🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

COMEDORES NATURAIS de Aiptasias

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Antonio de Melo Antunes Filho
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2154
Registrado em: 03 Abr 2015, 18:07
Apelido: Antunes
Data de Nascimento: 25 Nov 1954
Cidade: Santos
País: Brasil
Curtiu: 107 vezes
Recebeu Curtir: 139 vezes

Re: COMEDORES NATURAIS de Aiptasias

#21 Mensagem por Antonio de Melo Antunes Filho »

Se eu fosse voce iria de bailarinos, tenho 3 no meu aquário
Paciência é a maior virtude de um aquarista

Avatar do usuário
Marcio Alessandre
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 460
Registrado em: 20 Fev 2013, 13:18
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 24 Mar 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo Do Campo
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 13 vezes

Re: COMEDORES NATURAIS de Aiptasias

#22 Mensagem por Marcio Alessandre »

Wilson, tenho o mesmo problema aqui, bailarinos somem depois de uns dias, o ultimo que tive tava comemorando 1 mes comigo, domingo passado achei um paguro segurando ele pelo rabo, peguei a pinça e ele saiu boiando... Acabou virando o almoço da anemona.

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: COMEDORES NATURAIS de Aiptasias

#23 Mensagem por wilson_antunes »

Tenho paguro amarelo, deve ser isso então .. esses paguros devem comer camarões ... porque não há outra explicação! Ou talvez verme de fogo! Nem anêmona eu tenho!
Já listei aqui os peixes que tenho, eles não comem camarões, não atacando o bicho vivo!

Já comprei mais de 10 camarões bailarino! O máximo que consegui foi durar 1 semana!

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: COMEDORES NATURAIS de Aiptasias

#24 Mensagem por wilson_antunes »

Pelo tamanho de algumas das minhas aiptasias, elas comeram meus camarões bailarino!

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: COMEDORES NATURAIS de Aiptasias

#25 Mensagem por wilson_antunes »

Pronto, acab de comprar 9 camarões bailarinos e os coloquei todos de uma vez no aquário ... vamos ver quanto tempo duram!! Acho que em 2 dias não verei mais nenhum!!! Minhas aiptasias devem estar comendo eles!!!

Se depois dessa tentativa eles não durarem, desistirei definitivamente de ter esses camarões!!! Essas "empadinhas" estão saindo muito caras!

Avatar do usuário
feliperv
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 53
Registrado em: 31 Jan 2012, 13:18
Data de Nascimento: 23 Set 1973
Cidade: Juiz de Fora-MG
País: Brasil
Localização: Brasília-DF
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: COMEDORES NATURAIS de Aiptasias

#26 Mensagem por feliperv »

Tudo bem Wilson,
Tive problema semelhante ao seu, infestação de aiptasias por todos os cantos do aqua que, por preguiça minha fui deixando, até virar o que virou.
Desconfio de todos os produtos comerciais, tentei o Aiptasia-X da Red Sea. Resolve no momento, mas na real, acredito ser alimento para elas. Não funcionou.
Bailarinos não pude ter, virariam refeição para meu stenopus. Além disso, pelo que sei, eles não tem as aiptasias como refeição principal, mas a própria ração, ou seja, na falta da ração, aí sim, partem para as anêmonas.

Portanto, finalmente, no meu caso aluguei um cooperband (que acabei adquirindo-o) e recomendo. Muito ativo e um peixe muito interessante, além de útil.
Não acreditei muito, no início, que ele daria conta. Porém, começou pelas aiptasias menores, depois exterminou as grandes. Não sobrou nenhuma para contar estória.
Não só aiptasias sumiram, mas vermes espaguetes, fire-worms, dentre outros.

Recomendo muito!!!!

No mais, pelo menos o meu, não se alimenta de ração, mas se delicia com artêmia congelada (ou aquela vendida em cubos).
Não sei quanto a sua longevidade, dado que a alimentação natural (aiptasias) já não existe mais no meu aqua.

Estou até pensando em solicitar rochas infestadas com aiptasias aos colegas para ele dar sumiço nelas.....kkkkkk.
Tentarei achar fotos do "antes do cooperband" e "depois do cooperband" pra voce ter uma idéia.

Abraço e estou a disposição se puder ajudar.
Imagem

Daniel Pires
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 26 Jun 2013, 13:01
Apelido: Daniel
Data de Nascimento: 20 Jul 1973
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: COMEDORES NATURAIS de Aiptasias

#27 Mensagem por Daniel Pires »

Oi Feliperv,

Legal seu relato. Fico feliz que no seu caso deu certo.

Diga uma coisa: Qual a sua fauna e quantos litros tem seu aqua?
Você tem tópico?

