🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Wilson's Reef RJ - Meu Primeiro Marinho

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Jackson Budke
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 352
Registrado em: 18 Mai 2014, 14:19
Apelido: Jackson
Data de Nascimento: 01 Set 1977
Cidade: Porto Alegre
País: Brasil
Curtiu: 30 vezes
Recebeu Curtir: 26 vezes

Re: Wilson's Reef RJ - Meu Primeiro Marinho

#41 Mensagem por Jackson Budke »

Tá muito bonito Wilson. As cores parecem bem legais. Parabéns.
Jackson Budke
Primeiro Reef

Daniel Pires
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 26 Jun 2013, 13:01
Apelido: Daniel
Data de Nascimento: 20 Jul 1973
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Wilson's Reef RJ - Meu Primeiro Marinho

#42 Mensagem por Daniel Pires »

Oi Wilson, bom dia!

Como está seu Red Dragonet?
Você deixa ele comendo a microfauna, ou oferece alguma coisa a mais pra ele?

Obrigado desde já.
[font=Verdana]Daniel Pires[/font]

[font=Verdana]Aqua dos Pires:[/font] viewtopic.php?t=27429

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: Wilson's Reef RJ - Meu Primeiro Marinho

#43 Mensagem por wilson_antunes »

Oi Daniel,

Creio que o que ele realmente consuma é a microfauna. Pra mantê-la uso nutriente para algas diversas e complementos de bactérias vivas (Blends) para manter uma boa biologia no aquário.
Entretanto faço em casa a eclosão de artemias, que nascem minúsculas! Na água onde eclodo as artemias costumo colocar um pouco de alimento para animais filtrantes, visando deixa-las um pouco mais "nutricionais" :-) .. tentei vongole algumas vezes mas acho que não comeu.

abcs

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

[ATUALIZAÇÃO] Wilson's Reef RJ - Meu Primeiro Marinho

#44 Mensagem por wilson_antunes »

Atualização:

Algumas fotinhas novas (a qualidade não é muito boa porque meu cel tá com a lente embaçada e tb não sei bem contrastar iluminação e por aí vai icon_bangin ):

Minhas Jóias:

Dragonet:
Imagem

Mandarim:
Imagem

Tanto o Mandarim quanto Dragonet estão comigo há uns meses e estão ótimos!!!! Percebo a evolução e adaptação.

Pagurus Amarelos (Sempre quis caranguejos, mas com receio dos corais, optei pelos paguros. Eles cresceram MUITO comparado como tamanho de quando vieram, já li que podem beliscar se não houver comida, já acompanho eles há meses e não percebi nenhum dano):
Imagem

Rochas e Corais do Meio (Destaque para meu Blenny Alge Rock fazendo uma limpezinha com o Goby Neon :-)):
Imagem

Rochas e Corais Esquerda:
Imagem

Rochas e Corais Direita:
Imagem

Deem suas criticas e sugestões.
abcs

Daniel Pires
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 26 Jun 2013, 13:01
Apelido: Daniel
Data de Nascimento: 20 Jul 1973
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Wilson's Reef RJ - Meu Primeiro Marinho

#45 Mensagem por Daniel Pires »

Críticas, Wilson?!?!?!

Com um Dragonet tão lindo como esse?!?!?!?! Eu quero, eu quero, eu quero!!!!!!!! icon_comemorando icon_comemorando icon_comemorando
Acho esse peixinho lindo, lindo.

O Mandarim eu não tenho coragem, mas também está muito bonito, sem contar os corais.
A hora que eles crescerem, você vai ver essa beleza aumentar e propagar por esse aqua maravilhoso.

Parabéns.
Abração
[font=Verdana]Daniel Pires[/font]

[font=Verdana]Aqua dos Pires:[/font] viewtopic.php?t=27429

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Wilson's Reef RJ - Meu Primeiro Marinho

#46 Mensagem por Humberto Jr. »

Poucos sabem mas o Red Ruby dragonet é do mesmo gênero que o mandarim, logo os cuidados e necessidades são as mesmas.

