🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Nano Reef – Marinello

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Responder
Mensagem
Autor
Cassio Marinello
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 14 Nov 2014, 13:58
Apelido: Cassio Marinello
Data de Nascimento: 19 Dez 1991
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Nano Reef – Marinello

#1 Mensagem por Cassio Marinello »

Fala ae galera!

Com imenso prazer que mostro o meu pequenino reef que estou montando. Tenho milhares de dúvidas ainda, depois de praticamente uns 3 meses estudando o que seria melhor fazer em canais do Youtube e principalmente neste e outros fóruns.
À medida que eu for atualizando, irei editando este post e colocando as datas.
Antes de tudo, este é meu primeiro aquário sério, sempre achei lindos aquários marinhos, queria muito começar com um de no mínimo 200 litros (por dizerem que é mais fácil manter do que um de 20~30 litros), mas estou para me mudar e fiquei um pouco preocupado com o trabalho que daria na hora da mudança, depois que me ajeitar na nova casa, utilizarei este como um refúgio.

Bem vamos lá.
Estive pesquisando bastante em um nano para brincar, queria muito encontrar um TL-450 ou um MT 50, mas o que peguei por um bom preço foi um MT 30 bem usado (bem riscado), mas bem completo, que já da para começar.

Setup
Substrato: Samoa Pink – Natures Ocean #1
Rocha: 3 kg sanzibar
Iluminação: 1 PL 18W + LED 10W 460~465nm (Com temporizador)
Termostato: Roxin HT-1900 50W
Resfriamento: 2 Coolers de 80mm para entrada de ar + 2 coolers de 50mm para saída.
Controlador: Coel TLZ 11
Bomba: Original da Boyu (400l/h)

Sump
Perlon
Cerâmica usada que veio com o aqua
Bioballs que também veio com o aqua
250gr Carvão ativado

Animais/Corais:
A ideia inicial é apenas colocar um casal de Ocelaris, talvez um camarão Stenopus, paguros e alguns corais apenas:
Anêmona Passiflora ou outra anêmona
Xênia pom pom
Trumpet
(E algo fácil de manter)

Outros:
Filtro Deionizador
Estou em busca de um armário (está em uma cadeira ainda hahahah)
Um futuro no-Break
Um futuro lugar no armário para reposição automática de agua.

Rações/etc.
Em cada lugar que eu vejo, cada um recomenda um coisa, mas por hora comprei Tetra Color Tropical Granules, Alcon Spirulina , Tetra Min Tropical Flakes e Ovos De Artemia, bem variada a alimentação (estava pensando em 2x ao dia ou até 1x ao dia), se não se adaptarei comprarei a Thera+A e caso encerrado.

Testes:
PH Alcon
KH Alcon
Nitrito/Nitrato Red Sea
Amonia Red Sea

TPA’s semanais de 4 litros

Está em faze de ciclagem, montei no dia 5 de janeiro, até então no escuro. Pretendo ligar a iluminação na 3ª semana (estou esperando chegar o temporizador), ainda não fiz nenhum teste, apenas controlando a densidade (que está em torno de 1022), farei todos os testes na 3ª semana e depois só quando for colocar a equipe de limpeza (provavelmente na 5ª semana).

Com esse calor dos infernos que está fazendo aqui em SP, estou conseguindo manter 26,5~27° com um mini ventilador da Fame, pois ainda não chegou os coolers de entrada e saída de ar (os 2 de 50mm que veio nele, não estavam funcionando e comprei um de 120mm da Coolermaster mas não coube  hahaha), é quase 1 litro por dia que está indo para o brejo...

Algumas fotos que tenho aqui no celular (Vou tirar fotos melhores chegando em casa), liguei a iluminação apenas para melhor visualização.