Eu pergunto porque, sempre fui louco para ter um Cooperband. E tenho problemas com as aiptasias também.
Mas, fico meio receoso de colocar por conta dos meus tangs, que são os "donos do aqua". kkkk
[font=Verdana]Daniel Pires[/font]

[font=Verdana]Aqua dos Pires:[/font] viewtopic.php?t=27429

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: COMEDORES NATURAIS de Aiptasias

#28 Mensagem por wilson_antunes »

sempre quis um cooperband, mas é um peixe difícil de se entrosar ... é meio delicado. Tenho um conhecido que comprou 2 e os 2 morreram em 2 a 3 dias .. e olha que o aquário dele tem sim microfauna .. mas o peixe se estressa com as viagens e tudo mais ... você deu sorte!!!

Meu aquário tem 1, 20cm .. são 400 Lts cheio de tocas e esconderijos grandes ... tenho um yellow tang e brown .. eles dão umas corridinhas entre eles, mas nada demais. tenho medo também de colocar um cooperband e eles o perturbarem!!!

Sei que ele daria certo aqui em termo de qualidade, pois tenho um casal de mandarins e um dragonet há quase 1 ano. observo meu aquário e ele tem muitos bichinhos ... a noite ligo uma lanterna e vejo varias coisas na agua .. então comida vai ter :-)

mas valeu seu relato! Uso red sea e tropic marin mas já observei que eles matam algumas mas não todas ... as grandes então é um problemão!!!

Daniel Pires
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 26 Jun 2013, 13:01
Apelido: Daniel
Data de Nascimento: 20 Jul 1973
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: COMEDORES NATURAIS de Aiptasias

#29 Mensagem por Daniel Pires »

wilson_antunes escreveu:tenho medo também de colocar um cooperband e eles o perturbarem!!!


É exatamente o mesmo medo que o eu tenho, Wilson.
E, por ser delicado, se ficar com medo e passar 1 ou dois dias sem comer, aí é fracasso na certa.
Por conta disso não criei coragem ainda.

Há relatos de aquaristas que tentaram o Cooperband, mas ele nem ligou para as aiptasias..........também existe este risco.

Não me lembro se já citaram aqui no tópico.........outra opção seria o SeaGrass ou File Fish, como queira.
O problema é que ele não é reef safe, e pode causar danos aos corais.

Assunto difícil essas aiptasias, viu. icon_4

Abração.
[font=Verdana]Daniel Pires[/font]

[font=Verdana]Aqua dos Pires:[/font] viewtopic.php?t=27429

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: COMEDORES NATURAIS de Aiptasias

#30 Mensagem por wilson_antunes »

Daniel, esse SeaGrass não sei que peixe é, tem foto?
Quanto ao Filé de Peixe, esse come coral!

Quanto ao Cooperband, nunca ouvi relato dele não comer aiptasias, além disso sou um verdadeiro apaixonado por borboletas (prova, pode ver a foto do meu avatar rs) e o cooperband não é uma questão de querer tê-lo apenas pra me livrar de aiptasias, na verdade considero o cooperband um dos mais lindo de todos!!! É um peixe lindo demais!!!

Tenho certeza que biologicamente falando, meu aqua está preparado para estes peixes da micro fauna, mas já o territorialismo .. é sempre um caso a se analisar bem para estudar a convivência dos habitantes com qualquer outro novo morador que se "pense" em colocar.

Tenho a consciência tranquila de até hoje, começar meu primeiro marinho e não ter perdido nenhum animal até agora!!! Exceto esses camarões bailarinos que NUNCA mais irei comprar!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: COMEDORES NATURAIS de Aiptasias

#31 Mensagem por Celso Suguimoto »

Cooperband pode beliscar tridacnas também

Seagrass eh esse peixe

Imagem

Já tive um... aqui nunca beliscou coral algum, foi pro Renan Kfouri e detonou a colônia de frog dele q por sinal tinha vindo daqui
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Wendell Medeiros
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 24
Registrado em: 21 Jul 2015, 01:51
Apelido: Wendell Medeiros
Data de Nascimento: 25 Jul 1977
Cidade: Natal
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: COMEDORES NATURAIS de Aiptasias

#32 Mensagem por Wendell Medeiros »

Wilson, a relatos de um conhecido meu que donzela yellow tail as comem. mas vi que no seu aquário já tem dela, então não sei ao certo se realmente as donzelas comem aiptasias.
*Uma dica para os camarões durarem mais tempo no seu reef é o seguinte. aqui onde moro tem uma praia que é cheio de bailarinos, mas é muito difícil, mas não impossível, de captura-los pois ficam em fendas e entre rochas muito apertadas, você poderia simular colocamdo duas rochas juntas que se "encaixem" deixando uma fenda que caibam eles entre uma rocha e outra para se abrigarem, coloque essas duas rochas em local onde seja menos luminoso durante o fotoperiodo, assim pode ser uma alternativa para seus camarões não morrerem rápido como relata.