Parabéns pelo aquário. E boa sorte com os 2 dragonetes, que sigam bem!
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Daniel Pires
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 26 Jun 2013, 13:01
Apelido: Daniel
Data de Nascimento: 20 Jul 1973
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Wilson's Reef RJ - Meu Primeiro Marinho

#47 Mensagem por Daniel Pires »

Humberto Jr. escreveu:Poucos sabem mas o Red Ruby dragonet é do mesmo gênero que o mandarim, logo os cuidados e necessidades são as mesmas.


Grande Humberto,

Eu sabia disso… icon_crybaby ……por isso ainda não me atrevi, acredite.

Mas, que bom você avisar, com propriedade!

Abração
[font=Verdana]Daniel Pires[/font]

[font=Verdana]Aqua dos Pires:[/font] viewtopic.php?t=27429

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: Wilson's Reef RJ - Meu Primeiro Marinho

#48 Mensagem por wilson_antunes »

Eu já sabia do parentesco entre as espécies e necessidades. Os mandarins eram peixes certos, um dos motivadores do marinho .. li e reli muitos comentários sobre os cuidados. Já existem Mandarins criados em cativeiros aqui no Brasil já adaptados a alguns tipos de ração. Não foi o meu caso, estava esperando maturar mais meu aquário, quando vi um numa loja, falei com o responsável pelo setor que aquele peixe e o borpoleta copper não comem ração e morreriam logo nas lojas! O animal estava com a cabeça enorme e pele grudada nos ossos, de dar pena!!!! Ia morrer .. então o comprei ... ele já chegou nadando o aquário todo e beliscando coisas ...

Acelerei a maturação do meu aquário, admito!!!Mas usei coisas naturais como Blends com bactérias vivas, complemento para algas calcarias, alimento para animais filtrantes, não demorou para manchas e "coisinhas" começarem a aparecer.

Meu setup foi feito com zelo e aluns itens superdimensionados como bomba e skimmer .. tenho que melhorar um pouco a circulação e um pouquinho da luz. Teoricamente tenho 0,75watt/L.

Eclodo artemias em casa e dou 2 a 3 vezes por semana, cada potinho custa uns R$10,00 e dura uns 2 a 3 meses! Uso a agua do aquário em uma caixinha de isopor sem qualquer cuidado, as vezes ligo uma bombinha (as vezes) Assim que eclodem pego um copo e as pego (ficam em nuvens) e jogo no aquário. Como a agua era do próprio aquário e não artemias compradas (NUNCA as use, podem trazer doenças) acho seguro!!! Na agua das artemias, coloco uns suplementos de seres filtrantes para tentar deixa-las mais ricas em nutrientes.

Uso sempre aquela ração minúscula em grão da Biofisch food, já tive a impressão de vê-los beliscando elas ultimamente, não tenho certeza.
Sei que os tenhos a uns meses e só crescem e a quantidade de "piolhinhos" não diminuíram, se mantém na quantidade. Cheguei a oferecer vongove, mas parei, não os vi comendo.

Prezo pelos animais, não queria agir de forma alguma de forma inconsequente, desisti do borboleta Copper pelas coisas que li e investi em criar um ambiente que pudesse receber um Mandarim com segurança.

Creio que tomei medidas mínimas e venho complementando não com corretivos quimicos pra corrigir os erros, mas com suplementos naturais e biológicos para dar qualidade as rochas e sump.

Tive ajuda de um bom vendedor (site), mas a maior parte adquiri aqui no fórum e nos livros: "Aquario Marinho e as Rochas Vivas" e "Aquario Marinho de Recife de Corais".

Obrigado a todos pelas dicas e criticas que sempre somam!!!! Criticas sempre (mas com educação ;-))

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: Wilson's Reef RJ - Meu Primeiro Marinho

#49 Mensagem por wilson_antunes »

Daniel Pires escreveu:Críticas, Wilson?!?!?!

Com um Dragonet tão lindo como esse?!?!?!?! Eu quero, eu quero, eu quero!!!!!!!!


Daniel,
O vendedor do site que compro quase tudo que tenho, é uma pessoa excelente e dá dicas sinceras, quando falei que pensava em comprar o borboleta Copper ele me disse "Não compre, é difícil e especifico!" e me deu uma aula sobre o peixe. Pensei em comprar o mandarim e ele também disse na época que ainda não era a hora! Me recomendou o Dragonet que apesar de ter as mesmas necessidades, é mais resistente e tranquilo para se alimentar!