05/01/2015
Acabado de adicionar a água
Imagem

12/01/2015
Depois de 1 semana (o bico de papagaio movimentou bastante o substrato),
Imagem

19/01/2015
Coloquei apenas para ver como fica com o Led, irei acoplar próximo dos coolers de saída de ar (Ficou um tanto quanto forte na foto). Mudei o posicionamento do Bico de papagaio.
Imagem

@Edit - 21/01/2015

Wellington Salles escreveu:Cassio Marinello,
Eu achei que ter colocado uma pedra compacta e grande inviabiliza as tocas para os peixes!!! melhor seria pedras menores sobrepostas...


Aqui é como está Wellington, estaria legal esta toca?
Imagem

Como ainda não chegou os coolers para adaptar juntamente com o Led, coloquei esse ventilador como gambiarra.
Imagem

Depois posto as fotos de como está a tampa, sump, local, etc.

Dúvidas se alguém quiser responder hihi:

Está muito sobrecarregado de animais e corais?
Essa iluminação será suficiente?
Com esses dias de temporais, desligamos a chave geral de casa para prevenir dos raios... (já perdemos quase a casa toda com um raio que caiu...) teria algum problema o aquário ficar desligado por volta de 20 minutos? (Por isso vou comprar o no-break)
Algum problema com as rações? Posso dar 1x ao dia? Qual o melhor horário? Pode ser por volta das 7?

Bem, acho que por hora é isso... espero aprender muito mais com vcs e estou super satisfeito com o andamento e super ansioso com o que virá hahahaha.

Já estou querendo montar mais hahaha.

Vlw pessoal!
Editado pela última vez por Cassio Marinello em 21 Jan 2015, 08:11, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Nano Reef – Marinello

#2 Mensagem por Wellington Salles »

Cassio Marinello,


Parabéns pelo reef! Realmente o negocio é viciante...

Eu achei que ter colocado uma pedra compacta e grande inviabiliza as tocas para os peixes!!! melhor seria pedras menores sobrepostas...

Quanto as rações ok! Duas vezes ao dia tá Show... só não abuse na quantidade...

O problema de se manter um sistema pequeno seria a manutencão do sistema que oscila com grande facilidade... E o fato de desligá-lo vez em quando pode ser um problema sério.... Não o aconselharia fazer isso quando estiver habitado!!!

Abração.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Cassio Marinello
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 14 Nov 2014, 13:58
Apelido: Cassio Marinello
Data de Nascimento: 19 Dez 1991
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Nano Reef – Marinello

#3 Mensagem por Cassio Marinello »

Wellington Salles escreveu:Cassio Marinello,

Parabéns pelo reef! Realmente o negocio é viciante...

Eu achei que ter colocado uma pedra compacta e grande inviabiliza as tocas para os peixes!!! melhor seria pedras menores sobrepostas...

Quanto as rações ok! Duas vezes ao dia tá Show... só não abuse na quantidade...

O problema de se manter um sistema pequeno seria a manutencão do sistema que oscila com grande facilidade... E o fato de desligá-lo vez em quando pode ser um problema sério.... Não o aconselharia fazer isso quando estiver habitado!!!

Abração.


Muito obrigado Wellington!

Pensando exatamente na toca com essa pedra, coloquei um pouco em diagonal encostada no sump para formar a toca na parte de trás, colocarei fotos depois de como está, ficou escuro e acho que os peixes conseguem ficar por ali. (Mas qualquer coisa, se vc e o pessoal achar que não fica legal, fim de semana faço um quebra-quebra com essa rocha hahahhah)


Sim, fiquei preocupado em desligar também, mesmo estando sem peixes. Mas o quanto antes estarei providenciando um no break ou um sistema de luz fora da resistência geral de casa.

Forte abraço!

Avatar do usuário
Danilo Rodrigues
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 256
Registrado em: 24 Jun 2012, 12:01
Apelido: drc007
Data de Nascimento: 12 Dez 1986
Cidade: Santo André
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Nano Reef – Marinello

#4 Mensagem por Danilo Rodrigues »

Fala Cassio, blz?

Eu tinha um MT 30, e era show! O meu único problema era a temperatura. Cuidado com isso!
Quanto ao coletor, comprei na Zaia Aquarios, em Brasília. Eles enviam por sedex.

Boa sorte com o nano!

