar espécies que, apesar de ser comum vermos com ciclideos dos grandes lagos africanos (labeos e botias), vivem naturalmente em um ambiente muito diverso desse. Se for temático, misturaria espécies plenamente compatíveis ou pelo menos que vivam em condições muito próximas. Um animal que talvez você gostasse é a moreia do tanganyika (Mastacembelus tanganicae), conhece?

Abraço
Edson Paveloski Junior

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Aquário do Moleque!!!

#11 Mensagem por Vinicius F. Reis »

cade seus kinguios e carpas? rs

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Aquário do Moleque!!!

#12 Mensagem por André Fonseca »

Sidoca,

Entendi perfeitamente o que vc quis dizer, e até te daria razão a algum tempo, apesar de achar esse hardscape "batido"...

Acontece que, por querer montar um biótopo mesmo, pesquisei bastante não só as montagens de outros aquaristas mas também muitas fotos e vídeos de mergulhos no Tanganica. E em algumas partes o lago lembra demais um "reef", não tendo as rochas "retas", e em outras parte, principalmente com os shell dwellers, o ambiente é totalmente "sujo", com muito material particulado em suspensão na água. Passado algum tempo da montagem as rochas devem ficar mais sujas e mudar um pouco a ideia de "reefs de água doce".

Essa aqui é uma foto que me inspirou:

Imagem

Claro que o fato de serem rochas marinhas acaba ficando um pouco estranho no início, mas a ideia que me deu o "toin" foi tentar reproduzir exatamente essa foto aí, com a arrumação parecida com a letra "U", dentro das coisas que eu já tinha aqui.

Tem alguns vídeos de mergulhos no lago, vou procurar e posto depois...

Antônio,

Foi "transmimento de pensação"?!

:lol:

E posta uma foto do aqua do seu filho aqui pra dar mais umas ideias!!!

Edson,

Acho que não terei problema de hibridação, pq segundo o cara com quem vou pegar os Compressiceps, chegou somente o Black. E se ele tiver algum dando sopa lá, caso decida trazer, não deixarei procriar não. Se formar casal, eu troco os dois.

Já os Labeos e Botias estão fora, foi apenas um delírio momentâneo, pois a Bótia já tenho no aqua Jumbo. O Labeo, que acho lindo, ficaria deslocado na montagem, pois quero mesmo partir para um biótopo. Já a Moreia, outras espécie do gênero Mastacembelus costumam ser facilmente encontradas nas lojas, como a Tire Track ou a Red Fire, mas essas são da Ásia, e descaracterizaria a montagem como o Labeo.

Por isso, fui de Petrícola!!!

A Moreia do Tanganica, acho que nunca vi nas lojas, vou procurar...

icon_joia

Bibinha,

Vou falar pra todo mundo onde foi que vc enfiou o Kinguio Lion Head só pra dar um "barato no furico"...

::inocent
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Aquário do Moleque!!!

#13 Mensagem por Sidney Sevilha »

Entendi... Mas se tratando de biotopo não tem essa de hardscape batido né.
Tem o seu gosto pessoal, seguindo o padrão natural. Assim como você se inspirou nessa foto.

Falando sério, essas rochas não vão escurecer... Eu já tentei! :lol:
.

Imagem

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Aquário do Moleque!!!

#14 Mensagem por André Fonseca »

Sidoca,

Verdade, gosto pessoal conta muito...

E por isso mesmo que colocarei algumas plantas!!!

icon_assobiando

Sobre as rochas, elas ficam mais escuras sim, olha só:

[videos]https://www.youtube.com/watch?v=fawvADg2jl8[/videos]

Se vc perceber, o cara colocou alguns filhotes de ESTURJÕES!!!

:shock:
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

artrcf
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1483
Registrado em: 10 Out 2010, 16:57
Apelido: Arthur
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte-MG
Curtiu: 14 vezes
Recebeu Curtir: 20 vezes

Re: Aquário do Moleque!!!

#15 Mensagem por artrcf »

Fala Dreca! Tá ficando bacana demais! icon_joia Vão ser quantos Calvus? E que plantas tá querendo por?
-

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Aquário do Moleque!!!

#16 Mensagem por Radagast »

Muito bonito, André! Bacana mesmo... e baixa manutenção! Perfeito pra quarto de criança!