Daniel Pires
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 26 Jun 2013, 13:01
Apelido: Daniel
Data de Nascimento: 20 Jul 1973
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: COMEDORES NATURAIS de Aiptasias

#33 Mensagem por Daniel Pires »

Celso Suguimoto escreveu:Cooperband pode beliscar tridacnas também

Seagrass eh esse peixe

wilson_antunes escreveu:Daniel, esse SeaGrass não sei que peixe é, tem foto?


Imagem

Já tive um... aqui nunca beliscou coral algum, foi pro Renan Kfouri e detonou a colônia de frog dele q por sinal tinha vindo daqui


Esse mesmo, Celso.
Estou certo ao dizer que ele não é reef safe, correto?

wilson_antunes escreveu:Quanto ao Cooperband, nunca ouvi relato dele não comer aiptasias, além disso sou um verdadeiro apaixonado por borboletas (prova, pode ver a foto do meu avatar rs) e o cooperband não é uma questão de querer tê-lo apenas pra me livrar de aiptasias, na verdade considero o cooperband um dos mais lindo de todos!!! É um peixe lindo demais!!!

Tenho certeza que biologicamente falando, meu aqua está preparado para estes peixes da micro fauna, mas já o territorialismo .. é sempre um caso a se analisar bem para estudar a convivência dos habitantes com qualquer outro novo morador que se "pense" em colocar.


Eu também acho o Cooperband lindo demais! Até hoje é uma frustração para mim não tê-lo por aqui. icon_crybaby
Mas essa questão do territorialismo é algo a considerar com muito cuidado, especialmente no caso de peixes delicados como ele. (tenho certeza que você manja muito mais disso que eu)

Um amigo meu aqui do BR, já me contou de um Cooperband num aqua repleto de aiptasias, e o bichinho não dava a mínima pra elas.
Acredito que isso tenha a ver com a oferta de comida para ele.

Quanto as aiptasias, por hora, vou tentar controla-las injetando kalk. Vou fazer aos poucos, para acompanhar os resultados.

Abs
[font=Verdana]Daniel Pires[/font]

[font=Verdana]Aqua dos Pires:[/font] viewtopic.php?t=27429

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: COMEDORES NATURAIS de Aiptasias

#34 Mensagem por Celso Suguimoto »

Entao Daniel, é loteria... pq o mesmo exemplar aqui não beliscou nada e no Renan ele teve q por no sump, a maioria das alternativas para controle de aiptasias podem não ser consideradas totalmente reef safe... a excessao das berghias, mas essas morrem qdo o alimento acaba

Ele é bem exotico
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Daniel Pires
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 26 Jun 2013, 13:01
Apelido: Daniel
Data de Nascimento: 20 Jul 1973
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: COMEDORES NATURAIS de Aiptasias

#35 Mensagem por Daniel Pires »

Berghias?!?!? Nunca vi esse bichinho por aqui, Celso.
Você já viu em algum lugar?

Imagem

É esse, né?
[font=Verdana]Daniel Pires[/font]

[font=Verdana]Aqua dos Pires:[/font] viewtopic.php?t=27429

Daniel Pires
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 26 Jun 2013, 13:01
Apelido: Daniel
Data de Nascimento: 20 Jul 1973
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: COMEDORES NATURAIS de Aiptasias

#36 Mensagem por Daniel Pires »

Olha essa foto:
Tudo o que eu mais queria, nesse momento. kkkk

Imagem
[font=Verdana]Daniel Pires[/font]

[font=Verdana]Aqua dos Pires:[/font] viewtopic.php?t=27429

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: COMEDORES NATURAIS de Aiptasias

#37 Mensagem por Renato Vidal »

Insista com os bailarinos.

As exigências deles é a mesma do cleanner, e, se o cleanner esta bem, os bailarinos também estariam. Paguros não atacariam bailarinos, aqui em casa ele são predados pela fêmea de Clarkii, que os pega e joga dentro da anêmona para alimentar.

Os bailarinos são bons em se esconder, acredito na possibilidade de estarem pelo aquário, muito bem escondidos entre frestas e vãos.

Com calma e tranquilidade irão dar conta das aiptásias.

Tente observar o aquário com uma lanterna durante a noite, pode ser que encontre eles.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: COMEDORES NATURAIS de Aiptasias

#38 Mensagem por Celso Suguimoto »

Daniel

Há anos atrás vi algumas vendendo... acho q a CIA tinha trazido numa importação única.