Cassio Marinello
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 14 Nov 2014, 13:58
Apelido: Cassio Marinello
Data de Nascimento: 19 Dez 1991
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Nano Reef – Marinello

#5 Mensagem por Cassio Marinello »

Danilo Rodrigues escreveu:Fala Cassio, blz?

Eu tinha um MT 30, e era show! O meu único problema era a temperatura. Cuidado com isso!
Quanto ao coletor, comprei na Zaia Aquarios, em Brasília. Eles enviam por sedex.

Boa sorte com o nano!


Muito obrigado, Danilo!
To me preparando psicologicamente e bolsologicamente para os erros... mas torcendo para nada dar errado icon_bag

Ta fogo de manter a temperatura abaixo dos 27... se nem eu estou aguentando ficar dentro de casa, imagina controlar essa temperatura... e para ajudar os correios estão de sacanagem para entregar meus coolers, temporizador e o resto dos testes icon_furious .

Olhei no site da Zaia sobre esse coletor mas não encontrei, farei com uma tampa de caixa de CD mesmo (sera que posso colocar um pedaço de chapa de Poliestireno no aqua? É similar ao acrílico.)



Já estou tentando achar um lugar bacana que eu possa ir retirar uma muda de Xênia pom pom... mais está difícil icon_crybaby.

Thiago Henrique
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 161
Registrado em: 19 Jul 2013, 19:44
Apelido: Tyago
Data de Nascimento: 14 Fev 1993
Cidade: sao jose do rio preto
País: brasil
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 10 vezes

Re: Nano Reef – Marinello

#6 Mensagem por Thiago Henrique »

quando eu montei meu aquario meu segundo coral foi uma xenia pompom ... tem aquario que vai e vira praga ... mas tambem
é o primeiro que sente alguma coisa errada.. quando eu comprei a epoca eram 2 talinhos um derreteu ... se eu fosse voce
compraria uma carpet green é muito lindo e vai super bem em aquarios novos !!

boa sorte icon_joia

William Monteiro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 367
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:52
Apelido: William M
Localização: São Paulo
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Nano Reef – Marinello

#7 Mensagem por William Monteiro »

Achei legal essa rocha , e se vc proceder com TPAs semanais esse aqua vai bem mas deve ser rigoroso quanto a TPAs e também controlar a alimentação sem exagero !
Boa sorte...

Cassio Marinello
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 14 Nov 2014, 13:58
Apelido: Cassio Marinello
Data de Nascimento: 19 Dez 1991
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Nano Reef – Marinello

#8 Mensagem por Cassio Marinello »

Thiago Henrique escreveu:quando eu montei meu aquario meu segundo coral foi uma xenia pompom ... tem aquario que vai e vira praga ... mas tambem
é o primeiro que sente alguma coisa errada.. quando eu comprei a epoca eram 2 talinhos um derreteu ... se eu fosse voce
compraria uma carpet green é muito lindo e vai super bem em aquarios novos !!

boa sorte icon_joia


Thiago, eu ficaria feliz demais se virasse praga... Acho um dos corais mais lindos!
Carpet é bem legal também... Vamos ver quando estiver pronto o que sai primeiro ahahaha
Muito obrigado!

William Monteiro escreveu:Achei legal essa rocha , e se vc proceder com TPAs semanais esse aqua vai bem mas deve ser rigoroso quanto a TPAs e também controlar a alimentação sem exagero !
Boa sorte...


Anotado!
Axei muito legal essa rocha, ai tem algumas sobras de verme spaguett, e tem algumas coisas que não sei decifrar se é esqueleto de coral ou verme...
Ate vi bastante modificações que a galera faz nesse aqua, mas todos disseram que não adianta muito um skimmer, por isso optei em tpa's mesmo.
Muito obrigado!

Cheguei em casa agora e estava batendo 27,6... Ta louco... :/

Cassio Marinello
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 14 Nov 2014, 13:58
Apelido: Cassio Marinello
Data de Nascimento: 19 Dez 1991
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Nano Reef – Marinello

#9 Mensagem por Cassio Marinello »

Atualizando...
Chegaram os testes e o Refratômetro...