O mais engraçado é que este peixe não nada NUNCA!!!!! Ele só anda no fundo e nas rochas!!!! Parece mais um lagarto do que um peixe!!!! Ele é bem pequenino também, bem menor que o Mandarim. O comportamento dele é idêntico a de um lagarto!!!! Uma figura!!! Mas não é o meu predileto.

Mas se você tem um aquário estabilizado, com corais, algas e perceber seres nele, compre seu Dragonet!

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Wilson's Reef RJ - Meu Primeiro Marinho

#50 Mensagem por Humberto Jr. »

Wilson, parabéns pelas medidas tomadas para manter seus dragonetes!

As artêmias só começam a se alimentar algumas horas depois de nascer. No Laboratório colocávamos alimento depois de 8-10 horas de eclosão, período suficiente para terminar a formação do sistema digestório.

Eu ainda penso em ter mandarim, mas sei que é cedo. Estarei montando um refúgio logo menos. Assim que ver uma boa "produção" de amphipodas e copepodos analisarei melhor.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: Wilson's Reef RJ - Meu Primeiro Marinho

#51 Mensagem por wilson_antunes »

Humberto Jr. escreveu:Eu ainda penso em ter mandarim


Humberto,
Não creio que o refugio seja necessário, mas sem dúvida alguma é uma vantagem enorme, mas quando for comprar pesquise o criador de Mandarim que eu te falei, basta digitar no google que ele acha hehe, assim você adquiri peixes sustentáveis, criados em cativeiro e acostumados a ração. O cara disponibiliza uma excelente matéria com dicas de como adaptar aos poucos mandarins a uma alimentação mais fácil.

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Wilson's Reef RJ - Meu Primeiro Marinho

#52 Mensagem por Humberto Jr. »

Tenho contato com quem provavelmente te vendeu. Animais criados em cativeiro, e acredito que foram os primeiros a reproduzirem mandarins no BR.

Ainda ficará somente nos planos, pois não fico próximo do aquário, vou a cada 7-15-21 dias pra casa. Meu pai que "cuida" (coloca ração, água na caixa de reposição e me liga se observar algo de errado).

Já está com eles há quanto tempo?
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: Wilson's Reef RJ - Meu Primeiro Marinho

#53 Mensagem por wilson_antunes »

Acho que 4 ou 5 meses.

leo carvalho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 670
Registrado em: 24 Jun 2009, 13:49
Apelido: Leo
Localização: Friburgo-rj
Curtiu: 5 vezes
Recebeu Curtir: 54 vezes

Re: Wilson's Reef RJ - Meu Primeiro Marinho

#54 Mensagem por leo carvalho »

Parabéns Wilson, muito interessante o modo como fez esse arco com a rocha, não imagino como tenha sido

Me mata uma curiosidade amigo, o que achou das polarios depois de um tempo de uso? barulhenta? boa circulação?? conte plz

Muito bonito, cuide bem desses dragonets, eles são muito dependentes de nossa atenção, falo isso pois tive um red mandarim por muitos anos, dizem que ele vive pouco, mas comigo viveu 7 anos ( 3 anos em um aquário e 4 anos em outro)

um grande abraço.
Visite meu novo aquário - viewtopic.php?f=25&t=20723
Conheça agora o blog do meu aquário http://www.sierrareef.com

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: Wilson's Reef RJ - Meu Primeiro Marinho

#55 Mensagem por wilson_antunes »

Obrigado Leo,
Para atualizar os moradores, aí está uma de minhas ultimas aquisições, um Blenny Midas:

Imagem

Quanto ao Layout Leo, por gosto, confesso não curtir o que a maioria faz que é um efeito "prateleira" para corais. Certamente é um layout ótimo para circulação, iluminação, dando maior espaço para muitas espécies de corais.

Eu mergulho há quase 2 décadas e sempre adorei nos mergulhos olhar fendas, contornar rochas, lugares mais fechados, então optei por essa construção.
De frente pode parecer intenso, mas dividi em 3 montes, nenhuma rocha encosta nos vidros, deixando circulação total, para fluxo de agua (evitando acumulo) e eventual manutenção, se precisar acessar alguma parte. Também coloquei bombas que circulam as partes evitando "ponto morto".