Boa escolha!

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Aquário do Moleque!!!

#17 Mensagem por Sidney Sevilha »

Pois é Dreca, não vai passar disso ai.
Foi exatamente assim que as minhas ficaram... e nunca chegaram nem perto da aparência das do lago.

Mas é paranóia minha.

Estou procurando rochas pra outro projeto meu, e por coincidência estou bitolado nisso.
À procura de rochas ideais. icon_frusty
.

Imagem

Edson Paveloski Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 187
Registrado em: 01 Mar 2014, 11:14
Apelido: Paveloski
Data de Nascimento: 07 Set 1989
Cidade: Jandira
País: Brasil
Localização: Jandira- SP - Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Aquário do Moleque!!!

#18 Mensagem por Edson Paveloski Junior »

André Fonseca escreveu:!

A Moreia do Tanganica, acho que nunca vi nas lojas, vou procurar...


Já vi algumas vezes na atlantida aquários no mercado municipal da Lapa. Mas é realmente difícil de encontrar.
Edson Paveloski Junior

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Aquário do Moleque!!!

#19 Mensagem por André Fonseca »

Arthur França escreveu:Fala Dreca! Tá ficando bacana demais! icon_joia Vão ser quantos Calvus? E que plantas tá querendo por?

Arthur,

Acabei de colocar os animais!!!

A ictiofauna foi composta de 8 Altolamprologus calvus (acredito que sejam 5 da variação "Black" mesmo e outros 3 da variação "Sumbu", muito mais claros e com alguns tons amarelados nas nadadeiras), 3 Altolamprologus compressiceps, 2 Cyphotilapia frontosa (variação "Blue Zaire Moba", segundo o cara que me vendeu), 9 Lamprologus multifasciatus (sendo 6 fêmeas maiores e 3 machos muito pequenos), além do Synodontis petricola.

Mas essas variações dos Calvus e dos Frontosas até agora são "achismos", pois os peixes estão pequenos. E tinha respondido ao Ricardo que não colocaria os Multifasciatus, mas como eles estavam maiores do que os Calvus, resolvi arriscar...

Para as plantas, fui de Microsorum, Anúbias e as Vallisneria.

Marina Fodra escreveu:Muito bonito, André! Bacana mesmo... e baixa manutenção! Perfeito pra quarto de criança!

Boa escolha!

Marina,

Já estava enjoado dos reef, e com o filhote tomando todo tempo, quanto menos manutenção, melhor!!!

O prazer das montagens é o mesmo, o barato é ter aquas em casa, e hj tenho alguns peixes que sempre pensei em ter em criar.

Sidney Sevilha escreveu:Pois é Dreca, não vai passar disso ai.
Foi exatamente assim que as minhas ficaram... e nunca chegaram nem perto da aparência das do lago.

Mas é paranóia minha.

Estou procurando rochas pra outro projeto meu, e por coincidência estou bitolado nisso.
À procura de rochas ideais. icon_frusty

Sidoca,

Se ficarem desse jeito será ideial, pois os peixes ficam mais escuros e podem "sumir" no aqua...

Quanto às rochas que vc procura, me passa quais são que posso dar uma olhada nas lojas desse lado de Sampa, eu te ajudo!!!

icon_yes

Edson Paveloski Junior escreveu:Já vi algumas vezes na atlantida aquários no mercado municipal da Lapa. Mas é realmente difícil de encontrar.

Edson,

Na loja hj tinha uma Red Fire linda, pegando Tetra Color praticamente na mão, e cheguei a falar pro cara separar pra mim. Mas aí lembre de vc falando que ia "descaracterizar" a montagem, e deixei pra lá...

icon_headstars

E mais algumas fotos do aqua...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Algumas tocas e passagens...

Imagem
Anúbias...

E o primeiro morador:

Imagem

Imagem
Synodontis petricola!!!

Deixa só os peixes novos se aclimatarem melhor, e a água ficar cristalina de novo depois de fuçar no substrato pra colocar as plantas que já mando outras fotos...

icon_yahoo
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Aquário do Moleque!!!

#20 Mensagem por Radagast »

Cadê as fotos? :)

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário de Água Doce.”