1º: PH, KH, Amônia estão okay, porem Nitrito e Nitrato estão estupidamente alto... a cor está até fora da tabela... rs

Não notei nenhuma alga, semana passada deixei a iluminação ligada por 4 horas, fiz a adaptação da entrada de agua no sump (com um acrílico), passando pelo o perlon, a espuma, cerâmica e carvão. Seria conveniente colocar outra coisa ou aplicar um Bio digest para dar um UP na ciclagem? Tentei arranjar uma rocha viva mas não conheço ninguém que tenha aquário perto de casa.

2º: A PL foi para o saco, essa semana irei colocar 2 leds de 10w 6500k. Obviamente vai ficar melhor.

Cassio Marinello
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 14 Nov 2014, 13:58
Apelido: Cassio Marinello
Data de Nascimento: 19 Dez 1991
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Nano Reef – Marinello (atualizado 03/06/2015)

#10 Mensagem por Cassio Marinello »

Caraca... já se passou 6 meses icon_comemorando

Boaaaaaaa noite galera!

Atualizando o tópico do meu nano, está indo muito bem (TUDO! [s]Eu acho...[/s]). Tirei várias e várias fotos para postar aqui, só que esse ano está um pouco conturbado e faltei batente no fórum... 2guns

Sempre mantive o controle de 15 em 15 dias para ver como andava os parâmetros da agua

Coloquei no fim desses posts pequenas dúvidas para que vcs possam me ajudar.

Vamos lá.

16/02/2015:

Troquei a lampada PL por 2 Led's Royal Blue de 10w e 1 6500k de 10w

[imagem]http://i.imgbox.com/Ohu7PBdX.jpg[/imagem]

[imagem]http://i.imgbox.com/TuHv4CHU.jpg[/imagem]

25/02/2015

Chegaram o kit de biologia do Matias aqui do grupo (a poliqueta maior e alguns ofiuros vieram mortos, mas os menores sobreviveram)

[imagem]http://i.imgbox.com/BhGcF1OS.jpg[/imagem]

Mas veio até um lagostin! Que fica embaixo da rocha e é super arisco icon_comemorando icon_comemorando icon_comemorando icon_comemorando
Já vi passeando no aqua, mas é dificil fotografar...

(Consegui capturar um teco dele em uma filmagem)

[imagem]http://i.imgbox.com/3fpr5UYb.png[/imagem]

Dosei Nitridac de dia a dia para dar um pump na biologia e sumir com o nitrito/nitrato

02/03/2015

Coloquei a equipe de limpeza composta por 3 paguros e 2 turbo snails e uma (PEQUENA) Xenia Giant Pulsante... olhem o tamanho que está hoje mais abaixo

[imagem]http://i.imgbox.com/awAJC49M.jpg[/imagem]

09/03/2015

Não aguentei e coloquei o Leather, mushroom e o trumpet (MEIO) green rs.

[imagem]http://i.imgbox.com/EJM7llUZ.jpg[/imagem]

18/04/2015

Frog adicionado (junto com o carpet e mais um que não lembro o nome hahaha)

[imagem]http://i.imgbox.com/3K75XbF5.jpg[/imagem]

20/05/2015

BBT anã adicionada (BEEEEEMMM anã mesmo hahaha), ainda não tinha achado o canto ideal

[imagem]http://i.imgbox.com/bMM0Xt1R.jpg[/imagem]

23/05/2015

Seguro que a água estava okay, coloquei os tão esperados Ocellaris
Logo que coloquei, já foram direto na Xênia, não estranharam nada, comeram sem frescura na hora que coloquei a ração :shock:

[imagem]http://i.imgbox.com/yOPvIfnG.jpg[/imagem]

O mais bacana que de dia os dois ficam na xênia e de noite se revesam na anêmona.