A única parte que fica sem fluxo é no interior de um "montinho de rochas", ali eu aspiro onde posso e os peixes adoram passar nas partes apertadas, principalmente os Tangs e o Anjo anão, percebe-se que eles tem um comportamento igual ao da natureza. Mergulhando a noite eu noto que esses peixes se enfiam em lugares bem apertados.

Montei o layout fora do aquário primeiro, juntei algumas rochas com durapox e depois do layout definido o coloquei no aquário.

Quanto as Polaris, eu confesso que gosto delas. São extremamente silenciosas e considero o fluxo bom. Um ponto positivo é que ela alterna o fluxo, sendo assim consigo com 2 bombas focar em quatro pontos, evitando "ponto morto" e diminuindo a necessidade de ter um monte de bombas. Mas não as considero "fortes", por exemplo, eu tenho de 4ml e 7ml. Existe também de 10ml. Se eu pudesse gastar compraria 2 de 10ML. Acho a de 4ML fraca, uso ela em um dos cantos. A de 7ML é o mínimo que recomendo.

Daniel Pires
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 26 Jun 2013, 13:01
Apelido: Daniel
Data de Nascimento: 20 Jul 1973
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Wilson's Reef RJ - Meu Primeiro Marinho

#56 Mensagem por Daniel Pires »

Wilson,

Parabéns pelo Blenny, bem como pelo aqua.
De fato, a disposição das suas rochas é muito legal.

Acredito que sua experiência em mergulhar lhe conceda esse privilégio de montar um layout bem legal.
Eu também sou fascinado por mergulhos, entretanto, pena que até hoje nunca realizei meu sonho.
Deve ser fantástico!! icon_Snorkle icon_Snorkle

E, continue postando fotos, inclusive do Dragonet.
Sempre passo pra olhar.

Abraço.
[font=Verdana]Daniel Pires[/font]

[font=Verdana]Aqua dos Pires:[/font] viewtopic.php?t=27429

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: Wilson's Reef RJ - Meu Primeiro Marinho

#57 Mensagem por wilson_antunes »

Vlw Daniel,
Com relação ao Mergulho, eu não tenho duvida de que foi a melhor certificação de que tirei na vida!!!! Vale muito a pena o investimento!!!
Se você não pode fazer o curso agora, pelo menos junte um pouquinho e tire um fim de semana em algum local que tenha mergulho e faça um batismo!! Você certamente olhará seu aquário com outra ótica!

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

Re: Wilson's Reef RJ - Meu Primeiro Marinho

#58 Mensagem por wilson_antunes »

Segue vídeo do Dragonet e do Midas:

http://youtu.be/mNSW0sN1SAE

Avatar do usuário
wilson_antunes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 594
Registrado em: 27 Jan 2010, 00:01
Apelido: Wilson
Localização: RJ - Zona Oeste
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes
Contato:

[ATUALIZADO] Wilson's Reef RJ

#59 Mensagem por wilson_antunes »

Olá todos,
Seguem algumas fotos atualizadas mostrando um pouco da evolução dos corais e peixes:

Rock Arco (meio do aquário):
Imagem

Midas:
Imagem

Canto Esquerdo:
Imagem

Dragonet:
Imagem

Imagem

Canto Direito:
Imagem

Mandarim:
Imagem

Deixem suas criticas e sugestões,
Abcs

Avatar do usuário
Rodrigo Correa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 47
Registrado em: 19 Out 2013, 14:40
Apelido: Ferraro
Data de Nascimento: 25 Jun 1993
Cidade: Indaiatuba
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Wilson's Reef RJ - Meu Primeiro Marinho

#60 Mensagem por Rodrigo Correa »

Sou muitoooo fã do mandarim desde as primeira vez que vi (eu e todo mundo ne kkkkk) mas esse dragonet é de deixar qq um louco maravilhoso icon_bangin se pa daki uns anos num reef mega que nem o teu eu me arrisque kkkk.
Parabens ta mtuu sho o aqua. plus_icon
COWBOY Nano Reef 57 litros

Rodrigo Ferraro/Médico Veterinário/Indaiatuba-SP

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”