Eu já tentei via Portugal, mas olha o email na época (faz anos)

Data: Thu, 20 Jul 2006 15:59:06 +0100
De: "Lusoreef" <Lusoreef@zmail.pt>
Responder para: Lusoreef@zmail.pt
Para: "Celso Suguimoto"
Assunto: Re: Berghia verrucicornis
Esta mensagem não foi classificada, caso seja um spam, clique em Reportar Spam


Mensagem com caracteres estranhos: Selecionar[Padrão] (ISO-8859-1)Outros (UTF-8) O que é Se a mensagem contiver caracteres estranhos e o webmail não conseguir identificar, será necessário forçar a mudança manualmente.


Caro Celso,
É um pouco dificil de enviar Berghias para o Brasil, pelo que sairiam muito caras. Sempre tivemos dificuldade em enviar coisas para o Brasil devido às leis internas do Brasil que restringem bastante a entrada d invertebrados.
Talvez o Anthony Calfo consiga a partir dos estados unidos.
Anthony Calfo: Reading trees@yahoo.com
Um abraço,
Brian
Lusoreef, Marine ornamental species
Tel: +351 916012650
Fax: +351 282353159
Web: http://www.lusoreef.com
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: COMEDORES NATURAIS de Aiptasias

#39 Mensagem por wilson_antunes »

Oi Pessoal,

meu layout é bem feito, uma área mais aberta, um grande arco e uma parte cheia de rochas com muitas fendas impenetráveis por peixes. Já tive cerca de 10 camarões antes que sumiram. Dessa vez comprei um lote de 9 de uma única vez e só encontro 4. Sei que se escondem bem. Conto a noite com uma lanterna .. eles simplesmente somem. Não vejo nem perninhas!!! Tenho uma anêmona tip mas bem pequena ainda, não comeria um camarão.

Vou ter que me contentar em gastar horrores com essas coisas de aiptasia-x.

Com relação a esses outros peixes, durante mergulhos já vi peixes deste filefish beliscando corais e gorgonias, esse eu não arrisco mesmo. Meus frogs estão lindos, se um bicho desse ataca, vai virá filé mesmo!!!!

Quanto ao cooperband, sempre foi um peixe de sonhos, mas não sei nem onde encontra-lo, de preferencia percebo que quanto menor o peixe melhor para se acostumar, consegue ficar menos perceptivo e os tangs não se sentirão tão ameaçados e minha ideia seria coloca-lo junto com um tang yellow eye, já penso nesse tang meio avermelhado há tempos e a vantagem é que dividiria a atenção e creio que os demais tangs focariam mais nele que no cooperband.

Com relação ao damsel yellow tail .. tsts não chega nem perto de aiptasias.

Com relação a nudibrânquio e afins, eu não arriscaria, são super venenosos justamente pelo que comem, ou seja, toxina dos corais!

Avatar do usuário
feliperv
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 53
Registrado em: 31 Jan 2012, 13:18
Data de Nascimento: 23 Set 1973
Cidade: Juiz de Fora-MG
País: Brasil
Localização: Brasília-DF
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: COMEDORES NATURAIS de Aiptasias

#40 Mensagem por feliperv »

Desculpe a demora Daniel,
Vamos lá, meu aqua nao e tao grande, red sea 250 litros.
Quanto a fauna, na verdade eu estava para fazer um desmonte por necessidade, mas consegui contornar.
Alem do cooperband, estou com um yellow tang, 3 ocellaris, 1 semicirculatus e 1 singapore angel, mas estao pequenos. Apesar dos anjos, nao pretendo migrar para um only fish.
Corais tenho frogs, mushrooms, trumpets, zoanthus, plate. Desfiz de muitos outros.
Pra nao dizer que os anjos sao santos, esiste um palinthoantos (acho que e isso, tipo um zoanthus maior) que perdeu os cilios. Foi o coral que o singapore encasquetou.
Quanto ao cooperband, nao sei se por sorte, mas so vi beneficios ate o momento.
Hoje mesmmo, virei uma rocha e percebi uma aiptasia. Nao passou 1 minuto e o cooper ja estava bicando a rocha. E impressionante.
No mais so elogios mesmo.
Quanto a sua longevidade realmente nao tenho ideia, como disse, alterno sua alimentacao, alem da artemia congelada, eu ralo camaroes congelados e tambem ele se delicia.
Estou procurando vongole, que ja soube que ele curte, porem aqui no meio do brasil e dificil chegar esse animal fresco, digo, vivo.
Possuo um post aqui sim, mas apanho dessse site. Mas foram as primeiras fotos, em 2012. Vou bater umas fotos e tomar vergonha na cara para atualizar.
Estou a disposicao se puder ajudar em algo.
Abraco.
Imagem

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”