[imagem]http://i.imgbox.com/fgzHua0j.jpg[/imagem]


03/06/2015

Essas fotos foram tiradas agora há pouco:

[imagem]http://i.imgbox.com/yhogeGfX.jpg[/imagem]

[imagem]http://i.imgbox.com/SFeJdmbu.jpg[/imagem]

Xênia giganteeeeeee
[imagem]http://i.imgbox.com/rEaYuRnJ.jpg[/imagem]

[imagem]http://i.imgbox.com/54llfDd6.jpg[/imagem]

A pequena muda que fiz para trocar ou dar para alguém
[imagem]http://i.imgbox.com/LIhA8l7e.jpg[/imagem]

[imagem]http://i.imgbox.com/NTnrHgmk.jpg[/imagem]
(Riscos e mais riscos no vidro)

Já tem um tempo que o Ocellaris maior fica "brigando" com o menor e muitas vezes chega na frente para ficar dando uma especie de tremedeira, o que seria? Dança do acasalamento ou o espirito do ragatanga que desce na hora? hahahahahahah

Acho que é isso por enquanto, aceito qualquer sugestão para mudanças.

Estou dosando zooplan da Brightwell Aquatics 2 vezes por semana, TPA's de 12 em 12 dias e se divertindo 24hs ao dia hahahahaha...

Coloquei o nobreak para a bomba pois estava dando umas quedas feias aqui na região

Não apareceu até hoje as algas calcárias, isso é bom? Ruim? algo que possa ser feito?

O único problema até agora que teve um pequeno surto de planarias que aspirei e por enquanto sumiram (essas desgraçadas)

Desculpe pela a qualidade das fotos, tirei tudo com o meu celular...

Agradeço muito pelas dicas que vejo aqui e pelas dúvidas tiradas pessoalmente/in box.

Já estou pesquisando um aqua de 200~300L porque achei demais! (Principalmente a família toda)

Vou postando as novidades. icon_drunk

John Doe
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 26 Dez 2014, 11:29
Apelido: John Doe
Data de Nascimento: 05 Mar 1985
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Knowhere
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Nano Reef – Marinello

#11 Mensagem por John Doe »

Cara, tá ficando muito legal, seu reef!
Parabéns!!

Quanto a 'tremedeira', é o palhaço menor se mostrando submisso... Você sabe que todos os palhaços nascem machos e posteriormente o maior e mais dominante do grupo se torna fêmea, né?
Com esse movimento ele está mostrando que o outro é quem manda. Se você prestar atenção, vai ver que geralmente vem logo depois de um "ataque" do maior. Com isso ele evita que o ataque continue e, quem sabe, se machuque. Tem uns artigos interessantes a respeito, aí pelas internetes!

As planárias que surgiram no meu estavam em um mushroom e resolvi com um banho de água doce (de uns 3-5 segundos), elas não resistem ao choque osmótico. Mas confirma com a galera mais experiente se pode ser com qualquer coral, porque o mush é mais resistente e não tem problema.

Por fim, eu trocaria esse KH da labcon... Já ouvi péssimos relatos de resultados errados que podem te levar a uma suplementação errada... Enfim... Procura um mais confiável.

Abraço!

Cassio Marinello
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 14 Nov 2014, 13:58
Apelido: Cassio Marinello
Data de Nascimento: 19 Dez 1991
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Nano Reef – Marinello

#12 Mensagem por Cassio Marinello »

Daniel Caccia escreveu:Cara, tá ficando muito legal, seu reef!
Parabéns!!

Quanto a 'tremedeira', é o palhaço menor se mostrando submisso... Você sabe que todos os palhaços nascem machos e posteriormente o maior e mais dominante do grupo se torna fêmea, né?
Com esse movimento ele está mostrando que o outro é quem manda. Se você prestar atenção, vai ver que geralmente vem logo depois de um "ataque" do maior. Com isso ele evita que o ataque continue e, quem sabe, se machuque. Tem uns artigos interessantes a respeito, aí pelas internetes!
Abraço!


Vlw Daniel

Sei que todos nascem machos sim, mas o mesmo palhaço que ataca sofre essas tremedeiras na frente do menor hahahah..

As planarias estavam nas Xênias, até pensei em dar um banho de água de RO para remover, mas aspirei com um pequeno cano de silicone e seringa, até que deu certo.

Vou procurar outro teste de KH para uma maior precisão.

John Doe
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 26 Dez 2014, 11:29
Apelido: John Doe
Data de Nascimento: 05 Mar 1985
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Knowhere
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Nano Reef – Marinello

#13 Mensagem por John Doe »

Vai ver eles ainda nao decidiram quem é o chefe... Hahah...
Tem um video no meu tópico, veja se é a mesma coisa.

Aquela muda que vc fez pra troca é GSP? Ou é outra cor?

É melhor remover mesmo as planárias do que metá-las. Quando morrem liberam uma toxina na água. Se for uma quantidade muito grande pode intoxicar sua água.

Cassio Marinello
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 14 Nov 2014, 13:58
Apelido: Cassio Marinello
Data de Nascimento: 19 Dez 1991
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Nano Reef – Marinello

#14 Mensagem por Cassio Marinello »

Daniel Caccia escreveu:Aquela muda que vc fez pra troca é GSP? Ou é outra cor?


Não, a muda que fiz foi da Xênia... A GPS é uma que comprei recentemente (compro pequena mesmo por causa do espaço desse nano)

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Nano Reef – Marinello

#15 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Cassio, sua montagem está bem legal

Me preocupo com esse lagostim , seria interessante identificá-lo para verificar se é reef safe

Choque osmótico tem que ser feito com algum cuidado. Faça uma correção de PH com algum buffer e de temperatura. Queremos apenas um choque osmotico e não somá-lo com choque térmico, o que poderá matar o coral dependendo de sua situação

Cassio Marinello
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 14 Nov 2014, 13:58
Apelido: Cassio Marinello
Data de Nascimento: 19 Dez 1991
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Nano Reef – Marinello

#16 Mensagem por Cassio Marinello »

Arnaldo Pieruccini escreveu:Cassio, sua montagem está bem legal

Me preocupo com esse lagostim , seria interessante identificá-lo para verificar se é reef safe

Choque osmótico tem que ser feito com algum cuidado. Faça uma correção de PH com algum buffer e de temperatura. Queremos apenas um choque osmotico e não somá-lo com choque térmico, o que poderá matar o coral dependendo de sua situação


Muito obrigado, Arnaldo!

Então, fiquei um tempo observando o comportamento dele, não faz absolutamente nada, apenas fica em baixo da Rocha empurrando todo o substrato para fora e pega as rações que coloco. Apenas um dia que ele arrastou um paguro próximo a "toca" dele, mas não fez nada, logo soltou. Não come corais nem nada do tipo.

Agora nessa parte de Choque osmótico, não quis arriscar em correções, temperatura ou dosagem de algum suplemento/buffer, pois como sou iniciante na área e o aqua é pequeno, achei melhor fazer de um modo mais "manual" em sugar as pragas, do que fazer algumas dessas opções para dar algum erro grave em todo o aqua.
Agradeço as dicas, mas deixarei para um próximo aqua (maior obviamente).

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Nano Reef – Marinello

#17 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Ahhhh Cássio esse camarão deve ser aquele que faz simbiose com os blênios

Cassio Marinello
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 14 Nov 2014, 13:58
Apelido: Cassio Marinello
Data de Nascimento: 19 Dez 1991
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Nano Reef – Marinello

#18 Mensagem por Cassio Marinello »

Fala ae galera... só atualizando!

3 anos se passaram, infelizmente teve uma queda de luz tremenda em casa e ficou mais de 30 horas sem luz e o nobreak não deu conta, depois disso desestabilizou e perdi praticamente tudo! Ficou apenas 1 Ocellaris...

Essa é a ultima foto que tirei antes da tragédia icon_wacko .

Imagem

Já que foi o primeiro, gostei muito da experiência e já adquiri um TL550 para o próximo ano...

Logo logo posto como está sendo a montagem.

Agradeço de novo as dicas de todos aqui do fórum e videos no YouTube, sempre ajudando demais!

Até breve icon_clap

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”